quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Goleada para o ...Euro

Paixãodabola na fantástica goleada de Portugal à Bósnia , rumo ao Euro 2012.


Terça, 15


Euro 2012














Resultados :
Play-off ( 2ª mão )

15 Novembro 2011

Croácia0-0Turquia
Resultado das duas mãos: 3-0
Árbitro: Pedro Proença (POR) – Estádio: Stadion Maksimir, Zagreb (CRO)
Montenegro0-1República Checa
Resultado das duas mãos: 0-3
Árbitro: Nicola Rizzoli (ITA) – Estádio: Stadion Podgorica, Podgorica (MNE)
República da Irlanda1-1Estónia
Resultado das duas mãos: 5-1
Árbitro: Björn Kuipers (NED) – Estádio: Dublin Arena, Dublin (IRL)

Portugal6-2Bósnia e Herzegovina
Resultado das duas mãos: 6-2
Árbitro: Wolfgang Stark (GER) – Estádio: Estádio do Sport Lisboa e Benfica, Lisboa (POR)




Nota : Sorteio da fase final, dia 2 de Dezembro em Kiev.


Rescaldo Lusitano :

Portugal em ...festa
O próprio titulo o diz: Portugal em festa, depois da extraordinária goleada à Bosnia de Dzeko, Pajnic e compª, goleada essa que fez esquecer a crise que nos assola , pelos menos durante os noventa minutos de ...espectáculo Lusitano.
Perante 50 mil espectadores que vibraram de forma entusiastica pela nossa Selecção, Paulo Bento apresentou o mesmo onze de Zenica, o qual tão boa conta de si tinha dado, tendo apenas faltado o ....golo e poderse-à dizer que fez muito bem, já que o mesmo é actualmente o melhor onze nacional.
Bom começo da Selecção Lusa com excelente dinânica de jogo e apostando numa pressão alta, que asfixiou por completo qualquer tipo de estratégia por parte de Susic, tendo Ronaldo aberto as hostilidades como só ele o sabe fazer, numa marcação de um livre "tomahawk" no qual deixou o guardião Bósnio em plena ...comtemplação.
Mas o melhor da noite ainda estava para vir, através de Nani, tendo o talentoso avançado do Man.United, rematado de bem fora da grande área para um golo .... fantástico, dando a Portugal uma vantagem preciosa no conjunto da eliminatória.
A Bósnia, só se via nas fugazes arrancadas de Dzeko, mas apoiadas num jogo algoi confuso e sem ligação, sendo que a sorte sorriu aos Bósnios numa grande penalidade apontada pelo árbitro Germânico Stark, a punir mão de Coentrão em plena área, sendo que parece ter havido falta sobre o defesa Lusitano.
Com o resultado em 2 a 1 a chegar ao intervalo, o jogo estava de novo relançado, não esquecendo que uma igualdade com golos apuraria a Bósnia.
Mas a selecção Portuguesa entrou com vontade de continuar a mandar no jogo, tendo então surgido de novo o génio de Cristiano Ronaldo, o qual após desmarcação pela esquerda, desviou a bola do guardião Bósnio e empurrou calmamente para o 3 a 1, sendo que na sequência deste lance a Bòsnia perdeu um jogador ( Lulic ) com duplo amarelo e consequente...vermelho.
A festa voltava às bancadas, mas numa desatenção monumental da defesa Lusa , a Bósnia reduziu de novo, com Spahic a empurrar para o fundo da baliza de Patricio, ai Portugal não tremeu e aproveitando a superioridade númérica e a maior valia da sua equipa com alguns jogadores a denotarem grande inspiração, ampliou a vantagem, desta vez com Postiga a rematar de primeira a passe do recem entrado Ruben Micael.
Para continuar esta postura de jogar até ao apito final e não adormecer à sombra da vantagem, Miguel Veloso com a anuência de Ronaldo, marcou um livre directo de forma...soberba, naquele que foi o quinto golo Português, tendo o resultado final sido fechado, através de Hélder Postiga ( está on fire, quer no Saragoza, quer na Selecção) num cabeceamento perfeito a centro de Coentrão, saindo pouco depois para a consagração por parte dos milhares que quase encheram as bancadas da Luz.
Foi de facto uma jornada para mais tarde recordar, apurando a Selecção de Portugal para o Euro 2012 a realizar na Ucrânia e na Polónia, sendo que para a Bósnia basta "rezar" para não voltar a apanhar a selecção ...Lusitana num futuro próximo.
Não irei destacar nenhum jogador em especial, já que sou da opinião que esta foi uma vitória da equipa ( Paulo Bento incluido ).


Declarações a quente












Paulo Bento ( Portugal )
«num país com tantos problemas, é o futebol que continua a dar cartas».
Diria mais, " cartas ", golos e acima de tudo, fazer sorrir o ...povo.


Susic ( Bósnia )
«Primeiro queria dar os parabéns à equipa portuguesa que foi melhor e desejar-lhes boa sorte no Europeu.»
Muito bem e ....obrigado, dizer mais também não era fácil, depois de uma ...goleada.



Selecções apuradas para o Euro 2012 :

Eis todos os apurados:

Ucrânia
Polónia
Espanha
Holanda
Alemanha
Itália
Inglaterra
Rússia
Dinamarca
Grécia
França
Suécia
Croácia
Irlanda
República Checa
Portugal




Nota : Sorteio da fase final, dia 2 de Dezembro em Kiev, sendo que o Europeu
  irá realizar-se na  Polónia e na Ucrânia entre 8 de Junho e 1 de Julho de 2012.

4 comentários:

anti-mentirosos disse...

Peço desculpa ter de voltar a carga com o "fim do esmagamento" mas confesso que me causa nauseas ver agora que ganhamos e ficamos apurados andarem para ai alguns cromos a pavonearem-se tendo o contributo das suas cores clubisticas ser diminuto para o exito obtido.
Se bem se lembram a uns anos atrás o presidente "orelhas" prometia ao panorama futebolistico portugues que o benfica ia ser a espinha dorsal da seleção nacional e folgo muito em ver que a personagem prometeu e cumpriu pois tinha lá uma espinha, e é muito bom ver os adeptos (onde se inclui o bloger) entusiasmados com o fim do esmagamento nas convocatorias das seleções nacionais pois a formação do slb de a uns anos a esta parte equilibrou e acabou com o esmagamento de formar jogadores como se pode ver na lista que publico em baixo. Há e já me esquecia de frizar que é bom para o futebol cá do burgo ver o slb entrar em campo com 11 estranjeiros e 0 portugueses é para ser de goleada.

Guarda-redes: Eduardo(braga), Beto(Sporting) e Rui Patrício(Sporting);
Defesas: Bruno Alves(porto), Fábio Coentrão(rio ave), Sereno(guimarens), João Pereira(Benfica), Pepe(brasileiro/marítimo), Rolando(sp covilhã/campomaiorense) e Sílvio(braga);
Médios: Carlos Martins(Sporting), João Moutinho(Sporting), Miguel Veloso(Sporting), Raul Meireles(porto), Rúben Amorim(belenenses) e Rúben Micael(nacional);
Avançado: Cristiano Ronaldo(Sporting), Danny(marítimo), Hugo Almeida(porto), Hélder Postiga(porto), Nani, (Sporting) Nuno Gomes(boavista) e Ricardo Quaresma. (Sporting)

Mattos disse...

Caro anti-tudo..ops, pró mentirosos..ops...bem caro anti qualquer coisa que se escreva que não favoreça o Sporting...


Se bem se lembra, no post publicado sobre a convocatória sub 18, foi escrito o seguinte :

Esta lista elaborada pelo seleccionador Nacional, Emilio Peixe vem traduzir aquilo que há muito se destaca no panorama futebolistico Nacional, ou seja, a distribuição mais uniforme dos jovens talentos formados em Portugal.
Se recuar-mos a um passado não muito distante, verificamos que a escola do Sporting que "esmagava" a concorrência, sendo mesmo considerada a melhor Academia de talentos, aos poucos vem sido contrariada pelo "telento" que sai actualmente do Caixa Futebol Campus no Seixal, e a espaços pelos formandos da Academia do ...Olival-Crestuma.

ou seja, refere-se a um passado , no qual o Sporting era detentor da maioria dos seleccionáveis ( exemplificado agora muito bem pela lista dada a conhecer pelo sr. anti...tudo o que não seja verde..ops.., trabalho esse que saiu de uma profunda investigação, decerto que assim foi..., sendo que estas novas GERAÇÕES, ( permita-me por em maisculas para melhor entendimento de quem não o tem ),já têm outras cores a serem ...selecionadas deixando o verde um pouco aqem daquilo que outrora foi..


Penso que isto será fácil de entender!!! ou é preciso um DESENHO !!!!!

Grande Abraço


Mattos...paixaodabola.blogspot.com

Kaique Pedaes disse...

http://britfoot.blogspot.com/2011/11/bolao-britfoot-17-rodada.html

Unknown disse...

Caro Mattos

Como retribuição à sua última visita, a qual sempre agradeço, devo fazer as seguintes considerações.
Apesar do meu texto ser referente à "boçalidade" de alguns intervenientes do futebol, fez referência à formação do Sporting. Pois, é uma realidade (não partilhada por todos os sportinguistas) que a Academia nem sempre lança fornadas de jogadores como seria desejável, e as diferenças para os rivais esbateram-se, sendo que, anteriormente à Academia de Alcochete, nem sequer era o Sporting o clube com maior hegemonia nos escalões de formação. Apesar destas curiosidades, que têm ciclos próprios, devo referir que o que deve realmente preocupar os responsáveis é que, desde há uns anos a esta parte, exceptuando a participação no Mundial de sub20 e no europeu de sub19 últimos, as nossas selecções jovens têm passado completamente ao lado das grandes competições, e para isso, nem jogadores do Sporting, ou qualquer outro, têm demonstrado qualidade para contrariar. A mais recente participação do Sporting na NextGen Series tem sido uma excepção na banalização da nossa formação (portuguesa) e apesar de nos digladiarmos internamente, o certo é que terão que reflectir, se quiserem, daqui por uns anos, e depois de se extinguir esta geração que ainda conseguiu levar a selecção ao Euro 2012, continuar a participar nos grandes eventos. A ver vamos, o que o futuro nos reserva, mas digo-o já...não se me afigura risonho. Abç e bom Domingo