sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Nota Verde.........

paixaodabola nos porquês....

Sexta, 07








Porquê............
Passados alguns dias, desde a algo surpreendente entrada de José  Couceiro na estrutura do futebol profissional do Sporting, achei ser de algum modo oportuno, dissecar algumas das dúvidas que advêm dessa mesma entrada.
Por via desse facto, publico na integra um texto, do qual concordo em absoluto com a opinião do jornalista ..Luis Sobral ( conhecido "opinante" do futebol Português...).
Passo então à referida publicação :


José Couceiro foi  anunciado como director-geral da SAD do Sporting.

O comunicado diz que Couceiro reportará ao Conselho de Administração e assegurará a gestão do futebol da Sociedade.

Mas isso é dizer pouco.

Na prática, até agora a opinião pública olhava para o futebol do Sporting e via o treinador, o director desportivo (Costinha) e o presidente. Agora passará a ver também José Couceiro.

Os cargos, no futebol como em qualquer organização, são primeiro desenhados no papel, mas só ganham verdadeira dimensão com a acção de quem os desempenha. A maneira como José Couceiro vai ocupar o espaço determinará o que sobra para outros. Para Costinha, para o treinador e para o presidente.

Eis algumas questões que vão ajudar a perceber ao que vem Couceiro:

1. Quem fala quando as coisas vão bem?
2. Quem fala quando nada sai bem?
3. Quem negoceia renovações?
4. Quem vende e quem compra?
5. Quem está perto do plantel no dia-a-dia?
6. Quem apresenta jogadores?
7. Quem vai para o banco?
8. Quem vai a reuniões na Liga?
9. Quem fala com o plantel quando é preciso?
10. Por último, Couceiro deseja trabalhar com Costinha e Paulo Sérgio ou apenas os aceita?

Na foto que o Maisfutebol escolheu para manchete, vemos José Couceiro, treinador do F.C. Porto, e Costinha, na altura já um jogador a caminho de deixar o clube portista. Na imagem parecem conversar tranquilamente, numa normal sessão de treino.

Desde aquela data, muito sucedeu na carreira de ambos. Costinha chegou agora ao papel de dirigente e nenhum indício, até agora, o recomenda para o lugar. Couceiro, enquanto treinador, teve no Dragão o seu trabalho de maior responsabilidade. E também nada garantia, depois das passagens por Lituânia e Turquia, que outro grande lhe voltasse a telefonar.

Couceiro tem em comum com Costinha uma personalidade forte, gosto pelo jogo e nenhum receio em enfrentar desafios arriscados, como de resto se vê. No entanto, é justo dizer que entra no Sporting num momento mau: nesta fase, inevitavelmente as pessoas olharão para o antigo seleccionador sub21 como o homem que vai ajudar, pela posição que ocupa, a devolver alguma competitividade à equipa de futebol. O que, sabe-se, não é trabalho para um homem só.

Se me perguntarem se acho que vai conseguir fazer a diferença, a resposta é clara: não. Gostava de me enganar, até porque aprecio algumas das características de Couceiro (o que está longe de querer dizer que sempre estivemos de acordo) e o Sporting precisa de melhorar. Infelizmente, acho que em Alvalade a coisa é bem mais complexa.

13 comentários:

Miguel Angelo disse...

Mais um bom post(como é habitual no Paixão da bola).

Sinceramente, tenho dúvidas acerca do papel de Couceiro.Eu acho que JEB meteu lá para poupar pois quer saia Costinha, quer saia Paulo Sérgio, será Couceiro que irá assumir as funções.

Um autentico 2 em 1.

imperiofutebolistico.blogspot.com

Mattos disse...

Caro Miguel....

Excelente observação, eu não diria melhor..

Grande Abraço

gmattiollo disse...

Olá Mattos.
Está valendo o segundo quesito do Bolão das Notas.
Agora, você avalia os escudos dos 20 times da Série A! Acesse e deixe suas notas!

http://gremista-sangueazul.blogspot.com/2011/01/bolao-das-notas-escudos-dos-times-da.html

Abraço

Claudio Henrique disse...

Politicagem do futebol português é tão complicada quanto a do brasileiro. Acho que na verdade é assim no mundo todo.

Abraços!

http://wwwfanaticosporfutebol.blogspot.com/

Gabriel Campi disse...

Assim como no Brasil, em Portugal a política no futebol é bastante complicada e promove confusão. Infelizmente.

Abraços!

www.blogfutebolnaveia.blogspot.com

O ANTI TERRORISTA disse...

Este post deveria ter o seguinte titulo:


"O terrorista do sofa vermelho volta a atacar"

Ó matos mete-te mas é na vida do teu clube e faz um post sobre o director desportivo que tens que passa a vida a ser enchuvalhado e desautorizado pelo orelhas e a ser castigado pela liga de clubes tendo sido o dirigente desportivo mais penalizado no futebol português nos ultimos anos.
Há e já agora se queres escrever alguma coisa sobre o SPORTING escreve um post sobre mais uma vez ter ficado provado que somos um clube honesto e sem irregularidades como na sexta feira ficou provado no caso joao pinto.

O ANTI TERRORISTA

Mattos disse...

Enfim.....

Pela primeira vez na minha vida, fui denominado de...Terrorista, mas se não estou enganado, ser terrorista é atentar contra outrém de forma desmasurada e com sentido único de provocar o caos e a violência escudado por um qualquer ideal.....
Mas , que me desculpe o comentador ANTI TERRORISTA, o qual profere palavras de uma pureza tal, que parecem ser dotadas de uma verdade...absoluta, sendo que todos nós sabemos como é fácil criticar, sonegando aos visitantes deste espaço de partilha de ideias e ideais, os seus indescutiveis dotes de alguém que é apaixonado pelo futebol, mas que teima em disparar contra um "inimigo" por si criado numa odisseia tipo DOM QUIXOTE contra os Moinhos de vento.
Deixo por fim um pedido, comentem sim, sempre, não apenas como arma de arremesso com sentido reactivo, mas sim com proactividade em prol de uma paixão comum...O FUTEBOL.
Não deixa de ser interessante constatar que sou alvo de critica acesa por colocar post´s sobre o Sporting, sem que , surpresa das surpresas , dai se extraia algum tipo de análise de fundo ao publicado por parte de algumas personagens pseudovitimizadas, provando por via desse facto o sentido da sua publicação, ficando no ar muitos dos seus ...PORQUÊS.

Um enorme abraço deste vosso bloguer anti...puritanos.

O ANTI TERRORISTA disse...

Porque será!!!!!

A alguns anos esta frase era usada por um jogador(jardel) para fazer publicidade a uma marca de refrigerante, e ao principio ninguem percebia o que aquela inscrição na t-shirt significava, só passado algum tempo se fez luz quando a frase apareceu completa
" porque será! será do GUARANA"
Com este pseudo blog isento de clubite (segundo diz o dono e senhor terrorista de sofa) passa-se o mesmo, demorei algum tempo a perceber o que queria o bloger, dei-lhe o beneficio da duvida mas como todos os que aqui vêm (incluindo os lampiões) já perceberam e basta fazer uma analise aos posts publicados este blog mais não serve do que arma de arremeço contra um emblema do panorama futebolistico nacional, e nao vale a pena o carissimo bloger desmentir porque o que está publicado fala por si.
Por isso quero dizer-lhe carissimo matos que chamar-lhe terrorista é pouco e escusa de vir armado em vitima porque ser credivel e ser-se honesto e quem tem o desplante de só olhar para o umbigo dos outros sem conseguir ver o seu com a arrogancia do custume só tem um nome.

"Ben Laden da escrita"

Anónimo disse...

Há e já me esquecia, um amigo seu mandou-lhe um recado.

"Matos concentra-te mais na liga do palpite, ouve os concelhos que que te dou, porque senão nunca mais apanhas o Menaia, o que é uma vergonha para um catedratico do futebol de sofa como tu"

Concelho: Aos participantes da liga do paltite recomendo atenção não vá haver rasuras ou emendas aos resultados publicados pois aqui o arbitro é como os da liga portugesa.

gmattiollo disse...

Opa Mattos...
Estou passando pra te lembrar de apostar no segundo quesito do bolão das notas, pois voce não quer ficar para trás, né?

Abraço

http://gremista-sangueazul.blogspot.com/2011/01/bolao-das-notas-escudos-dos-times-da.html

Mattos disse...

Bem...

Não querendo entrar por caminhos armadilhados que conduzem a um beco sem saida, apenas direi que que não passo de ...um moinho de vento na terra de DOM QUIXOTE.
Não passando de um humilde amante do futebol, que peca apenas por ousar publicar sobre o Sporting ( enorme ousadia...qual terrorista..), certamente será dificil comparar-me a quem está muito acima dum mero...comentador de sofá,já que o mesmo ostenta uma sabedoria que vai muito além do Olimpo .
Portanto amigo, respira fundo, sai do pedrestral e junta-te ao comum adepto do futebol, afastando alguns dos espiritos malignos que te rodeiam , os quais apenas servem para deturpar a tua reconhecida inteligência.

Miguel Angelo disse...

Nova votação já a decorrer.

Vamos sugerir reforços para os grandes e cabe ao leitor escolher qual a solução que mais lhe agrada.Vamos fazer sobre todos os grandes e começamos pelo Sporting, sugerindo vários nomes.

Escolha o que mais gosta!!

http://imperiofutebolistico.blogspot.com/

Abraços

Jorge Jesus disse...

Boas noites a todos

Pelo que vi no comentário do senhor Bin ou seja Binladen os senhores do apito não tem ajudado o clube da luz mas sim o do leão ou o senhor não viu o lance do último jogo do seu clube onde o fiscal de linha fez o favor de fechar os olhos ao lance di 1/0, não vendo o mesmo que toda a gente viu por isso veja lá o que pensa ou melhor o que escreve.

Viva o futebol e viva o Benfica