sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Caminho aberto....

Paixaodabola na vitória Portuguesa ante a sempre combativa...Arménia.

Sexta, 14

Euro 2016
Fase qualificação

Esta foi uma vitória importante e quase imprescindível de Portugal ante a Arménia, sendo que a mesma foi arrancada quase "à paulada" após um remate com defesa incompleta do guardião Armenio, à qual respondeu Nani em excelente antecipação a dar a Ronaldo o golo que o "glorifica" como o goleador mor em fases de Campeonatos de Europa.
Numa seleção que teve no regresso de Bosingwa e na estreia de Raphael Guerreiro as principais novidades, destaque também para a tranquilidade evidenciada por Patricio na baliza e para mais uma entrada inspirada de Quaresma, o qual voltou a "mexer" na dinãmica de uma equipa que tudo tentava mas tardava em alcançar o desejável.
Num jogo que não deixa saudades em termos exibicionais, as grandes oportunidades passaram por duas bolas nos "ferros" por intermédio de Danny e de Éder, tendo a seleção Arménia tido na sua "vedeta" Mkhitaryan ( B.Dortmund) o desiquilibrador que tentava estender uma equipa que quase sempre se recolheu na sua grande área.
No jogo disputado em Belgrado ( à porta fechada..) a Sérvia perdeu 1-3 com a Dinamarca, deixando os nórdicos na frente do grupo ( com mais um jogo disputado ), com Portugal na segunda posição , sendo que o caminho para o Euro 2016 ficou mais.... perto.

4 comentários:

JCB disse...

"SINAÍS"
Quando á dias li o seu "belissimo" post com este sugestivo titulo pensei, será que me anda a escapar alguma coisa neste pequeno burgo a beira mar plantado, será que sou eu que tou fora da realidade do que se passa no futebol portuga.
Esperei,decumentei-me, falei com amigos, alguns com conhecimento directo com a realidade (treinadores da formação do scp) e hoje posso responder de forma adequada e precisa sobre a teoria de que só por ter 2 jogadores convocados para os sub 19 enquanto o slb tem 9 o scp esta a perder a exmonia da formação em portugal que é o que o seu texto insinua com pompa e circunstancia.
E deixe que lhe diga que a melhor resposta a realidade foi esta convocatoria para os AA e sub 21 em que a diferenca é avassaladora, o que nao se compreende principalmente porque á 12 anos a estrategia de LFV era ter a exmonia na seleccao nacional, lembra-se nao?
O que se passa hoje no futebol de formacao é o mesmo que se passou nos ultimos anos, e confirme esses dados que sao publicos e faceis de obter, ciclicamente é normal quer o slb e o fcp e por vezes ate outros terem dominio nas convocatorias das selecções, mas com que aproveitamento? com que qualidade? teram capacidades fisicas, tacticas, psicologicas para dar o salto para outros patamares?
Formar é muito mais importante que ganhar e o objectivo base do scp é esse, a tecnica é mais importante que a força, a inteligencia e o carácter sao mais importantes que o
fisico e a altura.
Conte ao longo destes anos de domínio da formação quantos titulos tem o scp e quantos têm os outros, muito menos com toda a certeza, porque será?
PORQUE FORMAR É MAIS IMPORTANTE QUE GANHAR.
Nos ultimos 20/30 anos quantos jogadores com qualidade deram o slb e o fcp ao futebol portugues, fcp 5 ou 6, slb 1 ou 2 o scp 20 ou 30.
Vamos esperar e ver quantos desses 9 vao chegar a patamares superiores se calhar nenhum e isso chateia nao é!
Formar jogadores para estarem ao nivel dos melhores do mundo nao é para quem quer, é para que sabe, para quem trabalha e acredita no modelo que definiu a muitos anos, sem copiar ninguem.
Tudo o resto é basofia de quem devia escrever opinioes sobre leitoes a bairrada e apertos de mao entre outrora inimigos e hoje compinchas.
Quanto a formação tem muito que penar para lá chegar

JCB

Mattos disse...

Caro JCB...

O post referido neste seu texto foi baseado em alguns "sinais" que apareceram nestas ultimas convocatórias jovens ao nivel das selecções jovens e em relação à performance na Youth Cup .
Claro está que são apenas sinais e como tal apenas poderão ser indicadores em termos circunstanciais, sendo que apenas em termos futuros se poderá desvendar o valor dos mesmos.
A formação em Portugal tem sido dominada a nivel de qualidade pelo Sporting e os resultados são demais evidentes mas por vezes os periodos ciclicos tendem em tornár-se algo mais e o "tiro no pé" dado na Academia de Alcochete aquando das alterações na direcção da centro estágio leonino com a saida de Pedro Mil Homens em 2012 ( cargo que desempenhava desde a criação da "pérola leonina ) não trouxeram nada de ...positivo.
Quanto à frase " formar é melhor do que ganhar", permita-me discordar, já que formar jogadores e homens é importante para o desporto e para a sociedade mas convêm não esquecer que estamos a falar de clubes de futebol profisssionais e como tal alimentam-se de resultados e esses têm sido muito mais evidentes e reais para o lado....encarnado.
Gostaria no entanto de referir a minha anuência em relação a alguns dados trazidos pelo seu excelente comentário, o qual só vem valorizar o objectivo deste "nosso" espaço.

Aquele abraço

JCB disse...

Atencao que nunca no meu texto eu disse que formar era melhor que ganhar, disse sim que em termos de formacao formar e mais importante que ganhar.
E já agora deixo um topico sobre a conversa que ainda ontem tive com um amigo que já foi campeao nacional 4 vezes (2 juniores 1 iniciados 1 juvenis) e que voce ate conhece.
Se o scp quisesse bastava ir a equipa b e fazer regressar 5 ou 6jogadores que ainda podiam jogar pelos juniores e era facilmente campeao.
Quanto a comparacoes diz ele, que como o amigo sabe é lampiao.
COMPARAR A FORMACAO DO BENFICA COM A DO SPORTING É COMO COMPARAR O CU COM A FEIRA DE ABRANTES

JCB

Unknown disse...

Será que pode adicionar o meu blogue na vossa barra lateral?
Aqui está o link: http://gverreirosdebraga.blogspot.pt

Se o fizerem irei retribuir fazendo o mesmo com o vosso