sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Análise às primeiras jornadas da Liga

paixaodabola numa análise às primeiras jornadas da Liga Zon Sagres...


Sexta, 07

   
Análise à Liga ZON SAGRES 




      Ao fim de 7 jornadas... a Liga Zon Sagres já teve de tudo um pouco: jogos com grande espectáculo, jogos menos conseguidos por parte das equipas e que só davam aos adeptos "vontade de dormir", grandes golos, os habituais erros dos árbitros e teve de tudo o que é normal numa liga em Portugal, a começar nas picardias entre treinadores, jogadores e presidentes e a acabar nos habituais casos criados pela imprensa.
Este ano a Liga Portuguesa apresenta jogadores ainda de maior nível. Com a vinda de Witsel, Defour, Garay, Wolfswinkel, Capel e mais alguns jogadores que principalmente reforçaram os "grandes", a Liga Portuguesa ganhou mais alguns jogadores de "classe mundial" e com categoria para jogar em qualquer equipa do mundo.
Os favoritos ao título, o Benfica e o Porto, não têm desapontado os seus adeptos e os resultados conseguidos por eles, estão de acordo com a expectativa dos adeptos. O Benfica e o Porto empataram dois jogos e venceram os restantes. Os empates do Benfica deram-se contra o Gil Vicente na jornada inaugural e contra o Porto ( no Dragão ) na 6ª jornada, sendo que o outro empate do Porto foi contra o Feirense em... Aveiro.
Considero que o Benfica tem demonstrado mais futebol do que o Porto e que nesta fase da época já proporcionou mais espectáculo futebolístico que a equipa nortenha.
O Sporting aparece como o 3º candidato ao titulo e nesta fase encontra-se a 3 pontos do 1º lugar que é partilhado pelo Benfica e Porto que têm 17 pontos.
O Sporting entrou mal no campeonato com dois empates e uma derrota mas aos poucos tem vindo a melhorar o seu nível e nesta fase da época apresenta um futebol muito agradável.
Nas outras equipas destaca-se pela positiva o Braga e o Marítimo que também estão a 3 pontos do 1º lugar mas destaca-se também a Académica, já que é uma equipa com um futebol positivo, organizado e que graças a isso os seus jogadores têm sido muito cobiçados.
O Braga e o Marítimo também têm apresentado bom futebol e são duas equipas com um bom plantel ( mais o Braga que o Marítimo, como é óbvio).
Pela negativa destaca-se o Rio Ave, o P. Ferreira e o V. Guimarães que se encontram nos últimos lugares da tabela.
O V. Guimarães teve um inicio de época atribulado, onde houve uma mudança de treinador, mas a grande qualidade da equipa deve vir ao de cima durante a época e de certeza que vão ocupar um lugar confortável no fim da mesma.
Destaco ainda as equipas promovidas esta época à divisão principal do futebol português, o Feirense e o Gil Vicente. São equipas com um futebol agradável e com uns plantéis bastante interessantes. Esta época o Beira-Mar tem me despertado uma  atenção especial. Estou curioso para ver a evolução que o clube vai ter depois de tantos milhões investidos no clube por um bilionário estrangeiro, ainda não mostra capacidades para os lugares mais cimeiros, mas tem sido feito um bom trabalho e encontra-se em 10º lugar com 7 pontos. Daqui a uns anos este clube vai ser um dos grandes de Portugal ( se houver continuidade no investimento...) , porque com tanto dinheiro, alguns jogadores conceituados devem começar a chegar a Aveiro.
Os jogadores que mais se têm destacado nos três grandes, na minha opinião são: Artur ( Benfica; grande segurança e excelente guarda-redes), Witsel (Benfica; grande classe e é um jogador muito completo com lugar em qualquer equipa do mundo), Gaítan (Benfica; continua a mostrar qualidade e cada vez mais está a revelar-se um dos jogadores mais influente na equipa), Nolito ( Benfica; grande jogador e que mostra grande capacidade para marcar golos), Cardozo (Benfica; continua um grande matador e já lidera a lista dos melhores marcadores), Insúa (Sporting; grande lateral, é um dos melhores da liga), Rinaudo (Sporting; dá grande segurança à equipa e trabalha muito), Wolfswinkel (Sporting; veio resolver os problemas do Sporting na finalização e demonstra grande potencial e qualidade), James Rodríguez (Porto; já lhe era conhecido potencial e nesta época está a expandi-lo ), Moutinho (Porto; o mesmo jogador de sempre e que tem levado o Porto às "costas", juntamente com...Hulk). Destaco ainda Baba Diawara do Maritimo que tem mostrado dotes de "matador" e já marcou 5 golos (os mesmos de Cardozo que lidera a lista dos melhores marcadores). Em todas as equipas há jogadores super interessantes e este ano a Liga Zon Sagres tem bem mais talentos que nos últimos anos.
Isso só favorece o futebol português e ajuda-o a crescer. A Liga portuguesa, como já foi possível verificar, tem todas as condições para dar espectáculo e para ser muito emocionante.
Talento é o que não falta nos campos portugueses e esperamos que o resto do campeonato seja muito competitivo e justo. Numa altura de crise, o futebol é um ânimo para muitos portugueses e por isso só podemos desejar uma coisa do nosso futebol...muito espectáculo e poucos "casos".
















 

 P. Ferreira                            Académica             


 
 

 Olhanense  V.Guimarães 



 
 

 Beira-Mar Benfica 



 
 

 Marítimo                                        V.Setúbal 



   

 Rio Ave  Leiria 



   

 Porto  Nacional 



 
 

 Braga Feirense 



 
 

 Sporting  G.Vicente 




   

1 comentário:

Anónimo disse...

Mas ainda alguém tem duvidas que o vermelho vai ser a cor do futuro campeão nacional???
Só mesmo os dragões , enfim ainda se entende,são os campeões nacionais, mas o sporting a vencer,só se for na playstation versão 1,porque a PSP3 está actualizada.


Augusto Inácio