terça-feira, 12 de abril de 2011

Liga ZON SAGRES- 26 ª Jornada

paixaodabola na Liga ....decidida


Segunda, 11


Liga ZON SAGRES
26 ª Jornada










Resultados :










Marítimo1 | 1Nacional



Sporting2 | 0Académica



P. Ferreira1 | 6Rio Ave



V.Setúbal4 | 1Leiria



Beira-Mar1 | 0Olhanense



Portimonense2 | 3Porto



Naval2 | 1Benfica



Braga3 | 1V.Guimarães






Classificação :


















J     V     E     D     GM    GS  

Pts


1Porto







26       24206111     

74


2Benfica







2618175325

55


3Braga







2613494431

43


4Sporting







2611963626

42


5Nacional







269892328

35


6V.Guimarães







2697102935

34


7Rio Ave







2696113028

33


8P. Ferreira







268992537

33


9Marítimo







2688103227

32


10   Beira-Mar                







2671183030

32


11Leiria







2686122134

30


12Académica







2677123041

28


13Olhanense







26610102031

28


14V.Setúbal







2669112436

27


15Naval







2658132544

23


16Portimonense         







2647152544

19




Próxima Jornada :

Jornada nº 27









Académica | V.Setúbal15/Abr20h15
 SPORTTV1

Olhanense | P. Ferreira16/Abr19h15
 SPORTTV1

V.Guimarães | Marítimo16/Abr21h15
 SPORTTV1

Rio Ave | Naval17/Abr16h00

Leiria | Portimonense17/Abr16h00

Benfica | Beira-Mar17/Abr18h15
 TVI

Porto | Sporting17/Abr20h15
 SPORTTV1

Nacional | Braga18/Abr20h15
 SPORTTV1



..................................................................

Rescaldo dos candidatos













Sporting 2 | Académica

Yannick ...resolve
Perante o olhar entusiasta do novo "timoneiro" da estrutura Leonina ( Godinho Lopes ) recém eleito nas mais fervorosas eleições em Alvalade, o Sporting voltou a ...vencer.
E esta bem poderá ser considerada uma noticia no verdadeiro sentido da palavra, já que os comandados de Couceiro não saboreavam tal gosto à quase um angustiante.... mês.
O Sporting tendo como adversário uma equipa "estudantil" que paira em lugares algo "escorregadios" na Liga ZON SAGRES, teve a capacidade e a qualidade suficiente para que desta vez não pairá-se no relvado de Alvalade a dúvida em relação a um resultado que não fosse a ....vitória.
Com um inicio acutilante, cedo se percebeu que esta seria a noite do Leão e que dificilmente se ouviriam as "guitarras de Coimbra" por terras de Lisboa, tendo no super confiante...Matias Fernandez um autêntico maestro como há muito não se via em Alvalade, caso para dizer...Obrigado Chile.
Mesmo tendo despertado alguma desconfiança no público Leonino através de alguns  remates perigosos de Bischoff , defendidos com enorme classe pelo "futuro dono" da baliza da Selecção  Portuguesa, a Académica foi sempre uma equipa encolhida e pouco audaz no ultimo terço de terreno, apesar da " boa vontade" de Sougou que procurava encontrar aquilo que a sua equipa nunca encontrou...o fundo da baliza de Patricio.
Esta haveria de ser a noite de...Djaló que à falta de Liedson ( brilha em terras de Vera Cruz..) ...resolveu e meu Deus, se resolveu. Yannick fez brilhar a noite "Alfacinha" através de dois lances de "artista", sendo que o primeiro foi um momento digno de super slow motion, num remate teleguiado ao cantinho "da coruja" .
E como num toque de "magia" o Sporting colocou-se a vencer por duas bolas a zero, perto do intervalo, dominando e envolvendo o seu adversário numa teia de futebol capaz de atrair o mais pessimista adepto Leonino, o qual não estaria decerto habituado a tamanha vantagem no marcador por parte da equipa verde e branca.
A segunda metade da partida prometia uma Briosa mais estendida no relvado mas trouxe apenas pouco mais do que ....nada, tendo ai uma meia culpa o treinador Ulisses Morais que não conseguiu alterar o futebol "curto" da sua equipa , tendo muito do seu jogo ficado "preso" em jogadas  de principio e meio, ficando o fim algo...distante.
Boa vitória do Sporting, dando um bom sinal tendo em vista o jogo do Dragão, onde certamente não fará figura de convidado numa festa para a qual não foi....convidado.




Portimonense 2 | Porto

Entre o abismo e o ...céu
O FC Porto de Villas Boas ruma em direcção a um titúlo imaculado de justiça e de ...derrotas, tendo obtido em solo Algarvio mais uma vitória  numa caminhada a todos os níveis ...BRILHANTE.
Factos são factos e esses mostram-nos que em 26 jogos os azuis e brancos venceram 24 e somente desperdiçaram pontos em dois ( empates em Guimarães e Alvalade ) tendo uma vantagem de 19 !!! pontos em relação ao seu mais directo perseguidor que agora tende em esvaziar ao invés dos Dragões que enchem cada vez mais um "balão" cheio de vitórias e de confiança , levando-os em direcção a uma história toda ela pintada em tons de...azul .
Esta visita a Portimão, foi encarada de uma forma séria e profissional, na obstante da conquista da Liga Lusitana e de uma aprazada visita a Moscovo decorridas apenas 96 horas, embora a mesma contenha uma confortável vantagem de quatro golos na...bagagem, dando desta forma uma outra tranquilidade ao Dragão .
Tendo algumas condicionantes na sua estrutura defensiva, Villas Boas optou por uma defesa pouco "rodada" para suprimir algumas ausência "forçadas", entrando Beto, Sapunaru, Maicon e Sereno tendo ainda incluido o jovem Souza como médio mais recuado, embora tivesse mantido o seu enorme poderio ofensivo com Moutinho, Hulk e Falcão apontados à baliza do "Portista!!" Ventura.
Carlos Azenha sabia que tinha pela frente um teste duro de...vencer, mas quem ambiciona alcançar algo mais do que a "queda no abismo" da segunda Liga, só tem mesmo um caminho...tentar a vitória e essa só se alcança com golos.
A primeira parte foi algo enfadonha , perdendo-se em muito jogo a meio campo e pouco nas áreas de decisão, não sendo surpresa alguma o nulo verificado ao intervalo.
Mas o melhor estava guardado para o segundo tempo, no qual apareceram os golos e com isso a festa que teimou em mudar de cor ao sabor do...marcador, sendo que o primeiro a festejar foi mesmo a equipa Campeã Nacional através do "incrivel" Hulk qual homem verde!! já que aos 50 minutos atirou cruzado para inaugurar o placard com Ventura a nada poder fazer.
O Portimonense haveria de empatar com Ruben Fernandes a cabecear na sequência de um canto bem apontado para a zona central, deixando o guardião Beto a ....olhar.
O incontornável Falcão voltou a colocar os Dragões em vantagem num lance à sua imagem , aparecendo desmarcado pela direita , tendo a arte e engenho q.b. para desviar para golo, sendo que o mesmo não foi suficiente para garantir a vitória, cabendo a Mourad num lance "copy paste" ao primeiro golo algarvio a honra de empatar um jogo que parecia destinado ao ...empate, olhando nesse preciso momento para o relógio ( 84 minutos de jogo...).
Foi então que apareceu aquele que tantas vezes tem sido "crucificado" no reino do Dragão , de seu  nome Maicon, tendo desta vez cabeceado para uma vitória que consolida a utopia Dragonesca rumo ao titulo sem....derrotas.
Vitória suada mas saborosa do FC Porto, perante um Portimonense que "morreu" na praia e certamente irá dar à costa já..."cadáver", já que dista 8 pontos da zona de salvação , tendo apenas 12 para disputar





Naval 2 | Benfica

 Jesus é.....amigo
Após o jogo do "apagão" que deu o titulo de campeão nacional ao seu arqui rival em pleno Estádio da Luz, o SL Benfica ficou com um pequeno problema entre as..."mãos" : O que fazer com os restantes cinco jogos do campeonato ??
Bem, este jogo da Figueira da Foz perante o "aflito" conjunto Navalista de Mozer deu muitas das respostas que pairavam no ar, com Jesus a transformar a equipa encarnada numa espécie de metamorfose competitiva, tendo na equipa A ( Liga Europa / Taça Portugal / Taça Liga ) os seus melhores trunfos e na suposta equipa B ( Liga ZON SAGRES ) os debutantes que ora ganham algum ritmo competitivo, ora trocam umas bolas entre si numa ilusão óptica capaz de iludir quem apenas olha para as camisolas encarnadas em pleno relvado.
Existe de facto uma enorme diferença de valores e de objectivos, numa clara gestão de recursos tendo em vista as ambições dos comandados de J.Jesus, não esquecendo que ainda persiste o sonho da conquista de três troféus. Comparar aquele SL Benfica que encantou os amantes do futebol em Portugal e na Europa em largos periodos deste final 2010 / principio 2011 com este que esteve na Figueira é ser um  verdadeiro mestre da ilusão , já que é o mesmo comparar  a Torre Eiffel com a Torre de ....Abrantes.
Do onze apresentado pelo SL Benfica, apenas Carlos Martins e Jara pertencem ao lote dos "descipulos" de Jesus, aparecendo com regularidade na equipa base que ainda "ostenta" a insignia de campeã.
Os restantes são jogadores que têm passagens fugazes pela equipa principal, sendo que a individualidade se iria sobrepor ao jogo colectivo,  como aliás se pode verificar ao longo de quase todo o jogo ,não existindo pressão, dinâmica e ...talento num conjunto pouco competitivo com elos "enferrujados" na sua ligação.
Foi como um presente a Carlos Mozer ( antiga estrela encarnada) que viu a sua equipa a adiantar-se na partida por intermédio de Bruno Moraes numa saida intempestiva de Júlio César ( volta Roberto, está quase..... perdoado ) provando que o "calcanhar de Aquiles" deste Benfica é mesmo a baliza.
Perto da meia hora de jogo, Kardec ainda logrou empatar a partida num desvio oportuno, naquele que seria englobado no melhor momento encarnado em todo o jogo.
Ainda antes do intervalo, Carlos Martins atiraria ao poste numa cabeçada!!! invulgar!! imitando o seu colega da defesa Sidnei, tendo a Naval em Godeméche e Simplicio as suas melhores armas de arremesso, num jogo que poderia pender para qualquer dos lados após o seu recomeço.
Seria mesmo a Naval a ter o "peso certo" para desiquilibar um jogo que fugia para o empate, através de Marinho que bateu forte após ressalto para dentro das redes de Júlio César, dando vantagem á equipa Navalista.
Logo a seguir nova bola ao poste por parte dos encarnados, cabendo desta vez em "sorte!!! " ao malogrado Sidnei , que teve ainda a companhia de Luis Filipe num "sopro" final em direcção ao "barco Navalista " sem que tenha tido arte nem engenho para derrubar o " capitão" ...Salin.
Derrota algo penalizadora tendo em consideração aquilo que produziram ambos os conjuntos, tendo a mesma sido um justo prémio para o espirito abnegado de um conjunto Navalista que teve em Jesus o seu ....salvador.




Braga 3 | V.Guimarães

Derby pintado de ....vermelho

Num dos mais escaldantes debies do nosso ...Portugal, SC Braga e V.Guimarães encontraram-se no Estádio AXA em Braga num clima de "crispação" e de relações cortdas, reflexo de uma semana que ferveu o Minho ...futebolistico .
Num adiamento pedido mas recusado prontamente pelos Vitorianos, os homens de Domingos jogaram na máxima força, pese embora tenham apenas a separar o confronto desta noite do de quinta feira, miseras 72 horas, isto numa eliminatória que promete ser decidida até ao último ...segundo.
Depois de um inicio de Liga frustrante que atirou a equipa Arsenalista para lugares nada condizentes com o seu passado recente, eis que regressa em boa hora os denominados " Guerreiros do Minho" capazes de vencer qualquer "batalha", seja ela de indole regional ou..... Europeia.
Perante o seu arqui rival, o SC Braga provou o porquê de ser considerada pontualmente a terceira "potência" do futebol Lusitano, tendo  delineado o seu jogo numa estratégia de contenção , sabendo que os seus elementos desiquibradores viriam a ser decisivos a qualquer momento, numa partida em que tinham larga vantagem nas suas "pedras" de .....xadrez.
A primeira parte acabou com Hélder Barbosa a ter pontaria no...poste e com Targino a desperdiçar perante Artur Moraes ( valeu M.Garcia ).
Na segunda metade, deu-se a entrada rompante dos Bracarenses, fazendo dois golos em três minutos por intermédio de Paulão e Ukra, sendo que o recém entrado ao intervalo Alan deu a "Machadada" final no Manuel ao apontar o 3 a 0.
Foi uma segunda parte totalmente "vestida" de vermelho", dando ainda a possibilidade a Domingos Paciência de gerir alguns elementos "chave" deste Brga , tendo em vista o histórico confronto de quinta feira .
Já nos descontos, Edgar obteria aquele que foi somente o tento de honra, para um Vitória algo nervoso e pouco habilidoso neste confronto cada vez mais....entusiasmante.

........................................................................


Declarações a quente















Couceiro ( Treinador do Sporting )
«Indiscutivelmente, o Patrício é um guarda-redes de topo. 
Sem dúvida...neste momento o Sporting é Patricio, Matias e ...os outros. 




Raul José ( Treinador adjunto do SL Benfica ) 
« Naval foi feliz nos momentos finais...»
E depois disso foi ao fundo o ...porta aviões.




Villas Boas ( Treinador do FC Porto )
«Existe o recorde de pontos, de vitórias, número de golos marcados e sofridos, prestígio. Existem ainda muitos objectivos em jogo.»
 Assim está bem.... depois do apagão, acendem-se um sem número de... objectivos.




Manuel Machado ( Treinador do V.Guimarães )
«Eu não tenho o Domingos como um cavalheiro».Digam lá que este tem uma certa .....originalidade....tem pinta, sim senhor...






Domingos ( Treinador do SC Braga )
«Foi uma jornada positiva, porque o Nacional empatou, o P. Ferreira e o U. Leiria perderam, portanto foi bom».
O Sporting é que variou de vez....ganhou.

...............................................................














Bota em cima

SC Braga / Rio Ave


SC Braga




Bem, num jogo que prometia muito, a equipa de Domingos teve...Paciência e partiu  a "loiça" toda numa segunda parte demolidora, demonstrando uma capacidade competitiva ao alcance de muito poucos em Portugal.
Jogando um derby intenso e na ante véspera de defrontar a sempre dificil equipa do Dinamo Kiev para os 1/4 final da Liga Europa, naquele que será independentemente do resultado um feito histórico para os Minhotos, os "Guerreiros do Minho" não facilitaram e recuperaram o sempre apetecivel terceiro lugar ( o último do pódio ) da Liga ZON SAGRES.
Mesmo tendo essa condicionante de dificil gestão, encontrar um equilibrio entre o derby Minhoto e o jogo da Liga Europa com apenas 72 horas a separar os mesmos, o SC Braga mostrou ter fibra de ...campeão.



Rio Ave

Não é todos os dias que se ganha por 6 a 1 fora de casa e logo num campo tradicionalmente dificil, como o é o da Mata Real em P.Ferreira.
Pra tornar este feito ainda mais surpreendente, direi que o P.Ferreira foi o primeiro a marcar por Rondon , tendo o resultado permanecido assim até ao intervalo.
Para a segunda parte, apareceria então a "chuva" de golos dos homens de Carlos Brito, naquela que foi a maior goleada da época.
O futebol é um desporto fantástico devido a estas pequenas surpresas que nos trazem a verdadeira essência....o golo.





Bota em Baixo

SL Benfica / V.Guimarães

SL Benfica

A equipa que iniciou o jogo da Figueira da Foz, é um caso de atentado à verdade desportiva, tendo razão o amargurado Presidente Sadino ..Fernando Oliveira ao referir tal facto.
Claro que para o SL Benfica o Campeonato acabou, mas estas derrotas motivam?, potencializam jogadores ? e como fazer para convencer os adeptos a comparecerem nos últimos jogos na Luz ??, certamente não irão para ver a equipa B...

Compreende-se mas o que se extrai é muito pouco ou nada de uma equipa "remendada" que passa uma imagem pouco identificativa daquele SL Benfica que encantou e deliciou Portugal.
Após o seu términús os jogadores do SL Benfica recolheram aos balneários num "black out " pouco digno, numa atitude condenável  num desporto que  deseja ser um baluarte do desportivismo..



V.Guimarães

O futebol não deve ser encarado numa perpectiva redutora de interesses somente pessoais, devendo haver um enorme sentido de Patriotismo quando altos valores se levantam.
Neste sentido o V.Guimarães prestou um "mau serviço" à Pátria, não acedendo às pretenções do seu rival SC Braga em relação ao adiamento do derby Minhoto, tendo em consideração a proximidade do confronto Europeu de importância maior para as cores Bracarenses e ...Nacionais.
Resultado, fica uma imagem descolorida do emblema da cidade Berço numa atitude que nada engrandece tal nobre instituição, sendo que acabou derrotada no campo e no....gesto.


.......................................................................

2 comentários:

Kaique Pedaes disse...

Olá Mattos.

O Bolão da Libertadores estará hoje mesmo no Net Esportes.

E outra coisa: você já pensou em inovar no template do Paixão da Bola?

É só uma sugestão...

Abraço

gmattiollo disse...

Campeonato agora com pouca coisa a ser definida...

Abraço

1º Quesito do BOLÃO DAS NOTAS 2ª EDIÇÃO disponível! Acesse e avalie os escudos dos principais clubes europeus!

http://gremista-sangueazul.blogspot.com