sábado, 16 de abril de 2011

Liga Europa - 1/ 4 Final ( 2ª mão )

paixaodabola vibra com o sucesso Luso na Europa do ...futebol.

Sábado, 16

Liga Europa
1/4 Final ( 2ªmão )

Este momento em que todos nós vibramos com a presença inédita de três equipas Portuguesas nas meias finais da Liga Europa, garantindo desde já a presença Nacional na grande final de Dublin, não poderá deixar de ser sublinhado como um dos grandes feitos do futebol Nacional.
Decididamente , estamos a assistir a um momento histórico que perdurará pelos tempos vindouros, sendo que num momento de crise de identidade Nacional afectada com uma depressão económica deveras preocupante, este feito futebolistico é como um autêntico oásis no marasmo Lusitano.
Independentemente das cores clubisticas é uma época escrita em tons de dourado para todos nós que amamos o futebol Português, sabendo que os confrontos das meias finais irão ser de emoções ao rubro, tendo nos confrontos Lusos e Ibérico um aliciante diferente do anteriormente visto nesta lides na Europa, dando algum "poder" futebolistico ao futebol que é praticado neste cantinho do ...mundo.
Portanto deixem-se deliciar com este momento impar do nosso futebol , dando-me a mim mesmo a permissão de gritar bem alto....VIVA PORTUGAL.



Resultados :


14 Abril 2011


Spartak Moskva2-5Porto
Total das duas mãos : 3-10


PSV2-2Benfica
Total das duas mãos : 3-6


Twente1-3Villarreal
Total das duas mãos : 2-8


Braga0-0Dynamo Kyiv
Total das duas mãos : 1-1 Braga apurado (golos fora )



....................................................................................

Liga Europa
1/2 Finais












28 Abril 2011


Benfica20:05Braga


Porto20:05Villarreal

1/2 Finais - 2ª mão : 5 Maio 2011


...........................................................................

Rescaldo das equipas Lusas

















Spartak Moskva2-5Porto
 Dragão.....demolidor
Este FC Porto, versão Villas Boas não passeia, nem facilita um só ...segundo, sendo que esta visita ao "Kremlin" do futebol Russo comprovou uma vez mais esse facto.
A equipa azul e branca é uma verdadeira "máquina" de ...resultados, tando este jogo alicerçado tal adjectivo numa nova goleada perante um Spartak que apenas e só "cheirou" algum do "perfume" lançado das "narinas" de um Dragão insaciavel mas... com apetite mais do que sufeciente para "engordar" uma época apenas "manchada" com a prematura desistência da conquista da Taça da Liga e quiça da final da Taça de Portugal, sendo que tudo o resto é verdadeiramente digno de registo ( Liga ZON SAGRES e acesso à meia final da Liga Europa).
Este jogo disputado em Moscovo , num piso anormal para este nivel de competição ( relvado sintético ), até começou algo equilibrado até ao primeiroi golo de ..Hulk, o qual resolveu atirar todo o seu talento num "tiro" indefensável para o guardião Dykan, transformando algo utópico numa missão impossivel para os homens de Valery Karpin.
Ainda antes do intervalo, Rodriguez "Cebola"  ( troca no onze inicial por Varela..) cabeceou para fazer "chorar" os ainda crentes adeptos Moscovitas, antevendo uma segunda metade super tranquila para os comandados de Villas Boas.
Logo após o recomeço, Guarin assinou o "livro de ponto" em mais um golo na conta corrente deste inspirado médio Colombiano, tendo o Spartak finalmente festejado o golo com Dyziuba ( melhor jogador Russo em campo...) batendo então Helton sem apelo e sem aviso..prévio.
Mas seria "sol de pouca dura " , já que Falcão ( quem mais, 12 golo na Liga Europa e consequentemente a reforçar a liderança nos marcadores..) haveria de cabecear para o 4 a 1 momentâneo , cabendo a Ari do Spartak a "ousadia" de redução no marcador , naquele que previsivelmente seria o ultimo golo neste jogo de "loucos" em plena capital Soviética.
Bem , mas o previsivel para o FC Porto é sinónimo de algo que pode ser alterado em tom de ...azul, tendo Ruben Micael ( o Madeirense ..on fire...) fixado o placard nuns impressionante 5 a 2 após remate à trave por James , colocando o score total na eliminatória em 10 a 3 para o conjunto campeão nacional Português.
Agora na meia final contra os Espanhóis do Villareal , o sonho continua em direçcão a Dublin numa equipa que a  Europa do Futebol aprendeu a respeitar ao longo destes últimos anos de conquistas...





PSV2-2Benfica
Susto com sabor a ...história
Realmente este jogo de Eindhoven chegou a assustar o mais eufusivo adepto encarnado, quando aos dezassete minutos de jogo, Dzsudzsak bateu Roberto sem dó nem piedade, tendo passados apenas nove minutos aumentado a diferença para 2 a 0 pelo veloz..Lens, fazendo do Philips Stadium um autêntico Santuário de esperança para os entusiastas Holandeses.
O PSV, via assim o seu objectivo ( outrora tido como autêntica ..miragem) à distãncia de um misero..golo, remetendo a equipa de Jesus numa peregninação capaz de elevar o mais comum dos devotos adeptos encarnados ao espanto de estar a assistir a uma caminhada tida como tranquila , numa autêntica avalanche de ...sentimentos.
Isto tudo depois de Gaitan ter atirado acrobaticamente à baliza de Isaksson , dando a sensação de ter a lição bem estudada, ter até tinha mas os Holandeses também...sonham e esse sonho quase se transformou numa bela realidade, quando após o 2 a 0 , Dzsudzak ( belo jogador...) apareceu isolado na "cara" de Roberto, permitindo a "redenção" do guardião Espanhol numa defesa que valeu....ouro.
Não marcou o PSV, marcou o SL Benfica por intermédio de Luisão!!! num excelente pontapé arqueado bem ao jeito de "Robin dos Bosques" que acabou por iluminar o caminho não de Nothingham , mas de...Dublin.
Para a segunda parte e ciente que o jogo passaria por uma gestão inteligente e sem "pressas" já que quem teria de correr em prol do prejuizo seriam os homens de Fred Rutten, J.Jesus lancou Aimar e Airton para controle de bola , dos espaços e do...resultado, numa jogada pós empate , o qual acorreu aos 63 minutos numa coversão perfeita de uma grande penalidade por derrube de César Peixoto ( bom regresso...) que Cardozo deu melhor seguimento.
Mas nem tudo foram "rosas" neste jogo de Eindhoven , já que o maior "espinho" resultou na lesão de Sálvio ( fractura no dedo do pé..) que irá afastar o talentoso Argentino desta época em que muito há para...ganhar.
Fica o empate, o susto , a lesão de Sálvio e acima de tudo a capacidade de reação da equipa encarnada após um inicio de jogo deveras preocupante, tendo o mesmo terminado com um apuramento que já à muito não se via para os lados da Luz ( distando 17 anos da última final Europeia), estando agora a um pequeno passo da ansiada final de Dublin, seguindo-se uma equipa bem conhecida cá do burgo, chamada...SC Braga, que é "só" a grande surpresa desta competição..





Braga0-0Dynamo Kyiv
Impressionante, emocionante...
Já referi inúmeras vezes que me faltariam adjectivos para classificar este odisseia Bracarense na Europa do futebol, a quel tem sido simplesmente fantástica, tendo afastado equipas de renome com tamanha competência , casos do Celtic, Sevilla, Liverpool, D.Kiev, tendo ainda ganho a um Arsenal "artilhado" de vedetas da "bola", mas nunca será demais para dizer :
Obrigado BRAGA..
Esta caminhada Bracarense teve diante desta equipa Ucraniana um carimbo de "enorme qualidade", atendendo ao real valor de uma equipa que tinha afastado um dos grandes da Liga Inglesa ( Manchester City ) recheado de...milhões, tendo ainda goleado a equipa mais Portuguesa da Europa ..( Besiktas ).
Domingos Paciência teve o mérito de montar uma equipa "castrada" de alguns elementos , resultado de lesões e castigos disciplinares, mas montou e não...caiu.
Foi uma primeira parte com muita alma mas pouca ...bola, ficando a mesma "manchada" com o vermelho de Paulo César numa atitude que poderia ter mudado o rumo de Dublin para a luta interna em solo Luso pelo terceiro posto da Liga ZON SAGRES.
Mas não, o SC Braga encheu-se de um espirito combativo, nunca se tendo encolhido em demasia no seu meio campo defensivo, apostando em transições rápidas para manter a equipa Ucraniana em sentido , cabendo a Meyong e a Hugo Viana as tentativas mais oudazes para alterar um zero que parecia suficiente  mas.....perigoso.
O Dinamo teve em Yarmolenko o seu elemento mais..."dinamizador" numa equipa que pareceu ser orfã do seu jogador carismático ...Shevchenko, que ficou em Kiev , devido a ter sido expulso no jogo da primeira mão, nunca tendo tido a capacidade de sair de um esquema que "esbarrava" consecutivamente num vazio de futebol em OFF , qundo deveria ter estado em ON, sendo que teria forçosamente de marcar um golo em plena ..."Pedreira" de Braga.
Agora segue-se o SL Benfica numa meia final escrita e falada em Português, num momento impar para o futebol Lusitano que terá o seu ego bem lá no cimo dos "Himalaias da bola " , devido a um final de época sensacional que enche de orgulho todo o nosso povo sedento de...alegrias.

...........................................................................................................

2 comentários:

gmattiollo disse...

Os favoritos se classificaram todos, graças aos resultados da primeira partida. Apenas o Braga estava com mais difucldade, mas a Liga Europa é 75% Portuguesa!

Abraço

http://gremista-sangueazul.blogspot.com

Mattos disse...

Geovani....

É verdade , esta Liga Europa está a ser "pintada" de verde e vermelha e escrita e falada em Português, ficando apenas um pedacito em ...Espanhol.
Acredito numa final ...SL Benfica vs FC Porto, sendo que decerto seria um jogo histórico e memorável...


Abraço