terça-feira, 1 de março de 2011

Liga ZON SAGRES - 21 ª Jornada

paixaodabola entre a crise e a...euforia da Liga Tuga.

Segunda, 28

Liga ZON SAGRES
21ª Jornada











Resultados:









V.Guimarães0 | 2Académica




P. Ferreira2 | 0V.Setúbal




Olhanense0 | 3Porto




Rio Ave1 | 0Leiria




Beira-Mar0 | 1Portimonense




Benfica2 | 1Marítimo




Nacional1 | 0Sporting




Naval0 | 0Braga







Classificação :
                                    J      V    E    D       Gm Gs    Pts



















1     Porto                  







21     19    2    0       49    7     

59


2Benfica







2117044417

51


3Sporting







219663225

33


4P. Ferreira







218852222

32


5V.Guimarães







219572526

32


6Nacional







218581823

29


7Braga







218493428

28


8Leiria







218491925

28


9Olhanense







216961921

27


10Beira-Mar







2151062324

25


11Rio Ave







2165102126

23


12Académica







2165102735

23


13Marítimo







215792124

22


14V.Setúbal







2147101731

19


15Naval







2136121837

15


16Portimonense







2135131937

14




Próxima Jornada :

Jornada nº 22










Académica | Leiria04/Mar20h15
SPORTTV1

Porto | V.Guimarães05/Mar19h45
 TVI

Marítimo | Rio Ave06/Mar16h00

V.Setúbal | Olhanense06/Mar16h00

Sporting | Beira-Mar06/Mar18h00
 SPORTTV1

Braga | Benfica06/Mar20h15
 SPORTTV1

P. Ferreira | Naval07/Mar18h00

Portimonense | Nacional07/Mar20h15SPORTTV1



....................................................

Rescaldo dos candidatos.........





















Olhanense 0 | Porto

Mais um passo rumo ao titulo !!!!
A viagem ao reduto do Olhanense estava rotulada de "complicada", já que a equipa de Faquirá estava invicta nos jogos disputados no Engº José Arcanjo.
Mas este Porto já nos habituou a uma "bitola" extremamente elevada e exigente, provando jogo após jogo que será muito dificil derrubar o ....Dragão.
Mesmo sem apresentar um futebol excitante, os comandados de Villas Boas dominaram a seu belo prazer uma Olhanense algo encolhida em virtude da asfixia provocada pelo meio campo azul e branco, tendo em Moutinho e em Belluschi ( em grande forma... ) os seus principais geradores.
O FC Porto a nivel atacante foi sempre uma equipa acutilante, tendo nas alas dois jogadores que misturam juventude e talento de uma forma...explosiva, sendo que Varela ( 1ªparte ) e James ( 2ª parte ) criam os desiquilibrios necessários  para o aparecimento do "incrivel" Hulk, que mesmo não marcando, vai "semeando" o terror na defensiva Algarvia para desespero de Ricarrdo Batista e seus pares.
Com o intervalo a chegar com o nulo no marcador, antevia-se uma segunda parte dominadora por parte do FC Porto, tentando materializar em golo as muitas oportunidades que habitualmente desperdiça.
Com Falcão a ameaçar , foi necessário esperar até ao minuto sessenta e oito, para assistir-mos ao golo inaugural e que golo....com Belluschi a rematar com classe , batendo o guardião Ricardo Baptista sem pedir...licença.
Apenas passados dois minutos, já Falcão assinava o "livro de ponto" ao colocar no fundo das redes algarvias o segundo da noite para gaudio dos adeptos Portistas e desespero dos ...benfiquistas...
Já em periodo de descontos,  Falcão bisaria na partida após recarga a remate de...Hulk, fixando o resultado em 3 a 0, algo penalizador para uma equipa de Olhão que se bateu de forma esclarecida e organizada, embora perante este FC Porto isso não seja sinónimo de ...pontar.






Benfica2 | 1Marítimo

Acreditar em...Jesus
Vibrante, emocionante, electrizante e muitos mais adjectivos serviriam para referenciar este jogo, que teve na sua ponta final algo de ... espiritual.
Digo espiritual, já que esta equipa de Jesus parece ter no seu "interior" uma imensa fé que a carrega para cima dos seus adversários, mesmo quando a frescura fisica tende em ...quebrar.
O que diferencia este Benfica é a sua objectividade e vontade de vencer , mesmo quando sofre alguma contrariedade, seja uma expulsão ou mesmo um golo perto do final, como foi o caso deste jogo, denotando uma tranquilidade tal , capaz de fazer inveja a um qualquer adepto do...budismo.
Com uma onda de vitórias impressionante ( 17 !!! ), este Benfica enche estádios como ninguém o faz em Portugal ( 55 mil na Luz... ) , atraindo cada vez mais adeptos ávidos de assistir a bom futebol e meus amigos, o bom futebol neste momento tem a marca...SL Benfica.
Neste jogo perante uma interessante equipa do Maritimo, recheada de bons executantes, a equipa de Jesus iniciou como habitualmente a partida de uma forma autoritária, fazendo da velocidade dos seus alas ( Gaitan e Salvio ) a sua maior arma em direcção à baliza defendida por Marcelo ( enorme jogo...), tendo em Aimar o seu armador de jogo e em Saviola o seu ponto de desiquilibrio junto à baliza insular.
Não seria justo realçar o papel dos alas (  Gaitan e Sálvio ) , sem destacar a importância das duas "asas" encarnadas ..Maxi Pereira ( sempre a 200%...) e Coentrão ( impressionante dinâmica a do esquerdino...), já que correram quilometros , saltando obstáculos e alimentando um futebol de altissima qualidade, que só teve em Marcelo o seu anti corpo ocasional..
Mas o futebol por vezes é um desporto sem lógica e Djalma aos 78 minutos assim o provou momentâneamente através da obtenção do golo inaugural, na sequência da única forma possivel para bater Roberto neste jogo ( lance de bola parada  ...) , cabeceando de forma irrepreensivel para dentro da baliza encarnada, deitando um enorme balde de água fria sobre os milhares de benfiquistas que deliciados com tamanha exibição, ficaram estupefactos com o engenho do futuro Dragão...Djalma.
Apenas passados três minutos, Sálvio encostou para o empate após assistência de Coentrão, devolvendo a esperança entretanto...congelada, sendo que ainda haveria tempo para a polémica habitual, com o árbitro da partida ( Vasco Santos ) a anular o golo a Luisão após toque de Marcelo sobre...Cardozo ( lei da obstrução a ser...obstruida !!! ).
Mesmo no último "suspiro" , Coentrão ( qual ...Messias...) haveria de colocar em absoluto delirio os incontroláveis adeptos encarnados, ao fazer aquele que viria a ser o resultado final, num remate colocado com o pe direito!!!, com Marcelo a ...olhar impotente para o "milagre" do menino de Caxias. cada vez mais "adorado" na Catedral da Luz.
Como dizem os sindicalistas...A luta continua.....





















Nacional1 | 0Sporting

Em ...queda livre

Não está fácil a vida para os homens de Alvalade, não bastando a confusão total que vai no interior da sua estrutura directiva, se não o aglutinar de maus resultados desportivos, carregados de exibições banais , nada condinzentes com a história deste gigante do futebol Português.
Com o adjunto de Paulo Sérgio no banco de suplentes à espera do seu sucessor José Couceiro ( o super ...Ministro de Alvalade ), o Sporting apresentou-se na Choupana igual a si próprio.....apático e ausente de ...ideias, que pudessem trazer algo mais do que a indesejada..derrota.
Passados  apenas dezoito minutos do inicio da partida e com o nevoeiro a fazer-se notar como elemento extra futebol, o Nacional haveria de se adiantar no marcador através do Angolano Mateus, através de um desvio oportuno que bateu inepelávelmente...... Rui Patricio.
Aos trinta e cinco minutos , Postiga é derrubado em falta na grande área Nacionalista, tendo Xistra ( árbitro da partida ) apontado sem hesitação para o castigo máximo. Postiga chamado à conversão .....falhou, permitindo a defesa a Rafael Bracalli e mergulhando a equipa verde e branca num "manto de fatalidades".
Ainda antes do intervalo e quiça ofuscado pelo nevoeiro sentido na bela ilha da Madeira e em concreto na Choupana, Xistra olhou , olhou mas não viu Mateus a ser desviado , caindo por força da ...gravidade em plena área Leonina. Na sequência deste lance , o técnico Nacionalista disse que viu com olhos de ...ver e Xistra encaminhou o Sérvio Jokanovic para algures fora do banco , não permitindo visões contraditórias.
Aos sessenta e um minutos de jogo, João Aurélio viu o segundo amarelo e teve guia de regresso aos balneários, colocando a sua equipa a jogar com menos um elemento, obrigando à entrada de elementos de pendor defensivo, deixando à sorte o heroi ...Mateus.
Mas mesmo assim Mateus, ainda se acercou da baliza Leonina com perigo, deixando para Postiga o papel oposto ao colocar a bola na base do poste direito de Bracalli num golo "cantado" que quase foi , mas ....
Para o Sporting actual , fica sempre um ...mas, ficando desta vez a imagem de uma equipa que fez na parte final, o que normalmente as equipas vencedoras fazem no desenrolar de um jogo, no qual jogam para ganhar.....pressão e objectividade, sendo que a primeira existe a "rodos" pelos lados de Alvalade mas pelo lado ...negativo e a segunda anda algo arredada de uma equipa sem...Norte.
Caso para perguntar..........Quo vadis...Sporting.



...................................................................

Declarações a quente....












Villas Boas ( Treinador do FC Porto )
«...Mais uma jornada com o F.C. Porto forte e a triunfar.»
André....contra facto não existem...argumentos... 



Faquirá (treinador da Olhanense )
 «Quando não encontram soluções coletivas, há momentos e pormenores que definem quem é o mais forte».
Tem sido assim com ...Hulk, Falcão, Guarin, Varela, Belluschi.... 



Jorge Jesus ( Treinador do SL Benfica )
«O que passou? Passou-se um golo no fim, muita emoção, adrenalina, foi isso mesmo.»
Ó Jesus... um conselho : salta , grita, vibra .... mas por favor, quando o árbitro apitar para o final do jogo, volta à Terra e desce aos ..balneários. 



Robson ( defesa do Maritimo )
«Estávamos chateados, de cabeça quente. Fui falar com o árbitro, porque ele acabou o jogo, nem nos deixou fazer um ataque, quando a bola foi ao centro. Estava só à espera que o Benfica marcasse». Ó Robson, então é assim...O Coentrão marcou o golo aos 94 minutos de jogo, sendo que o árbitro deu 4 minutos de desconto...matemática pura , não !!!.




Cabral ( treinador adjunto do Sporting )
«Gostaríamos que tivesse cá o líder e esse líder é o Paulo Sérgio. Foi um digno trabalhador e fez tudo pela equipa. Esperamos que esta mudança técnica traga outro ânimo a este grupo de trabalho que bem merece».
Diria mais : ânimo, motivação, ideia de jogo, objectividade, dinâmica, qualidade ....


 Jokanovic ( Treinador do Nacional )
«Já prometi que não falo das arbitragens. A arbitragem foi muito boa. Quando se joga contra as grandes equipas e a arbitragem é boa, temos mais hipóteses de ganhar. Hoje aconteceu isso. O Nacional ganhou de forma justa».
Prometes.... mas quando chega à hora...."chumbo" para cima deles....



............................................................


  












 Bota em Cima

SL Benfica


A equipa encarnada é neste momento a melhor equipa a jogar futebol em Portugal, dando espectáculo e atraindo milhares de adeptos ao Estádio em busca de algo que é raro ver em Portugal...futebol total, futebol jogado a toda dimensão do terreno de jogo com um único objectivo vencer e convencer.
Este video , referente ao jogo ante o Maritimo , apenas ilustra aquilo que mencionei anteriormente, acrescido com um final de jogo electrizante que culminou com uma verdadeira explosão ...vermelha.
Podem não estar na Liderança pontual da Liga ZON SAGRES, mas lideram com certeza tudo o resto....












...........


Bota em Baixo


 J.Jesus ( Treinador do SL Benfica )













Embora o treinador do SL Benfica tenha grandes méritos e virtudes inerentes ao excelente desempenho da equipa encarnada , tem um enorme defeito que peca por..... repetitivo , que é o seu impeto incontrolável,  associado a uma personalidade forte que o tem levado a reagir com pouca "cabeça" e com pouca "razão" nalguns momentos mais "quentes" do jogo.
O final... de jogo SL Benfica 2-1 Maritimo, foi mais um episódio que deverá ser alvo de reflexão por parte do aguerrido técnico benfiquista, sendo que a desculpa de agir em protecção dos seus jogadores acaba por não ter justificação , tendo em consideração a sua elevada responsabilidade perante a instituição que representa e acima de tudo a sua condição de figura pública.
A evitar repetir no futuro....

...........................................

8 comentários:

Kaique Pedaes disse...

Acho que não há mais chances para o Benfica

Pela matematica ainda dá, mas pela teoria, não

E mesmo teoria ser uma coisa e prática outra, dificilmente o título não fica com o Porto

Quem segura???

Abraço

www.net-esportes.blogspot.com

Manuel Oliveira disse...

Amigo Mattos, uma rectificação, "o menino de Caxinas" e não de "Caxias"!
Concordo contigo, Jorge Jesus devia abster-se de ir provocar confusões desnecessárias, mas ninguém é perfeito!
O FCP deu um bom passo mas vão ter de dar o máximo até ao fim. Não vão poder dedicar-se à Liga Europa como queriam. Aliás tenho um feeling que vão ser eliminados pelo CSKA.
O Sporting bateu no fundo. Mas espero que o moribundo não ressuscite amanhã. Em circunstânicas normais ganharemos, mas o cansaço pode prejudicar o desempenho.

Abraço.

J.Menaia disse...

Manuel Oliveira, preferia que esses "tais" fossem eliminados pelo Benfica...isso é que me dava um tremendo gozo. E tenho a certeza que também a ti.
Quanto aos "vizinhos" tenho fé que depois de ter roído as unhas todas possa sossegar com mais uma grande vitória....é que já me estou a abituar.


Abraço.

Mattos disse...

Caros amigos...

Kaique
O sonho acaba por comandar a vida e enquanto houver esperança, o sonho continua...

Manuel

Obrigado pela correcção, sendo que foi um erro geográfico que pôs o Coentrão perto de Lisboa em vez de o colocar perto de Vila do Conde...
Olha em relação a Feelings , isso é mais com o Menaia, ele é que é o grande mestre...
Quanto ao cansaço do SL Benfica para o embate de amanhã ante o rival Sporting, apenas direi que nestes derbies os jogadores encontram sempre forças adicionais, sendo que aposto que J.Jesus irá rodar um pouco a equipa, colocando em campo...Peixoto ( se estiver disponivel...), Fernadez, Airton, Kardec, Jara...


Menaia

Realmente, este Benfica está com uma identidade de jogo e com uma dinâmica fora do normal, sendo caso impar no futebol Português, mas nestes jogos...TRIPLA, não esquecendo que é o jogo do ano para o Sporting..


Grande abraço

gmattiollo disse...

Os favoritos venceram seus jogos. Mas o Porto não sabe o que é perder!

Abraço

http://gremista-sangueazul.blogspot.com/

Manuel Oliveira disse...

Caro J. Menais, tens razão. Se para serem eliminados pelo Benfica tivessem que passar o CSKA, eu engolia o sapo de boa vontade!

Abraço.

Anónimo disse...

ENTREI AQUI SÓ PARA DIZER O SEGUINTE :
LINDA A ÁGUIA A VOAR , VOAR SEM PARAR , OLHANDO PARA AS SUAS PRESAS COMO SIMPLES ALIMENTO PARA SACIAR O SEU SAGAZ APETITE E DEVORANDO TUDO O QUE MEXE SOBRE OS RELVADOS DE PORTUGAL.
TRISTE O LEÃO QUE CHORA A SUA INUTILIDADE NUM REINO QUE EM TEMPOS PASSADOS FOI REI E SENHOR E AGORA APENAS FAZ FIGURA DE CORPO PRESENTE SENDO APENAS UM SIMPLES SOMBRA NUM DESERTO DE IDEIAS.


O POETA BOCAGE

Mattos disse...

Caro...poeta

Embora a sua prosa seja algo ...picante, ficou registada a sua entrada neste blog que cada vez mais é uma paragem obrigatória para quem gosta de comentar e de opinar, pena é que alguns atentos desta nossa praça se mantenham apáticos e façam da abstenção a vanglória de opinar apenas consoante a....maré.