quarta-feira, 16 de março de 2011

Liga ZON SAGRES - 23 ª Jornada

paixaodabola na recta final da Liga Tuga....


Terça, 15


Liga ZON SAGRES
23ª Jornada










Resultados :








Beira-Mar3 | 1P. Ferreira





Rio Ave0 | 0Sporting



V.Guimarães1 | 1V.Setúbal



Naval0 | 3Marítimo



Nacional1 | 1Académica



Benfica1 | 1Portimonense



Leiria0 | 2Porto



Olhanense   | Braga27/Março





Classificação :


















JVEDGMGS

Pts


1    Porto







23   21    2     0       53      7       

65


2Benfica







2317154620

52


3Sporting







2310763325

37


4P. Ferreira







238962325

33


5V.Guimarães     







23       9682629

33


6Braga







229493629

31


7Nacional







238782025

31


8Leiria







2385101927

29


9Beira-Mar







2361072626

28


10Olhanense







2261061921

28


11Rio Ave







2376102226

27


12Marítimo







2367102425

25


13Académica







2367102836

25


14V.Setúbal







2349101832

21


15Portimonense







2337132139

16


16Naval







2337131840

16




Próxima Jornada : 
Jornada nº 24








Portimonense | V.Guimarães18/Mar20h15
 SPORTTV1

Sporting | Leiria19/Mar20h15
 TVI

V.Setúbal | Nacional20/Mar16h00

Naval | Beira-Mar20/Mar16h00

Marítimo | Olhanense20/Mar16h00

Porto | Académica20/Mar20h15
 SPORTTV1

Braga | Rio Ave21/Mar18h45
 SPORTTV1

P. Ferreira | Benfica21/Mar20h45
 SPORTTV1



.........................................................

Rescaldo dos candidatos.....











Rio Ave 0 | Sporting

Leão...paralisado
Bem, se o futebol fosse um jogo em que a justiça imperasse, certamente este jogo não terminaria a zeros e os homens de Vila do Conde seriam premiados com o sabor da...vitória.
Este Sporting que se apresentou em Vila do Conde apenas se poderia identificar com tamanha distinção de instituição através do simbolo que ostentava no seu equipamento secundário, já que em termos futebolisticos, as comparações pecariam sempre por defeito, tal a falta de talento e de inspiração colectiva que a equipa de Couceiro apresentou no Estádio dos Arcos.
Apenas e só haverá uma explicação algo plausivel para o actual momento Leonino, se olharmos para a conjuctura estrutural que envolve a equipa de Alvalade e para a ausência de objectivos no que resta ainda desta época, sendo que a mesma deverá figurar no fundo de um  "baú" de uma qualquer arrecadação no Alvalade XXI, para que tão depressa não regresse à .....história.
Perante um Rio Ave que esteve quase sempre por cima e que dispôs das melhores oportunidades de golo através das investidas de Braga e de Bruno Gama, contando ainda com o sempre "jovem" João Tomás, o Sporting nunca soube responder ao melhor futebol da equipa de Carlos Brito.
Nem mesmo a substituição de guarda redes no Rio Ave por lesão de Paulo Santos, serviu de inspiração para a equipa Leonina atingir as redes Vilacondenses.
Neste Sporting de Vila do Conde apenas a realçar o desempenho de Rui Patricio, o qual uma vez mais evitou males piores e não poderei deixar de referir Polga, tão somente por ter sido aquele que poderia ter alterado de forma quase "milagrosa" o resultado para o lado do Sporting, num remate que Tiago Pinto parou sobre a ....linha. 
No Rio Ave, destaque para a exibição colectiva de um conjunto que procurou acima de tudo jogar bom futebol e dar então alguma razão a quem ainda sai de casa, para assitir ao vivo como espectador pagante a espectáculos cada vez mais....cinzentos.
A  oportunidade mais flagrante da partida aconteceu com Braga a rematar cruzado, para a bola sair bem rentinha ao poste esquerdo de Patricio, com o guardião Leonino a vê-la .....passar.
Empate com sabor amargo para o Rio Ave que tudo fez para vencer, sendo que como diria um qualquer adepto da redondinha...."elas contam é lá ....dentro". 




Benfica 1 | Portimonense

Assim não...obrigado

Jorge Jesus pode ter a maior razão do mundo para ter efctuado este tipo de gestão no seu plantel, mas deveria ter também o bom senso para não exegerar na dimensão da mesma, tendo como referência todos aqueles ( foram perto de 30 mil...) que pagam bilhete para ver a sua equipa a proporcionar bons espectáculos como tem sido apanágio nesta época corrente.
Escalonar uma equipa com a inclusão de três "virgens" em termos competitivos nesta Liga ZON SAGRES , como foram os casos de Moreira, Luis Filipe e Carole, acrescentando ainda alguns jogadores com poucos minutos nas "pernas " como Roderick e Meneses e ficando apenas com o "perfume" de Aimar e a raça de Jara seria tarefa facilitada para qualquer apostador do Totobola, mesmo tendo em consideração a presença do último classificado da Liga.
Na primeira parte e pese embora o pouco futebol apresentado pela equipa de Jesus , o dominio de jogo esteve sempre pendente para os encarnados, mesmo que o seu resultado fosse inconsequente.
Este Benfica, diga-se em abono da verdade, pouco ou nada teve a ver com aquele que tem abrilhantado esta Liga ZON SAGRES e que esteve 18 !!! jogos a saborear a vitória como poucos o tem feito ao longo da história.
Foi uma equipa sem brilho, sem objectividade, sem pressão alta, sem desiquilibradores, enfim...faltou o melhor, os verdadeiros.... artistas, não descurando , claro está, a entrega dos que envergaram as camisolas com o simbolo da águia, mas, só entrega não chega....
O Portimonense é que não quis saber desta história e entrou na "festa" para receber o presente, disse obrigado e até um...dia.
A equipa de Azenha, conseguiu mesmmo a proeza de entrar a vencer sem saber bem como, ou seja, saber, soube, já que Roderick evidenciou toda a sua imaturidade num corte totalmente desnecesário com o braço no interior da área encarnada.
Jesus para a segunda parte ainda tentou reduzir o "estrago" e oferecer algum futebol com alguma qualidade aos fiéis adeptos benfiquistas através das entradas de Gaitan e de Sálvio, sendo que apenas deu para o....empate, já que o espectáculo ficou quiça nos camarotes da Luz, com Cardozo, Saviola e companhia lda , a assistirem de forma relaxada, à mediocridade que os seus colegas de ...treino patentiavam em pleno relvado.
Ainda antes do empate, haveria de aparecer o toque artistico de Helder Castro que parou no poste de Moreira, numa das raras investidas dos Algarvios na segunda metade.
O empate, esse surgiu através do jogador mais produtivo da Liga, de seu nome...Nuno Golos , perdão Nuno Gomes, o qual mais uma vez fez prevalecer toda a sua experiência para se posicionar no sitio certo à hora certa, para ....facturar.
E assim foi que apareceu o empate para o SL Benfica,  após um ano de jejum do mesmo, num jogo que ficará registado como o jogo em que Jesus estendeu a mão para Azenha, num sinal de redenção, após massacre registado pelo mesmo na sua última visita à Catedral....





Leiria 0 | Porto

Abram alas ao novo....campeão
Villas Boas prometeu e cumpriu...
Este FC Porto não facilita nesta sua impressionante caminhada rumo ao titulo de campeão da Liga ZON SAGRES 2010/2011, sendo que apresenta números deveras elucidativos no que concerne ao seu real estatuto de lider imaculado, com 21 vitórias e apenas dois empates.
Estes são números que traduzem e bem o mérito do lider , sendo que outros factores que terão ocorrido até à data apenas servirão para nos desviar do óbvio...este FC Porto foi de longe a equipa mais regular desta competição e com isso alcancará justificadamente o prémio final, mesmo não tendo sido a equipa que melhor futebol praticou.... mas como para esse item ainda não foi instituido nenhum troféu, ele simplesmente ficará retido no presente, ficando isso sim , o registo futuro de mais um titulo para os Dragões.
Neste jogo de Leiria, Villas Boas não facilitou mesmo e em contra ciclo com o seu arqui rival, entrou de inicio com todas as suas "armas", pese embora o importante compromisso Europeiu de quinta feira ante dos Moscovitas do CSKA....tire-se o chapéu ao risco assumido pelo jovem técnico Portista...
Inicio de jogo com Belluschi em destaque, quer através de duas boas oportunidades, quer através de duas quedas em plena área Leiriense para indeferença do árbitro da partida.
Hulk ainda haveria de dar uns toques "artisticos" para culminar com remate potente sobre a barra de Gottardi, dando claro sinal que todo o pendor atacante do FC Porto em Leiria, teria de ser efectivado com golos, mais minuto, menos minuto, tal a diferença competitiva apresentada por ambos os conjuntos.
E nada melhor do que o homem do momento, de seu nome Guarin ( qual heroi de Moscovo...) para enviar nova "bomba", sendo que desta vez caiu bem perto do castelo da cidade do Liz, com o prejuizo material a "cair" em cima da União local.
Pouco tempo depois e com o azul a ser a única cor predominante além do verde do relvado, seria a vez de Hulk e de Falcão colocarem à prova os dotes de ....Gottardi, na sequência de um autêntico vandaval...azul e branco.
Mas Hulk haveria mesmo de facturar num lance muito , mas mesmo muito duvidoso na área Leiriense num suposto derrube de Gottardi ao enérgico avançado Brasileiro, sendo que bem antes do contacto, já o "incrivel" sobrevoava o heroico guardião Leiriense.
Vitória inquestionável do FC Porto num jogo de sentido único, ficando o resultado final como escasso para tanto dominio azul, embora os três pontos coloquem a equipa de Villas Boas a apenas 6 pontos do titulo de campeão, quando os seguintes adversários dão pelo nome de Académica e ...SL Benfica...


...............................................................

Declarações a quente ....















Couceiro ( Treinador do Sporting )
« A equipa entrou mal, lenta a circular a bola e com pouca agressividade, frente a um Rio Ave organizado e moralizado»
A equipa entrou mal e saiu.......mal. 



Carlos Brito ( Treinador do Rio Ave )

«É um resultado de toda a injustiça. Dou os parabéns aos jogadores. Foram 85 minutos de clara superioridade».
E não é que os cinco minutos em que o Sporting conseguiu equilibrar as coisas deram mesmo para o ....empate.....como é lindo e imprevisivel o futebol...



Nuno Gomes ( avançado do SL Benfica )
«Sou mais um do plantel. Quando me dão oportunidades, procuro justificar e aproveitar para provar que estou vivo.» 
É a prova de que ...para marcar, basta ....jogar.






Carlos Azenha ( Treinador do Portimonense )
 «Hoje, passado um ano, com o último classificado, vim aqui provar que não sou um atrasado mental.»
Então Carlos,  foi preciso esperar tanto....tempo.






João Moutinho ( médio do FC Porto ) 
«Queremos acabar o campeonato sem derrotas»
Bem, já só faltam sete jogos e sete adversários motivados para ...contrariar.



Pedro Caixinha ( Treinador da U.Leiria )
«Acredito que esta equipa ainda pode fazer muitas coisas boas neste campeonato. Vamos por exemplo tentar vencer o Sporting.» 
Sem dúvida alguma , bem mais concretizável que este FC Porto....




..................................................................




















Bota em Cima


Guarin ( médio colombiano do FC Porto )

Bem, esta distinção serve para distinguir um jogador que tem sido algo sobrevalorizado no futebol Português , sendo que é um exemplo de raça e de espirito competitivo, dem à imagem deste FC Porto 2010/2011.
Em Leiria, Guarin deu-nos o prazer de presenciar mais um momento inspirador através de um remate potentissimo de fora da area que bateu inepelávelmente o guradião Gottardi.
O mesmo efeito, "provou" o guardião Russo do CSKA Moscovo..Ankifeev na passada quinta feira, num review apetecivel.
Seguem então em baixo estes dois belos momentos de futebol para apreciar com ....prazer e sem...clubites.




CSKA 0-1 FC Porto ( 1/8 final - Liga Europa )










Leiria 0-2 FC Porto ( 23ª Jornada Liga ZON SAGRES )









............................................

Bota em Baixo


A verdade...desportiva




Benfica1 | 1Portimonense

Embora compreenda em parte a gestão efectuada por J.Jesus, não poderei deixar aqui a minha opinião pessoal, sendo que a mesma aponta para um exagero algo desrespeitoso para com os 30 mil espectadores presentes no Estádio da Luz e para a própria Liga, a qual fica algo desvirtuada neste jogo.
Claro que o SL Benfica fez a sua opção na gestão de um plantel tendo em vista futuros compromissos e que o Portimonense apenas agradeceu tamanha benesse, mas não havia necessidade de grotesco...exagero, para bem de um campeonato que se espera com VERDADE DESPORTIVA.

...................................................

5 comentários:

Pudget disse...

Boas Mattos, então cá vão as minhas opiniões:

"[Porto] mesmo não tendo sido a equipa que melhor futebol praticou.... mas como para esse item ainda não foi instituido nenhum troféu" - eu acho que o troféu para o melhor futebol praticado é mesmo o número de espectadores ques e deslocam ao estádio para ver a equipa X, Y, Z. esse é na minha óptica o troféu mais verdadeiro em termos de qualidade de futebol"espectáculo". Creio que as pessoas têm a noção errada ao confundirem futebol espectáculo com qualidade futebolística. Um campeonato ganho é feito de regularidade e não de futebol espectáculo. É a regularidade que fica para a história, e se olharmos bem o Manchester United tem deixado o seu nome vincado nessa mesma história enquanto que o Arsenal vai ser sempre aquele nome que jogou futebol espectáculo e nunca venceu nada com isso, a não ser cada vez mais adeptos nos eu estádio.

Em 2º lugar não creio que os meios de comunicação sobrevalorizem o Guarín, longe disso, Tem raça, tem entrega e tem o seu próprio futebol. Não é um futebol feio de fintas e dribles graciosos, tem a sua aplicação e funcionalidade, e assim sendo creio que é um muito bom futebol no contexto em que é usado. Uma chave inglesa não trabalha parafusos estrela, mas para apertar porcas serve bem mais que uma chave Phillips. O Guarín é utilizado nesse mesmo sentido.

Vitórias num campeonato são sempre feitas de inúmeros factores, mas a gestão que um treinador faz, mesmo quando de risco, tem de ser consciente e humilde. Humildade é coisa que Jesus (talvez por ser filho do Pai!- piada) não tem. O Benfica empatou porque Jesus não foi humilde na construção da equipa e é óbvio que qualquer clube que jogue contra os 3 grandes quer levar pontos para casa, porque a sua glória é essa mesma; como não podem vencer campeonatos só lhes resta estragar os campeonatos a quem realmente os pode vencer.

Óptimo post como sempre e um tom bastante diplomático o que é sempre de louvar neste blog. Força aí!

Mattos disse...

Caro PUGDET...

Apreciei mais uma vez o teu comentário, recheado de objectividade e de ponderação, sendo que todos os pontos referenciados vão de encontro ao que foi publicado.
Mesmo em relação à regularidade, não restam dúvidas de que as vitórias e as conquistas se constroem através da mesma, ficando a nota "artistica" para o desfrute momentâneo , embora nunca esquecendo que esse mesmo futebol espectáculo arrasta...multidões, conforme tão bem é referido .
Quanto a Jesus, enfim, o homem não é perfeito como não o é, o comum dos mortais, tendo virtudes ( raça, capacidade de motivação como lider, tácticamente aguçado..., enorme experiência.. ) e alguns defeitos (conflituoso, egoista, arrogante...), mas está no coração de todos os benfiquistas, já que devolveu a alegria de jogar e a capacidade competitiva a uma equipa que andava à....deriva.

Direi mesmo que a classificação actual da Liga ZON SAGRES, reflete na perfeição o desempenho das equipas que nela participam.

P.S. Este tipo de comentários serão sempre uma enorme mais valia para este espaço que tem como objectivo a discussão de ideias e de opiniões independentemente das mais variadas cores clubistas.


Grande Abraço

Grande Abraço

Manuel Oliveira disse...

Amigo Mattos, realmente foi um exagero o nº de alterações na equipa do Benfica e o Naval é que não deve ter gostado nada da brincadeira.

Infelizmente para nós benfiquistas o título foi-se, mas desde o começo do campeonato que ficou comprometido. Houve erros nossos, mas também muitas responsabilidades alheias. Claro que os portistas nunca o vão admitir.

Abraço.

Bαиαиα disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kaique Pedaes disse...

Olá. É um covarde quem não trata o Porto como campeão. Não é que eu esteja desfazendo do Benfica. Mas é, sim, impossível alcançar a equipe comandada pelo Villas Boas, que por sinal, está fazendo um belissímo trabalho. E em relação ao Sporting, não há o que se falar. Depois da saída do Liédson, como eu sempre falo, a equipe não está tendo um grande matador lá na frente. Assim, fica impossível que a equipe também chegue ao Benfica, para tentar beliscar uma vaguinha na Champions. Mas independente de qualquer coisa, eu continuo afirmando que o título já é do Porto, e a vice-colocação, do Benfica. Abraço

www.net-esportes.blogspot.com