sexta-feira, 18 de março de 2011

Liga Europa - 1/8 Final ( 2ª mão )

paixaodabola... lado a lado com o fantástico trio Lusitano na Liga Europa....


Sexta, 18




Antes de iniciar o post propriamente dito, não queria deixar de expressar o meu orgulho em ser...Português, após ter presenciado um feito histórico  nesta quinta feira gloriosa para as cores Nacionais.
O apuramento das três equipas Portuguesas para os quartos de final da Liga Europa ( SL Benfica , FC Porto e SC Braga ), vem trazer algum brio Nacional ao tão ferido orgulho Nacionalista, no meio de uma crise politico-social que vem devastando o nosso querido Portugal.
Portanto deixem-me gritar bem alto...VIVA PORTUGAL.



Liga Europa
1/8 Final ( 2ªmão )
 













Resultados:


PSG1-1Benfica
Total da eliminatória : 2-3


Man. City1-0Dynamo Kyiv
Total da eliminatória: 1-2


Zenit2-0Twente
Total da eliminatória: 2-3


Spartak Moskva3-0Ajax
Total da eliminatória: 4-0


Porto2-1CSKA Moskva
Total da eliminatória: 3-1


Rangers0-1PSV
Total da eliminatória: 0-1


Villarreal2-1Leverkusen
Total da eliminatória: 5-3


Liverpool0-0Braga
Total da eliminatória: 0-1




Sorteio dos 1/4 Final:












7 Abril 2011


Porto20:05Spartak Moskva


Benfica20:05PSV


Villarreal20:05Twente


Dynamo Kyiv20:05Braga





.........................................................


Rescaldo das equipas Lusas......













PSG1-1Benfica
Festa em...Paris
Esta viagem a Paris seria encarada com alguma apreensão pelos responsáveis benfiquistas, já que tinha como opositor um adversário que muito fez em Lisboa para complicar as contas Europeias deste SL Benfica.
O jogo na "cidade da ...Luz" tinha um outro aliciante, que era a presença esmagadora de adeptos Lusitanos no Parc des Princes , pintando de vermelho um ambiente similar ao "nosso" Estádio da Luz, algo não muito visto nesta Europa do...futebol.
Inicio de jogo algo incaracteristico com ambos os conjuntos a denotarem falhas na ligação defesa/ataque, tornando o jogo num "novelo" sem ...ponta.
Com o Paris St.Germain a ter na ala esquerda a sua maior "arma" .... Nene , o qual atormentava a espaços Maxi Pereira  e contando com  a disponibilidade do incansável Chantôme e com a experiência do "veterano" Mekelele, antevia-se trabalho árduo ao Campeão Português para sair de Paris a ...sorrir.
Foi então que entrou em jogo a inspiração de Gaitan, que apareceu descaido na esquerda , olhou para a ..direita e rematou em sentido contrário, ludibriando o guardião Edél e fazendo o golo encarnado em Paris , fazendo "explodir " de alegria os milhares de adeptos encarnados de presentes no Estádio Gaulês.
Mas pouco depois surgiria o golo de Bodmer com excelente assistência de Erdlinc, empatando assim o jogo e relançando a esperança dos Gauleses em torno do objectivo proposto que passaria pela passagem à próxima eliminatória desta Liga cada vez mais...Portuguesa.
Na segunda parte apareceu então um Benfica mais pragmático que soube gerir da melhor forma a vantagem na eliminatória, tendo então logo no recomeço algumas boas oportunidades de "matar" o jogo através de Cardozo e Saviola.
Até final e já com Hoarau em campo a fazer brilhar Roberto numa oportunidade de "ouro" bem perto do términus da partida, Jesus resolveu conter os impetos dos homens de Kambouaré com a entrada de Martins, Peixoto e de ...Jardel numa cartada oportuna do lider que tenta devolver às Águias a glória Europeia entretanto...perdida.
Agora nos quartos de final , só dá mesmo para ...sonhar com a ..final de Dublin.





Porto2-1CSKA Moskva
Resolver logo à ....entrada
Decididamente o FC Porto não ..facilita e prova disso mesmo foi a entrada de rompante ante do CSKA Moscovo em pleno Dragão.
Hulk aos 45 segundos, resolveu rematar em arco na transformação de um livre directo descaido pela direita do seu ataque que contou com a inércia Russa na abordagem do lance, para facturar uma vez mais nesta Liga Europa e congelar as ambições de Love e companhia .
Após esse lance e sublinhe-se que tinham apenas passados alguns segundos de jogo, o FC Porto fez aquilo onde é.."Rei", que passa por uma gestão imperial do tempo de jogo, contando ai com artistas de alto calibre, casos de Moutinho e Fernando, nunca descurando os lançamentos para Falcão e Hulk que poderiam num ápice colocar a redondinha junto das redes de Ankifeev.
Ainda antes da meia hora, Guarin ( o jogador do momento...) deu a "estocada" que quase deitou o "touro" Soviético por Terra, num lance onde o guardião Internacional Russo ...facilitou, dando de "bandeja" a bola a James para o jovem Colombiano oferecer ao seu compatriota o segundo golo da partida.
Mas dando razão à frieza Russa, Wagner Love inventou a jogada que terminou com o remate vitorioso do jovem Sérvio Tosic, dando a ilusão de uma eliminatória em aberto, sendo que a mesma sempre esteve nas mãos e principalmente na cabeça de ...Villas Boas.
A segunda parte serviu-se fria por parte do FC Porto, contrastando com a vontade dos homens do Leste que ambicionavam reencender uma chama que parecia irremediávelmente...apagada, pese o esforço inglório do Treinador Russo que ainda lançou o Checo Nacid, na esperança de ganhar nas alturas , aquilo que estava perdido na...relva.
Final de jogo com a vitória ( mais uma...) da melhor equipa em campo, dando um claro sinal de amadurecimento competitivo numa competição ganha não só pelo talento mas também pela ..inteligência.
Depois de assegurar a conquista da Liga Lusitana, o FC Porto ruma a Dublim !!!, esse parece ser o destino final de uma equipa que teima em permanecer ao mais alto nivel na Europa.





Liverpool0-0Braga
O sonho...dura e dura.....

Bem, quem espera assitir ao Massacre de Anfield Road decerto terá ficado algo surpreendido por constatar que os Red Devils foram "amordaçados" por um conjunto de "guerreiros" vindos do Minho...Lusitano.
De facto este Barga de Domingos, que tem estado aquêm das expectativas no território Luso, resolveu dar cartas e que cartas nesta sua odisseia na Europa, sendo que após ter deixado pelo caminho Celtic e Sevilha e de ter derrotado o Arsenal, só faltava mesmo passar ostensivamente por cima do mitico...Liverpool de Meireles.
Não irei aqui falar de golos, porque não os houve mas irei descrever um pouco da crença, da humildade e da determinação de uma equipa que não tem milhões, mas que consegue afastar os..."papões".
Daglish procurou dar altura ao ataque do Liverpool, colocando lado a lado Kuyt e Andy Carroll, na ânsia de fazer do seu jogo rectilineo a sua maior força e com isso desgastar a defensiva Bracarense até ao limite, convicto que a mesma não resistiria a tamanhas investidas.
Mas Domingos contou com a concentração de Paulão e do Peruano Rodriguez para contrariar a vontade do técnico Inglês, tendo ainda na velocidade de Alan o seu contra ponto para a variação necessária num jogo que deveria estender-se para alêm do meio campo Arsenalista.
É verdade que Reina não teve noite de trabalho árduo, mas o mesmo se poderia aplicar a Artur Morais, o qual só na segunda parte susteve alguns remates com selo de golo pelos homens da cidade dos Beetles, com o destaque a pertencer a Skrtel, que a dez minutos do final fez tremer um empate inteiramente justificado pela  equipa de Domingos.
Foi escrita mais uma página dourada no "livro" Bracarense, que assim continua a fazer história, apenas esperando saber qual será a sua ...conclusão final.
Braga junta-se assim a SL Benfica e FC Porto nuns quartos de final que prometem ser ....históricos e inesquéciveis para o futebol Português.

.............................................................

1 comentário:

Manuel Oliveira disse...

Feito sem precedentes amigo Mattos.
É de orgulhar qualquer português que se preze. Porém, será que os senhores das associações vão estragar tudo no sábado?

Abraço.