quarta-feira, 9 de março de 2011

Liga ZON SAGRES - 22ª Jornada

paixaodabola na jornada quente da Pedreira de Braga.............

Terça, 08


Liga ZON SAGRES
22ª Jornada










Resultados :










Académica0 | 0Leiria




Porto2 | 0V.Guimarães




Marítimo0 | 1Rio Ave




V.Setúbal0 | 0Olhanense




Sporting1 | 0Beira-Mar




Braga2 | 1Benfica




P. Ferreira0 | 0Naval




Portimonense1 | Nacional







Classificação :



















J     V    E    D     GM   GS 

Pts


1Porto







22      2020517        

62


2Benfica







2217054519

51


3Sporting







2210663325

36


4P. Ferreira







228952222

33


5V.Guimarães







229582528

32


6Braga







229493629

31


7Nacional







228681924

30


8Leiria







228591925

29


9Olhanense







2261061921

28


10Rio Ave







2275102226

26


11Beira-Mar







2251072325

25


12Académica







2266102735

24


13Marítimo







2257102125

22


14V.Setúbal







2248101731

20


15Naval







2237121837

16


16   Portimonense   







2236132038    

15







Próxima Jornada :

Jornada nº 23









Beira-Mar | P. Ferreira11/Mar20h15
 SPORTTV1

Rio Ave | Sporting12/Mar18h15
 TVI

V.Guimarães | V.Setúbal12/Mar20h15
 SPORTTV1

Naval | Marítimo13/Mar16h00

Nacional | Académica13/Mar16h00

Benfica | Portimonense13/Mar20h15
 SPORTTV1

Leiria | Porto14/Mar20h15
 SPORTTV1

Olhanense | Braga27/Mar16h00


.................................................................


Rescaldo dos candidatos :














Porto 2 | V.Guimarães
 Sempre a ....somar















Bem, uma coisa é indesmentivel...
Um campeão constroi-se tendo como base a regularidade ao longo de uma época e ai este FC Porto de Villas Boas é simplesmente o ...melhor.
Os azuis e brancos até podem não apresentar o futebol envolvente e vibrante do SL Benfica, mas apresentam uma impressionante dinâmica de vitórias nesta Liga , tendo apenas concedido dois!! empates e continuam a somar vitórias atrás de ...vitórias para desespero do seu perseguidor directo que cada vez mais se conformará em ser apenas...segundo ( o primeiro dos últimos...).
Sem Hulk, cedo se percebeu que este seria um jogo de paciência para o Dragão, já que lhe faltava o rasgo "explosivo" do seu jogador mais desiquilibrante, sendo que a presença de Falcão e do talentoso James Rodriguez , davam aos azuis e brancos a expectativa de fazer aquilo que o "povo" gosta de ver ...o golo.
Cedo se percebeu que Belluschi padecia de falta de inspiração e que dificilmente João Moutinho se estrearia a marcar pelos azuis e brancos nesta Liga ZON SAGRES, servindo de consolação para o ex.capitão do Sporting a sua real importância na manobra ofensiva do FC Porto.
Com um Vitória a apostar no contra golpe, tendo para isso apostado num ataque com a inclusão de Toscano e do veloz Targino, foi uma primeira parte dominada por algum equilibrio a antever dificuldades ecrescidas para os comandantes da Liga Portuguesa.
Perto do "habitual" minuto 68, o FC Porto marcou mesmo, através de uma desmarcação primorosa de James, servindo o seu compatriota Falcão para o letal avançado Colombiano...facturar.
Com o Vitória algo encolhido no seu meio campo defensivo à espera de uma "escorregadela" do Dragão ( que não viria a acontecer...), foram mesmo os azuis e brancos a aumentar a contagem para o 2 a 0 final , agora com Ruben Micael a isolar Cristian Rodriguez ( qual ressuscitação...) para o Uruguaio marcar de forma eficaz.
Numa segunda parte inspirada dos azuis e brancos, foi com alguma naturalidade que aconteceu mais uma vitória no reino do Dragão para desconsolo dos milhões de benfiquistas que ansiavam por uma qualquer "queda" do Dragão que tarda em ...acontecer, consolidando a liderança numa Liga cada vez mais ...azul.





Sporting 1 | Beira-Mar

 Um pontapé na....crise
 Dizem os "especialistas" que depois de um ciclo de derrotas, nada melhor do que uma vitória para "sarar" feridas e para limpar tamanha mancha no percurso de um Leão algo "triste" e resignado  um  infortúnio pré anunciado.
Este Beira de Rui Bento ( substituiu Leonardo Jardim !!! ), aparecia como "presente envenenado" perante este Leão que tardáva em sair do cada vez mais "enrolado" novelo de problemas e de soluções, procurando apenas acabar o resto da época com...dignidade, qual doente terminal.
Foi um inicio de jogo em que o Sporting dominou por completo um Beira Mar afoito mas pouco mais do que isso, tendo apenas em Élio o seu elemento capaz de causar alguma ferida de monta na equipa de Couceiro, o qual apostava na rapidez de Salomão e na inspiração de Postiga para alcançar a tão ansiada ...vitória.
As oportunidades surgiam com naturalidade, quase como a antever uma vitória inesperadamente ...fácil, mas como essa mesma palavra não tem abundado no vocabulário Leonino desta temporada, seria preciso uma espera mais prolongada para ver tamanho desfecho com simbolo vitorioso para o Leão.
Bem antes do intervalo, aconteceria um dos momentos mais polémicos da partida com o Beira Mar a queixár-se da equipa de arbitragem de Hugo Pacheco ao invalidar um pretenso lance irregular de Élio, que terá beneficiado de um suspeito fora de jogo para marcar aquele golo que nunca o chegou a ...ser.
Com a equipa Aveirense a não conseguir fazer do contra ataque a sua maior arma, o Sporting esperou até ao minuto setenta e sete para conseguir convencer Hugo Pacheco de um desvio de Élio com o braço !! ( Élio esteve imparável...) e a partir da marca dos onze metros, finalmente marcar o golo decisivo com Matias Fernandés a atirar com convicção para desespero de Rui Rego, sendo que na sequência deste lance , Élio seria alvo de expulsão, deixando a sua equipa castrada em termos de conseguir algo mais do que a indesejada...derrota.
Vitória importantissima do Sporting, que assim se mantêm num terceiro lugar na Liga ZON SAGRES, sendo que este será o seu unico objectivo para uma época que tem sido pouco mais do que deprimente, ansiando pelo inicio de uma próxima que terá forcosamente de ser ...muito mas muito melhor...






Braga 2 | 1 Benfica

Um adeus...anunciado
Este seria um jogo de extrema importância para definir o ainda estatuto de ....renovação de um titulo cada vez mais distante por parte do SL Benfica, sendo que jogando em Braga contra uma equipa que tem "espantado" a Europa do futebol e  que tinha como factor de motivação extra, a quebra de uma invencibilidade a todos os niveis impressionante por parte do seu adversário, seria tarefa complicada para quem joga atrás de um prejuizo quase irrecuperável.
O adeus ao titulo não ficou hipotecado em Braga, mas sim num inicio de temporada catastrófico por parte da equipa de Jesus e num FC Porto que tem patentiado um nivel competitivo bem acima da média, tendo este jogo disputado na "Pedreira" de Braga servido para "esvaziar" um balão que voava bem alto, mas que dificilmente nesta Liga deixaria de perder algum do seu....gás.
Com Jesus a abdicar dos seus elementos mais desiquilibradores ( Gaitan e Sálvio ), parecia abdicar ele mesmo de uma competição que teimava em fazer sonhar os mais positivistas adeptos encarnados, fazendo quase como que uma escolha em prol de alcançar um qualquer dos objectivos pré definidos ao invés de se colocar no rol do....quase ganhei , mas nada venci...
Com o Benfica a entrar melhor na partida e com o Braga a ser perseguido pelo indesejado infortúnio das lesões , foi com alguma naturalidade que os encarnados se colocaram em vantagem por intermédio do incontornável...Saviola após recarga vitoriosa a um livre cobrado por Carlos Martins.

Com o Benfica a comandar no marcador, parecia embalada a 19ª vitória consecutiva para a Liga, embora o futebol produzido em solo Bracarense não fosse o habitual, ficando aquém do patentiado ao longo desta série digna de figurar num qualquer quadro de menção honrosa.
Mesmo a praticar um futebol com pouco "brilho", o Benfica conseguia a espaços fazer aquilo que tão bem sabe...a transicção defesa-ataque era executada com alguma objectividade, faltando apenas a complementação das "asas" para finalizar o habitual futebol eficaz , tendo ai um claro défice na inclusão de Meneses e de Jara.
Perto do intervalo surgiria o momento chave do encontro com Javi Garcia a enrolar-se com Alan bem perto da linha lateral num movimento que se iniciou com infracção por parte do jogador Bracarense e que terminou da pior forma para o regular médio encarnado, tendo Xistra punido apenas o Espanhol e validado os enérgicos protestos do banco Arsenalista, deixando a equipa campeã nacional em inferioridade numérica para o resto do encontro.
Javi Garcia , enfim , embora não tenha sido o único vilão desta história que teve no experiente Alan, o "mágico" oportuno, pôs-se a "jeito" perante um árbitro algo....permissivo, sendo que nada justifica o acto do trinco encarnado.
Na sequência do lance, Hugo Viana fez aquilo que tanto gosta de fazer na cobrança de um livre "arqueado" que teve em Roberto a cumplicidade necessária para colocar o Braga em igualdade no marcador, ficando o guardião Espanhol muito mal na ...fotografia.
Após o intervalo, e com as entradas de Gaitan e de Kardec pelos encarnados que nada trouxeram a um jogo que parecia condenado ao empate, eis que surgiu o golo daquele que tinha também entrado como última opção Bracarense e que viria a ser peça fundamental de uma vitória que haveria por ditar por terra as ténues aspirações benfiquistas ao titulo nacional. Mossoró através de um pontapé cheio de convicção bateria Roberto, colocando um ponto final de uma partida que teve mais de emocional do que...... racional.
Enfim ganhou o Braga , tendo ganho com algum mérito mas não descurando a preciosa ajuda de Garcia, Alan, Mossoró, Jesus e ....Xistra, todos eles elementos desiquilibradores de uma partida sem grande ....sal.
E o titulo ficou definidamente adiado para outras....andanças...

...............................................................



Declarações a quente....












Villas Boas ( Treinador do FC Porto )
«Mas nós já sabemos como é: as vitórias do F.C. Porto são difíceis e complicadas, as dos outros é que são fantásticas e espectaculares, no último minuto.»
Ó André, o FC Porto é lider de pontos mas ......não o é no futebol, espectáculo....






Manuel Machado ( Treinador do V.Guimarães )
«Eu pergunto o que se passou neste jogo tão de especial para haver sete amarelos e um vermelho, em contraponto com zero cartões para o adversário.»
E perguntas muito bem, pena é que não tenhas muitas ....respostas.



José Couceiro ( Treinador do Sporting )
«Foi um jogo diferente do jogo com o Benfica, com uma motivação diferente, por isso o que se passou não teve nada a ver com falta de atitude. Tem sido uma época difícil.»
O problema do Sporting neste momento é mesmo a ...motivação. 







Rui Bento (Treinador do Beira Mar )
«Não quero culpar o árbitro por tudo o que aconteceu esta noite aqui em Alvalade, até porque este é o meu primeiro jogo na Liga e não quero entrar por aí.»
Não querias mas .....entraste....bem vindo à primeira Liga ...Rui.... 



J.Jesus ( Treinador do SL Benfica )
«Como treinador, posso criticar as arbitragens, pois é futebol, faz parte do jogo.»
Podes criticar , mas não podes mudar a história do ...jogo. 


..........................................................

 













Bota em cima 




FC Porto








Independentemente da qualidade do seu futebol não ser comparável à do seu arqui rival, existe algo que é indesmentivel e que é um facto adquirido : O FC Porto versão 2010/2011 é uma máquina competitiva como poucas no panorama Europeu, sendo que mesmo num campeonato de média expressão como é o caso do Português, não deixa de ser impressionante o percurso do actual lider da Liga ZON SAGRES, que tem como performance 20 vitórias e 2 empates e, conquistando 62 pontos em 66 possiveis.
São números que traduzem uma liderança inquestionável de uma equipa que interioriza a palavra "vencer" como poucas equipas o fazem e ano após ano continua a ser uma "trituradora" de titulos , apenas contrariada pela magnifica época de abertura do reinado de Jesus no SL Benfica.
O FC Porto continua a ser uma equipa em que o meio termo não se aplica, ou seja, ou se ama e venera ou se odeia e despreza-se, mas nunca deixará de cair na indeferença, sendo um clube de referência em Portugal e no Mundo.



Bota em Baixo



Lance entre Javi Garcia e Alan no Braga vs SL Benfica


Este sem dúvida que foi um lance que marcou o escaldante encontro entre Arsenalistas e Benfiquistas, no qual se condena as acções praticadas pelos intervenientes ( J.Garcia, Alan e Xistra ), sendo que o único penalizado acabou por ser o aguerrido médio defensivo Espanhol do SL Benfica, ficando por punir a dura entrada de Alan , tendo ai entrado o "factor casa"  numa decisão tomada a quente por parte do árbitro da partida Carlos Xistra.
Não querendo por via deste pequeno video , condenar quem quer que seja, mas convenhamos que a equipa de arbitragem composta por quatro elementos foi completamente iludibriada pela acção de Alan e pela reacção de todo o banco Arsenalista , assinalando apenas ao gesto evitável de Javi Garcia , branqueando a causa raiz , também ela passivel de cartão vermelho.
Em baixo, video relativo ao lance que dissipa qualquer dúvida em relação ao mesmo...
A ver com atenção e com isenção.....



Expulsão de Javi Garcia no Braga vs Benfica....

.................................................................

5 comentários:

gmattiollo disse...

Derrota do Benfica e vitória do Porto, acho que agora as chances das águias acabaram....
Mas o 2º lugar está garantido, isso é bom!

Abraço

http://gremista-sangueazul.blogspot.com/

Gabriel Campi disse...

Derrota do Benfica e triunfos de Porto e Sporting, que seguem bem na parada.

Abraços!

www.blogfutebolnaveia.blogspot.com

Ricardo Rodrigues disse...

Boas noites eu já tinha visto isto em algum lado, pois expulsar jogadores do SLB quando estes são os próprios a sofrer a falta nunca antes visto.
E ainda o factor casa e o factor banco a pedir agressão que para mim nunca ouve e se virem bem as imagens o Javi faz uma rotação com todo o corpo e o contacto físico ocorre na barriga e não na cara como fez parecer o Alam agora sejam humildes pelo menos uma vez na vida e digam lá se não tenho razão?
Isto foi apenas um pretexto para afastar a pressão sobre o Porto coisa que para mim não era necessário, pois com o bom campeonato que estão ambos a fazer e acabaram com o que de melhor se estava a passar que era a luta pelo 1º lugar em fim.

Ricardo Jorge Rodrigues disse...

«A palavra lei deveria ser impronunciável para Pinto da Costa»
O presidente do FC Porto disse que o Benfica julga estar acima da lei e o Benfica não deixou passar em claro, respondendo através do director de comunicação, João Gabriel.

«Há palavras que deviam queimar na boca de algumas pessoas. A palavra lei, na boca desse senhor, deveria ser impronunciável. Estamos a falar de alguém que foi condenado por corrupção activa pela justiça desportiva, e só não o foi também pela justiça civil porque esta não entendeu as escutas telefónicas como meio de prova. Por isso, sobre quem está acima da lei, em baixo ou ao lado, estamos conversados», disse João Gabriel.

Aqui se ve a claridade desportiva do pinto da costa sim?

Mattos disse...

Caros...

Giovani, realmente é um facto incontornável...
O FC Porto tem caminho aberto rumo ao titulo, para mal da competividade do campeonato Português.
Mas ganha a regularidade e ai o FC Porto tem sido imparável.....

Amigo Ricardo
Estou de acordo em relação à falta grosseira de Alan, sendo que esta deveria ter sido punida com vermelho, sendo que apenas foi réu e condenado o Javi Garcia, se bem que justo, teria sido ..expulsão dupla, já que o movimento do aguerrido médio defensivo encarnado não é ....de um anjinho.
Já em relação ás declarações de Pinto da Costa, vindo de quem vem ( o mestre do sarcasmo e do cinismo ...) nem vou fazer mais comentários...


Abraço