sábado, 12 de fevereiro de 2011

Paixão com...sentido

paixãodabola entrevista os verdadeiros apaixonados  da ...bola.

Sábado, 12



O sentir do...Juiz


Na  sequência da entrevista anterior em que ficamos a saber algo mais em relação à...paixão benfiquista, expressa de forma bem apaixonada pelo nosso camarada destas lides...J.Menaia, resolvemos entrevistar um ex.árbitro de futebol ( Nacional e Distrital ) a fim de sentir o verdadeiro estado de espirito do "homem do apito".
O entrevistado foi o sr. João Brunheta, o qual nos deu a honra de nos transmitir o seu verdadeiro testumunho nestas andanças, respondendo de forma objectiva e frontal a muitas das perguntas que nos assolam o subconsciente ao longo das jornadas futebolisticas.
Esta entrevista esclarece algumas das interrogações em redor da personagem mais imcompreendida do mundo do futebol, deixando desde já um ...muito obrigado, pela total disponibilidade demonstrada, sendo que aconselho a seguir com atenção, uma entrevista que considero uma enorme mais valia para este espaço que desperta cada vez mais...emoções e paixões .


Entrevista... paixão da bola

João Brunheta
( ex.árbitro de futebol )


1-Como nasceu o “bichinho” pela arbitragem ?
Foi um caso meramente casual. Como gostava de futebol e tinha pouca habilidade para ser um jogador com visibilidade, procurei uma forma de continuar ligado ao futebol e a arbitragem foi uma delas.

2- Conta-nos um pouco sobre o teu percurso ao nível da arbitragem.
Estive 14 anos ligado à prática da arbitragem. Nos primeiros 7 anos de actividade com mais apetência para fiscal de linha, tanto a a nível distrital como nacional.

3- Qual é a sensação de entrar dentro do terreno de jogo e sentir que se é o centro das atenções.
A grande sensação é não perceber como é que podemos ser o centro da atenções, quando os verdadeiros artistas não somos nós, mas sim os jogadores.

4- Qual foi a situação mais complicada que passaste enquanto árbitro ?
Como fiscal de linha, foi num jogo do nacional, onde ocorreu  já no final do jogo, uma invasão de campo. Foi muito difícil a saída do terreno de jogo, pois entrei em confronto directo com os adeptos, sendo que uma “alma” caridosa me retirou de dentro do campo a …tempo.

5- O que é necessário para se ser um bom árbitro ?
Ter dom natural para o cargo, boa estampa física, autonomia económica e laboral e ser na vida social um exemplo para toda a comunidade.

6- Como vês o actual panorama da classe arbitral do futebol Lusitano?
Tirando um caso ou outro mais polémico, a arbitragem Lusitana está no bom caminho e para isso contribui as boas condições materiais e logísticas, que hoje lhe são inerentes.

7- Acreditas que o árbitro, consegue ter a isenção sempre ao seu lado ?
Enquanto os árbitros não tiverem a sua autonomia própria, serão sempre reféns das entidades que organizam o futebol, por tal, ás vezes são tentados a prestar vassalagem  a fim se serem promovidos ou a evitarem a terrível despromoção no final de cada época.

8- Decifra-me esta grande dúvida  : Se o árbitro apenas marca o que vê, como é possível ocorrerem tantos lances polémicos em que claramente se verifica que o mesmo apenas  se limitou a usar a ….intuição ?

O árbitro, efectivamente só pode marcar o que vê, a intuição é meramente marcada pela subjectividade do observador ou pelas várias repetições da T.V., que depois podem levar a essa ideia , da marcação…intuitiva.

9 – O apadrinhamento ainda funciona no seio da arbitragem em detrimento do valor de cada um e da sua real capacidade ?
Sem dúvida, é o grande “calcanhar de Aquiles” do futebol em Portugal e não só.

10- Qual é o teu clube ? Como analisas o seu desempenho nesta  época ?
Benfica. Para as expectativas criadas após o titulo nacional, tenho que considerar um desempenho…negativo.

11- Como tens visto as arbitragens até à data na Liga ZON SAGRES 2010/2011 .Achas que de facto os ditos “grandes” de Portugal são os mais beneficiados ?
Como referi numa pergunta anterior, é mais fácil errar a favor dos “grandes” de Portugal, pois são eles que “podem” promover ou despromover um árbitro.

12- Qual a tua opinião sobre o caso mediático...Apito dourado ?
Matéria apenas para ocupar os “Média” . Em Portugal, o futebol é terreno sagrado que ninguém ousa “atropelar” , pois muitas  “cabeças” rolariam.

13- És a favor da profissionalização dos árbitros ? Porquê ?
Não. Basta observar o que se passa nas Ligas Europeias , onde existe a profissionalização. O erro continua a existir , apenas não se dá tanto ênfase em debates nos programas desportivos da T.V.

14- Acreditas que existe de facto corrupção e que o tão badalado "sistema" ainda se movimenta nos bastidores ?
O sistema nada mais é que a procura da salvaguarda dos interesses de cada um. Por isso, ás vezes , não se olham a meios para obter o melhor resultado possível e quem paga é sem dúvida o mais ..fraco.

15- O que é que falta à Liga Portuguesa para ser mais competitiva e para se impor como uma Liga ao nível das melhores da Europa ?
Capacidade económica para segurar os melhores jogadores. Acabar com as mentalidades do poder instituído ao longo do tempo e arejar a Liga Portuguesa com ideias, mudando os dirigentes actuais.

16- Visitas regularmente o ..paixaodabola ? Que opinião tens sobre o blog ?
Não visito o blog, porque não tenho por hábito “ estar com o computador”. Sou um “animal de rua”.

17- Qual a tua opinião sobre a "explosão" de blogues sobre futebol no universo cibernáutico e a sua importância ?
Como não sou cibernauta, não posso emitir opinião.

18- Completa a frase : Futebol é ….
….Paixão sem razão.


Penalty :


1- Melhor jogador do mundo ?
Messi

2 - Melhor jogador da Liga Portuguesa ?
Hulk

3 - Melhor árbitro Português ?
Pedro Proença

4 - Um desejo ?
Benfica ..campeão.

5 - Uma desilusão ?
Benfica não ser..campeão.

6 - Uma certeza ?
Serei sempre do Benfica.

7 - E para finalizar, uma conclusão....

A capacidade de compreender o fenómeno da arbitragem está inteiramente dependente da análise subjectiva de cada um e acima de tudo das organizações do futebol nacional e mundial.  Enquanto os interesses desportivos, nomeadamente os resultados finais de cada jogo forem o “fiel da balança” para suportar os investimentos feitos, a arbitragem nunca deixará de ser polémica e continuará a ser refém dos monopólios clubistas.
.............................................................

1 comentário:

gmattiollo disse...

Legal essas peguntas diretas do penalty e concordo a 1,2 e 3... A 4,5 e 6 só mudaria o nome do time na minha resposta, hehehe....

Abraço

http://gremista-sangueazul.blogspot.com