quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Liga ZON SAGRES - 20ª Jornada

paixaodabola na jornada do derbie ...eterno

Terça, 22


Liga ZON SAGRES
20ª Jornada










Resultados :









Porto3 | 0Nacional *








Leiria0 | 1V.Guimarães




Portimonense1 | 1Olhanense




Académica0 | 1Rio Ave




V.Setúbal1 | 1Naval




Marítimo1 | 0Beira-Mar




Braga1 | 2P. Ferreira




Sporting0 | 2Benfica





* Jogo disputado a 26/01/2011


Classificação :


















JVEDGMGS

Pts
1Porto               







20     18    2     0      46     7      

56
2Benfica







2016044216

48
3Sporting







209653224

33
4V.Guimarães







209562524

32
5P. Ferreira







207852022

29
6Leiria







208481924

28
7Braga







208393428

27
8Olhanense







206951918

27
9Nacional







207581723

26
10Beira-Mar







2051052323

25
11Marítimo







205782022

22
12Rio Ave







2055102026

20
13Académica







2055102535

20
14V.Setúbal







204791729

19
15Naval







2035121837

14
16Portimonense







2025131837

11



Próxima Jornada :
Jornada nº 21








V.Guimarães | Académica25/Fev20h15  SPORTTV1


P. Ferreira | V.Setúbal26/Fev16h00

Olhanense | Porto26/Fev20h15TVI

Rio Ave | Leiria27/Fev16h00

Beira-Mar | Portimonense27/Fev16h00

Benfica | Marítimo27/Fev18h00 SPORTTV1

Nacional | Sporting27/Fev20h15 SPORTTV1

Naval | Braga28/Fev20h15 SPORTTV1


......................................................

Rescaldo dos candidatos....












TROFÉU Liga ZON SAGRES






Sporting0 | 2Benfica

A marca do...Campeão
Mais um derbie Lisboeta, considerado como o derbie...eterno, sendo que mais uma vez dividiu corações e...razões.
Este clássico do futebol Lusitano, apresentáva-se nesta altura com algumas nuances , estando os "velhos" rivais  separados pontualmente e animicamente de forma bastante acentuada, com o Leão em profunda "depressão" com o pensamento num futuro, que demora a chegar , sendo que a Águia vive o presente de forma efusiva e vibrante , sonhando ainda com inúmeras ...conquistas.
Com o Estádio Alvalade XXI a "vestir-se" de verde com alguns pigmentos de ...vermelho, numa assistência record nesta época desportiva, o Sporting entrava em pleno relvado com uma equipa inicial pouco condizente com o seu imenso historial, ficando claramente fragilizado com a saida de Liedson, sendo que nomes como Grimi, Torsiglieri, Cristiano, Matias Fernandez ficam muito aquém do desejável, ficando o "quadro" mais "esborratado" se olhassemos apenas para o banco de suplentes, constituido por: Tiago, Abel, Maniche, Salomão, Nuno André Coelho, Saleiro e Zapater, convenhamos que é muita pouca "garra" para tamanhas ambições tidas pelo...Leão.
Quanto ao SL Benfica e apesar da saida do "menino bonito" da Luz...David Luiz, apresentáva-se com uma dinâmica de vitórias impressionante, consolidada com algumas exibições de encher de orgulho a "nação benfiquista" e com algumas das suas "pedras" em excelente momento de forma, casos de Gaitan, Saviola, Coentrão, Javi Garcia, Luisão.....
Seria à partida um jogo algo desiquilibrado, atendo apenas aos aspectos anteriormente mencionados, embora sabendo que nestes jogos  o passado recente pouco importa, prevalecendo a motivação de ganhar mais do que um simples jogo e este certamente não seria um jogo qualquer.....
Entrada audaz do campeão nacional, com Gaitan a "disparar" ao lado da baliza de Patricio ainda nos momentos iniciais da partida, aparecendo o golo que deu vantagem aos comandados de Jesus perto dos quinze minutos num "chuta pra frente.." de Patricio, directamente para os pés de Gaitan, que serviu o compatriota Sálvio de forma exemplar, com Grimi a ...observar a bola no fundo da baliza verde e branca.
Mas aos poucos foram aparecendo algumas personagens que tentavam sair do " anonimato", casos de Yanick Djaló através da sua velocidade algo...inconsequente e de Soares Dias através dos seus cartões algo.... consequentes, dando assim a ideia de um certo equilibrio de ...forças, que não viria a acontecer.
Bem perto do intervalo e com Soares Dias no auge do seu "interessante" critério pouco critorioso, haveria de acontecer o inevitável para o azarado...Sidnei, que nada pode fazer perante tamanha arma apontada , senão recolher-se aos balneárioas uns minutos antes dos seus colegas, ficando então a dúvida em relação ao próximo "alvo" tantos eram os "tiros" dados pelo incansável ..Artur....
Este tipo de critério, apenas serve para defender o próprio árbitro, numa atitute algo egoista, penalizando o espectáculo que deveria ter sempre como actor principal um jogador e não um....apito.
Após o intervalo e já com Jardel no lugar de Saviola, apareceram algumas (poucas..) oportunidades de golo para o SL Benfica desperdiçadas por Coentrão e por Carlos Martins, ficando o Sporting com a vantagem da posse de bola, tendo a partir da expulsão de Sidnei a oportunidade de fluir o seu jogo de forma mais alargada, faltando apenas o essencial para tal engenho...matéria prima, pois claro, já que o intérprete que melhor representava essa arte, viajou ( sem bilhete de ..volta ) até ao Dragão no inicio de época, numa troca de presentes bastante interessante para o "reino do Dragão"...
Ainda antes do segundo golo da noite haveria de aparecer Roberto em cena, para fazer aquilo que prometeu no inicio de época ( por sinal desastrada...) ganhar pontos para a sua equipa, ao dar o "peito às balas" numa jogada de Matias Fernandez.
Quanto ao golo que viria a fechar o placard em Alvalade, apareceu após um livre de Martins com a bola a resaltar para o "homem do jogo " Nico Gaitan, com o Argentino a rematar com o pé direito !!! , para Polga ainda desviar de Patricio de forma irremediável...
Com o SL Benfica a aproveitar as poucas ocasiões de golo que dispôs, de forma inteligente e letal, embora  fazendo apenas um jogo q.b e com o Sporting a anular-se a si mesmo, num esquema táctico que mais parecia um qualquer cruzamento em Dili, sem regra e sem sinal, pode-se concluir que foi uma vitória sobejamente anunciada que recoloca novamente os encarnados em pleno sonho com vista para um titulo ainda algo...distante, mas......
Quanto aos comandados pelo "ainda" técnico Leonino ..Paulo Sérgio, foi o aprofundar de um estado depressivo que poderá trazer complicações irreversiveis, caso não sejam tomados em breve os "medicamentos" indicados...
Por fim uma palavra para alguns casos que apareceram ao longo da partida, com destaque para algumas decisões algo polémicas por parte de Soares Dias, que analisou com "malha larga" alguns lances sujeitos à divina ...dúvida, em claro contraste com a "malha fina" que aplicou aos..restantes, sendo que a decisão do jogo não passou pelo homem do apito. 























.............................................

Declarações a quente....












J.Jesus ( Treinador do SL Benfica )
«O Benfica foi vencedor justo, por vários motivos. Onze contra onze foi a melhor equipa, criou mais oportunidades, teve grande qualidade ofensiva e controlou o Sporting...»
Dez contra onze continuou a ser melhor equipa, sendo que ....nove contra onze seria sempre a melhor...equipa das .... três .


Carlos Martins ( médio do SL Benfica ) 
«Estamos a oito pontos e temos de correr atrás do F.C. Porto. Estamos focados nisso e não podemos perder pontos. As contas fazem-se no fim.»
E ainda faltam disputar 30 pontos....sendo que o sonho comanda a vida... 


Cabral ( Treinador adjundo do Sporting )
«Não fomos inferiores em nada ao Benfica, fomos até em várias partes do jogo superiores. O Benfica foi feliz, foi eficaz»
Um comentário algo.....imaginativo...




Djaló ( avançado do Sporting )
«Vamos defender o terceiro lugar, resta isso. Sabemos que o V. Guimarães está perto, mas seguramente vamos conseguir acabar a época nesse lugar.»
Bem ...Yannick , por vezes é tão simples ...olhar, ver e comentar...parece fácil....

..................................................... 


















Bota em Cima

O derbie eterno...

Um encontro entre Sporting e Benfica sempre foi e sempre será sinónimo de emoção, paixão, polémica, razão, discussão, etc...., em suma será uma mistura dos "ingredientes" que fazem mover o futebol e a sua verdadeira essência, sendo que futebol sem rivalidade cai num marasmo de sentimentos, aqui e acolá salpicados pelo incontornável...golo.
Independentemente da classificação e do momento de forma dos dois conjuntos será sempre um jogo aglutinador de multidões, quer nas bancadas, quer no sofá ou mesmo num qualquer café deste nosso mundo cada vez mais redondo.





Bota em Baixo

O estado da nação Leonina


O Sporting atravessa neste momento uma das suas maiores crises , quer a nivel directivo, quer a nivel da competividade da sua principal equipa de futebol, sendo que o passado recente, o presente e o futuro próximo, não auguram nada de bom... ao grémio de Alvalade.
Com as eleições presidenciais à porta, sem existência de consensos de união em torno do emblema Leonino e com a falta de ideias e de projectos condignos com a sua real dimensão , visando a tão desejada recuperação institucional e desportiva de uma equipa que se espera...competitiva para ombrear com os melhores, o Sporting arrisca-se a uma "travessia no deserto" que seria de todo indesejável para a nossa Liga Lusitana, transformando um interessante quarteto ( Braga incluido !! ), numa bipolarização pouco recomendável para o desporto Português.


...................................................

3 comentários:

Manuel Oliveira disse...

Nesta jornada 20, os destaques vão para a vitória do Benfica em Alvalade, sobretudo pela forma como foi conseguida e para o Paços de Ferreira que afundou mais o Sp. Braga. Para aqueles que diziam que o Braga já era um grande, fica desfeito o mito pois o que conseguiu fazer na época passada foi anormal e muito ajudado!
O Benfica voltou a estar a 8 pontos do Porto, apesar do contínuo apregoar dos 11 pontos, muitas vezes esquecendo-se de ressalvar que tinham um jogo a mais. E temos campeonato até ao fim!

Abraço.

Mattos disse...

Amigo Manuel....

Direi mais, temos campeonato até ao fim , sendo que o mesmo fica dividido em três grupos : O duo da disputa do titulo, os sete candidatos à Liga Europa e os restantes candidatos à permanência do escalão maior do futebol Português.
Pena é que este ano a disputa do titulo se resuma aos dois arqui rivais..FC Porto e SL Benfica, embora suspeite que este facto se irá repetir por mais alguns...anos.

Anónimo disse...

ÁGUIA DÁ ESPECTACULO E DÁ MAIS DUAS BICADAS NO LEÃO.
ENGRAÇADA A IMAGEM DO LEÃO CHEIO DE PENSOS.
UMA IMAGEM QUE VALE MIL PALAVRAS.



O DOMADOR DE LEÕES