sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Liga Europa - 1/16 final ( 1ª mão )....

paixaodabola acompanha a armada Lusitana na Europa......

Sexta, 18


Liga Europa
1/16 Final
( 1ª mão )














Resultados :



15 Fevereiro 2011



Aris Salónica0-0Man. City

17 Fevereiro 2011



Rubin0-2Twente



Metalist0-4Leverkusen



Napoli0-0Villarreal



Anderlecht0-3Ajax



Lech1-0Braga



Beşiktaş1-4Dynamo Kyiv



Benfica2-1Stuttgart



BATE2-2PSG



Rangers1-1Sporting



Sparta Praha0-0Liverpool



Basel2-3Spartak Moskva



Young Boys2-1Zenit



PAOK0-1CSKA Moskva



Sevilla1-2Porto



Lille2-2PSV

 2ª mão : 22 / 24 Fevereiro2011



........................................


Rescaldo das equipas Lusitanas......













Lech1-0Braga

Guerreiros...congelados


Numa altura da época em que claramente o SC Braga está em estagnação, considerando o seu comportamento na Liga Portuguesa, na qual ainda mantém a esperança de alcançar um lugar no...pódio, este jogo de Poznan seria uma execelente oportunidade para aferir a competitividade deste Braga, que teve neste inicio de época o seu epogeu, ao entrar na maior competição de clubes pela primeira vez no seu imenso historial.
Contra uma equipa que tinha surpreendido na fase de grupos, a Europa do futebol ao classificar-se num grupo, no qual sobrou o colosso Italiano..Juventus, o SC Braga de Domingos tinha nesta noite gélida de Poznan ante o Lech de ..Bakero ( lembram-se dele ??, o irrequieto jogador do Barça...), uma tarefa de grau elevado.
O jogo assentou em duas posturas, com o Lech a jogar de forma compacta e sempre à espreita do erro do adversário, tendo em Rudnevs , o seu elemento ..letal , sendo que o Braga apostava no controle do meio campo através da inclusão de Viana, Custódio e de Leandro Salino, tendo no refrescado Meyong o seu elemento mais avançado.
Este esquema cumpriu na totalidade da sua essência até ao fatidico minuto 72, onde apareceu o erro de Viana ao não controlar uma bola à queima do seu colega de equipa, tendo o Letão Rudnevs, aproveitado para facturar o golo que viria a estabelecer o placard final, pese alguns lampejos de Lima por permeio..
Tudo em aberto para Braga, mas não ter marcado qualquer golo na Polónia pode ter sido....perigoso para as aspirações Minhotas...a ver vamos....




Benfica2-1Stuttgart

Acordar e.....ganhar
Este jogo ante uma equipa do Estugarda que ocupa uma das últimas posições da Bundesliga Alemã e que até vinha de uma humilhante goleada no seu próprio estádio no último fim de semana, , seria à partida um jogo "armadilhado", para um Benfica super confiante e motivado, que tinha atràs de si uma impressionante "cavalgada" de vitórias consecutivas...( 13 ), não perdendo qualquer jogo desde o passado dia 12 de Dezembro de 2010...
O inicio de jogo trouxe-nos aquilo que seria expectável, num SL Benfica algo "aburguesado" e numa equipa Germânica à procura de um resultado que provocasse o tal "click" que necessita desesperadamente para sair da situação "incómoda" que neste momento se encontra .
Num Benfica sem Saviola ( é sem dúvida um Benfica algo...diferente.. ),  e tendo em Jara o seu substituto, vislumbrou-se quase....nada, nuns primeiros quarenta e cinco minutos completamente irreconheciveis, numa equipa inexplicávelmente bloqueda e sem causar grandes danos à baliza do tranquilo ...Ulreich.
O Estugarda viria mesmo a "congelar" um Estádio da Luz , que apesar do frio ainda contou com quarenta mil espectadores, fazendo inveja a muitos dos Estádios espalhados por essa Europa do futebol, sendo que esse golo que surgiu aos 21 minutos de jogo por intermédio de Harnik, serviu para "acordar" uma equipa encarnada algo...adormecida no jogo, esperando que alguma coisa de bom caisse do...céu, qual milagre de Lacazette ( lembram-se... ).
Foi de facto uma primeira parte sofrivel, daquela que neste momento é uma das equipas que melhor futebol pratica na Europa do futebol, ficando esta desvantagem ao intervalo como prémio justo a uma boa organizada equipa Alemã e como castigo, mais de que merecido à equipa de Jesus, que pura e simplesmente passeou uma "soberba" arripiante.....
Mas a segunda metade do jogo, foi totalmente oposta em termos de postura e de intensidade de jogo para a equipa da Luz, aparecendo um Coentrão cheio de ..coração, um Gaitan objectivo, um Jara de garra , complementados com um Cardozo...letal, transformando um pesadelo, num sonho que possibilita encarar o jogo de Estugarda com outro optimismo.
Cardozo fez o empate aos 60 minutos num remate a quarto de volta, não dando hipóteses ao quase intransponivel guardião Germãnico, sendo que Jara aos 81 minutos inventou o segundo golo encarnado num remate potente e arqueado que caiu sobre a barra de Ulreich, sobrando para dentro da sua própria baliza , tendo Cardozo apenas confirmado aquilo que já estava feito...a reviravolta encarnada.
Sobram então a capacidade decisiva de Cardozo e de Jara, ficando registada a imensa oposição que Ulreich teve para impedir esta magra vitória que poderá levar os encarnados para o tão almejado apuramento para os oitavos....a rever em Estugarda...





Rangers1-1Sporting
O respirar do ....Leão
Decidadamente o Leão dá-se bem em terras de sua Majestade, tendo tido nesta sua deslocação ao mitico Ibrox Stadium a sua real ...confirmação.
Numa equipa destroçada e com rumo incerto, sobressaiu a atitude lutadora dos elementos que se deslocaram a Glasgow, fazendo da sua fragilidade, o seu ponto de superação, tendo do outro lado uma equipa Escocesa que pouco fez para mostrar algo mais do que uma equipa "vulgar", que em Portugal lutaria lado a lado com...Guimarães, Leiria.....
Parece exagero, mas de facto o futebol Escocês está muitos furos abaixo do nivel que é praticado em Portugal, tendo o mesmo sido provado perante um Sporting em completa "depressão" , o qual em condições normais venceria em pleno Ibrox Stadium de forma clara e sem grandes "apertos".
Mas a realidade do Sporting é esta mesmo e teremos ainda de esperar algum tempo para visiualizar algo diferente para ...melhor, sendo que agora resta-nos olhar para este Leão , como alguêm que luta desesperadamente para ter uma identidade que outrora já deteve e que tanta falta faz ao futebol Lusitano.
Olhando apenas para o jogo de Glasgow podemos retirar o seguinte: O Sporting conseguiu alcançar o seu principal objectivo que seria o de levar a resolução da eliminatória para o segundo jogo em Alvalade, conseguindo por consequência desse facto dar um passo para a frente em vez de continuar numa "marcha atrás" deveras preocupante.
Com o meio entregue a jogadores de contenção, casos de Pedro Mendes, Maniche e Zapater, a equipa Leonina estancou a previsivel "avalanche" ofensiva do Rangers ( a qual só a espaços aconteceu... ), mas não conseguiu dar o impulso necessário em termos atacantes,  para sair de Glasgow com outros numeros, não tendo em Djaló e Cristiano as asas necessárias para alimentar a ferocidade do desamparado...Postiga.
Na segunda metade, apareceu o golo do Rangers através de uma entrada fulgurante de Whittaker, que de cabeça bateu inepelavelmente Rui Patricio.
Com o Sporting a revelar muitas dificuldades em se acercar da baliza Escocesa, foi mesmo o Rangers que teve as chances para aumentar o "score" , aparecendo ai, o guardião do Sporting em bom plano ou a inoperância dos avançados locais em destaque.
Ficando o Sporting reservado a um qualquer golpe de "sorte" para não sair derrotado de Ibrox, teve então na persistência de João Pereira e no bom gesto técnico do recém entrado Matias Fernandez , a dose necessária para empatar mesmo sobre o apito final, um jogo que parecia ...perdido.
Num momento nada fácil para os comandados do "ainda" técnico Leonino Paulo Sérgio, este resultado servirá de "bálsamo" para o jogo da segunda mão, onde o Sporting deverá alcançar a tão ambicionada passagem aos oitavos de final, ficando a ilusão de uma equipa a querer sair do "abismo" competitivo, prestes a defrontar o seu rival da segunda circular, esperando ai ver o seu restabelecimento enquanto " doente" acabado de sair de um ...."estado vegetal ".




Sevilla1-2Porto

Dinâmica de....campeão
Mesmo privado de Falcão e com Hulk a "meio gás" , este Porto de Villas Boas consegue arranjar argumentos para convencer o maior dos ....criticos.
Uma coisa é certa, a equipa de Jesus pode dar espectáculo atrás de ...espectáculo, mas este Dragão tem uma impressionante dinâmica de vitória, conseguindo mesmo sem o contributo do seu letal avançado..Falcão , ganhar e ...ganhar.
Este jogo ante o Sevilha, prometia ser quase como uma prova dos "nove" , num Estádio sempre complicado e perante uma equipa do Sevilha, que embora esteja uns "furos" abaixo do normal, é recheada de excelentes intérpretes do futebol moderno, sendo uma das equipas de topo da Liga Espanhola.
Com a equipa Portista a apresentár-se com o mesmo onze que entrou em Braga na jornada transacta da Liga Sagres, de onde resultou uma importante vitória para as aspirações imaculadas do Dragão em alcançar o titulo Português, Villas Boas apostou num pressing constante sobre a construção de jogo do Sevilha, conseguindo assim "castrar" o enorme poder ofensivo da equipa Andaluz, tendo em Navas, Kanouté e Fabiano os seus maiores interpretes numa expéctável "Sevilhana" que viria a transformár-se em "fandango" Lusitano.
Numa primeira parte equilibrada e com o FC Porto a controlar o adversário de forma eficaz numa demonstração de futebol bem articulado e pragmático, que deixou os comandados de Manzano algo confusos em relação à forma ideal , de como vencer este...Porto.
Foi então necessário esperar pela segunda parte, para se ver um Sevilha empreendedor e determinado em busca do "sal"  do futebol, sendo que nesse periodo , a equipa azul e branca usou com enorme mestria a arte do seu presidente ( Dom Nuno..) que passa por um comportamente sádico, observando a ousadia ofensiva dos Andaluzes numa asfixia com ..permissa, para efectuar o golpe certeiro , através do golo inaugural de Rolando perto dos 60 minutos, embora Kanouté tenha empatado pouco depois, atirando então o Sevilha numa busca desesperada da vitória , esquecendo-se que este Dragão é demasiado selvagem para se deixar estar numa posição "passiva".
Foi então no meio desta "batalha" em busca da vitória, que o FC Porto atirou mais uma dose de sádismo puro ao colocár-se novamente em vantagem após ressalto vitorioso de Guarin para desespero dos incansáveis homens de Manzano, que não queriam acreditar em tão malfadada sorte , após tamanha epopeia em redor da escorregadia...vitória.
Para o FC Porto, este jogo e esta vitória acabou por ser um sinal inequivoco em relação às pretensões azuis e brancas , as quais não se esgotam no plano Nacional.


........................................................

13 comentários:

Manuel Oliveira disse...

Amigo Mattos, está tudo em aberto para todos!
Vamos ver o que fazem na próxima semana.

Abraço.

gmattiollo disse...

Muito bom, nem sabia que tinha acontecido os jogos.
Porto e Benfica venceram, mas o time azul está mais próximo da classificação.

Abraço

http://gremista-sangueazul.blogspot.com

Gabriel Campi disse...

Excelente post, amigo Mattos. Destaque para a grande vitória do Porto contra o Sevilla, fora de casa. O Braga ainda pode reverter no jogo de volta, assim como o Sporting. O Benfica conseguiu um magro, mas importante resultado.

Abraços!

www.blogfutebolnaveia.blogspot.com

Kaique Pedaes disse...

MEU COMENT PARA A PARTIDA DO PORTO

Não sei o que aconteceu com os brasileiros artilheiros nesse jogo. Talvez estejam se reservando para quando o bicho pegar fogo. Mas o Luís tem de mostrar mais serviço. O time está prestes a ser eliminado do torneio, e para quem quer voltar à seleção brasileira, o futebol apresentado não está sendo suficiente. Dentro de casa, o Porto tem tudo para vencer o jogo, mesmo podendo ser derrotado por 1 a 0, ou empatar por qualquer placar para avançar às oitavas.

Mattos disse...

Boas...

Caros, realmente esta foi uma semana Europeia algo positiva para as equipas Lusitanas, sendo que o melhor resultados foi o ancançado pelo FC Porto em Sevilha, o qual praticamente apurou a equipa de Villas Boas.
Manuel concordo em absoluto em relação ás hipóteses dos conjuntos Portugueses em alcançar a próxima fase, estando tudo em aberto.
Gabriel, realmente o Braga ainda tem uma palavra a dizer perante os Polacos do Poznan em Braga e sem...neve.
Kaique, é verdade que a péssima época do Sevilha está interligada com o "apagão" de Luis Fabiano, que tem estado aquêm das expectativas.
Veremos então para a semana o resultado final desta eliminatória...


Abraço

Humberto Lopes disse...

É incrivel como todos precebemos como o apagão do fabiano deixou triste o senhor Matos e todos os morcões deste país de invejosos que não conseguem ver a qualidade dos outros só olhando para o seu umbigozeco vermelho.

Manuel Oliveira disse...

O comentário do portista Humberto Lopes é muito infeliz. Para além de ver fantasmas, ainda esquece que tiveram uma sorte do caraças, como vêm tendo nos últimos jogos.
Talvez os morcões vermelhos ainda lhe preguem uma partida!

Humberto Lopes disse...

Sorte teve aquele clube que jogou com o ultimo classificado da bundesliga, sabe de quem estou a falar não sabe e já agora ficamos a conhecer mais um morcão que ficou triste com a vitória do FCP, é lixado não é.

Manuel Oliveira disse...

Corruptos e ainda por cima convencidos!

Mattos disse...

Camaradas...

Factos são...factos e...
é um facto que Fabiano esteve aquèm das expectativas ...
é um facto que o FC Porto esteve bem, mas marcou quando estava a ser pressionado pelo Sevilha, logo aproveitou de forma sádica a "fome" Sevilhana...
é um facto que o SL Benfica sofreu ( na 1ª parte...) para ganhar ao Estugarda que vão penando na Bundesliga, mas as competições Europeias estão "carregadas" de casos similares em que equipas inferiores bateram "o pé" aos favoritos, sendo que estes são jogos diferentes e extra motivadores...
Quanto aos "morcões", enfim...não havia necessidade, mas fica a expressão para quem a ...profere...


Abraço

e viva a ...paixão da bola......

Kaique Pedaes disse...

Bolão NE

http://net-esportes.blogspot.com/2011/02/bolao-da-libertadores-2011-2-rodada.html

Boa sorte

J.Menaia disse...

...tenho um feeling que o Fabiano ainda vai dar que falar..

Mattos disse...

Amigo Menaia...

Uma coisa te digo, no que diz respeito a ..feelings , tu és MESTRE...
O Villas Boas que se cuide...

Abraço