sábado, 5 de fevereiro de 2011

As escolas do futebol....LUSITANO

paixaodabola viaja até aos centros de formação do futebol Tuga.....

Sábado, 05




A escola da....bola

Portugal,  teve através da introdução das Academias de futebol, aquilo a que se poderá designar como : Ponto chave....essencial e imprescindivel...para a "sobrevivência" da qualidade do "produto futebolistico " Lusitano, que tinha tido o seu auge nos Mundiais sub 20, conquistados em Riade e Lisboa, no inicio da longiqua década de 90 . Esta nova forma de formar homens e jogadores tem tido como referência supra a famosa "fornalha" de Alvalade, tendo a mesma, formado e exportado , jogadores de valores firmados no panorama futebolistico Mundial, sendo que o seu maior expoente é o extraordinário ..Cristiano Ronaldo.
O tempo dos acasos...acabou, já que a partir sa introdução das citadas Academias, prevalece o talento, a persistência, a formação e a ....formatação necessária para formar jovens com carácter humano e futebolistico, tendo como objectivo a introdução dos mesmos nos grandes palcos Lusitanos, envergando os emblemas dos principais clubes Nacionais, para posteriormente preparar o seu lançamento além fronteiras, cabendo ai a ambição pessoal de cada um e claro está, o seu próprio ....talento.
Proponho-vos uma visita textual e visual ás três maiores Academias de Portugal, tendo a destacar a grande fábrica de talentos que foi e ainda é , a denominada Academia  Puma ( Sporting ) e as rivais , que procuram  a todo o custo igualar a performance da congénere Leonina, destacando-se a Caixa Futebol Campus ( SL Benfica ), que tem nas suas camadas jovens , alguns "diamantes" por lapidar e o Centro de Estágio do Olival ( FC Porto ), que ano após ano, tem formado alguns jogadores interessantes que rodam no principal escalão Lusitano.












..................................


Academia Puma ( Sporting CP )
A Academia Sporting/Puma, inaugurada a 21 de Junho de 2002, é um amplo espaço propriedade do Sporting Clube de Portugal,  perto de Alcochete para formação de jovens e treino de equipas profissionais de futebol.
O Sporting Clube de Portugal tem sido, ao longo da sua história, um dos clubes portugueses com mais provas dadas na área da formação e lançamento de novos talentos para o futebol. No seguimento desta tradição, o clube lançou um projecto inovador em Portugal - a construção de uma Academia de Futebol. Esta Academia tem como principal finalidade a formação de jovens jogadores, aptos a enveredarem por uma carreira, no mundo cada vez mais competitivo, do futebol profissional, permitindo à SAD do clube gerir o futuro do seu plantel profissional numa óptica de desenvolvimento sustentado.
Localizado no concelho de Alcochete, o amplo e atraente espaço ocupa uma área total de 250 mil metros quadrados. O espaço, muito aprazível e de grande tranquilidade, está enquadrado numa zona de paisagem protegida, factor que contribui para a sua qualidade ambiental e privacidade.
A Academia dispõe de cinco campos de futebol com relva natural, um campo com piso sintéctico e um recinto coberto, também equipado com piso sintéctico. O campo relvado principal tem o apoio de bancadas, parcialmente cobertas, com capacidade para mil espectadores. Está ainda servida de ginásios dotados com os mais modernos aparelhos de manutenção e desenvolvimento da forma física, tanques de hidromassagem, centro médico e balneários.
O edifício central da Academia conta ainda com outras infra-estruturas, um auditório, sala de conferências de imprensa,salas de reuniões e apresentações, entre outros. Todos estes factores fazem com que a Academia seja uma das mais modernas e melhor equipadas da Europa. Vocacionada para treino, estágio e formação, o complexo está homologado para competições de futebol adequadas às suas características. Uma das condições essenciais para garantir o sucesso da Academia é a qualidade, fiabilidade e nível de conforto das infra-estruturas. O Sporting é por isso hoje considerado um dos clubes mais completos do mundo sendo por isso um dos melhores clubes do mundo por conseguinte tem o seu nome para sempre inscrito na história mundial do desporto.
É considerado por grandes personalidades do futebol mundial (Luiz Felipe Scolari, José Pekerman, Pierluigi Collina, Alex Ferguson, Roy Keane e outros) como uma das melhores academias de futebol alguma vez vistas. Serviu de centro de estágio à Selecção Portuguesa durante o Euro 2004, e muitos clubes fizeram pré-epoca na Academia (Dínamo, Dortmund, entre outros).
A Academia Sporting/Puma é o pólo de trabalho de todo o futebol do Sporting, dispondo ainda de instalações para alugar. Está ao serviço da preparação e dos estágios da equipa profissional e de todos os escalões de formação a partir dos 13 anos de idade.
A Academia Sporting/Puma é um pilar estratégico do novo Sporting. Proporciona excelentes condições de trabalho aos profissionais, além de ser fundamental para o desenvolvimento da conhecida escola de futebol do Clube e para a formação de talentos, muitos dos quais residem nas instalações.


Video.....formados no ..Sporting
.............................................



 
Caixa Futebol Campus ( SL Benfica )














O Caixa Futebol Campus foi inaugurado, a 22 de Setembro de 2006, num dia que marcou o início de uma nova era no clube encarnado.
Localizado no Seixal, junto ao Rio Tejo trata-se de uma obra  está ao nível daquelas onde trabalham os principais emblemas europeus. Projectado por Pedro George e por Isabel Pessoa, este espaço tenta conciliar o conforto de uma casa com a funcionalidade e flexibilidade do local de trabalho.

É desde então, o local que alberga não apenas a equipa principal do Benfica, nas suas múltiplas sessões de trabalho, como é também, literalmente, a casa de todo o futebol “encarnado”, vivendo ali muitos dos elementos integrantes das camadas jovens do Benfica.

Campos

Possui um total de 6 campos, três relvados e três sintéticos, que servem os treinos de todas as equipas do futebol encarnado, desde os seniores às escolinhas, afirmando-se várias vezes como palcos de alguns jogos oficiais das camadas jovens, bem como jogos treinos dos seniores e encontros da liga intercalar.

Estendem-se em diferentes níveis de altitude com o campo mais elevado a situar-se 15 metros acima da linha da água. Dois deles têm iluminação própria.

O campo principal possui bancadas com capacidade total para 1500 pessoas totalmente cobertas. Dotado de relva natural, possui iluminação artificial, 4 balneários e sanitários e bilheteiras.
Por detrás dos campos cinco e seis foi ainda implantado um viveiro de relva natural, que poderá servir o próprio centro ou o Estádio da Luz.


Quartos

O edifício dos quartos é o mais alto e está dividido em dois grandes núcleos. O profissional, que ocupa os últimos pisos, e o da formação, que abrange os pisos inferiores.

Tem quartos individuais e dois tipos de quartos duplos – um para profissionais e técnicos e outros para jovens em formação (com camas de beliche e área de estudo).

Ao todo, o bloco tem capacidade para 190 camas.



Lazer

O complexo tem uma área reservada ao lazer que inclui salas de jogos, uma zona de estar e várias salas de estudo, cada uma delas equipada com computadores pessoais.
Estes equipamentos permitem não só a constante actualização dos futebolistas profissionais, como também a educação dos mais jovens hóspedes do Centro de Estágio, que conciliam a actividade desportiva com a vertente escolar.


Refeitório
Este espaço é composto por duas áreas de refeições. Uma com serviço de mesa, destinada à equipa principal e outra em regime de “self-service” que poderá ser utilizada pelos mais jovens. Têm capacidade para servir 200 refeições em simultâneo.

Existe ainda uma copa de apoio para serviço de pequenos-almoços. A cozinha principal possui todos os equipamentos técnicos necessários e tem um acesso de serviço independente com ligação directa à via de serviço.


Administração

Situa-se num espaço virado para a entrada principal do complexo, onde se encontra a portaria. Possui uma entrada a poente, destinada ao público em geral, e outra a nascente, para o pessoal administrativo e técnico.
O piso zero está reservado ao pessoal que trabalha com as camadas jovens e o piso 1 estará ao serviço do futebol profissional. Existe ainda uma secretaria e uma recepção.

Imprensa

O espaço inclui um auditório com capacidade para 75 pessoas, para projecção de filmes, conferências de imprensa, seminários, entre outras actividades bem como um espaço de convívio com serviço de bar e uma pequena copa de apoio, assim como uma sala de entrevistas e várias áreas de trabalho distintas.

.........................................


Centro de Estágio Olival ( FC Porto )

O Centro de Treinos e Formação Desportiva Porto Gaia está localizado em Crestuma-Olival (Vila Nova de Gaia), a apenas alguns quilómetros das Antas.

Este novo centro é já considerado ao nível dos melhores na Europa, com todas as condições para um clube da dimensão do FC Porto.




Para além de quatro campos relvados, um dos quais equipado com uma bancada com capacidade para cerca de 5000 espectadores, o FC Porto terá a sua disposição um relvado artificial, certificado pela FIFA. Esta certificação é única na península Ibérica e só outros cinco campos do género na Europa têm esta certificação. Note-se que este equipamento permitirá uma utilização de 7-9 horas por dia, em contraste com relvados normais, que geralmente são utilizados por períodos de 2 horas. Isto é particularmente importante num centro que será utilizado não sómente pelo futebol profissional mas também pelos escalões de formação.

O Centro está dividido em três grandes blocos - um para a equipa principal, outro para a equipa «B» e o terceiro para o futebol jovem.

Está igualmente planeada a construção de um hotel, que servirá as equipas do FC Porto para a realização dos seus estágios.



A inauguração do Centro contou com a presença de importantes individualidades. Na foto estão Luis Filipe Menezes (Presidente da Câmara Municipal de Gaia), Angel Villar (Vice-Presidente da UEFA e Presidente da Federação Espanhola de Futebol) e Jorge Nuno Pinto da Costa (Presidente do FC Porto).

Visita Guiada:


Que tal uma visita guiada ao Centro de Treinos e Formação Desportiva Porto Gaia ?

Quando se chega à entrada do Centro, apenas se vê a portaria e acessos. O Centro está resguardado de olhares indiscretos. Dessa forma, os jogadores podem concentrar-se exclusivamente no seu treino...



Depois de entrar, as indicações são precisas. As facilidades à disposição da comunicação social, assim como a recepção, ficam para um lado...o universo do futebol mais para cima...



Centro de Imprensa:


O Centro de Imprensa possui instalações de sonho para a comunicação social, com todo o tipo de equipamentos necessários ao seu trabalho.

«Hall» do Centro de Imprensa


Auditório


Sala de som


Os Campos de Futebol:


Existem 5 campos de futebol. O centro deste «universo futebolístico» é o mini-estádio, com capacidade para 5000 espectadores. Aqui se jogam os encontros da equipa «B», assim como de algumas classes de formação.



Para além deste relvado do mini-estádio, o centro conta com mais quatro relvados, dos quais um sintético, certificado pela FIFA. Esta certificação é única na península Ibérica e na Europa, só outros cinco campos do género possuem esta certificação.



Instalações para os Jogadores:


As instalações de treino e formação são simplesmente excelentes. Mais uma vez, existem áreas bem diferenciadas: aquela que é utilizada pela equipas equipas profissionais (principal e «B»), e a das classes de formação (júniores «A» e «B»). Para além disso, estão previstas instalações para as equipas técnicas e para a administração do clube.









O interior destes edifícios revela-nos algumas das instalações de luxo à disposição dos jogadores, para que nada lhes falte. Balneários, piscinas, saunas, salas de musculação e massagens, etc.







Se os jogadores são «mimados» com o que há de melhor para oferecer num centro de treinos, as equipas técnicas e a administração não são esquecidas...



.....................................................

9 comentários:

gmattiollo disse...

Nossa, cada post grande que você faz, mas muito bem feito, sempre mostrando algo dos 4 grandes de Portugal. Acho que essas academias são importantes, para todos os setores e aspectos de um clube.

Abraço

http://gremista-sangueazul.blogspot.com

Gabriel Campi disse...

Que belo post, meus parabéns. Fiquei bastante impressionado com toda a estrutura que os grandes clubes portugueses possuem, na formação de seus jogadores. Aliás, a Europa está muito na frente neste quesito, bem diferente do Brasil.

Abraços!

www.blogfutebolnaveia.blogspot.com

Mattos disse...

Caros...Giovani e Gabriel...

Este post apenas pretende revelar algo que tem potenciado o enorme talento do futebolista que é formado em Portugal, todas estas Academias são autênticas "fábricas" de produzir....génios da bola, pena é que muitas das suas "criações" não desfilem por muito tempo em solo Lusitano, saindo para Países com outro tipo de "orçamento ", inconportável para as equipas cá do burgo.
A diferença entre Brasil e Portugal é que ai os futebolistas "brotam da terra" com uma naturalidade impressionante, fazendo do Brasil um autêntico "viveiro" , sendo que em Portugal, nascem com talento, mas depois têm necessáriamente de passar por um periodo de...formação e orientação sociodesportiva..


Abraço

Pudget disse...

Foic ertamente o post que mais prazer me deu ler neste blog até agora. Eu sou adepto de posts grandes quando ao longo do texto é quase impossível bocejar ou perder o interesse. este post é um deles. As pessoas hoje em dia têm tanta informação à escolha que preferem ler 50 mini-posts da tanga em 50 blogs, do que 1 ou dois de qualidade em 1 ou 2 blogs. Mas cada um sabe de si, claro.

Só um senão, a academia do Porto não se chama Escola de Futebol Dragon Force? Julgo que sim! Até se pode encontrar nest url o acesso á página http://www.fcporto.pt/LojaAssociado/DragonForce/escolafutebol.asp

A menos que eu esteja a fazer confusão.

Quanto às escolas em si eu acho-as não só essenciais mas um símbolo de sobrevivência, de outra forma o nosso futebol não teria a expressão que tem hoje em dia. E no Brasil os jogadores não brotam da terra, são 190 milhões de habitantes, ou seja, uma amostra impressionante... se não dessem para o futebol estavam muito mal orientados.

Se o futebol tivesse tradição na Índia e o país fosse mais estruturado, veríamos certamente a Índia a limpar uns quantos troféus... por enquanto lá vão dando cartas no cricket e pouco mais.

Parabéns pelo post!

Mattos disse...

Carissimo Pudget...

Fiquei honrado por tamanho elogio, sendo que , de quem vem ( um dos bloguers mais clarividentes do universo cibernautico desportivo...)será certamente motivo de ...motivação.
Quanto às duvidas levantadas, direi que a Escola Dragon Force está para o FC Porto como a "Geração Benfica" está para o SLB, sendo uma escola que tem como objectivo a propagação do emblema nortenho no universo futebolistico Português.
A Dragon Force está sediada no antigo campo da Constituição ( Porto )e teve há cerca de dois anos a sua inauguração através do lendário...V.Baia.
Quanto á comparação...Brasil vs India, apenas direi nque são dois Paises populosos, mas as diferenças culturais colidem estrondosamente..como é natural e ao nivel do futebola, no Brasil existe uma coisa denominada...talento inato.

Grande abraço

Tiago disse...

Grandes instalações que os 3 principais clubes portugueses dispõem e que fiquei a conhecer graças a este grande post do meu "tutor" nestas andanças do mundo dos blogs.
O investimento que os clubes portugueses fizeram nestas academias é muito importante porque garante o futuro da selecção nacional que caso contrário tinha o futuro em risco.
Estas academias dão grandes frutos e já deram jogadores que neste momento são os melhores do mundo na sua posição como é o caso de Ronaldo( formado na academia do Sporting) e de R.Carvalho ( formado na academia do Porto). A academia do Benfica é mais recente mas já começa a dar frutos como é o caso de David Simão e de Sancidino Silva que é a maior promessa do futebol nacional e o seu talento é equivalente ao de um grande jogador de classe internacional. Neste momento o Benfica já se pode orgulhar de ter jogadores "made in Benfica" o que não tinha à alguns anos atrás.
Depois das academias outra coisa que tem de ser melhorada no futebol português é o facto de perder os melhores jogadores para liga mais competitivas mas acredito que a nossa liga daqui a uns anos vai estar ao mesmo nível da Inglesa e Espanhola e assim poder contar com jogadores como Cristiano Ronaldo a dar espectáculo nos estádios portugueses.

O ATENTO disse...

Épá! peço desculpa, mas tive que vir aqui "cagar" a minha laracha e vou-me já embora!
Então é assim:
Depois deste brilhante post, pelo qual dou os parabens ao matos, porque na verdade está bem feito, tenho uma pergunta a fazer!
Se se trabalha tão bem na formação do slb porque haverá a necessidade de terem 8 argentinos, 3 paraguaius, 6 brasileiros, 3 chilenos e na formação terem chineses, coreanos, lituanos, e depois 2 ou 3 portugueses?
É que depois olhamos para a seleção nacional e na ultima convocatória era:
formados no sporting - 7
formados no porto - 8
formados no benfica - 1
Ó matos deixa-te de basofias limitem-se a vossa insignificancia formativa porque como bem costumas dizer " FACTOS SÃO FACTOS"

Mattos disse...

Caro atento....

Não atire "fumaça" para o ar, já que o que foi escrito foi no sentido de reconhecer a excelente escola de futebol do Sporting, tendo formado dos melhores jogadores Nacionais i Internacionais, mas.....
Mas olhando para o presente e para as recentes convocatórias para a selecção Portuguesa ( Sub 16 / sub 17 / sub 20... ) verificamos que o SL Benfica tem sido uma enorme "fonte de alimentação" dando um grande numero de jogadores, destacando-se ..Sansadino Silva , Edson , Baldé, H.Varela, FábIO Carvalho, Helder Costa... ).
Isto só vem provar que as outras equipas também se estão a "colar" ao Sporting , no que diz respeito à formação.


Abraço

Mattos disse...

Caro atento....

Não atire "fumaça" para o ar, já que o que foi escrito foi no sentido de reconhecer a excelente escola de futebol do Sporting, tendo formado dos melhores jogadores Nacionais i Internacionais, mas.....
Mas olhando para o presente e para as recentes convocatórias para a selecção Portuguesa ( Sub 16 / sub 17 / sub 20... ) verificamos que o SL Benfica tem sido uma enorme "fonte de alimentação" dando um grande numero de jogadores, destacando-se ..Sansadino Silva , Edson , Baldé, H.Varela, FábIO Carvalho, Helder Costa... ).
Isto só vem provar que as outras equipas também se estão a "colar" ao Sporting , no que diz respeito à formação.


Abraço