terça-feira, 4 de maio de 2010

Rescaldo da 29ª Jornada...

paixaodabola  no  jogo escaldante do Dragão......

Segunda, 03

Liga Sagres
29ª Jornada








Jornada escaldante em virtude do sempre polémico FC Porto vs SL Benfica, acrescido este ano com a possibilidade de conquista do titulo Nacional em pleno Dragão pelos encarnados de Lisboa.
Num ambiente incendiado nos dias que procederam ao jogo no Dragão, pelas cenas deploráveis de vandalismo puro em redor de algumas casas do Benfica em todo o Pais e com declarações do responsável !! máximo da claque SuperDragões, a colocar lenha na fogueira, não foi portanto admiração o que se pode constatar ( via TV ) na chegada do autocarro do SLB à invicta, complementado pelos arremessos com bolas de golfe, isqueiros,very ligths , etc...para dentro do relvado, sendo que duvido que tudo isto seja motivo de  orgulho dos responsáveis Portistas.
Com a vitória merecida do FC Porto, perante um SL Benfica algo expectante e com a vitória suada do SC Braga ante o Paços de Ferreira, ficou uma vez mais, adiada a mais que merecida festa do titulo maior do Futebol Português.
Mérito para os Bracarenses que em virtude de uma época a todos os niveis notável, ficaram com a pré-eliminatória da Champions League garantida, atirando o FC Porto para uma Liga Europa renovada....
Nos restantes jogos, destaque para a confirmação da descida à Liga Vitális do Leixões, após ter sido derrotado em Olhão.
Em Alvalade, mais do mesmo, numa derrota inesperada mas que acaba por não ser surpreendente, visto que este Leão há muito hibernou.......













Resultados :


Rio Ave0 | 0V.Guimarães



Marítimo2 | 0V.Setúbal



Porto3 | 1Benfica



Belenenses5 | 2Leiria



Olhanense1 | 0Leixões



Sporting0 | 1Naval



Académica3 | 3Nacional



Braga1 | 0P. Ferreira




Classificação :

                                  J     V      E    D   Pts
     





1     Benfica          29    23    4    2     73
2Braga29224370
3Porto29205465
4Sporting29129845
5V.Guimarães291181041
6Nacional291081138
7Marítimo291081138
8Naval291061336
9Leiria29981235
10P. Ferreira298101134
11Rio Ave296131031
12Académica29791330
13Olhanense295131128
14V.Setúbal295101425
15Leixões29561821
16Belenenses293111520



Rescaldo :

FC Porto - SL Benfica .................. 3-1
Com o Dragão a deitar bolas de golfe por todos os lados, assistimos a um encontro vibrante e emotivo ao longo dos noventa e quatro minutos de jogo.
Inicio prometedor do SL Benfica, com duas boas ocasiões de golo por parte de Di Maria à trave e Javi Garcia por cima da mesma.
Mas Olegário Berenquerença lembrou-se de colocar os benfiquistas em sentido e zás....mostrou quatro amarelos a três dos jogadores que estavam em risco para a ultima jornada, coincidências dirão e até poderia concordar com tal facto, não fosse o cartão exibido a Javi ter sido algo sem explicação...
Mas pronto o árbitro está a aplicar as regras com todo o rigor, disse eu, mas pouco tempo depois aconteceu algo para me contradizer, com o jovem e fogoso Uruguaio do FC Porto a ter entrada durinha sobre um benfiquista e como era o segundo amarelo...nada aconteceu....olha as bolas de golfe ( e eu a dar com o golfe... ).
E num ápice, Bruno Alves após canto apontado por Bellushi subiu, subiu e facturou para o FC Porto, justo, talvez não, mas isto da justiça... todos nós sabemos como anda arredada em Portugal.
No regresso aos balneários, Luisão como bom samaritano, resolveu devolver um dos muitos objectos que iam caindo em cima dos jogadores encarnados no regresso ao tunel de acesso aos balneários, acção esta que não teve o mesmo efeito nos restantes companheiros de equipa, que num acto de egoismo puro, deixaram simplesmente  os objectos plantados em pleno relvado ....
Após o intervalo, Fucile ao tropeçar numa famosa bola de golfe, cai na área encarnada com  Olegário a fazer o que um árbitro de futebol faz....punir o infrator conforme ditam as regras ou seja ..ao terceiro amarelo expulsa o jogador azul e branco.
Tudo parecia facilitado para o SL Benfica, que a jogar com mais um jogador poderia arriscar um bocadito mais na direcção de Beto de forma a alcançar o minimo possivel...o empate.
E numa disputa de bola no interior da área Portista, Luisão disparou com o seu pior pé e estava relançada a partida com o Brasileiro a balançar as redes de Beto.
Mas Farias achou por bem, fazer aquilo que tem feito e bem no pouco tempo que joga neste FC Porto, o golo, num golpe de rins que deixou Luisão pregado ao relvado  ( à boa maneira de Liedson... ), ainda só tinham passados dois minutos após o empate benfiquista.
Com Jesus afectado com a festa que um isqueiro lhe fez à cara ( deviam ter acabado com as bolas de golfe... ), colocou Aimar em campo para ver se o artista Argentino mexia com o jogo que não estava a correr de feição e reforçou o ataque com a inclusão de Weldon e Kardec.
Guarin, o reforço Portista neste final de época ainda atirou à trave e Bellushi num golpe de génio ( daqueles que nem que o SLB estivesse a jogar contra 9 era parado... ) fez o 3 a 1 e deitou por terra a ambição encarnada de sentir a emoção do titulo em pleno Dragão...
Hulk ainda deu uma palmadinha à bola sem intenção...dirão os Portistas, claramente falta para grande penalidade dirão os adeptos encarnados, mas o certo é que não foi por ai que o SL Benfica perdeu o jogo.
Jesualdo em apenas dois jogos fez aquilo que nunca tinha feito ao longo da sua interminável carreira, ser expulso  e logo consecutivamente.....sinal de inquietação e de estar a viver os ultimos dias no Dragão ??
Esta derrota encontra explicação na "ausência" de algumas das pedras que têm sido nucleares neste Benfica versão 2009/2010, Cardozo ( rematou à baliza ??? ), Saviola ( esteve no Dragão ?? ), Ramires ( pouco se viu... ), Di Maria ( apenas fogachos... ).
Em relação ao FC Porto, viu-se uma equipa determinada, que embora não tenha feito um jogo fenomenal, fez um jogo de entrega como se tratasse do jogo do titulo para o Dragão, pese embora tenha ficado com a consolação dum terceiro lugar impensável neste inicio de época..
Para o SL Benfica, fica reservada uma terceira tentativa para o próximo fim de semana, quando receber o Rio Ave na Luz e com a visita do SC Braga à Choupana, tudo parece encaminhado para os encarnados festejarem finalmente o aguardado e mais que merecido prémio de melhor equipa Portuguesa desta época.















Sporting CP - Naval .................... 0-1
Bem, este Sporting não deixa de nos surpreender, quando pensamos que já está tudo visto...aparece o pior Sporting desta época e para deixar como prémio na despedida de Carvalhal do Estádio Alvalade XXI, oferece mais uma derrota ao virtual ex.treinador verde e branco.
Para os pouco mais de quinze mil adeptos corajosos que tiveram a interessante idéia de assistir ao FC Porto vs SL Benfica em Alvalade, foi a todos os niveis notável a forma como festejaram o golo da Naval, perante o ar incrédulo dos jogadores sportinguistas que assitiam estupefactos em pleno relvado à aberrante postura dos seus indefectiveis adeptos.
Em virtude da ausência do regular Pedro Mendes, coube a Veloso a árdua tarefa de colocar alguma ordem no meio campo Leonino, mas apesar do dominio ao longo da partida  nunca o Leão conseguiu uma oportunidade flagrante de golo para a baliza bem defendida por Peiser, optando por remates inofensivos de longa distância.
E num rápido contra ataque Fábio Jr, rematou de cabeça para o desamparado Patricio que nada pode fazer, colocando a Naval na posição de vencedora na partida.
Esta derrota penaliza um Sporting amorfo e desligado deste campeonato...ufa....só falta uma jornada para o final, suspira o Leão.


SC Braga - Paços Ferreira ............ 1-0
Mais uma enchente no Estádio AXA, onde os adeptos Bracarenses marcaram presença massiça numa época de sonho para o emblema Minhoto.
Com o segundo lugar quase assegurado e ainda a ver uma luz ao fim do tunel no que diz respeito ao titulo Nacional, Domingos armou os seus guerreiros de forma a combater o sempre aguerrido Paços.
Logo no inicio de jogo, Alan cai na área do Paços com os Bracarenses a pedirem penalty num lance algo duvidoso. Foi quase sempre um Braga ofensivo contra um Paços a espreitar a sua arma preferida..o contra golpe.
Mesmo sem o criativo Cristiano e sem o matador William, refugiou-se no pé quente de Maikon e na segurança do guardião Coelho para evitar o inevitável..o golo do SC Braga.
E após algumas flagrantes oportunidades desperdiçadas, aconteceu o golo num lance a todos os niveis surpreendente, com o guarda redes Pacence Coelho a largar uma bola que parecia segura para a cabeça do oportuno Meyong , que não se fez rogado e atirou para o 1 a 0.
Vitória caida da toca para os Minhotos, dando justiça ao que se passou ao longo do encontro.
Segundo lugar assegurado e para o ano há Champions League para os lados do Bom Jesus ..quem diria, não esquecendo que no próximo Domingo, uma vitória na Choupana equivale a sonhar...e o sonho comanda a vida.....














Académica - Nacional ................. 3-3
Jogo emocionante em Coimbra, que deu à Académica a desejada manutenção e deixou os Madeirenses com hipóteses de alcançar a quinta posição, que dá acesso à Liga Europa, faltando apenas !!! vencer o SC Braga na Choupana e rezar por uma vitória dos vizinhos insulares ( Maritimo ) em Guimarães.
Com o Nacional sempre em vantagem no marcador, foi necessário esperar pelos instantes finais da partida para ver Éder a dar vantagem ( 3 a 2 ) aos estudantes, sendo que João Aurélio em tempo de compensação empatou para desespero dos adeptos da Briosa.
Empate justo numa boa propaganda ao futebol.


Rio Ave - V.Guimarães ................ 0-0
Num jogo, que poderia ditar o apuramento do Vitória para a próxima edição da Liga Europa, ditou uma nulidade em termos de futebol jogado ao longo de 80 minutos, já que apenas nos derradeiros dez se viu futebol.
Destaque neste periodo para o brasileiro Bruno Moraes que desperdiçou um par de oportunidades perante Nilson e para Douglas do Vitória que teve nos pés a melhor chance de golo com o avançado a atirar ao poste da baliza Vilacondense.
Para a semana o Rio Ave é o convidado especial para a mais que previsivel festa do titulo no Estádio da Luz, restando apenas saber se os Vilacondenses vão apenas para o buffet ou se estarão no papel de noiva arrenpendida na hora de todas as decisões......
Para o Vitória, basta o empate diante do Maritimo para alcançar o almejado objectivo....
 


Belenenses - U.Leiria .............. 5-2
Quem disse, que a pressão não existe no futebol é ......mentiroso e prova cabal para contradizer tal facto foi este jogo disputado no Restelo.
Numa equipa sem direcção, quase sem treinador e com muitas nuvens negras a pairar sobre o seu futuro, tendo apenas como certeza a ida para a Liga Vitális na próxima época pela quarta vez no seu imenso historia , fez algo que esta temporada tinha sido raro...vencer e convencer.
Marcando ( pouca ) presença no Restelo, os adeptos do Belenenses puderam disfrutar de um encontro que ao intervalo se encontrava empatado a duas bolas, mas que viria a pender para os azuis, fruto de uma excelente segunda metade.
Nota individual para o veterano Zé Pedro, que surgiu em campo após ausência ??? de meia duzia de jogos, para comandar as tropas Belenenses numa vitória que se revestiu de bom futebol embora com sabor amargo.



Olhanense - Leixões ................... 1-0
Embora na véspera, Fernando Castro Santos tivesse dito à imprensa que acreditava neste Leixões e na sua permanência, penso que este optimismo só se encontraria na cabeça do técnico Espanhol, já que este Leixões pós José Mota, ficou bastante pior e sem chama.
Este jogo em Olhão, foi apenas a confirmação do inevitável e do erro de casting dos dirigentes Leixonenses, que de uma época notável,  passaram para uma de tiros no pé....
Pese embora a boa segunda parte do conjunto Matosinhense, que tentava contrariar o destino a qualquer custo, foi Djalmir que aos 85 minutos, selou a vitória que mantêm o conjunto orientado por Jorge Costa na Liga Sagres.


Maritimo - V.Setubal .................. 2-0
Vitória normal de um Maritimo que ainda sonha com a Liga Europa, bastando somente.. ganhar em Guimarães e esperar pelo deslize do Nacional na recepção ao SC Braga ( pelo menos o empate... ).
O golo inaugural foi da autoria de ....Mário Felgueiras, digo isto, porque o remate de Tchô era inofensivo e só a frangalhada do guardião Setubalense, ajudou na sua obtenção.
Após este momento insólito, apenas Kaz... pôs à prova Peçanha co o guardião Maritimista a demonstrar ao jovem do outro lado que por ali ..não entrava.
Já perto do final, surgiu novo golo e pelo inevitável Kléber, que marca mais um golo numa fantástica recta final de temporada.

.............................................................
E  o cromo desta semana, vai para.....só podia...

José Eduardo Bettencourt : 
" Não vos dei alegrias nenhumas em oito meses "
Bem, contra factos não há argumentos..........



........................................................

Declarações a quente......... 
 
 








Jorge Jesus ( Treinador do SL Benfica )
« Os jogadores do Benfica acreditaram sempre que podiam alcançar um dos objectivos, que era não perder.»
Ó Jesus, mas tu não sabes que quem joga para não perder, acaba quase sempre por não ganhar.....



Jesualdo Ferreira ( Treinador do FC Porto )
«Tenho alguma dificuldade em sentir nos jogos pessoas sem coragem. Disse ao árbitro assistente uma palavra que não é insultuosa, mas que chamamos normalmente a quem não tem coragem.»
Bem, aceitam-se apostas...eu aposto no cobarde, mas se assim é, quem nos primeiros quinze minutos de jogo, mostra quatro cartões amarelos aos jogadores do SLB e acerta em três dos que estavam em risco..apetece-me dizer..cobarde não......caçador sim....



Luisão ( Defesa do SL Benfica )
«Queríamos acabar hoje, mas nem sempre corre como queremos»
O querer por vezes não chega, é preciso fazer por isso....


Bellushi ( Médio do FC Porto ) 
 «Tive a felicidade de marcar. Já não marcava assim há algum tempo. Estou feliz. Tenho aumentado a confiança jogo após jogo. Estes jogos disputam-se com o coração.»
Estes jogos disputam-se com o coração, com pedras, com bolas de golfe, com isqueiros, com petardos, com actos de puro vandalismo..etc.....mas tu só agora chegaste, não foi Bellushi ???
Ah, e já me estava a esquecer, estes jogos também se fazem com grandes golos e o teu foi genial......


Carvalhal ( Treinador do Sporting ) 
«Eu ou qualquer outro treinador não faria melhor do que fizemos. Foi um trabalho muito difícil. Acredito que pudessem fazer igual, mas melhor era muito difícil.»
Tudo bem Carlos, mas a uma jornada do final estar a 28 pontos do primeiro....até o Vicente Cantatore fazia melhor não achas...


Domingos ( Treinador do SC Braga ) 
«Esta Liga vai ficar na história do futebol português e acredito que vamos ser campeões. Lutaremos até ao último minuto por isso.»
É por algo similar ao acreditar de Domingos, que o futebol é ... paixão, emoção, espectáculo e muito mais..... 

...............................................

14 comentários:

Manuel Oliveira disse...

Caríssimo Mattos, já não se pode mudar o rumo deste jogo, resta agora ganhar (nem digo empatar) o próximo e mostrar a todos, mesmo aos que não querem ver, quem foi o melhor de Portugal este ano. Aliás é uma tremenda injustiça este título apenas ser decidido no último jogo. Dá a entender um equilíbrio que este campeonato nunca teve!
Abraço.

Anónimo disse...

Ó camarada Matos voce é um espetaculo, já tenho lido aqui muitas preciosidades suas com as quais fico indignado porque sou seu amigo e por vezes fico triste com a falta de coerencia, verdade, honestidade e acima de tudo porque defendo que quem tem um espaço destes deve ser isento (na apreciação aos jogos do seu clube)e nao pode sofrer de clubite aguda (escrever só o que lhe convem).
Como pode o amigo vir falar de bolas de golfe, isqueiros,very ligths, quando é adepto do clube mais prevericador de portugal e talvez da europa, senao vejamos:
Mortes em estadios, tacos de basebol, trafico de Drogas,etc...

Anónimo disse...

Isso é verdade, são os dois iguais só que os apredejadores loucos pensão que nao devem pensar que são santinhos santa ignorancia

Fabio Faria

BARÃO VERMELHO disse...

DOMINGO VAMOS PINTAR PORTUGAL DE VERMELHO E DEIXAR OS GOLFISTAS E OS QUE BATEM PALMAS AOS GOLOS DO ADVERSÁRIO A CHORAR E A DEITAREM PARA FORA TODAS AS SUAS FUSTRAÇÕES E INVEJAS.
A DIMENSÃO DE UM GRANDE CLUBE VE-SE NESTES MOMENTOS E NÃO EM ACADEMIAS QUE SO SERVEM PARA POR JOGADORES Á VENDA NUMA QUALQUER FEIRA DE FIM DE SEMANA.
COMO DIZ O VELHO TONI,DOMINGO ATÉ COM A MINHA AVÓ AO COLO.
PARABENS BRAGA PELO SEGUNDO LUGAR E POR PORES OS DRAGOES NO MAIS QUE MERECIDO TERCEIRO LUGAR.
CARREGA BENFICA

Anónimo disse...

Uma réstia de esperança para lagartos,tripeiros e bracarenses, o arbitro do último jogo do BENFICA é Jorge Sousa, antigo elemento dos super dragões e que sempre esteve ao lado do sistema e com uma postura anti-BENFICA, MAS NÓS SOMOS ENORMES E COM O NOSSO FUTEBOL VAMOS MOSTRAR-LHES COMO SE GANHA O CAMPEONATO, VIVA O BENFICAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
e agora um desafio aos lagartos e tripeiros que aqui tantas vezes escrevem, sempre a deitar abaixo, a criticar com mentiras e comentários destrutivos e com a côr dos vossos clubes a turvar-vos a vista, provem aos que aquí veem, que sabem de futebol e analizem o desempenho das vosssas equipas este ano e façam-no sem falar do BENFICA façam-no de forma inteligente (como se fosse possivel) para que nós BENFIQUISTAS posssamos reconhecer que vocês percebem alguma coisa de futebol e não sabem só ripostar os comentários das outras pessoas só porque não são da vossa côr, vá lá façam isso para que eu e muitos outros BENFIQUISTAS vos possamos reconhecer alguma inteligencia, se é que ela existe, VIVA O GRANDIOSO BENFICA (D.Sebastião)

Mattos..paixaodabola.blogspot disse...

pegando nas palavras de D.sebastião, inteligente é aquele que teima, teima, mas que perante as evidencias acaba por reconhecer mérito a quem demonstra ser superior e tem a noção que existe muita coisa para alem do seu proprio umbigo.
Aqui fica um bom exemplo de um Portista que acima de tudo sAbe estar no desporto e com postura séria e respeitadora, criticando quem tem de criticar, elogiar quando tem que elogiar , nunca deixando de ser Portista por causa disso.
LER COM ATENÇAO E MEDITAR

Rui Moreira, presidente da Associação Comercial do Porto, mostrou-se hoje, no Estoril Open, muito crítico em relação à gestão de Jesualdo Ferreira no FC Porto. Para Moreira, Jesualdo deve sair e ser substituído por um estrangeiro «à moda de Adriaanse».

O também colunista de A BOLA e comentador de TV, apontou caminhos para o futuro do seu clube, o FC Porto, reconhecendo que a vitória do último fim de semana, sobre o Benfica, foi um prémio de consolação para «um ano que não correu nada bem». «Este campeonato está entregue à melhor equipa, à que praticou o melhor futebol. No próximo ano espero que FC Porto volte a ser a melhor e que tenha a oportunidade de o ser. O Benfica teve mérito, a melhor equipa, o melhor treinador, mas se não tivessem acontecido certas coisas o FC Porto teria tido a oportunidade de competir até mais tarde», disse.

Rui Moreira não dramatiza o facto de os dragões não irem à liga dos campeões na próxima época - «o FC Porto vai ter de reorganizar estrutura de custos, mas um ano não é grave» - e deixou bem claro que «o tempo de Jesualdo Ferreira acabou». E explicou porquê: « O professor Jesualdo Ferreira disse sempre que foi ele que avalizou todas as compras e vendas de jogadores. Tenho de acreditar nisso. O erro dele este ano foi manter sistema rígido. Jogou como se tivesse o Lucho e desde que teve lesões e castigos foi obrigado a mudar sistema e ganha os jogos todos. Foi responsável pelo volume da derrota em Londres, ao meter Nuno André Coelho no meio-campo. Por tudo isso, não é o meu favorito para ser o treinador do FC Porto».

O empresário defende para o dragão a escolha de um técnico estrangeiro, «à moda de Adriaanse». Afinal, disse, «gostaria de ver mais portugueses, nomeadamente os que estiveram no Olhanense este ano». Rui Moreira, aliás, não teve medo de dizer que «Castro e Ukra têm lugar em qualquer plantel português».

Anónimo disse...

Caro Matos
Dizem os velhotes que quando não á pasto o pastor tem de deixar as ovelhas berrar, por isso cá o homem do cajado há muito que deixou o rebanho a solta (mas controlado obviamente pelo boby e pelo tareco)
Só espero que o carneiro mor não entre em mais exterismos nem em exibicionismos pois pode perder o charme perante as suas femeas.

O Pastor

Anónimo disse...

Há e já agora essa tactica já é velha, deu muito nas vistas.

Anónimo disse...

este amigo pastor anda atento a todas as ovelhas do rebanho do vizinho mas deixa as pulgas e as carraças sem controle,estando neste momento com muita comichão ao ver o glorioso no topo do futebol portugues.
carrega benfica contra as carraças do futebol.

o desparasitante

Paulo Silva disse...

Bom rescaldo! essa dos "cromos da semana" e das "declarações a quente" são iniciativas muito boas.. de facto o bettecourt é um verdadeiro autocolante!

Paulo Silva disse...

Já outra vez considerado o melhor do mundo pela associação de imprensa..

Tem feito um excelente trabalho no Inter, sem duvida!

Cumprimentos,
http://portuguesesnoestrangeiro.wordpress.com/

P.L disse...

Venho dedicar o campeonato dos túneis a todos os meus amigos do Sporting e do Porto viva o SLB campeão 2009/10.

Anónimo disse...

bem queria só dizer uma coisa :depois duma festa destas nunca antes vista,amanhã devia ser feriado nacional.
para quem tinha duvidas em relação ao melhor e maior clube de portugal era só ligar a tv a partir das 20 horas e ver portugal a vibrar como nunca com a vitoria do glorioso.
slb,slb,glorioso,slb
campeoes,campeoes,nos somos campeoes

o chapa 32

Anónimo disse...

Na próxima análise já aparece aí o benfica campeão!!
Espero ansiosamente pelo rescaldo que certamente vou ler com atenção, pois tal como nas outras semanas, é um prazer ler uma"reportagem" tão bem formulada sobre as jornadas da liga sagres.

Aproveito para divulgar que brevemente o "portuguesesnoestrangeiro" divulgará uma entrevista exclusiva com um jogador! vê o anúncio:
Um entrevista exclusiva com um jogador de futebol, brevemente no meu blog... Para os interessados vejam o anúncio para aguçar o apetite:

http://portuguesesnoestrangeiro.wordpress.com/2010/05/10/1564/

Cumprimentos,
Paulo Silva