segunda-feira, 23 de maio de 2011

Final da Taça de Portugal 2010 / 2011

paixaodabola na festa do ...povo...JAMOR FOREVER..

Segunda, 23

Taça de Portugal

A final da Taça de Portugal , sempre teve e sempre terá um sentido especial ao ser efectuada no Jamor, digam o que disserem , já que toda a envolvente de um mitico complexo que  perdura desde o tempo do regime de Salazar é caso único no panorama futebolistico Português.
Poderão os defensores da modernidade contrapor, que o "velhinho" Jamor já está "fora de validade" para as necessidades do futebol moderno, sendo que não deixarão de ter razão, mas penso eu, que a melhor solução é mesmo modernizar o Estádio, mantendo o mesmo envolvido na "magia" de um espaço singular, no qual familias e demais amantes do desporto rei desfrutam de forma natural um ambiente todo ele...sui generis.
Direi mais, após essa remodelação, porque não transformar o Jamor na verdadeira casa da Selecção de todos nós, colocando ai mesmo alguns dos jogos internacionais das nossas Selecções Nacionais, criando assim um "cordão umbilical" que há muito anda..."perdido".
Esta festa da Taça apenas mostrou  uma vez mais e mérito à RTP que fez o transporte das imagens em directo do Jamor desde a manhã de Domingo, toda uma atmosfera positiva em redor do futebol , com inúmeras familias em salutar convivio na mata do Jamor, pondo de lado as habituais imagens de ..petardos e labaredas incendiárias com meia dúzia de rúfias que apenas semeam...confusão.
Portanto viva a festa da Taça e viva o JAMOR.



Resultado da Final :
Estádio Nacional ( Jamor ) 

 




Porto     6 | 2     V.Guimarães       



....................................................................

Rescaldo da Final da Taça ..










Porto 
   6 | 2     V.Guimarães   

Imparáveis......
Esta época perdurará na memória do comum adepto azul e branco como uma época gloriosa em que o sonho andou sempre lado a lado com a realidade, tornando a equipa do jovem Villas Boas numa autêntica "máquina" de titulos, sendo que para finalizar em beleza , nada melhor do que golear em pleno Estádio Nacional , a equipa de veio da Terra do...Conquistador.
Rodeado de um ambiente único e contagiante , propicio às inspirações que poderiam advir de um jogo decisivo , a equipa do FC Porto, embora "castrada" do seu elemento mais incisivo..Falcão, tinha em James Rodriguez, alguém que poderia..."explodir".
E a primeira "detonação" do jovem Colombiano aconteceu logo aos dois minutos de jogo, num golo inaugural que teve em James o elemento oportuno e na defesa Minhota , o elemento ....destraido.
Numa primeira parte , toda ela jogada a um ritmo alucinante e imprevisivel , o Vitória de Guimarães haveria de restabelecer o empate num lance em que Álvaro Pereira quase impedia o golo, tendo apenas validado o mesmo através de um corte após ressalto na área Portista.
Logo depois, surgia o irrequieto James na esquerda a cruzar para a entrada fulgurante de Varela na direita, adiantando de novo a equipa azul e branca no marcador, mas o jogo estava de facto incrivel e Edgar haveria de empatar numa entrada de rompante na área do FC Porto, cabeceando conforme mandam as regras, para Beto apenas.... confirmar.
Ufa...Ufa...apenas estavam passados 23 minutos e já quatro golos haviam sido..celebrados...viva o futebol..
Mas isto ainda não era nada, já que ainda antes do intervalo , muito mais haveria para contar, sendo que Maicon faria o 3 a 2 após cabeceamento de Rolando que bateu na trave e ressaltou para o defesa Brasileiro assinar o "livro", e a festa continuava em ritmo "diabólico" com Hulk a facturar, imagine-se de canto directo com muitas , muitas culpas para o futuro guarda redes da Selecção da Burkina Faso !!! Nilson...ai..ai...FIFA...ai...ai...Nilson.
Foi então que surgiu o lance que haveria de marcar o jogo, com Beto a derrubar Faouzi e respectivo penaltie a ser desperdiçado por Edgar com o Internacional Português Beto a defender para canto.
Na jogada seguinte , já bem em cima do intervalo, Hulk caminha incrivelmente sozinho pela esquerda do ataque Portista, oferecendo de "bandeja" o golo a James Rodriguez que assim bisaria na partida, levando o FC Porto com uma vantagem assinalável de três golos para o descanso , após quarenta e cinco minutos INACREDITÁVEIS , os quais renderam sete ( 7 ) golos...viva o futebol...
Reinicio da partida, com o FC Porto agora bem mais relaxado, gerindo uma confortável vantagem e entrando em "repouso" competitivo nestes últimos minutos de competição que coroaram a equipa da cidade invicta como uma das melhores equipas da Europa do futebol, nesta época de conquista ilimitadas.
Quanto ao Guimarães, um enorme aplauso pela postura ofensiva que teve na primeira parte da partida , ousando desafiar o poderio azul e branco, pecando apenas no processo defensivo e nos ...promenores.
A segunda metade, embora tenha tido alguns motivos de interesse com algumas oportunidades a surgirem no relvado do Jamor, apenas é de realçar o hat-trick do jovem prodigio Colombiano...James Rodriguez, que aos 75 minutos finalizou após cruzamento de ...Hulk , pois claro.
Vitória merecida da equipa mais eficaz, mais segura, mais competitiva, enfim , vitória da equipa MAIS , ficando registada a desilusão Vimaranense no abandono colectivo do Jamor aos 75 minutos de jogo, numa clara atitude de resignação e de ..sonhos desfeitos para quem tanto vibra com o clube da cidade do ..Conquistador.
Para o FC Porto , esta vitória encerrou uma série de conquistas dignas de um..."Rei", ficando agora parte dos louros para o recém enpossado...principe Villas Boas.

























Este é um dos jogos que merece video em bancada ...VIP :
PARABÉNS ..FC Porto ..












................................................................................

Sem comentários: