terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Liga ZON SAGRES - 16 ª Jornada

paixaodabola na jornada mais catita da Liga ZON SAGRES....

Segunda, 17

Liga ZON SAGRES
16ª Jornada








Resultados :


Portimonense0 | Braga





V.Guimarães1 | 0Olhanense





Sporting2 | 3P. Ferreira





Nacional1 | 0Rio Ave





V.Setúbal2 | 4Marítimo





Leiria0 | 3Beira-Mar





Porto3 | 1Naval





Académica0 | 1Benfica






Classificação :

Liga Zon Sagres


















JVEDGMGS

Pts
1Porto              







16     14   2    0      39    7      

44
2Benfica







1612043114

36
3Sporting







168442417

28
4V.Guimarães







167452119

25
5Nacional







167451515

25
6Leiria







167361720

24
7Braga







167272921

23
8Beira-Mar







165832018

23
9Marítimo







164751816

19
10Olhanense







164751214

19
11P. Ferreira







164751520

19
12Académica







165472026

19
13V.Setúbal







164481424

16
14Rio Ave







163581522

14
15Portimonense







1623111632

9
16Naval







1622121031

8


Próxima Jornada :
Jornada nº 17








P. Ferreira | Leiria22/Jan16h00 

Olhanense | Académica22/Jan16h00

Braga | V.Setúbal22/Jan17h00

Rio Ave | V.Guimarães22/Jan17h00
 SPORTTV

Beira-Mar | Porto22/Jan19h15
 SPORTTV

Naval | Portimonense22/Jan20h00

Benfica | Nacional22/Jan21h15
 TVI

Marítimo | Sporting24/Jan20h15
 SPORTTV

................................................................................


Rescaldo dos candidatos......


Sporting 2 | 3  P. Ferreira

Foi catita......
Jogo frenético, este disputado no passado sábado em Alvalade com o Paços a demonstrar que é de facto uma das boas equipas desta Liga ZON SAGRES, actuando no palco leonino com personalidade e dando um verdadeiro exemplo de como deveriam ser todos os jogos desta nossa liga Lusitana.

Falando de exemplos, não servirá como tal o árbitro Éborense..Luis Catita, já que espelhou uma imagem algo "baça" do que deveria ser a arbitragem em Portugal, decidindo quase sempre com o espirito de intuição, não fazendo da certeza, o seu verdadeiro juizo, para grande mal da equipa que equipava de verde e branco , nesta noite de turbilhão em Alvalade.
Numa primeira parte , na qual sobressaiu a abgnação e a persistência do Chileno Valdés contra a inspiração do quase sempre seguro guardião Pacence Cássio, o Sporting dominou, esbanjou e viu-se a perder aos 28 minutos de jogo com um golo do "outro mundo" de Samuel, que disparou ( qual Guarin....) um autêntico "missel" de meio campo com Patricio a reagir algo tardiamente.
Até que aos 40 minutos, Cássio finalmente abriu a "guarita", após mais um remate do incansável Chileno, o qual sobrou para o "levezinho" Liedson, que rematou vitoriosamente para o empate , diga-se....merecidissimo.
Mas foi então que entrou em cena a personagem principal deste "filme" , bem perto do intervalo ao assinalar uma grande penalidade a punir carga de Polga sobre Rondon na área Leonina, sendo que o avançado Venezuelano esteve imperial na arte de "queda na máscara" ao atirár-se com convicção para o chão, não deixando dúvidas no sr.Catita, contribuindo assim para o folclore que acabaria em autêntico festival do ....apito.
No recomeço, Salomão ainda tentou acabar com a autêntica "febre amarela" de sábado à noite ao empatar o jogo após remate personalizado que bateu inapelávelmente o irrepreensivel Cássio.
Já com Saleiro em jogo, Luis Catita rodou nova "dança" agora ao toque do "fandango" ao não assinalar falta clarissima na área Pacence sobre o "proveta" do nosso futebol...
E foi já com Bettencourt a contar os minutos para a despedida, que um menino de seu nome ...Pizzi, acabou com tamanha dançaria ao fazer o 3 a 2 final num remate vistoso de meia distãncia para gáudio das dezenas de adeptos da cidade capital do móvel, que assim fizeram o pleno nos confrontos com os Leões nesta Liga Sagres, deixando os já de si, traumatizados adeptos Leoninos à beira da famosa dança de saida......



Porto 3 | 1 Naval

Tiro certeiro.........
Este Dragão, cai, levanta-se um bocado coxo, mas depressa volta à luta com a mesma determinação de sempre com uma insaciabilidade digna de um qualquer ser da mitologia pré histórica.
Neste jogo ante o "lanterna vermelha"  da classificação da Liga ZON SAGRES, o FC Porto, quiça prevenido com o feito alcançado pelos agora comandados por Mozer, em terras do conquistador Lusitano, cedo pegou no jogo através da sua maçã..ops...arma distribuidora de jogo, de seu nome ...Moutinho, tendo através do talentoso médio ensaiado as mais belas e perigosas manobras de ataque à baliza de....Salin.
Mas quem tem dois autênticos "panzers bélicos" como Hulk e Falcão, pouco tem de se preocupar com a "explosão" do futebol, que dá pelo nome de ...golo, já que os incisivos atacantes do reino do Dragão "cospem fogo" como poucos nesta velha Europa do futebol.
E se a Naval aguentou a investida azul e branca, quase...quase, até  ao intervalo, pode agradecer ao seu futebol de contenção e ao desacerto do FC Porto na hora da decisão, sendo que em um minuto tudo se desmoronou com o golo inaugural de Falcão , tendo Hulk ao seu estilo aumentado o seu pecúlio pessoal ao colocar o mercador numa diferença de dois golos.
Na segunda metade, tempo para Hulk bisar numa investida em velocidade, culminada com remate certeiro numa demonstração , de que é realmente de outra dimensão, que não esta , pertencente ao comum ser humano.
Para términus da contenda, tempo para se escrever história no palco do Dragão, com a Naval a registar o seu primeiro golo em terras de Dom Nuno...., por intremédio de Gomis, imagine-se com um penaltie que não foi mandado...repetir pelo sr. Machado....
Vitória merecida e normal da melhor equipa em campo, que assim mantêm distâncias para o seu arqui rival , nesta viragem de campeonato....



Académica0 | 1Benfica

El mano está de...volta
Jogo palpitante, este disputado em terras estudantis, salpicado por inúmeros ingredientes que certamente farão a delicia dos demais comentadores da nossa praça, tais foram os condimentos usados neste "repasto" servido nas margens do Mondego.
Entrada determinada do Campeão Nacional a demonstrar o seu bom momento através de um futebol vistoso , apostando as "fichas" nos pés quentes de Cardozo e ..Saviola ( em grande forma..el conejo...), sendo que foi com estes protagonistas , que o SL Benfica chegou ao golo, com o "Tacuara"  a rematar forte numa cobrança de um livre, tendo a bola encontrado o irrequieto ...Saviola , desviando-se de forma irregular (em claro  fora de jogo ...) para o interior da baliza do "Keeper"... Peiser, num erro de análise do àrbitro Elmano Santos, que iniciava aqui uma noite surrealista....
Ainda na primeira parte o esquerdino benfiquista...Coentrão, haveria de ver o amarelo numa falta para penaltie, que o juiz da partida inverteu para simulação do internacional Português.
Perto dos quarenta minutos, o jogador Academista ..Pape Sow, resolveu ensaiar um lance de arte marcial , tendo como alvo o altivo avançado Paraguaio ..Cardozo, acabando por regressar uns minutos mais cedo aos balneários do Municipal de Coimbra, deixando a sua equipa com menos um elemento.
Pensou-se então que o jogo estaria perdido para a Briosa e decidido para os comandados de Jesus, mas.... esta nova Briosa de José Guilherme ??? , mostrou ter a lição muito bem estudada e com a inspiração de Diogo Valente acercou-se várias vezes da baliza de Roberto, tendo mesmo numa dessas ocasiões atirado ao poste do guardião Espanhol , através de Amaury Bischoff, causando muitos arrepios de espinha aos milhões de encarnados espalhados por este planeta..
A equipa encarnada respondeu na mesma moeda e Luisão imitou o jovem Academista ao tirar "tinta" ao poste dos trajados de negro, tendo ainda desperdiçado inúmeras oportunidades , muitas delas pelo desinspirado...Óscar Cardozo, deixando assim a incerteza até final.
Bem perto do final, aconteceu  a expulsão do sempre inconformado...Fábio Coentrão, com o sr. Elmano a punir entrada sobre Bischoff, dando assim o toque final num duplo amarelo, que de repente ficou...avermelhado.
No que diz respeito à arbitragem de Elmano Santos, pode-se concluir que a mesma roçou a pura das imcompet~encias, tendo tido demasiados erros de julgamento técnico / disciplinar, a punir ambos os conjuntos com a não marcação de penalties da cor da...àgua, e a validar um golo da cor do ...vinho, perdendo assim mais uma oportunidade de se afirmar como...árbitro de verdade.
Briosa , esta Académica, numa vitória manchada por parte do Benfica, embora no computo geral, tenha sido a equipa que mais buscou tamanha .... conquista.

............................................................................

Declarações a quente......












Paulo Sérgio ( treinador do Sporting )
«Mas a partida teve demasiadas peripécias, e graves, em nosso desfavor, estivemos sempre a correr contra o prejuízo.»
Mas, Ó Paulo, não deveriam antes, ter corrido em direcção à baliza de Cássio...é que isso de correr contra o prejuizo, normalmente dá em ......nada.


Rui Vitória ( Treinador do P.Ferreira )
«Já tivemos lances em que já fomos prejudicados, o futebol é assim....
Ó Rui, acho que o Paulo Sérgio não concordará muito com essa frase...catita..


Villas Boas ( Treinador do FC Porto )
«No entanto, o Sporting, tal como o Braga, são candidatos ao título até ao final da Liga. Prefiro acreditar nisso.»Discurso à Mourinho ou então , brincadeira ..... o homem tem o mesmo sentido de humor sarcástico à imagem de Dom Nuno...


Mozer ( Treinador da Naval )
«Este jogo não fazia parte do nosso calendário. Os nossos adversários são outros e é com esses que temos de pontuar.» 
Mentalidade de....treinador de Inatel !!! Assim não..... 

 
Jorge Jesus ( Treinador do SL Benfica )
«Aconteceram alguns problemas de critério de arbitragem que não põem em dúvida a vitória do Benfica.»Em dúvida a vitória, certamente que não, já em relação ao árbitro...muitas...certezas, é mesmo ele, o inconfundivel.....El Mano.



José Guilherme ( Treinador da Académica )
«Tivemos oportunidades para empatar ou ganhar».
Eu acrescentaria ...ou mesmo  para perder..


....................................................................................















Bota em Cima....

O golo fantástico de Samuel ( Paços de Ferreira ) em Alvalade ...
Após o fantástico golo fabricado por Guarin ( FC Porto ) ante o Maritimo em pleno Dragão, eis que passado apenas uma semana, nos é oferecido, a nós amantes incondicionais do futebol uma verdadeira obra de arte, pincelada por tamanha inspiração momentânea de um quase desconhecido jogador Pacence...
Vale a pena ver e rever.....









Bota em Baixo....

A arbitragem Nacional......
O lote que compõem a arbitragem em Portugal está de facto carente de ...qualidade, já que os árbitros existentes no panorama nacional pecam pela imconpetência, dando azo a prestações como a que se viram neste fim de semana em Alvalade ( Luis Catita ) e em Coimbra ( Elmano Santos )..
Sinal claro para ...Meditar e refletir sobre o futuro dos senhores do apito..profissionalização ??, não sei, mas alguma coisa terá de ser feita e não basta fazer analises pós jornadas, para confirmar aquilo que todos nós vemos...















..........................................................................

3 comentários:

gmattiollo disse...

Esse Camp. Português está meio desequilibrado, nas duas pontas. Os dois primeiros estão bem adiantados e os dois últimos, bem para trás.

Benfica mais uma vez terá uma partida difícil, mais do que a do Porto.

Mattos, deixa tuas notas em mais um QUESITO DO BOLÃO DAS NOTAS.

Abraço

http://gremista-sangueazul.blogspot.com

Manuel Oliveira disse...

Estás enganado Giovani! O jogo do FC Porto não é mais fácil, além de que é fora de casa.

Duas arbitragens miseráveis amigo Mattos!

Abraços.

Mattos disse...

Amigo Manuel...

Conforme transcrevi no post, foram sem dúvidas das piores arbitragens desta época em Portugal...
Mas infelizmente a arbitragem Portuguesa está nivelada por baixo, sendo que nos resta esperar por nova geração dos homens do apito...


Abraço