segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Rescaldo da 17ª Jornada...

Domingo, 31

Liga Sagres
17ª Jornada










Jornada escaldante, em que os quatro primeiros classificados tinham "tarefas" algo complicadas para resolver, sendo que todos se sairam com nota positiva, à excepção do Sporting CP, embora a sua tarefa fosse a mais complicada de antemão, visto que visitava o Líder do Campeonato, o qual ainda não havia perdido no seu reduto. O Braga  ostentava o interessante registo de não ter desperdiçado nenhum ponto nos jogos disputados no Estádio AXA , com SL Benfica e FC Porto e de ter infringido uma derrota aos Leões no jogo da primeira volta em Alvalade.
Em relação ao FC Porto, tinha a ambição de conquistar os três pontos na "Choupana" diante do Nacional, com o motivo de interesse extra em relação ao reencontro de Ruben Micael com a sua anterior equipa e do regresso ao banco por parte de Manuel Machado, após largos meses de ausência em virtude de baixa médica.
Quanto ao SL Benfica, tinha a necessidade de ganhar ao Vitória de Guimarães , para afastar o trauma que foi a eliminação da Taça de Portugal por parte desta mesma equipa e para se manter colado ao SC Braga no topo da classificação.

Resultados :
17ª Jornada











Braga       
 1 | 0   Sporting
Leiria2 | 0Olhanense




Naval1 | 0Belenenses




Nacional0 | 4Porto




Benfica3 | 1V.Guimarães,


V.Setúbal2 | 2Rio Ave



P. Ferreira2 | 1Académica



Leixões   | Marítimo ( disputa-se  2ªfeira )




Classificação :


PosClubeJVEDPts.
1Braga17133142
2Benfica17133142
3Porto17113336
4Sporting1776427
Subiu 1 posição5Leiria1775526
Desceu 1 posição6Nacional1773724
7V.Guimarães1765623
8Rio Ave1748520
9Marítimo1654719
10P. Ferreira1747619
Subiu 1 posição11Naval1753918
Desceu 1 posição12Académica1744916
Subiu 2 posições13V.Setúbal1735914
Desceu 1 posição14Olhanense1728714
Desceu 1 posição15Leixões1635814
16Belenenses1718811

...........................................................................

 SC Braga-Sporting................... 1-0
 Jogo de confirmações, para o Braga, porque queria confirmar a liderança na Liga Sagres e alimentar o sonho das gentes da cidade de Braga e para o Sporting, porque não tinha mais margem para derrapar.
Foi um Braga à imagem do que se tem visto esta época, sendo uma equipa unida, compactada e com um enorme rigor táctico e por esse facto tem obtido excelentes resultados, conforme se verificou neste jogo em particular.
Bastou Paulo César derivar da esquerda para o interior da área Sportinguista, para marcar o golo que acabou por selar o resultado final, sabendo de antemão que este Braga é muito forte a gerir resultados.
Para o Sporting, fica uma exibição bem conseguida, ficando apenas a faltar o golo, golo esse que em abono da verdade foi o que diferenciou os dois conjuntos na noite de sexta feira.
Impressionante como é que o Sporting CP, consegue acabar o jogo com 11 jogadores :
- entrada durissima de Carriço a Mossóró
- Replay com nova entrada sobre o “massacrado” Mossóró, agora foi Adrien
- Entrada som falta de timming de Saleiro sobre Alan
 David Luiz, depois disto, estás perdoado e já agora : Quem pediu um Porto (João)  “Ferreira”
  Foi um Sporting a subir claramente de forma, nesta fase importantissima da temporada, mas para o campeonato acordou tarde demais, restam as Taças e a tarefa não vai ser nada fácil, olhando para o sorteio das três competições em que estão inseridos, a lembrar : FC Porto, SL Benfica e Everton.

U.Leiria - Olhanense ................ 2-0
Este jogo, serviu para definir algumas questões que estavam pendentes antes da realização do mesmo, tendo em conta as prestações de ambas as equipas até à data. O União, claramente é uma das melhores equipas deste campeonato e está em busca de um lugar "Europeu" e a equipa de Olhão , tenta a todo o custo sair dos lugares de despromoção, o que diga-se de passagem não está a ser tarefa fácil.
O União teve uma entrada em jogo totalmente desinspirada, sendo que a primeira parte foi para esquecer e só com uma reentrada em jogo no segundo tempo de forma incisiva e com a baliza como alvo ( coisa que não se viu no 1º tempo ), pode dar ao Leiria o que mais ambicionava neste jogo..a vitória e os três pontos que garantiram desde já a sua permanência no escalão maior do campeonato Português.
A equipa de Olhão , fica a olhar para esse objectivo como uma miragem, pois embora seja de realçar a consistência do seu jogo nesta partida e o empenho dos seus jovens jogadores , vai ser lutar até ao fim ..mas outra coisa não seria de esperar.

Naval - Belenenses ...................1-0
Jogo importantissimo para ambas as equipas, tendo em consideração a classificação dos dois conjuntos, sendo que a sorte sorriu apenas para os "Navalistas" comandados por Augusto Inácio, dando alguma justiça ,olhando para uma boa primeira parte da Naval e levando em linha de conta o jogo timido e retraido de um Belenenses que precisa urgentemente de amealhar pontos , se não quiser ter o sabor amargo da descida de divisão, mais uma vez, o que não deixáva de ser uma má noticia para o futebol Lusitano, tendo em conta o peso histórico da equipa de Belém. Muito trabalho para António Conceição........


Nacional . FC Porto ................. 0-4
Jogo de grau elevado para os Dragões, que necessitavam de encurtar distâncias para Braga e Benfica, não tendo margem para derrapagens. E o que se antevia dificil e complicado, tornou-se descomplicado com a arte de "cair" de Alvaro Pereira e com a inaptidão ou falta de visão do homem do "Xistrema" como lhe chamam os adeptos Portistas ( vai lá saber-se porquê .. ) no lance que marcou a partida da Choupana e que deu origem ao penalty e à expulsão do estreante Alex Bruno, que nem queria acreditar que em Portugal, levar um pontapé dá direito à marcação do castigo máximo e consequente exclusão do jogo...azar , caro Alex...bem vindo ao apito encarnado.
Este lance foi decisivo para o resto da partida, porque a partir dai o FC Porto dominou o jogo a seu belo prazer e com o novo reforço de seu nome Ruben Micael ( bela exibição do ex. Nacional ) no onze inicial,  teve oportunidades mais que suficientes para justificar os numeros finais do encontro.
Destaque para os "bis" de Varela ( mais uma boa exibição, para Queirós pensar... ) e de Rodomel Falcão , este ultimo a aproximar-se do topo da lista dos melhores marcadores deste campeonato.
Curioso foi não se ter notado a falta de Bruno Alves e de Raul Meireles , a confirmar o crescimento desta equipa numa fase decisiva da temporada , não esquecendo que chegou mais um reforço para o ataque..Kléber " O Gladiador", nome apropriado para a Arena do Dragão.

SL Benfica - V.Guimarães....... 3-1 
Nota de realçe para os 52 mil espectadores que estiveram presentes na Luz, dando razão aqueles que dizem que o SL Benfica está a ser levado ao colo e acaba de ter uma maior dimensão tendo em conta que o número total de espectadores desta jornada cifrou-se pelos 77 mil.
Destaque para o golo inicial do SL Benfica, apontado com alguma felicidade após ressalto, por parte de Aimar e para os dois golos apontados ou "bombardeados" pelo imitador de Cristiano Ronaldo ( 2 golos e expulsão ), de seu nome Carlos Martins, esse jogador de intermitências, capaz de fazer coisas do outro mundo, para depois descer à Terra e dar a mão ao disparate .
Engraçado foi chegar ao intervalo e constatar que o Vitória obteve o golo do empate no único remate efectuado à baliza de Quim, embora se deva elogiar a jogada do mesmo , com mérito para Nuno Assis , que após entrada pelo corredor central, fuzilou a baliza encarnada. 
Foi um bom Vitória, este que apareceu na Luz para tentar reeditar o mesmo resultado do encontro da Taça de Portugal e até o poderia  alcançar, não fosse a excelente dinâmica ofensiva da equipa de Jorge Jesus, tornando a tarefa dos adversários que a defrontam, de grau bastante elevado.
Vitória justa da melhor equipa em campo, não havendo desta vez nenhum lance de David Luiz para esmiuçar, fica para a próxima...
Em termos de lances polémicos, nota para o pontapé ( este foi o fim de semana dos pontapés na área.. ) de Javi Garcia em Valdomiro em plena área encarnada , a não merecer intervenção de Elmano Santos ..falta de visão ou de inaptidão....

V.Setubal - Rio Ave ................. 2-2 
 Encontro com todos os condimentos necessários para uma bela caldeirada, que ficou marcado por um inicio algo sobrenatural por parte do Rio Ave, com a expulsão do guardião Carlos aos 30 segundos de jogo ( deve estar próximo do Record do Guiness.. ) e logo após o regresso da CAN, dando origem ao golo dos visitantes apontado por Kazmierczak.
Mas esse facto não impediu os homens de Vila do Conde de alcançarem a igualdade ainda antes do intervalo por intermédio de Chidi. 
Chidi, que haveria de dar vantagem ao Rio Ave através de uma recarga , obtido com a marcação de uma grande penalidade e tendo como consequência o equilibrio númérico , devido à expulsão de André Pinto.
Tempo ainda para o V.Setubal, empatar a contenda através do seu reforço , Neca através da cobrança de um livre directo.
Mas ainda faltava uma expulsão, agora para o Vitória, a penalizar uma entrada dura de Ney ( mais um reforço.. ) , sobre Bruno Gama.
Foi pois um encontro complicado de dirigir por parte do Atalaiense ..André Gralha. 

 P.Ferreira - Académica ......... 2-1
Jogo entre equipas do mesmo "campeonato", que teve um bom inicio para os Estudantes , partindo mesmo na posição de vencedores através de um golo obtido pelo seu defesa "Berg" e conseguindo mesmo conservar esta vantagem até aos 83 minutos de jogo. Os últimos 10 minutos foram fatais para a Briosa, tendo o Paços virado o jogo a seu favor, culminando com o 2 a 1 final, no derradeiro minuto de descontos. 

................................................................


Declarações a Quente









Carlos Carvalhal ( treinador do Sporting CP )

«Vou comentar o jogo, sim?. Fizemos uma boa exibição, ninguém cá ganhou até ao momento. Fizemos 45 minutos muito bons e não merecíamos estar a perder ao intervalo.»
Obrigado por comentar o jogo, Sr.Carlos e como ninguém tinha ganho em Braga até ao momento, quem é o Sporting para o fazer, se você o diz.....




................................................


 Domingos Paciência ( treinador do SC Braga ) 
«Se quando faltarem 10 jornadas continuarmos assim, vamos assumi-lo, e vamos assumi-lo todos.»
Ó Domingos, assume lá isso de vez e pronto, custa ao princípio mas depois com o tempo passa........vais ver que não custa nada....
................................................

Ruben Micael ( médio do FC Porto )
«Não entrámos bem nos primeiros 15/20 minutos, mas depois de chegarmos ao golo as coisas ficaram mais fáceis».
..Concordo, foi coisa que todos nós vimos..pontapé na canela e fé no Xistrema........

...............................................
Manuel Machado ( treinador do Nacional )
 «A arbitragem em Portugal, em abstracto, não é cristã: ou esqueceu os princípios ou não foi à catequese.
 Discordo completamente, no lance que dá origem ao 1º golo do FC Porto, existiram muitos princípios Cristãos ( crença, ajudar o próximo, honrar um Deus Superior.. ), só não se aplicou o princípio de .."não cair na tentação ... "

..............................................


Carlos Martins ( médio do SL Benfica )
«Faço um pedido de desculpas ao grupo. Assumo as minhas responsabilidades. Quero salientar a força e união da equipa durante aqueles 18 minutos com menos um»
Fica sempre bem reconhecer um erro, mas as desculpas não se pedem, evitam-se.....e após uma grande exibição, acaba por cair uma nódoa no melhor pano......não havia necessidade  Carlos...
......................................................................................
Paulo Sérgio ( treinador do V.Guimarães )
Há que dar os parabéns à equipa porque deu a cara e discutiu o jogo do princípio ao fim »
Ó Paulo, dar a cara e discutir.....mas depois levaram trés “chapadas”..
.......................................................................................

 

 


 
 

Sem comentários: