quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Taça de Portugal....1/4 final

Quinta, 04

Taça de Portugal
Millennium Cup











Disputados os jogos FC Porto vs Sporting, SC Braga vs Rio Ave, Pinhalnovense vs Naval e P.Ferreira vs D. Chaves,  podemos apontar algumas surpresas : nos números registados no Dragão em que o FC Porto cilindrou o Sporting CP, que até vinha de uma boa série de vitórias apenas interrompida na última sexta feira em Braga, mas com sinal positivo para o comportamento da equipa, sendo que esta goleada das antigas não seria de todo expectável.
Surpresa também na eliminação do Braga aos "pés" do Rio Ave, sendo que essa apenas foi confirmada na lotaria das grandes penalidades.
Em Pinhal Novo, venceu o mais forte, mas realce para a resistência da equipa do Pinhalnovense, vencida apenas nos últimos instantes.
Esta noite na Mata Real em Paços de Ferreira, aconteceu mesmo Taça, com a eliminação da eqipa da casa perante o surpreendente D. Chaves, que assim se irá juntar às restantes três equipas da Liga Sagres nas 1/2 finais da competição.








FC Porto - Sporting CP ................. 5-2

 Esta era a primeira grande "final" para os homens de Alvalade, visto que restam apenas as Taças , depois do descalabro que tem sido este campeonato, com especial incidência para a desastrosa 1ª volta.
E o minimo que se poderá dizer, é que foi incompreensivel a actuação do Sporting, especialmente na 1ª parte do jogo em que pura e simplesmente foram "apanhados" no vendaval  azul e branco" , no qual apenas se salvou o grande golo de Izmailov, tudo o resto..o vento levou.
Diga-se de passagem que aliada à má prestação dos Leões, está sem dúvida a melhor 1ª parte realizada esta época pelos comandados de Jesualdo Ferreira, em que colocaram em campo uma dinânica de jogo e uma intensidade que ainda não tinha sido observada esta época, com destaque para o sempre irreverente Varela ( curiosamente um ex. Leão, que um dia Paulo Bento, disse não ter lugar no esquema táctico do SCP...?? ). Interessante foi mesmo, não se ter feito notar a ausência de dois jogadores que têm sido pedras basilares neste FC Porto ( Bruno Alves e Meireles ), o que indica claramente que o FC Porto se apresenta ao seu melhor nível nesta fase importante da época desportiva, embora seja de destacar um jogador que tem sido incisivo neste crescendo de forma da equipa azul e branca, de seu nome Falcão ( em boa hora resgatado ao SL Benfica, na pré época.. ).Nota para o "ressuscitado e incompreendido Mariano Gonzalez, que marcou um golaço de levantar o estádio, será esta uma viragem no estatuto de Mariano dentro do plantel do  FC Porto ??
Curioso, o resultado da estatistica do jogo, ondetransparece um equilibrio em todos as vertentes do jogo, mas só no papel, porque dentro do terreno de jogo, a diferença foi abismal.
No final da partida, ficou a sensação que só não aconteceu um escândalo maior devido ao " tirar o pé do acelerador " por parte dos Dragões, ficando o Sporting e especialmente o seu treinador Carvalhal, com muita matéria para reflexão nestes próximos dias..
Resta agora para o Sporting CP,  a ilusão da Liga Europa, embora tenha um adversário que merece cuidados acrescidos , sendo que está também numa boa fase na Liga Inglesa e para a Taça da Liga , cujo adversário é o velho rival da segunda circular, que está a atravessar uma excelente fase , colocando-se a dúvida , se depois do vendaval azul, surgirá uma " chama imensa " a chamuscar a época do Leão.....













 SC Braga - Rio Ave .........................0-0 ( 5-6 após g.p. )
Este terá sido sem dúvida dos piores jogos efectuados pela equipa Bracarense nesta temporada, sendo que nunca conseguiu ser aquela equipa compacta e criativa que nos têm habituado esta época e o melhor exemplo em relação ao anteriormente referido é que ao nível de oportunidades de golo, praticamente foi uma equipa inofensiva. O Rio Ave, em contraste, fez talvez a sua melhor exibição através de uma boa circulação de bola e um bom controle dos espaços, com destaque para o defesa Gaspar ( irrepreensível ) e para o jovem Fábio Faria ( 2ª parte ).
No SC Braga, impedido de utilizar as suas duas unidades de maior destaque até à data ( Vandinho e Mossóro..malditas câmaras... ) foi sempre uma equipa orfã dos seus manisiadores de jogo e nem com a inclusão do regressado Luis Aguiar, conseguiu disfarçar algum défice de inspiração....

Restantes jogos :

Pinhalnovense - Naval ............................................ 1-3
P.Ferreira - D. Chaves ............................................  1-2

Equipas apuradas para as meias finais :
  • FC Porto
  • Rio Ave
  • Naval
  • D.Chaves

Declarações a quente :









Carvalhal ( treinador do Sporting CP )
«..Temos de perceber o que acontece. Foram dois jogos completamente diferentes. No primeiro fizemos um bom jogo, este foi muito mau»
Nós todos, também tentamos perceber, mas não está fácil Carlos....... 

Mariano Gonzalez ( Jogador do FC Porto )
«.. Foi uma noite perfeita. Este resultado que conseguimos prova que continuamos fortes na busca dos nossos objectivos.»
Concordo plenamente, se o FC Porto continuar a jogar a este nível....cuidado, que temos de regresso o velho FCP...



Inácio ( treinador da Naval )


« Sonhar qualquer um pode sonhar, não se deve é sonhar coisas inatingíveis, mas isto não é inatingível. O jogo das meias a duas mãos não ajuda as equipas mais pequenas, mas estamos lá».
 Inácio, o sonho comanda a vida e para quem já foi campeão no Sporting....


  Domingos ( Treinador do SC Braga )
«Este era o dia em que não tínhamos que passar» 
 Já agora, qual será o dia em que deixam de estar na liderança do campeonato ?? Aceitam-se apostas..eu já sei qual...


Sem comentários: