sábado, 18 de dezembro de 2010

Quo vadis.....Sporting

paixaodabola olha para a "crise" Leonina....

Sábado, 18


QUO VADIS...SPORTING

O clube de Alvalade vive actualmente uma das suas maiores crises "existênciais", já que diariamente são lançadas "achas" para uma "fogueira" cada vez mais inflamada .
A verdade das verdades é só uma : É dificil , principalmente num clube com a dimensão do Sporting, o convivio permamente com desaires desportivos, falta de liderança e mais importante do que tudo isto..ver os seus maiores rivais somarem exitos e caminharem lado a lado na disputa de titulos que outrora ainda tinham a intromissão do "grémio" de Alvalade e que agora, não passam de autênticas....miragens.

Perante tal cenário, muitas tem sido as declarações inflamadas de muitos dos "actores principais" deste palco Leonino , sendo que nada contribuem para debelar tal situação cada vez mais..descontrolada ...


Polémica entre Costinha e Sousa Cintra.
O director desportivo do Sporting troca palavras com o ex-presidente do clube e ameaça tornar público "um papel" sobre os tempos do antigo dirigente.             
Foi Sousa Cintra quem começou a "guerra", notando em entrevista à Rádio Renascença que Costinha "tem grandes responsabilidades no actual momento da equipa" de Alvalade.                                              
Em resposta o ex-futebolista aconselhou o antigo presidente do clube a meter-se "na sua vida", revelando à partida para Sófia, onde o Sporting defrontará o Levski no encerramento da fase de Grupos da Liga Europa, que em breve divulgará "um papel sobre os tempos de Sousa Cintra".                                                
"Mas que papel é esse", pergunta na reacção Sousa Cintra. "Ele que o mostre rapidamente para não deixar as pessoas na dúvida", atira, frisando que "o papel" que prestou foi "de orgulho e grande satisfação por servir o Sporting".

Em declarações à Renascença, Sousa Cintra lamenta ainda que não percebe por que é que Costinha ficou "tão ofendido". "Um director do futebol tem que ser responsável", assevera, considerando que o ex-jogador "é um funcionário do Sporting, faz o melhor que sabe e tem que apresentar resultados".

Declarações que surgem depois da eliminação do Sporting da Taça de Portugal em Setúbal (2-1) e que ilustram a crise que se vive para os lados de Alvalade.

 
O presidente do Sporting, José Eduardo Bettencourt, disse hoje, a propósito das acusações de Paulo Sérgio aos jogadores em Sofia, que "não está habituado a encontrar desculpas" e que, "claramente, o futebol está a correr mal".
"Não me quero pronunciar sobre isso [declarações de Paulo Sérgio em Sófia, após a derrota com o Levski, para a Liga Europa]. Não estou habituado a encontrar desculpas, nem nunca as procurarei. Há coisas que estão a correr bem, outras de acordo com o plano, e, claramente, o futebol está a correr mal", disse Bettencourt, durante o jantar da atribuição dos prémios Stromp, que decorreu num hotel de Lisboa.
Perante a insistência sobre o teor das declarações de Paulo Sérgio, que acusou os jogadores de "facilitismo e de não quererem agarrar a oportunidade", o líder ‘leonino’ disse que "é um problema entre o treinador e os jogadores".
Para o presidente do Sporting, a sua principal preocupação neste momento é "proteger a equipa", a qual, pelo facto de "todos falarem e terem opinião, pondo tudo em causa, com ou sem razão", acabam por a "vulnerabilizar e instabilizar".
"A minha preocupação neste momento é fazer acreditar àqueles jogadores de valor, que já o demonstraram, que não há razão nenhuma para não terem mais confiança neles próprios e não darem uma resposta que todos os sportinguistas esperam e desejam", acrescentou Bettencourt, que diz não estar habituado na sua equipa a encontrar justificações, tanto mais que as pessoas "têm de assumir as suas responsabilidades".
Fazendo passar o recado, repetiu "não ter interesse em encontrar desculpas", sobretudo numa altura de "tanto negativismo no futebol", mas apelou "à serenidade", por não acreditar "em soluções fáceis, as mais óbvias para as pessoas, as do costume".
Mais evasivo, alude a "coisas bem-feitas, outras menos bem-feitas" e a circunstâncias que "não podem ser narradas ou comentadas", as quais "justificam algumas coisas que se têm passado".
Apesar de tudo, diz não ver razões para "não manter a confiança em Paulo Sérgio", até por saber que hoje em dia "é difícil trabalhar no Sporting", em porque os resultados "potenciam a crítica fácil, uma certa demagogia e maldade".
Apela à prudência, "sobretudo das pessoas com mais responsabilidades" porque "não é com discursos ou diagnósticos pessimistas que as coisas mudam".
"Hoje os milagres são mais difíceis, sobretudo quando se perdem alguns ‘timings’, que tornam as viragens complicadas", disse, desvalorizando também a recepção hostil dos adeptos do Sporting à chegada da equipa de Sófia, definindo-a como "contestação normal num momento difícil para o clube".
O presidente do Sporting foi mesmo mais longe ao pôr-se "à disposição dos órgãos sociais para o que entendam fazer".
"É capaz de não haver salvadores nem soluções milagrosas, porque, se as houvesse, obviamente que amanhã já não estaria aqui", referiu Bettencourt.
Instado a comentar a reacção contundente do director desportivo Costinha a um comentário do ex-presidente Sousa Cintra, Bettencourt não disfarçou uma expressão de desagrado: "Não quero pronunciar-me sobre isso!", rematou.


Abílio Fernandes, vice-presidente leonino na era Sousa Cintra, concedeu uma entrevista à RR na qual critica duramente a gestão de Bettencourt e Costinha no futebol leonino:

"O Sporting vai passar por uma situação dramática e terá provavelmente de acabar para recomeçar de novo, como a Fiorentina, em Itália . Sousa Cintra tem toda a razão porque foi um presidente que deixou o clube numa estabilidade financeira enorme e não merece ser atacado. Quem lá está agora é que se está a servir do clube, que tem uma equipa miserável. O Sporting vai passar por uma situação dramática e terá provavelmente de acabar para recomeçar de novo, como a Fiorentina, em Itália 
. O Sporting está entregue à banca e não se apresentam contas nem se fazem auditorias. Com grande tristeza nossa, encontramos o clube numa situação terrível, com contratações de milhares de Euros que não são mais-valias para o clube.
É uma gestão miserável que temos no nosso clube. Infelizmente, já fomos afastados da Taça de Portugal e no campeonato não temos grandes hipóteses. Na UEFA, as coisas estão a correr bem mas nos primeiros meses do próximo ano e com a craveira das equipas da Liga Europa, o Sporting não terá grandes hipóteses. 
Vamos ter uma época. Acho que esta Direcção não tem futuro nenhum. Devem ir-se embora e deveria haver uma auditoria porque o Sporting é um caso de polícia, nos últimos anos, a nível de compras.
O Sporting é uma ditadura. O Sporting é um clube de ditadores. Desde a entrada do Dr. Roquette o Sporting nunca mais voltou a ser o que era", afirmou.



Paulo Sérgio ( Treinador do Sporting ), declarou após a derrota em Sófia ante o Levski :

..........«Vão rolar cabeças»


































.....................................................................................................

10 comentários:

Opinião do Carvalho disse...

Caro amigo Mattos, agradeço os elogios.
Sua definição sobre esses jornalistas é sensacional.
Abração.

Rodrigo Carvalho

Gabriel Campi disse...

Complicada a situação do Sporting. Esperamos que os leões se recuperem logo.

Abraços!

www.blogfutebolnaveia.blogspot.com

FuteB.R.O.N.C.A.! disse...

Olá, seu link ja foi add!
Aproveito e convido a seguir tb o FuteB.R.O.N.C.A.!

JÁ ESTOU TE SEGUINDO,

Saudações!!!

Juan Barnabé disse...

"Por onde vais e para onde vais" Paixaodabola ?

Esta é uma boa pergunta que dificilmente será respondida por quem de direito, e digo isto com a convicção e quiça a certeza de que alguem irá dar uma resposta como tantas outras já aqui publicadas mas a quem já ninguem liga, porque todos sabemos o intuito a intenção e o objectivo.
É obvio que o sporting desta epoca podia estar melhor,claro que podia, é obvio que quando se perde ninguem pode andar satisfeito, claro que não, é obvio que existem adeptos descontentes, claro que existem.
Tudo isto é verdade, mas aqui outra pergunta ganha pertinencia.
E OS OUTROS QUE ESTÃO COMO O SCP?
Analize-se e compare-se este post com um outro intitulado SINAL VERMELHO e vejam se não existe aqui uma analise que em vez de ser de sofa é de "vão de escada" tal é a inflamação doentia do autor para com o SCP em comparação factos identicos vividos pelo slb.
Por onde vais e para onde vais paixaodabola? é facil de responder basta o bloger assim ter coragem, e basta olhar para as respostas anteriores e a importancia que lhe deram os amigalhaços a este "brilhante" post, não será antes um:
QUO VADIS...Paixaodabola

Anónimo disse...

Ó matos afinal amanhã vais mesmo comer as petingas e aproveita porque brevemente algo me diz que vais engolir um "chicharro" com escamas que é para doer mais.

O Pescador da aguia barnabé...épa desculpa vitória

gmattiollo disse...

Realmente o Sporting não está bem em nenhuma competição. Se classificou com dificuldade na Liga Europa e está longe dos líderes no portugues.
Tem que se recuperar logo, ou poderá não ter mais volta.

Abraço

http://gremista-sangueazul.blogspot.com

Anónimo disse...

Isto realmente a cada uma, o sporting classificou-se com dificuldades na liga europa! ser primeiro do grupo é passar por difilculdades? isto ainda deve ser o final do brasileiraõ a fazer efeito.

Carrega FLUMINENSE

Mattos disse...

Bem, já reparei que que o post publicado que teve como titulo..QUO VADIS..SPORTING, mexeu com algumas susceptibilidades no que diz respeito ao seu conteúdo , tendo o mesmo sido comparado de forma depreciativa ao anteriormente designado...SINAL VERMELHO.
Apenas direi que este blog não tem, nem nunca terá por objectivo , agradar a Leões, Dragões, Lampiões ou a qualquer tipo de ave rapina, sendo que apenas foram reportados alguns factos sobejamente publicitados na comunicação social, e meus amigos comparar esses mesmos factos, com uma análise que foi efectuada tendo como referência a paupérrima prestação do SL Benfica nesta primeira metade de temporada ( referida no post..SINAL VERMELHO ), é abusar de uma "coisa" que se chama de ..coerência e viver num "oceano" pintado de uma só cor não será certamente o ideal para um...pescador.
Claramente, este espaço não será um blog de isenção no verdadeiro sentido da palavra, já que, por várias vezes referi que sou adepto incondicional do SL Benfica, mas não confundo isenção com incoerência ou irracionabilidade.
Sempre elogiei quando tive de elogiar e sempre critiquei , quando fui "obrigado" a criticar, mas nunca andei ao sabor da maré, nem nunca recusei comentar quando a ocasião não era de todo...propicia, dando sempre o "corpo ao manifesto".
Para finalizar, responderei: QUO VADIS..PAIXAODABOLA?... O paixaodabola, seguirá sempre o caminho da paixao pelo desporto e pelo futebol em particular, nunca tendo como "defesa" a coerção oportunista e sem sentido, indo sempre de encontro à noticia, sem nunca ceder à tentação de criar noticia através de assuntos banais e sem conteudo de valor acrescido.


Abraço

O ATENTO disse...

Caríssimo Matos esta sua resposta não me espanta pois, como se pode ler no meu comentário a sua especialidade é baralhar e voltar a dar para lampião ler.
Acho muito bem que o "camarada" não queira agradar a leões e dragões, mas não diga que não o faz com os lampiões porque a importância que eles ligam aos seus comentários demonstra a sua preocupação em não os abespinhar, mas isso é normal ou não fosse o seu sofá, vermelho.
Obviamente que tive que fazer a comparação entre o quo vadis e o sinal vermelho, qual é o problema? Não gosta que lhe lembrem o quanto protege o clube do “orelhas” em comparação com o que escreve sobre os outros.
Como adepto e sócio do Sporting não quero nem nunca quis camuflar os problemas do meu clube, sei que passa por momentos difíceis, mas não posso é admitir que o caríssimo amigo deturpe e crie casos por pura diversão clubista, mas bem pior é que quando os casos são sobre o seu clube se faça de anjinho e adopte uma escrita de desculpabilização.
Desde o inicio desta época, em que os benfiquistas depositavam grandes esperanças ao ponto do seu treinador dizer que iria ganhar a liga dos campeões, de gastar 10 vezes mais que o meu clube em aquisições, de com a arrogância do costume já terem ganho tudo em Portugal antes da época começar, de criarem casos com os árbitros que na época passada eram os melhores do mundo, dos pedidos aos adeptos para a não comparência aos jogos fora de casa, das humilhações nos jogos com fcp e nas derrotas na liga dos campeões, da humilhação do quase não apuramento sequer para a liga Europa, da contestação ao deus Jesus por parte de figuras históricas, adeptos e até dirigentes e alguns jogadores, da invasão ao seixal e para terminar o festival, da história mal contada da águia vitória, acho piada que seja só sinal vermelho.
Por tudo isto lhe digo que vai ter de levar comigo sempre que achar necessário e sempre que o meu amigo utilize essa escrita terrorista para com o grande SPORTING.
“ Todo o bom político é dissimulado. Eu, por exemplo, sou péssimo porque digo sempre o que penso. “

O atento

Mattos disse...

Caro amigo...ATENTO

Foi com grande satisfação que mais uma vez verifiquei o seu enorme interesse em interagir no...paixaodabola.
Ter um blog é isto mesmo:
É partilhar a nossa visão sobre um determinado tema..
É opinar com paixao...
É respeitar a opinião contrária...
É discordar e concordar...
É ser parcial, é ser imparcial...
É ser vermelho, verde, azul ou simplesmente um imenso arco iris...
É tudo isto e muito mais, por via disto tudo é que o futebol irradia magia, emoção, alegria, tristeza, vibração, paixão....

Assim sendo, aqui vai um enorme abraço deste seu admirador pouco...secreto e nunca, mas mesmo nunca, deixe de estar ...ATENTO