sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Competições Europeias....Liga Campeões / Liga Europa

paixaodabola..

Quinta, 18

Liga Campeões
1/8 Final ( 1ª mão )















Resultados :

16 Fevereiro 2010






Lyon  -Real Madrid
 ............ 1-0
Milan  -Man. United

 ............ 2-3

 

17 Fevereiro 2010






Bayern   -Fiorentina

........... 2-1
FC Porto   -Arsenal
........... 2-1

 

23 Fevereiro 2010






Stuttgart -Barcelona
Olympiacos -Bordeus

 

24 Fevereiro 2010






CSKA Moscovo   -Sevilla

Inter Milão   -Chelsea

 

1/8 Final ..... Segunda mão : 09 - 17 Março 2010

 

 Rescaldo :

  

FC Porto - Arsenal .......... 2-1 


Este foi mais um jogo entre o FC Porto e o Arsenal de Londres a contar para a Liga dos Campeões, onde estas duas equipas são clientes assiduos.
Grande novidade no FC Porto,  a entrada para o onze inicial de Hulk, após dois meses de inactividade competitiva na sequência dos incidentes ocorridas no famoso “túnel da Luz”.
Foi um bom inicio para o FC Porto, que dispôs de duas boas oportunidades para inaugurar o marcador, uma delas pelo já citado Hulk.
Ainda não se tinha chegado aos 15 minutos de jogo, já Varela tinha tratado de dar avanço no marcador para o FCP, através de um cruzamento que virou remate a enganar o desamparado guardião do Arsenal.
Ainda se ouviam as vozes de alegria dos adeptos Portistas , quando os “Gunners”  empataram o jogo com um desvio de Sol Campbell para o fundo da baliza de Helton, com os defesas Portistas a verem a bola passar.
Com os ingleses a mostrarem  uma boa circulação de bola e a executarem transições defesa-ataque de uma forma rápida e esclarecida conseguiram em grande parte do jogo,  um maior dominio de mesmo, conjugando com  uma excelente forma fisica .
Mas aconteceu o inesperado e  o árbitro Martin Hansson ( célebre pelo polémico apuramento da França para o Mundial...o tal da mão do Henry.. ) apitou uma infração num atraso de bola de Sol Campbell para o guarda redes Londrino..tirou a bola das mãos de Fabianski ..entregou-a a Ruben Micael , que perante o ar de espanto de todos , marcou o livre indirecto para Falcão encostar para dentro da baliza do Arsenal..estava consumado o 2-1 , com Arséne Wanger a pedir explicações ao árbitro Sueco .
Realmente este é um lance pouco visto nos relvados, porque embora não se discuta a legalidade do mesmo, já no que diz respeito ao bom senso...e esse bom senso não teve o árbitro ao não fazer um compasso de espera e fazer voz da sua autoridade ...para bem do futebol e da credibilidade do mesmo...
Claro que disto tudo, se aproveitou o FC Porto para consumar a liderança no marcador.
Até final quase só deu Arsenal mas o resultado não se alterou, dando alguma margem de manobra para o jogo da 2ª mão a disputar em Londres, mas não será tarefa fácil...à imagem do Everton em Alvalade.....
 .........................................................................................
Liga Europa 
1/16 avos de final ( 1ª mão )
 

Resultados : 

Hertha Berlim-Benfica, 1-1
(Javi García, 33', pb; Di María, 4')
Everton-Sporting, 2-1(Pienaar, 35' e Distin, 49'; Miguel Veloso, 87', gp) 
At. Bilbao-Anderlecht, 1-1
(San José, 58; Biglia, 35')
FC Copenhaga-Marselha, 1-3 (Gronkjaer, 79, gp; Niang,72 e Kaboré 84' e 90')
Panathinaikos-Roma, 3-2
(Salpingidis, 67', Christodoupoulos, 81' e Cissé, 89'; Vucinic, 29' e Pizarro, 81, gp)
At. Madrid-Galatasaray, 1-1
(Reyes, 23'; Keita, 77')
Fulham-S. Donetsk, 2-1 (Gera, 3' e Zamora, 63'; Adriano, 33')
Liverpool-Unirea Urziceni, 1-0
(N´Gog, 81')
Hamburgo-PSV, 1-0 (Jansen, 26', gp)

Rubin Kazan-Hapoel Telavive, 3-0(Bukharov, 14' e 23', Semak 69') 
Ajax-Juventus, 1-2 (Sulejmani, 16'; Amauri, 31' e 58')
Club Brugge-Valencia, 1-0 (Kouemaha, 56')
Villarreal-Wolfsburgo, 2-2
(Senna, 43' e Ruben, 85'; Grafite, 66' e 84, gp)
Standard Liège-Salzburgo, 3-2
(Witsel, 66', gp, e 82, e De Camargo, 80'; Janko, 4´e 45')
Twente-Werder Bremen, 1-0 (Janssen, 39')
Lille-Fenerbahçe, 2-1
(Balmont, 3' e Frau, 52'; Vederson, 5´)



Rescaldo :
 
Everton - Sporting CP ..... 2-1 

Boa entrada do Sporting num jogo de tudo ou nada para a época futebolistica dos Leoninos, na tentativa de manterem em aberto a única competição na qual poderão ganhar algo de significativo .
Neste jogo de tudo ou nada, ficou o “talvez...”, porque a derrota pela margem minima e o golo marcado em Goodison Park,leva para Alvalade a esperança de passagem para os 1/8 final.
Entrou bem o Sporting, com concentração e com motivação, algo que se pode constatar na atitude competitiva de alguns dos seus jogadores ( Carriço, Veloso, Izmailov.. ). Por falar em Izmailov, apesar das noticias que o dão como carta fora do baralho para a equipa verde e branca, foi sempre um dos mais activos do Sporting até à sua saída, ficando registado aquele remate em que descaido pela direita atirou ao poste.
Esta atitude infelizmente só teve visibilidade a espaços, devido talvez ao abanão sofrido com os golos do Everton, sendo que o primeiro apontado por Pienaar foi na conclusão de uma jogada fantástica do ataque da equipa inglesa.  O segundo foi precedido de falta sobre o guardião Rui Patricio , com o jogador "toffee" a perturbar a saida do guardião dentro da sua área de acção  ( só descrutinada após várias repetições do lance, tendo o guarda redes do SCP, algumas culpas no cartório na abordagem ao lance....foi pouco incisivo na saida de entre os postes...a corrigir, mas este problema já não é antigo ).
Este golo sofrido logo no inicio da 2ª parte, fazia antever outro pesadelo para o Leão, mas este Leão após tantas “quedas” conseguiu-se equilibrar , conter o adversário e acima de tudo...ser paciente e esperar por...Liedson.
No decorrer da  segunda  parte só  com a entrada de Yanick Djaló, se viu Sporting, tendo o jovem Leão pela direita espalhado o perigo através da sua velocidade.
E foi aos 85 minutos de jogo, numa falha clamorosa do defesa central  Françês Dustin ( estes defesas centrais do Everton pareceram sempre muito presos de movimentos... ), que o Levezinho aproveitou, como só ele sabe fazer para seguir para a baliza e ser derrubado pelo guardião Tim Howard. Miguel Veloso com toda a calma !! do mundo apontou de forma perfeita o penalty que faz  o Sporting sonhar.
Mas para quem gosta de “números” , este foi o sexto jogo consecutivo do Sporting sem ganhar (Braga,  FC Porto, SL Benfica, Académica, P.Ferreira, Everton... ), mas está claro que os números valem o que valem...............
O mais importante é que o Leão ainda ruge e ainda não se deu por vencido....

Hertha B. - SL Benfica .. 1-1 
No lancamento deste jogo poderiamos afirmar que em solo germânico nunca o SL Benfica havia vencido e.....assim ficou.
Equipas em pólos diferentes nos respectivos campeonatos, sendo que o SL Benfica é líder em Portugal e o Hertha ocupa a lanterna vermelha na Bundesliga Alemã.
Inicio prometedor do Benfica, já que se põs na posição de vencedor aos 4 minutos de jogo através de um passe notável de Carlos Martins para Di Maria surgir isolado perante o guardião Alemão e rematar com o pé direito para o fundo das redes. 
Até aos 30 minutos de jogo ainda se viu Benfica, com Ramires e Di Maria deambularem nas faixas laterais com sucessivas movimentações atacantes sempre apoiados por um futebol a toda a largura do campo. 
Mas foi quase tudo o que se viu do SLB esta noite, sendo que aos 30 minutos após jogada de insistência pelo lado direito da defesa encarnada, foi executado um cruzamento rasteiro que Javi Garcia resolveu encaminhar para dentro da baliza de Júlio César.
Este jogo marcou um ponto de viragem do ( pouco )futebol apresentado pelo Hertha até então, já que passou a ocupar melhor os espaços e consequentemente a criar mais perigo para a baliza encarnada.
O início da segunda parte, foi marcado por um lance polémico, já que Ramires é tocado na área do Hertha à margem das leis sem que o arbitro Norueguês tenha sancionado o lance e indicado a marca de grande penalidade.
Com o SL Benfica a apostar no seu habitual sistema de defesa em linha, ocorreu a maior oportunidade de golo da segunda parte e para o Hertha, com o avançado Berlinense a deslumbrár-se com a baliza escancarada e a rematar ao poste com os jogadores  comandados por Jesus a assistirem ao lance de uma forma inanarrável...
Chegando aos 70 minutos de jogo , se podessemos elaborar uma representação gráfica do desenrolar do jogo, veriamos uma linha vermelha ( SLB ) em clara descida e uma linha azul ( Hertha ) em caminho oposto.
Jorge Jesus ainda tenta dar outra orientação para a equipa com as entradas de Aimar e de Menezes, tendo como objectivo dotar a mesma de maior clarividência e de criatividade mas.......não deu certo.
Já na recta final do jogo, Jesus atira a " toalha ao chão"  e contrastando com aquele treinador ambicioso e ganhador do inicio de época, resolve jogar para o empate com a saida de Saviola ( esteve em campo ??? ..em clara baixa de forma.. ) e com a entrada de Miguel Vitor ??, dando claro sinal para dentro de campo que...é melhor ter um pássaro na mão que dois a voar....mas sou da opinião que não havia necessidade de passar esta imagem.....aonde estava o Benfica que joga do 1º ao ultimo minuto para ganhar ???.
Claro que a culpa é de Jesus e do seu excelente plantel que habituaram mal !!! o universo Benfiquista esta época.....
Foi sem sombras de dúvida uma das piores prestações do SL Benfica esta época..sem chama...sem brilho e com uma cor ....vermelho desbotado.............
Perdeu-se a exibição......ficou o resultado que apesar de tudo indicia boas prespectivas para a segunda mão e consequentemente a passagem aos 1/8 final da Liga Europa.......
Veremos se foi apenas uma situação pontual ou se a história terá repetição.

........................................................................................

Declarações a Quente : 






Carlos Carvalhal ( Treinador do Sporting CP )
«Não estamos satisfeitos com o resultado, mas estamos com a atitude e entrega da equipa.»
..Deixo uma sugestão : Gravem uma cassete, video,cd..o que quiserem, porque o discurso do homem é sempre o mesmo.....haja paciência.....

David Moyes ( Treinador do Everton )
«O Everton estava mais perto do 3-0 do que do 2-1 e devíamos ter pressionado para marcarmos mais um golo. Demos uma oportunidade ao Sporting quando eles já não a tinham...»
..Sim, David tudo bem....mas existe  Liedson para alêm deste  Sporting.....

Jesualdo Ferreira ( Treinador do FC Porto )
«O Ruben foi muito inteligente, aproveitando uma regra do jogo. Mas se este golo acontecesse contra a minha equipa, ficaria possesso.»
..Epá .........se isto ocorresse em Portugal  e a favor da equipa da águia...meu Deus, não haveria regra que resistisse..mas pronto tá bem aconteceu no Porto e foi a favor da equipa do Dragão.....

Arséne Wanger ( Treinador do Arsenal )
«No jogo da segunda-mão tudo será diferente... »
Concordo, as diferenças  serão :  ...O País, a cidade, o estádio e imagine-se até o árbitro será diferente..... e as regras do jogo  terão certamente outra aplicação......

Jorge Jesus ( Treinador do SL Benfica )

«Podíamos fazer melhor, mas nos últimos 15 minutos sentimos dificuldades em sair e eu decidi defender o 1-1»
Podiamos fazer melhor.......podiam e deveriam ter feito melhor, o que não seria dificil já que a exibição roçou o fraquinho........


 Funkel (Treinador do Hertha Berlim )

«Se realizarmos uma exibição como de hoje acho possível seguir em frente. Este resultado permite continuar a acreditar, mas vai ser preciso marcar em Lisboa»
 ..Nada é impossivel, basta as duas equipas repetirem os últimos 60 minutos de jogo em Lisboa......mas não acredito.........

2 comentários:

Anónimo disse...

AOS 38 MINUTOS FICAVAS A JOGAR COM 10 O PAPAGAIO O PEIXOTO JÁ TINHA AMARELO E JOGOU A BOLA COM A MÃO MAS O QUE INTERESSA E FALAR DOS OUTROS, E PENALTY SOBRE O RAMIRES SÓ PODES TER BEBIDO AO JANTAR

UM PORTISTA FELIZ

BARÃO VERMELHO disse...

BEM DE AVES E DE FRUTAS DEVEM PERCEBER OS PORTISTAS POIS ESTA CLARO,JÁ EM RELAÇAO A FUTEBOL,POUCO,MAS ENQUANTO ESTIVEREM SERVIDOS DO TELES E DO PINTO .

SLB4EVER