segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Rescaldo da 20ª Jornada...

paixaodabola

Domingo, 21

Liga Sagres
20ªJornada










Jornada vinte da Liga Sagres, em que todas as atenções recaiam no FC Porto vs SC Braga, disputado na noite de Domingo na invicta cidade do Porto.
Com o SL Benfica comodamente sentado na poltrona a visionar o confronto entre Dragões e Arsenalistas  em virtude da antecipação do jogo relativo a esta mesma jornada com a U.Leiria, acabou a par do FC Porto por ser o grande vencedor da mesma, visto que deixa de ser líder à condição para passar a ser líder efectivo beneficiando da derrota do SC Braga no reduto dos azuis e brancos.
Quanto ao Sporting, mais do mesmo....empenho, luta , espirito de sacrificio..mas no final, mais um jogo sem vencer, desta feita em Olhão e com novo empate a zero.

Resultados :









Benfica3 | 0Leiria





Marítimo1 | 1Nacional





V.Guimarães2 | 0Leixões





Olhanense0 | 0Sporting





V.Setúbal0 | 1Naval





Rio Ave1 | 2P. Ferreira





Porto5 | 1Braga





Belenenses   | Académica 



( disputa-se 2ª feira )

Classificação :

                                                 
....................................................................................







Maritimo - Nacional ........... 1-1










































Derby Madeirense, disputado horas antes de se abater sobre a ilha da Madeira, aquela que foi a maior catástrofe ocorrida nos últimos 100 anos, visto que a cidade do Funchal, e zonas circundantes ficaram completamente devastadas pela tempestade que se abateu sobre o ilhéu. Esta catástrofe teve a agravante de tirar a vida a várias dezenas de Madeirenses  e de virar o dia a dia daquele arquipélago de " cabeça para o ar ".







Humildemente, estou solidário com todo o povo Madeirense e estou convencido que com toda a sua determinação irão ser capazes de levantar de novo a bela ilha da Madeira e a sua cidade mãe..Funchal.







Em relação ao jogo de futebol, há a destacar o avanço no marcador por parte do Maritimo por intermédio de Kléber, sendo que o dominio dos homens de Van der Gaag sofreu forte abalo com o golo do empate, já sofrido nos ultimos 15 minutos de jogo por Filipe Lopes. Empate justo tendo em conta o equilibrio resultante da boa segunda parte do Nacional.






















V.Guimarães - Leixões ........ 2-0






Boa vitória da equipa de Guimarães, que já não vencia há algumas jornadas.






Em relação ao Leixões, depois do empate "arrancado" ao FC Porto, já com o comando do Espanhol Fernando C.Santos, saboreou novamente o "sabor" da derrota e continua nos lugares de descida.






O Vitória chegou ao golo após um cruzamento de Desmarets para Valdomiro aparecer a cabecear para o fundo da baliza.







O Vitória foi sempre a equipa mais perigosa dentro do terreno de jogo e foi com um Nuno Assis endiabrado que surgiu o segundo golo através de uma boa jogada pela esquerda a centrar para o remate vitorioso de Rui Miguel.















Olhanense - Sporting CP ...... 0-0






Este era mais um jogo para o Sporting provar que apesar de tudo o que lhe tem acontecido ao longo desta época , continua a ter um bom conjunto de jogadores que a qualquer momento se poderá transformar numa boa equipa.










Mas este Sporting teima em não conseguir vencer nem convencer. Esta noite fria e chuvosa de Olhão  teve um inicio equilibrado  em que se destacou um jovem Leão de seu nome Djáló, sempre irrequieto , que sempre que joga  contribui para um aumento da velocidade de jogo da equipa Leonina .










Curioso lance aos vinte minutos de jogo em que Liedson apareceu na esquerda a cruzar para Matias Fernandez atirar de cabeça para a baliza de Ventura... papeis trocados ????.  Logo depois foi a vez de Djalmir  falhar clamorosamente perante Rui Patricio.
 A dez minutos do intervalo Tonel faz o que não costuma fazer...falhar um golocerto num excelente cabeceamento
Em cima do intervalo, Matias tenta imitar Ruben Micael, mas esqueceu-se que este árbitro é Português e o árbitro em Portugal segura bem no apito e de imediato interronpeu o lance.
Final da primeira parte com algum dominio do Sporting na partida.
Com o inicio do segundo tempo e já com o relvado pesado devido á chuva intensa que se abateu sobre Olhão, surgiu  um Olhanense mais acutilante a desperdiçar algumas oportunidades para inaugurar o marcador.
Destaque pela negativa para o árbitro da partida Pedro Proença ao não expulsar Djáló após entrada dura sobre o adversário sendo que o avançado Leonino já tinha cartão amarelo.
Foram uns bons vinte minutos da equipa de Jorge Costa sem que nesse periodo o Sporting tenha causado qualquer perigo para a baliza defendida por Ventura.
As substituições nada alteraram no desenrolar da partida , tendo a mesma chegado ao fim com um empate a zero bolas que se aceita tendo em consideração a boa primeira parte do Sporting e a boa resposta do Olhanense no decorrer da segunda.
Apenas um reparo para Carvalhal... Há vários jogos a esta parte que não faz a terceira substituição..esquecimento ou não confia no banco de suplentes ( ainda se a equipa dentro de campo estivesse a realizar grandes exibições, se compreendia um pouco, mas assim... ?? )
E os números estão a ser algo cruéis para este Sporting, já que após 7 vitórias consecutivas ...estão agora em 7 jogos sem vencer ( 2 E / 5 D ).....

V.Setubal - Naval ................ 0-1
 Após uma série de seis jogos sem perder por parte da equipa de Manuel Fernandes, apareceu a derrota perante um adversário de igual valor e perante o seu público.
A Naval inaugurou o marcador logo aos dez minutos de jogo através de Bolivia e com isso tranquilizou o seu jogo , fazendo sempre transições rápidas para o ataque que puzeram a defesa Sadina por diversas vezes em sobresalto.
Como o seu Treinador referiu no flash interview, este foi um vitória aquém do que de bom tem apresentado nos ultimos jogos, parecendo sempre um equipa sem ligação..desconectada..há jogos assim...


Rio Ave - Paços Ferreira ..... 1-2
Jogo de simbolo 1 no totobola em virtude da excelente carreira dos Vilacondenses na Liga Sagres acrescida com o facto de apenas terem perdido por uma vez no Estádio dos Arcos, mas como no futebol não existem certezas....
Entrou bem melhor o Paços , vincando desde logo a sua ambição neste jogo em que marcou primeiro, tirando com isso alguma tranquilidade aos homens de Carlos Brito .
Com o golo do empate ainda se pensou numa reviravolta no resultado mas assim não aconteceu porque Ulisses Morais mexeu e bem na sua equipa, catapulgando os homens de amarelo para uma vitória que foi de todo justa penalizando a inesperada sonolência dos Vilacondenses.

FC Porto - SC Braga ........... 5-1 
Perante 46 mil espectadores , sendo que 2.500 eram afectos ao Braga iniciou-se este que era o grande jogo da jornada 20.
Estava em jogo a liderança ( recuperação ) para os Arsenalistas  e a ligação ao pelotão da frente por parte dos azuis e brancos sendo que perante este cenário seria de maior importância este jogo para o FC Porto, estando mesmo em causa algo nunca visto nos ultimos anos, que foram de claro dominio azul no panorama futebolistico Português.
Este jogo fica marcado pelo claro dominio por parte do FC Porto em todos os aspectos, sendo de realçar novamente o empenho, a atitude e o virtuosismo de  Ruben Micael ( um enorme valor a despontar no futebol Luso ..) , juntamente com a velocidade estonteante de Varela ( autor de duas assitências para golo ) e com o poder de finalização de Falcão ( dista apenas 1 golo do topo dos melhores marcadores deste campeonato ).
No final da primeira parte já o FC Porto dispunha de uma boa vantagem em virtude dos golos apontados por Raul Meireles, Alvaro Pereira ( grande tiro de fora da área ), Falcão , pese embora o árbitro da partida Olegário Benqurença tenha feito vista grossa ao agarrar de braço por parte de Alvaro Pereira a Mossoró em plena área Portista.
No início do segundo tempo, mais uma vez Mossoró cai na área Portista, agora com falta à margem da lei  com Raul Meireles no lance.....o rapaz estava com azar, mas pronto ao menos safou-se sempre ao segundo amarelo.
Até ao final só deu Porto com o Braga muito retraido e apenas a jogar a fogachos, que não deram para queimar o Dragão, seria de esperar algo mais de uma equipa que tem dominado a Liga Sagres.
Os dois restantes golos por intermédio de Falcão e de Belluschi ( este na sequência de uma excelente jogada de Mariano pela esquerda ) só vieram confirmar a superioridade do FCP.
Destaque ainda pela negativa de uma entrada a "matar" de Rafael Bastos sobre Belluschi, sem que a mesma tenha sido punida convinientemente.
Ainda houve tempo para Alan marcar o tento de honra através de uma boa cabeçada, mas já nada mais havia a fazer.
Vitória sem contestação do FC Porto, goleando e convencendo todo o universo Lusitano que temos Dragão até ao fim.
Actuação negativa de Berenquerença com vários casos a seram alvo de reflexão...e estamos a poucos meses do Mundial....











..........................................

Declarações a quente..

 






Van der Gaag ( Treinador do Maritimo )
«..Marcámos o golo, tivemos mais oportunidades, infelizmente não marcámos»
Pois,pois..isto de marcar um golo, falhar dois ou três e depois sofrer um....dá empate nas contas finais.....

Manuel Machado ( Treinador do Nacional )
« O primeiro e o segundo tempo foram muito iguais.»
...realmente tudo muito igual ....primeiro tempo, segundo tempo, equipas Madeirenses, igualdade no resultado, igualdade na classificação ......... e nem precisaram de sair da ilha da Madeira....


Carlos Carvalhal ( Treinador do Sporting CP )
«Devíamos ter marcado na primeira parte. Estávamos a favor do vento e tivemos oportunidades suficientes e claras para ficar à frente do marcador. Podíamos ter decidido o jogo na primeira parte. Depois, a jogar contra o vento e com condições climatéricas difíceis para ambas as equipas, houve grande dificuldade para jogar futebol. O vento condicionou muito o jogo. Ficámos penalizados pelo que não conseguimos fazer na primeira parte»
..Bem, finalmente Carvalhal mudou de discurso e focou as condições climatéricas, sendo que o VENTO foi a palavra chave....Carlos, amigo.....as palavras também são levadas pelo vento....

Jorge Costa ( Treinador da Olhanense )
«..Pelo que o Olhanense e Sporting fizeram, acho que seria justo que uma das equipas saísse daqui com os três ponto.»
..Bem Jorge, deixa-me lá adivinhar qual das equipas é que tu preferias ver como vencedora .......

Jesualdo Ferreira ( Treinador do FC Porto )
«Realizou-se aqui um grande jogo de futebol, entre duas equipas que quiseram sempre ganhar. O jogo foi dividido, mas fomos mais agressivos, tivemos mais capacidade para criar situações e fazer golos, mas o Sp. Braga provou por que foi líder estas jornadas todas»
..concordo com tudo o que disseste ..mas nesta noite de Domingo, houve mais alguém que provou algo sobre a sua presença no Mundial 2010...deixo uma pista...o rapaz tem um nome esquesito acabado em.. ença.............

Mossoró ( jogador do SC Braga )
«Vamos pensar já no próximo jogo com o Olhanense. Não vou estar presente, mas a equipa vai tentar recuperar o primeiro lugar.»
Mas ó ........Mossoró, para o árbitro do FCPorto vs SC Braga desta noite tu não estiveste presente de qualquer das maneiras....não marcou 2 penalties sobre ti na área Portista....e nem o 2º amarelo te mostrou..ou seja estiveste invisível.....
 






6 comentários:

Anónimo disse...

"Em cima do intervalo, Matias tenta imitar Ruben Micael, mas esqueceu-se que este árbitro é Português e o árbitro em Portugal segura bem no apito e de imediato interronpeu o lance."

Caro bloger já agora convinha dizer a sua opinião sobre estes lances, são legais ou ilegais? vá diga qualquer coisa ou terei de concluir que só quando são a favor do seu clube(epoca passada com o estrela e academica) os arbitros ajuizaram bem .

Anónimo disse...

Tem razão o anonimo! bem observado, é que ainda me lembro como os lampiões festejaram um golo do barcelona em alvalade e no dia seguinte o meu caro amigo Matos dizia que tinha sido um golo legal.
Enfim meros tiros nos pês!

O atento

Anónimo disse...

ASSIM VAI A ARBITRAGEM


“Cobardia”


No jogo da Liga dos Campeões entre FC Porto e Arsenal, Rúben Micael e Falcao protagonizaram lance de inteligência e aproveitamento das regras pouco visto entre nós que redundou em golo. Na sequência do livre assinalado pelo árbitro aqueles jogadores, sem esperarem pela recolocação dos adversários, puseram a bola em jogo obtendo vantagem que redundou no golo da vitória. Pelo inusitado da situação muito se disse e escreveu. Sábado, em Olhão, aos 40’, Matías Fernandes, do Sporting, na recuperação do jogo após falta que lhe foi favorável desenhou lance semelhante endossando a bola para Djaló. Pedro Proença não permitiu que a jogada prosseguisse mandando que o livre fosse repetido. Para duas situações semelhantes duas decisões distintas lembrando a discricionalidade dos árbitros. Qual das decisões está então correcta, perguntará o leitor. A verificada no estádio do Dragão enquadra-se no espírito e na letra das regras, na filosofia do legislador que determina esteja o encontro o mínimo de tempo parado. O ocorrido no Miguel Arcanjo decorre das instruções cedidas pelos respectivos instrutores os quais, contrariando o princípio basilar do futebol, fomentam a “cobardia” técnica dos filiados portugueses instruindo-os para, em livres favoráveis à equipa atacante próximo das áreas de grande penalidade ou no interior das mesmas, só permitirem a reposição da bola em jogo após formação de barreira pela equipa infractora, no caso defensora. Ostraciza-se, assim, o conceito de rapidez no recomeço dos jogos, vilipendia-se o benefício que deve ser concedido a quem sofre uma infracção, privilegia-se o faltoso dando-lhe permissão para se recompor, eventualmente queimar mais uns quantos segundos.

"Analise de Jorge Coroado no Jornal O JOGO de dia 23/02/2010

Anónimo disse...

Convem acrescentar que existe um clube em portugal que pode marcar livres assim tendo até já marcado golos dessa forma.
Adivinhem quem é?

e o portista sou eu?

O apresiador disse...

Festejar festejar é para o senhor Carvalhal que apos uma vitoria por tres a zero nao fazia outra coisa se nao rir. O que seria que o estava a dar tanta alegria a esta pessoa?
A- a vitoria meresida sobre o FCP?
B- a ajuda ao GLORIOSO SLB que ja fica com 9 pontos de vantagem sobre o FCP?
Ou
C- Comtinuao na corrida pelo quarto luga?

Mas para mim nao é nenhuma das tres.
O senhor está conten-te porque havia pedido umas dicas ao Sr. JJ e estas deram bom resultado.
Assim quem fica cansado é o treinador e nao os jogadores ´dais as vitorias menos conseguidas do gloreoso mas nos compreendemos e deixamos o mister ajudar os vizinhos lagartos.

O apresiador disse...

Festejar festejar é para o senhor Carvalhal que apos uma vitoria por tres a zero nao fazia outra coisa se nao rir. O que seria que o estava a dar tanta alegria a esta pessoa?
A- a vitoria meresida sobre o FCP?
B- a ajuda ao GLORIOSO SLB que ja fica com 9 pontos de vantagem sobre o FCP?
Ou
C- Comtinuao na corrida pelo quarto luga?

Mas para mim nao é nenhuma das tres.
O senhor está conten-te porque havia pedido umas dicas ao Sr. JJ e estas deram bom resultado.
Assim quem fica cansado é o treinador e nao os jogadores ´dais as vitorias menos conseguidas do gloreoso mas nos compreendemos e deixamos o mister ajudar os vizinhos lagartos.