segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Rescaldo da 19ª Jornada...

paixaodabola

Domingo, 14

Liga Sagres
19 ª Jornada









O campeonato entra na sua fase decisiva em que todos os pontos são importantes para quem se assume como candidato ao titulo maior do calendário futebolístico Português e para quem apenas tenta a todo o custo, a desejada manutenção na Liga Sagres.
Nesta jornada ficou mais uma vez a sensação de que a luta vai ser ponto a ponto até ao final e que apesar da escorregadela do FC Porto no "Mar de Matosinhos" ante o Leixões , ficou o sinal dado pela equipa Portista na segunda parte em que claramente jogou como um forte candidato ao ceptro Português.
Quanto ao líder da classificação, teve na tarde da Luz , um oponente à imagem daquilo que irá encontrar até final do campeonato , ou seja motivado pela caça ao ponto e por defrontrar a equipa que melhor tem feito em prol da arte e da magia do futebol....golos, excelentes executantes, entusiasmo do público....
Em Braga, vislumbrou-se o futuro da equipa de Domingos Paciência, que passará por muitos jogos idênticos ao que foi observado no final do dia, muito equilibrio e sendo apenas desiquilibrado por promenores....
Em relação ao Sporting, lá continua o seu calvário que irá continuar até final desta Liga, havendo apenas a dúvida: onde irão buscar motivação os jogadores verde e brancos após tanta fustração e visto que o seu Presidente apontou um novo objectivo para o clube ... acabar em 4º lugar na Liga Sagres.

Resultados :










P. Ferreira0 | 0Sporting




Benfica1 | 0Belenenses




Leixões0 | 0Porto




Leiria3 | 3V.Setúbal




Académica1 | 1Olhanense




Nacional1 | 1Rio Ave




Braga2 | 1Marítimo





Naval    -V.Guimarães
      




 ( Naval - V.Guimarães  ... joga-se 2ª Feira )




Classificação :


Pos  Clube               J       V     E    D       Pts.
1     Benfica20154149
2Braga19153148
3Porto19124340
4Sporting1977528
5Leiria2076727
6Nacional1974825
7Marítimo1974825
8Rio Ave1959524
9P. Ferreira1958623
10V.Guimarães1865723
11Académica1955920
12Olhanense1939718
13Naval18531018
14V.Setúbal1937916
15Leixões19361015
16Belenenses19181011



P.Ferreira - Sporting ................ 0-0
Após quatro derrotas consecutivas que hipotecaram quase tudo para os Leões, esperáva-se um Sporting  de "inversão", ou seja a tentar inverter esta "onda " negativa de resultados que assolaram o universo Leonino. Mas o jogo de Paços, seria por si só um jogo de grau elevado para qualquer que fosse a classificação actual do SCP e isso mesmo ficou provado no decorrer do mesmo.
Foi sempre um jogo  de luta  e de coração mas ao mesmo tempo faltou o talento e a razão.
Sendo à partida um jogo que punha frente a frente uma equipa de pequena dimensão que não perdia desde o final de 2009 e uma outra de dimensão maior que vinha de quatro derrotas seguidas ( algo não muito habitual ) era expectável algum equilibrio, tendo o mesmo acontecido ao longo deste jogo.
Na primeira parte fica o registo dos únicos lances de perigo do SCP, a aparecerem em cima do intervalo por intermédio de Liedson e de Carriço.
Na segunda parte, à imagem da primeira, faltaram as oportunidades e nem mesmo com as entradas dos "irrequietos" Matias Fernandez e Djaló , o jogo mudou de cariz, sendo que nunca passou de uma partida jogada a um ritmo lento , justificada talvez pelo frio intenso da noite Pacence.
Já ao cair do pano, Matias podia ter feito no meio da confusão aquilo que sempre pareceu distante..o golo.
Se é um facto que o Sporting foi melhor que o Paços, também é verdade que que o jogo ficou nivelado por "baixo" em termos qualitativos.

SL Benfica - Belenenses ......... 1-0
Jogo entre o Líder do campeonato e o último classificado. Mas quem percebe um pouco de futebol, sabe à partida que esta referência nunca é sinal de jogo ganho por antecipação .
E este Belenenses que é um dos históricos do nosso campeonato, nunca seria uma equipa fácil de levar de vencida, acrescendo o facto de estar a necessitar como nunca de pontos para evitar a descida de divisão e isso mesmo ficou patente no desenrolar do jogo da Luz .
E por falar em Luz, foi bonito de ver novamente um jogo disputado à tarde com bancadas repletas e, fazendo uma boa propaganda ao desporto rei e á própria Liga Sagres, penso portanto que deveria de ser uma regra e não uma excepção.
Logo aos 10 minutos de jogo, Cardozo inaugurou o marcador de cabeça, após excelente jogada pela direita de Ramires, dando a ideia do que ..não iria ser este jogo.
E Fajardo aos 30 minutos, fez questão de frisar que esta não seria uma tarde fácil para os comandados de Jesus, embora tenha feito o mais dificil perante Quim, atirar ao lado da baliza encarnada.
Com Coentrão no lugar de Di Maria ( castigado ), foi quase sempre a partir dos pés do esquerdino que surgiram as restantes oportunidades de golo, tendo o mesmo desperdiçado uma excelente ocasião após uma excelente jogada de envolvimento do ataque encarnado , saindo a bola ao lado do poste esquerdo da baliza de Bruno Vale.
E foi mesmo o guardião azul, que acabou por ser nota de destaque,  através de uma saida ao meio campo , após rápido contra ataque do SLB , em que Cardozo apareceu completamente desmarcado a correr em direcção à sua baliza, tendo Bruno Vale defendido fora da sua área de acção e tendo como consequência desse acto...a expulsão.
Até ao final do encontro, mesmo com 10 jogadores de campo, o Belenenses nunca se deu por vencido e a incerteza no marcador pairou até ao apito final do árbitro.
Por falar em Carlos Xistra, ficaram algumas dúvidas num lance ocorrido entre Aimar e Tiago Gomes na área azul, mas como Aimar já tem a fama...retiram-lhe o proveito.
Exibição aquêm das expectativas por parte do Benfica, sendo que a culpa é da própria equipa que habituou os seus adeptos a exibições de gala , coroadas de goleadas, mas como isso nem sempre é possivel, restam estes jogos que não sendo de grande inspiração , são nestes jogos que se ganham campeonatos.
Vitória justa da equipa mais eficaz e para o Belenenses fico o registo de ter estado em termos de organização de jogo ( qualidade de passe / ocupação espaços .. ) ao nivel do SL Benfica e a certeza de que , com esta atitude e entrega, para o ano iremos ter de novo Belenenses na Liga maior em Portugal.

 












Leixões - FC Porto ................ 0-0

Jogo de ansiedade para o FC Porto, tendo em consideração a vitória registada no Estádio da Luz, por parte do SL Benfica duas horas antes. Perante um Leixões que vinha de três derrotas consecutivas, cabia ao FC Porto face ao excelente momento que atravessa a maior responsabilidade no jogo. Diga-se de passagem que foi um pouco disso que se viu no Estádio do Mar em Matosinhos , com o FCP a assumir as despesas do jogo, embora apenas tenha aumentado de intensidade após o intervalo. 
Primeira parte com poucas  oportunidades de golo, sendo que o perigo apenas se vislumbrou através do insistente Pouga. Boa atitude do Leixões  , com os seus jogadores a entregarem-se de corpo e alma para o alcançar de um resultado positivo que possibilita-se a obtenção de algum pontito para fujirem aos ultimos lugares da tabela classificativa.
Segunda parte com melhor futebol dentro do relvado, tendo o numero de oportunidades  multiplicando-se através do decorrer do desafio em que se sublinha as perdidas de Varela , que lance após lance insistia em complicar o que aparentemente era fácil de resolução e também como nota de registo o remate à trave de Belluschi após excelente rotação.
Penalty perdoado ao Leixões , numa investida de Ruben Micael em que sofre toque por parte de Joel com Bruno Paixão a mandar seguir o lance.
Nem com os livres de Bruno Alves a bola queria entrar, partindo então o FC Porto para cima do Leixões  numa tentativa de asfixiar a equipa agora comandada pelo Espanhol Fernando C. Santos . Viu-se então um FC Porto a jogar dentro do meio campo Matosinhense com o Leixões a defender-se como podia com destaque para o seu guarda redes Diego, apostando então na única arma possivel..o contra ataque, embora nesse capitulo tenha tido alguma dificuldade em se entender no terreno de jogo devido à pressão Portista.  Foi portanto uma segunda parte com sentido único com o Porto a encostar o Leixões às “cordas”.
Final do jogo aos 97 minutos  ( compensação das entradas sucessivas do “carro maca” em jogo ) , com um empate a zero penalizando o FC Porto e beneficiando algum anti jogo na parte final do desafio por parte dos Leixonenses . 
Resultado injusto face ao que se passou  durante o tempo de jogo, mas como se sabe no futebol a justiça é cega......

U.Leiria - V.Setubal ................ 3-3


      












Jogo de elevada "tensão" após as declarações proferidas pelo técnico Sadino e pelos responsáveis da União Leiria ainda a propósito da atribulada saída de Manuel Fernandes do comando dos Leirienses.

Com empate do SCP, surgia a oportunidade para a União alcançar o quarto lugar da classificação em caso de vitória.
Entrada de rompante dos Sadinos que à meia hora de jogo, já venciam por 0-2, tendo mesmo chegado ao intervalo a vencer por 2-3 com destaque para Cássio que bisou. Foi portanto uma primeira parte repleta de golos e de bom espectáculo.
No decorrer da segunda parte , com a expulsão do "virtuoso" jogador Sadino..Helder Barbosa, aconteceu o inevitável, tendo o golo de Ronny  dado justiça no marcador aos 70 minutos.
Até final e pese a insistência do ataque Leiriense, o resultado não sofreu alterações, ficando o empate
como prémio para ambas as equipas, visto que nenhuma merecia sair derrotada neste encontro.




Académica - Olhanense .......... 1-1
Após as emoções da 1/2 final da Taça da liga ( Carlsberg Cup ) onde os estudantes venderam cara a derrota no Dragão ante o FC Porto, era o jogo ideal para confirmarem a ascensão como equipa, que tanto se tem reflectido após a entrada de André Villas Boas para o comando da Briosa.
Mas como tudo isto , nada dizia ao Olhanense e a Djalmir em particular , foi mesmo com o golo do avançado de Olhão que a sua equipa se pôs em vantagem no marcador.
Logo depois Tiero após conversão de uma grande penalidade empatou a partida para na segunda parte deixar a sua equipa com menos um elemento , resultante da sua própria expulsão.
E se até a esse momento marcante do jogo, foi sempre a equipa Coimbrã que esteve por cima dos acontecimentos, a partir dai tudo se alterou e com isso o poder ofensivo da Briosa se ressentiu , sendo que nada mais fez alterar o marcador no Estádio Municipal de Coimbra.


Nacional - Rio Ave ................. 1-1









Jogo entre duas boas equipas da Liga Sagres, sendo que o Nacional após inicio de campeonato fulgurante, apresenta algum desgaste , talvez resultante da mudança inesperada de treinador a meio da época, com  Manuel Machado ( após complicações resultantes de intervenção cirúrgica ) a ser substituido por Jokanovic , sendo que neste momento já ocupa novamente o lugar no banco Nacionalista.
O Rio Ave  com o comando de Carlos Brito, teima em fazer uma excelente época , sendo que a mesma não se cinge á Liga Sagres, já que na Taça de Potugal se encontra nas meias finais , onde vai medir forças com o tetracampeão FC Porto.
Em relação ao jogo em si, foi um jogo com algum equilibrio em que a equipa a ganhar vantagem foi a do Nacional por intermédio de Oldoni aos 55 minutos. Mas a vantagem Madeirense foi sol de pouca dura, já que Wires empatou a contenda cinco minutos depois e até final foi o Rio Ave a estar perto do 1-2.
Empate que se aceita perante o futebol apresentado por ambas as equipas...mas o Rio Ave está bem e recomenda-se..


SC Braga - Maritimo ........... 2-1
O velho ditado popular " Quem tem telhados de vidro, não atira pedras ao vizinho", aplica-se na perfeição a este jogo e em particular a Domingos Paciência e seus pares, já que venceu esta partida na sequência de um erro de monta do auxiliar de Pedro Proença , que, com a agravante de o lance capital ter ocorrido junto aos seus pés nada assinalou, na saída da bola de jogo para alêm da linha lateral ( e não foi pouco ), consentindo com isso o desenrolar do lance que viria a desiquilibrar o desafio para o lado dos comandados de Domingos.
Estou a referir este lance, devido ao "bombardeamento " dos Bracarenses para toda a comunicação social deste Pais em relação a lances que têm favorecido o seu rival directo ( SL Benfica ), esquecendo-se ( ou não.. ) que estas coisas do futebol, mais tarde ou mais cedo aconteceriam a favor da sua equipa e que no final de cada época, no deve e haver, existirá um equilibrio nos pratos da balança .
Falando do jogo em concreto, este era sem dúvida um jogo à medida de um empate, visto que foi o equilibrio que dominou a partida.
Tendo o SC Braga feito o 1-0, por intermédio de Meyong, num encostar de cabeça junto ao poste direito da baliza de Peçanha, já anteriormente o Maritimo poderia ter marcado não fosse a intervenção do "melhor guarda redes " Português do momento, de seu nome...Eduardo , numa defesa monumental a remate de cabeça do avançado Maritimista.
Através de um remate potente de Djalma, surgiu o golo do empate, repondo justiça ao marcador, sendo que a mesma justiça ficou ferida pelo lance atrás relatado, em que na sequência do mesmo Luis Aguiar rematou forte e colocado para o fundo da baliza de Peçanha.
Ficou para a história o resultado e a certeza que este Braga não desarma no que diz respeito à luta pelo titulo Nacional e para a semana temos um escaldante FC Porto vs SC Braga, com o Benfica a ver do sofá......
















   









....................................







Declarações a Quente









...................................


Carlos Carvalhal ( Treinador do Sporting CP )
«...Não se pode acusar os jogadores do Sporting de falta de entrega e atitude».
Não senhor, pode-se apenas acusar de : não ganharem jogos, não proporcionarem bons espectáculos de futebol..mas isso não interessa para nada, é preciso é que não falte atitude e entrega.......acho que já vi equipas com grande entrega e atitude a descerem de divisão...ah..pois é...
...................................
Ulisses Morais ( Treinador do P.Ferreira )
 «Tiveram uma situação de perigo com uma cabeçada do Liedson e duas ocasiões no final, que surgiram do nada. Mas desorganizámos o Sporting.»
Como é que é Ulisses, repete lá essa ultima frase...Mas desorganizámos..........quem ?????    Juro que não percebi.....
..................................
António Conceição ( Treinador do Belenenses )
«O Benfica teve mais situações de golo, mais volume ofensivo, mas ficou patente que a minha equipa foi igual ao Benfica em organização colectiva»
Assino por baixo, Toni........
..................................
Jorge Jesus ( Treinador do SL Benfica )
«Além de termos marcado um golo, fomos praticamente única equipa que teve oportunidades»
Ó amigalháço, estiveste a ver o mesmo jogo do que eu ?? Isto de jogar à tarde com o Sol a bater nos olhos,  não ajuda nada......
..................................
Fernando Castro Santos ( Treinador do Leixões )
«Queremos somar pontinhos, sobretudo com rivais deste nível.»
Tudo bem , compreende-se , mas ao ponto de colocarem um autocarro à frente da baliza..não havia necessidade...hermano...
...................................
Jesualdo Ferreira ( Treinador do FC Porto )
«Nunca fui de levantar suspeitas, mas começo a perceber que a carreira do FC Porto até ao fim vai ser muito difícil.»
...Como é que é ?? Ó Sr. Professor , essa de nunca levantar suspeitas é candidata à piada do ano.... em relação à carreira do FCP não sei, mas em relação à sua......desconfio que não chega ao Verão.......
...................................
Domingos Paciência ( Treinador do SC Braga )
«Com o golo as coisas mudaram, mas apareceu o 1-1 contra aquilo que estava a ser a partida. Demos a volta, não se pode dizer que seja muito justa, mas é preciso frisar que a equipa nunca deixou de acreditar e de procurar»
..Tudo bem no discurso, mas , Ó Domingos não falas um bocadito da arbitragem do jogo ??? Geralmente , falas sempre um bocadito sobre a equipa de arbitragem.....estranho.......
...................................
Van der Gaag ( Treinador do Maritimo )
«No lance do segundo golo do Sp. Braga, a bola saiu, o meu defesa Robson parou por isso, mas o fiscal errou e isto foi muito importante para o jogo.»
..Não acredito disso..em Portugal, os árbitros só beneficiam o SL Benfica e ainda para mais a bola só saiu 1 metro para fora da linha lateral e o fiscal de linha estava muito longe do lance !!!!!









..................................
























































12 comentários:

Tiago disse...

Mais uma vez o Braga so ganha ajudado pelas arbitragens e tambem nao jogou mais que o maritimo para lhe ganhar e na minha opiniao e uma vitoria muito injusta.
O Sporting coitadinho mais uma vez nao conseguiu ganhar e pouco jogou para isso e eu neste momento prefiro ver jogos da 2 divisao do que ver os "coxos" do Sporting a jogar.
O porto mais uma vez foi roubado com aquele penalti do ruben micael mas no final o arbito queria mesmo que o porto ganhasse arranjando cantos e livres sem razao nenhuma mas coitado do arbito nao sabe mais e na minha opiniao e o arbito mais burro e o pior da liga portuguesa e so la ta porque o presidente dos arbitos, outro da mesma laia, e da sua familia.
o meu BENFICA la ganhou mais um jogo sem contestaçao.
ESTE ANO VAMOS SER CAMPEOES.
VIVA O BENFICA.

BARÃO VERMELHO disse...

CONTRA AQUELES QUE RESPIRAM O ANTI BENFIQUISMO E TENTAM ESCONDER A CABEÇA COMO A AVESTRUZ SEMPRE QUE O SEU CLUBE DAS RISCAS PERDE OU EMPATA O QUE TEM ACONTECIDO MUITA VEZ ESTE ANO DIGO SLB SLB SLB SLB SLB SLB SLB CONTRA AS AVESTRUZES MARCHAR ,MARCHAR

PS.ESTE BENFIQUISTA QUE ASSINA COMO TIAGO TEM PINTA DE CAMPEAO SLB SLB SLB SLB SLB

Papa lagartixas disse...

"Everton que Sporting vai enfrentar é diferente do que jogou com Benfica"


O Everton que o Sporting vai enfrentar é uma equipa de futebol “completamente diferente, muito mais forte” do que aquela que perdeu com o Benfica há quatro meses, disse hoje o treinador dos “leões”.


Já estão com medo.
Mas o arbitro não e português
Estão com medo do que?

Anónimo disse...

E PRONTOS, LÁ VÊM AS LAGARTIXAS ARRANJAR MAIS UMA DESCULPA PARA A DERROTA. SÃO MESMO UNS COITADOS, AINDA O JOGO NÃO COMEÇOU E JÁ ESTÃO A LAMENTAR A DERROTA.

Anónimo disse...

POIS!...POIS!...BLÁ!..BLÁ!..BLÁ!..e tal jogámos muito futebol no domingo e tal, as lagartixas não jogam nada e tal, somos os maiores e tal, vamos ganhar o campeonato a taça da liga, a taça de portugal(oupsssssss....esta não, fomos gamados e tem de ficar pó ano) e a liga europa, vamos a frente no campeonato dos tuneis, no de arremeço do calhau (tambem se não tivessem era uma vergonha com um monte tao grande (6 milhoes) de pedragulhos neste pais,só assim se compreendem comentários como os anteriores.
ganhem primeiro e festejem depois sua cambada de galinhas extericas, que grande falta de nivel, tenham contenção não envergonhem este blog vermelho,que o bloger deve de tar fulo de ler tanta bacorada.

Anónimo disse...

Caro anónimo das 00:06 deixe lá os depenaditos terem os seus momentos de gloria, já ansiavam por isto a tanto tempo que até dou o desconto a esta onda de anti desportivismo que paira pelo país, só me falta perceber uma coisa é o que faram o que diram e como irão agir se o campeonato não pender para o lado deles, e ainda tou mais curioso para ver a atitude não dos anonimos que aqui escrevem mas sim do dono deste espaço que semana apos semana nos brinda com analises habilidosas não referenciando o que não lhe convem e dando sentido inverso ao que interessa, e não tou a falar de cór basta fazer uma analise aos posts publicados esta semana para ver a falta de coerencia do senhor Matos que como é obvio não quero que deixe de ser lampião (por haver tantos malucos é que este pais tá na merda) mas que ao ter um espaço como este não se pode comportar como um adepto esterico.
O realce dado ao lance que dá o segundo golo do braga é o que o amigo já devia ter dado a muitos lances em que o seu clube semana apos semana tem sido beneficiado nesta liga 09/10.
E se até compreendo que por vezes "componha o ramalhete" já não posso compreender que as habilidades vão tão longe.
Haja coerencia e pachora porque paciencia confesso já começa a faltar para ler tanta baboseira armadilhada.

O Arcebispo

Papa lagartixas disse...

Sabem como se diz gueis em Japonês.
LA.
E dois gueis.
Lá Lá
E TRES gueis.
LA LA LA SO EU SEI PORQUE NÃO FICO EM CASA.

Anónimo disse...

Caro papa lagartixas (ou sera papa cobras)

"Às vezes ponho-me a olhar para uma pedra.
Não me ponho a pensar se ela sente.
Não me perco a chamar-lhe minha irmã.
Mas gosto dela por ela ser uma pedra,
Gosto dela porque ela não sente nada.
Gosto dela porque ela não tem parentesco nenhum comigo."
(um excerto de ALBERTO CAIEIRO)

Peço desculpa por ter aproveitado este texto para lhe responder, espero que não leve a mal e que perceba a mensagem, mas se não perceber peça que eu "espilico" pois sei que deve ser dificil um pedregulho perceber portuges.

Papa lagartixas disse...

Caro amigo anónimo, pode não parecer mas ainda percebo algumas coisas,após ter puxado muito pela cabeça descobri a razão de scp não necessitar de ganhar nada nem de vender jogadores a tal razão e ter apostado no Euromilhões e ter acertado em vários prémios os mais importantes o primeiro lugar 5N 2E e o quinto lugar 4N 1E entre outros prémios.
Viva o Euromilhões

Amigo pedregulho



Ps E quem come cobras são os gueis. lalalalala

Anónimo disse...

Ó papa misto (misto de tanto falar no barquito deve querer embarcar) eu bem me parecia que voce não ia perceber a mensagem, mas pelo menos podia pedir que aqui o amigalhaço esplicava, e ela era simples de decifrar, então cá vai.
" aqui o camarada só liga a merda quando tá distraido"
E quanto ao euromilhões já era altura de sair ao sporting este ano porque nos ultimos tres saiu-vos muitas vezes a voces tristes depenados.
Há! e já agora se tiver problemas com sexo não é bem este o blog que deve visitar, a sua comunidade (gueis)anda mais por outras paragens.

abaixo as PEDREIRAS

Papa lagartixas disse...

Se só liga a merda quando anda distraído então devia ir o medico se não tem reparado tem andado varias vezes distraído nos últimos tempos o será dor de cotovelo.

O apresiador disse...

boas noites a todos os comentaristas des-te nosso blog estou a escrever para vos alertar que este local é um blog desportivo e nao um blog de peixeiras que passam a vida a tratarem-se mal uns aos outros.
fação o favor de comemtar os artigos que aqui estao expostos e deixem de se mal trata compreendido e agora VIVA o GLOREOSO que ja está em primeiro lugar e que este ano sejamos campeões para portugal parar para festejar mais um titulo de slb o maior clube da Europa e do Mundo.