terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Rescaldo da 18ª Jornada...

Segunda, 08

Liga Sagres
18ª Jornada









Ficou hoje concluida a 18ª Jornada, após a realização do Belenenses vs Braga, no qual resultou mais uma prova de teimosia dos Bracarenses em largar o topo da tabela classificativa, vincada numa vitória a todos os níveis notável, visto que jogou 75 minutos com menos um jogador.
Em relação aos outros "Grandes", o único a merecer nota positiva foi o FC Porto, que à custa da vitória por 3 a 0,  perante a Naval reduziu distâncias para o SL Benfica e aumentou o fosso para o Sporting CP, que perdeu algo surpreendentemente ante a Académica em Alvalade.


Resultados :


Sporting          1 | 2Académica


V.Setúbal1 | 1Benfica






Olhanense1 | 0Nacional






Marítimo1 | 0Leiria






Rio Ave2 | 0Leixões






V.Guimarães1 | 2P. Ferreira






Porto3 | 0Naval






Belenenses 1| 3Braga


Classificação :


PosClubeJVEDPts.
1Benfica19144146
2Braga18143145
3Porto18123339
4Sporting1876527
5Leiria1975726
6Marítimo1874725
7Nacional1873824
8V.Guimarães1865723
9Rio Ave1858523
10P. Ferreira1857622
11Académica1854919
12Naval18531018
13Olhanense1838717
14V.Setúbal1836915
15Leixões18351014
16Belenenses1818911



Sporting CP - Académica ............. 1-2
Jogo que começou em tons de esperança para o Sporting, na ânsia de oferecer aos adeptos leoninos um presente após duas derrotas consecutivas, sendo que as mazelas da registada no Dragão ainda tinha algumas feridas por sarar. Mas a esperança logo aos 5 minutos de jogo se transformou em angústia devido ao golo sofrido na transformação de um livre directo a 30 metros da baliza , por intermédio de Orlando com Rui Patricio a ver a bola a bater na sua frente e a anexar-se nas redes, com o "tribunal"  de Alvalade a soltar os primeiros assobios.
Mas a partir desse lance só deu mesmo Sporting e em resultado desse dominio apareceu mesmo o golo de João Moutinho após boa triangulação do ataque do Sporting entre João Pereira e Pongolle.
Aos 30 minutos de jogo, já a equipa Leonina tinha efectuado vinte ataques contra oito dos Academistas e chegando ao fim dos 45 minutos com 63 % de posse de bola contra 47 % , sendo que estes números pouco adiantaram para o clube de Alvalade, registando-se  um empate a uma bola ao intervalo.
O inicio da segunda parte, trouxe novo dissabor para os Leões, visto que João Ribeiro após entrada pela zona central da defesa verde e branca atirou para o lado esquerdo de Patricio, fazendo o dois a um para a Briosa. Logo após o golo da Briosa viu-se um Sporting completamente balanceado para o ataque , tentando o golo do empate a todo o custo , sendo que Carvalhal, apostou na entrada de Pereirinha ( quem mais... ) em detrimento do desgastado Pongolle ( excelente 1ª parte ), sem resultados práticos, pese embora o "bombardeamento" de bolas para a área Coimbrã. 
A história do jogo estava escrita e nela continha nova derrota para o Sporting, a terceira seguida e agora vem ai o velho rival para a Carlsberg Cup....quase não dá para respirar.......

V.Setúbal - SL Benfica ................ 1-1
Mais uma final para os encarnados, sendo que esta foi "perdida" com o último tiro a fazer "ricochete" e até  para alguns serviu para  darem "tiros nos pés".
Pondo de lado a "História" que não teve um "Bonfim" para o SL Benfica, podemos acrescentar que este foi um jogo que se previa dificil para os comandados de Jesus e que se confirmou o mesmo ao longo dos 90 minutos. 
Este Vitória que se apresentou perante o seu público para defrontar o Benfica, apesar de apresentar sete titulares dos fatidicos 8 a 1 da primeira volta, em termos de semelhanças só no equipamento , porque no querer, na raça, na atitude, os homens dirigidos por Mané Fernandes pareciam estar a disputar o último jogo das suas vidas...era o SL Benfica, pois está claro.......
E a história do jogo fica marcada pelos dois auto golos ( Ricardo Silva e David Luiz ), sendo que o protogonizado pelo Benfiquista é para figurar nos "apanhados do futebol ", tanto que tenho elogiado este excelente defesa Brasileiro mas agora chegou a hora para lançar uma critica de todo ajustada : Este lance e a forma displicente como o central "atacou a bola" é para ser visto num jogador das camadas jovens e nunca num jogador deste nível.
Se até aos trinta minutos de jogo, o Benfica teve uma boa qualidade de passe, essa mesma desapareceu de forma enigmática e com isso refletindo-se uma maior dificuldade em chegar com perigo à baliza Sadina.
Fica para registo, um dos poucos jogos esta época em que os encarnados chegam ao intervalo com menos remates do que o adversário, independentemente de maior percentagem de posse de bola.
Na 2ª parte , surgiram os lances mais polémicos :

» Lance na área do Vitória com a bola a embater no braço do defesa verde e branco ( lance bem ajuizado por Jorge Sousa, visto que não existe movimento do braço para a bola  ).
» Golo mal invalidado a Keita, com o avançado Sadino em posição regular ( Aceita-se a decisão, devido ao movimento contrário de David Luiz em relação ao avançado Setubalense, sendo por esse facto extremamente dificil ao auxiliar de " parar " o lance para verificar a linha traçada no relvado ).
» Penalty perdoado ao Vitória, com Di Maria a ser derrubado em falta na area Setubalense.
» Penalty assinalado a favor do Benfica com Kardec a ser derrubado em plena área Vitoriana.


Portanto, não foi fácil o trabalho de Jorge Sousa no jogo de Setúbal, mas temos de reconhecer que todos estes lances eram de dificil juizo e só com os meios tecnológicos alguns poderiam ser descrutinados...
Não foi portanto um jogo bem conseguido pelos encarnados, penalizados pela dificuldade na transição de bola entre o sector defensivo e o atacante, que ficou patenteada em grande parte do tempo de jogo e esse castigo acentuou-se com o penalty desperdiçado por Cardozo ao cair do pano.
Destaque pela positiva para Di Maria na recta final do desafio a empurrar o SL Benfica para cima da baliza Sadina e para a irreverência de Helder Barbosa e Keita por parte do V. Setúbal.
Empate justo ...


Olhanense - Nacional ................... 1-0
Jogo importantissimo para os homens de Olhão, tendo em conta o lugar que ocupavam na tabela classificativa e para o Nacional , visto que atravessam uma crise de resultados , com três derrotas seguidas .
Com Manuel Machado de regresso ao banco Nacionalista, esperaria-se mais desta equipa Madeirense que tenta cimentar um lugar Europeu, embora neste jogo em particular tenha sofrido um revés através da expulsão de Fillipe Lopes aos 60 minutos que condicionou a equipa na busca da vitória.
Mas a vitória haveria de sorrir já em cima dos 90 minutos por intermédio de Toy, através de uma entrada de rompante num cabeceamento certeiro para a baliza de Bracalli. 

Maritimo - U.Leiria ....................... 1-0 
 Este jogo foi a antitese do que tem sido os jogos do Maritimo no Funchal, ou seja :
O jogo ao invés de ter um Maritimo dominador , através de ataques sucessivos à equipa adversária, teve uma equipa verde rubra retraida e espreitando o contra ataque .
Pelo contrário assistimos a uma excelente exibição por parte dos comandados de Lito Vidigal, dominando todos os aspectos do jogo, mas nunca conseguindo materializar em golos essa sua performance.
Resultado : Ganhou a equipa mais eficaz e astuta e uma lição para os Leirienses....se não sabiam passaram a saber, nem sempre vence a melhor equipa em campo.
Nota de registo para o atraso do início da partida  devido ao mau tempo, tendo mesmo sido necessárionovas marcações do terreno de jogo com ....farinha ....



 Rio Ave - Leixões ......................... 2-0
Mais uma boa vitória dos Vilacondenses, após a eliminação do Braga  na Taça de Portugal.
Agora a vitima foi o Leixões, deixando os Matosinhenses nos lugares que dão acesso à descida de divisão e diga-se em abono da verdade que os Leixonenses esta época pouco têm feito para inverter esta situação e neste jogo tiveram um "carrasco" à altura, de seu nome Bruno Gama, que assinou uma exibição de gala com  a assinatura dos dois golos que definiram o vencedor final.

V.Guimarães - P.Ferreira ...............1-2
O Paços de Ferreira arrisca-se a ser a nova "besta negra" dos Vimaranenses, após este titulo ter sido atribuido ao seu vizinho de Moreira de Cónegos.
Mesmo chegando à liderança no marcador , o Vitória nunca conseguiu controlar o ímpeto dos Pacenses e por esse facto, ficou sempre à mercê dos contra ataques venenosos dos comandados por Ulisses Morais , cabendo a Maikon a "estocada final " com a obtenção do segundo goloque ditou a derrota da equipa da cidade do " Conquistador ".
Não poderia acabar este comentário sem destacar o golo espectacular de Oseias na conversão de um livre directo ( deveria figurar na montra da Liga Sagres.. ) 

FC Porto - Naval ........................... 3-0 
Jogo de sentido único para a baliza de Peiser, em que o FC Porto dominou de princípio a fim, sendo apenas contrariado a espaços pela equipa de Augusto Inácio.
Fica para a história um momento raro, que foi o golo apontado por Tomáz Costa, através de um livre directo e os golos de Falcão ( já vai em 14 e o topo está a dois........) e de Varela, este último a revelar-se a par de Falcão um dos jogadores " on fire " deste Porto.
Ainda não foi desta que se viu um golo da Naval no Dragão, apesar de algumas tentativas , com destaque para a perdida de Fábio Simplicio, mesmo antes do 2 a 0 do FC Porto.
Foi portanto um daqueles jogos, sem muita história em que venceu a equipa que sempre procurou a vitória  e saiu penalizada a equipa que ficou na expectativa em busca de um erro do adversário que raras vezes aconteceu.
Vitória sem contestação dos azuis e brancos, dando um alerta à nevegação, que o Dragão ainda têm chama  e que quem vai à frente tem de ter cuidado acrescido para não sair chamuscado........ 

Belenenses - SC Braga ................ 1-3
Excelente e moralizadora vitória dos Bracarenses no terreno do último classificado, mas sempre incómodo Belenenses.
Esta vitória fica pintada em tons dourados, visto ser essa a cor que os homens de Domingos Paciência deveriam ter ao pescoço em virtude do seu desempenho nesta partida em que puro e simplesmente foram uns autênticos heróis devido às contigências da partida.
Apesar da derrota, foi um jogo agradável por parte da equipa de Belém que iniciou o mesmo com a atitude correcta, tendo oportunidades para inaugurar a contenda mas ficou-se pela intenção e nem mesmo com uma grande penalidade a seu favor desperdiçada por Lima e com a supersónica expulsão de Moisés ( dois amarelos em um minuto.... ) , diga-se que o penalty é forçado, sendo a decisão do árbitro muito discutivel e a verdade dos factos é que o SC  Braga passou a jogar com um elemento a menos aos 15 minutos de jogo.
Pese embora o dominio exercido pelo Belenenses e pelo desperdicio apresentado, foi mesmo o Braga que inaugurou o marcador em cima do intervalo por intermédio de Paulo César.
A segunda parte começou com o segundo golo da equipa da cidade dos Arcebispos, por intermédio de Matheus através de um contra ataque, ficando o Beleneneses atardoado com o desenrolar desta história tão acidentada para os Bracarenses mas com bons resultados, ficando para os azuis a sensação que nem que estivessem mais 12 horas a rematar para a baliza de Eduardo ( o melhor em campo ...) a bola acabaria por entrar na sua própria baliza.
A machadada final ocorreu com o golo do regressado Renteria e nem o golo de Yontcha aos 80 minutos veio mudar o rumo dos acontecimentos.
Vitória marcante do Braga, num jogo que pode ter sido decisivo nas suas ambições....vamos esperar para ver o que nos traz o futuro próximo....  

Declarações a quente


 





......................................................


Jorge Jesus ( Treinador do SL Benfica )

«..Esta penalidade deixou-nos um bocadinho tristes, quando é mesmo no fim, custa»

 ..Ó Jesus, que estais no céu...., se juntares essa tristeza, à azelhice do David Luiz consegues pintar um belo quadro....de cinzento


....................................................

  Manuel Fernandes ( Treinador do  V.Setúbal )                                                                                                                                                                                                                                                       «Telefonaram para o banco a dizer que o golo era limpo e a grande penalidade [do Benfica] era fora da área e não é falta, mas damos o beneficio da dúvida a Jorge Sousa, que é um excelente árbitro»                                                                                                                                                         ....Aqui fica uma proposta..Colocação de um pacote da MEO no banco de suplentes ( telefone + tv + internet )....paga a Liga , pois claro                                                                                                                                                                                                                                                                                ......................................................                                                                                                                                                                                                                 Rui Patricio ( guarda redes do Sporting CP )                              «...Entram a 100 e saem a 200».                                                                                                                                                                                                                                                                                 Olha lá , ó Rui  estás a falar do quê ??..dos assobios, dos espectadores , das bolas que entraram na tua baliza, dos jogadores do Sporting à.... chegada ao estádio e posterior saida após os jogos, explica lá isso rapaz...                                                                                    ...........................................                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                André Vilas Boas ( Treinador da Académica )                                                                                                                                                                                       « ..Custou-nos muito perder em Paços de Ferreira com o jogo controlado e hoje não queríamos deixar fugir a vitória»                                                                                                                                                                                     ...hoje não queriamos deixar fujir a vitória....bem, ai está algo que esta época não tem sido tarefa dificil para os adversários do Sporting...                                                                             ......................................................                                                                                                                                                                                              Diego Angelo ( defesa da Naval  )                                                                                                                                     «Recuar frente ao FC Porto é pedir para levar golos»                                                                                                                                                   ..Então a solução é avançar....simples não ??                                                         ......................................................                                                                                   
Jesualdo Ferreira (Treinador do FC Porto )                                                                                              
«Fomos obrigados a jogar num espaço reduzido, o que é difícil. Para além de dez jogadores da Naval, havia mais seis ou sete nossos e isso complica os movimentos»                                                                                                            
Fomos obrigados....foi difícil...movimentos complicados..,Ó Jesualdo parece que estás a fazer uma declaração na Judiciária , homem...acalma-te lá......
 

3 comentários:

BARÃO VERMELHO disse...

SPORTING 1-4 BENFICA
REALMENTE A DIFERENÇA É MUITA
O CÉU É O LIMITE

Anónimo disse...

Sim!...sim!...sim!... e a pouca vergonha tambem, se existe assim tanta diferença porque precisão de jogar 14 contra 10? e falam voces dos gajos do norte seus tristes de merda.

o honesto pedinte verde

Anónimo disse...

num jogo em que o lampiao benquerença comete 6 erros que favorece o slb e 1 que o prejudica existiu mesmo muita diferença

contra a arrogancia marchar marchar!

tirem as palas seus jumentos