quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Carlsberg Cup ..fase grupos..2ªJornada

Quinta ,14










Fase de Grupos
2ª Jornada

Resultados e Classificações

Grupo A

Estoril - Leixões ........................ 1-1
Académica - FC Porto .............. 0-0


Classificação :
  1. Académica ..................... 4 Pt
  2. FC Porto .......................... 4
  3. Leixões ............................ 1
  4. Estoril .............................. 1
Grupo B

Trofense - SC Braga .................  1-0
U.Leiria - Sporting CP .............. 1-2 

Classificação :
  1. Sporting CP .................... 6 Pt
  2. Trofense ......................... 4
  3. U.Leiria ..........................  1
  4. SC Braga ........................   0
Grupo C

 Rio Ave - Nacional .................. 1-1
V.Guimarães - SL Benfica ...... 1-1 

Classificação :
  1. Rio Ave .......................... 4 Pt
  2. SL Benfica ..................... 4
  3. V.Guimarães ................. 1
  4. Nacional ........................ 1
Esta jornada, foi uma jornada em que a chuva foi "rainha" e na qual apareceram alguns "principes encantados", para colocar alguma nobreza nos relvados encharcados deste nosso pais , embora como nós sabemos , numa poça de àgua existe sempre a possibilidade da existência de alguns sapos.
Em jeito de eleição directa, passo a eleger os princípes e os sapos desta jornada da taça da liga.

Os Princípes :
  • João Pereira ( pelo facto de "molhar a sopa" e de cabeça ?? no seu 2º jogo com a camisola do Sporting CP ).
  • Os espectadores que tiveram a coragem de entrar dentro do Municipal de Coimbra e pagar bilhete para assistir a um festival de "nada".
  • Fábio Coentrão ( pela entrega ao jogo , pela persistência , pelo golo que marcou e pela boa disposição que revelou no flash interview).
  • Trofense ( pela vitória que alcançou ante o lider da Liga Sagres..este ano não são muitos os que se podem gabar do mesmo em Portugal..V.Guimarães, Sporting e chega..... ).
  • João Tomás ( O homem não pára, mais um golo , de penalty mas conta como os outros e ainda ficou registada aquela "bomba" dupla à trave ).
Os Sapos :
  • O SC Braga ( pela eliminação desta competição ao fim de 2 jogos e já sem hipóteses de disputar um lugar nas meias finais, não deixa de ser uma competição fora do baralho para Domingos Paciência ).
  • A arbitragem em Portugal ( arbitragens polémicas , seguidas de comentários oportunos ?? , de quem dirige o sector em Portugal.. se Vitor Pereira optá-se por vir a "terreiro" dar a cara e reconhecer que o conjunto das arbitragens em Portugal não estão num nível satisfatório, acho que o homem irá aparecer diante das camaras de televisão mais vezes que o nosso Primeiro Ministro....
  • Prediger e Valeri ( mais uma oportunidade, mais um zero...a continuar assim vão juntar muitos zeros e vão-se transformar num número respeitável...só não sei em que "banco"...
Rescaldo dos jogos :

Estoril - Leixões............... 1-1
 Jogo entre duas equipas derrotadas na 1ª jornada e que lutavam por um resultado que viesse a alimentar a esperança de seguir em frente na competição. O Estoril entrou melhor na partida mas curiosamente foi o Leixões a marcar aos 10 minutos de jogo , sendo que a partir dai resultou um maior equilibrio, só desfeito no inicio do segundo tempo com nova boa entrada do Estoril , sendo a mesma materializada por volta dos 60 minutos com o golo do empate. Até final destaco uma perdida clamorosa por parte de Antchouet que poderia ter posto a voar com maior alegria os "canários" do Estoril.


Académica - FC Porto ... 0-0
 Este foi talvez dos piores jogos efectuados pelo FC Porto esta época e nem mesmo o facto de ter jogado com um onze de " segunda linha " não justifica tudo, porque são jogadores que pertencem ao plantel , são altamente profissionalizados e estão integrados no grupo de trabalho como todos os outros e a falta de ritmo competitivo e entrosamento , são muitas vezes ultrapassadas com talento e espirito de luta.
Neste jogo a Académica apesar de contribuir para o mau espéctáculo , acabou por demonstrar vontade de vencer nas poucas oportunidades que dispôs e pásme-se o FC Porto, teve a sua maior oportunidade aos 86 minutos por Mariano...
Jogo para esquecer ou como se costuma apregoar...para recordar..mas só para alguns , que deveriam refletir sobre o que andaram a fazer dentro de campo..o que vale é que a chuva desculpa muita coisa.

Trofense - SC Braga ...... 1-0
Jogo de carácter quase decisivo para os Bracarenses, que não podiam correr o risco de novo desaire  para evitarem perder o " comboio" ..neste campo talvez se aplique mais a palavra " barco"..para as meias finais , o que acabou por acontecer ás "mãos" de um "personagem" inesperado de seu nome Trofense. Diga-se em abono da verdade que a equipa da Trofa, se mereceu ganhar o jogo foi só pelo seu espirito guerreiro, com o  qual disputou uma "batalha" no relvado encharcado do Estádio que tem o seu nome. Apesar de na 1ª parte existir um Braga à procura de se adaptar ao estado do relvado e um Trofense que teve nesse periodo o seu melhor momento, coroado com um golo aos 38 minutos apontado por Mércio, a verdade dos factos é que na 2ª parte o Braga entrou determinado a alterar o rumo dos acontecimentos e partiu para "cima" dos homens da Trofa de uma forma constante e quase asfixiante, contudo sem resultados práticos.


U.Leiria - Sporting CP .. 1-2
E não é que Carvalhal tinha razão quando afirmou que o Sporting estava a subir degrau a degrau como equipa e verdade seja dita, os resultados falam por si...últimos 3 jogos com outras tantas vitórias..Naval, Braga e U.Leiria, bom prenúncio para uma 2ª volta em que se espera um Sporting mais competitivo.
Em relação a este jogo em particular, foi uma exibição conseguida pelos "leões" com claro destaque para a sua nova "coqueluche" de seu nome João Pereira, que até serve para trocadilhos engraçados para as páginas de alguns jornais desportivos , mas a realidade é mesmo esta . João Pereira e volto a repetir-me, mexeu  e sacudiu a ala direita do Sporting com o seu espirito combativo ( tipo pilhas "duracell ", parece que nunca mais acaba ...de correr e lutar pois claro.. ) e com a sua irreverência , talvez fruto do seu local de nascença .. no bom sentido da expressão.
Aliado a tudo isto temos um "miudo" , de seu nome Miguel Veloso, que teima em marcar mais golos que o seu Pai quando era jogador da bola..mas isso também não seria dificil..mas claramente está com outra motivação na era Carvalhal e espalha perfume ( lá vem ele com mais um trocadilho..perfume..moda..etc.. ) pelos relvados?? do nosso cantinho à beira mar plantado.
Este jogo, ante um adversário que há poucos dias atrás tinha conseguido arrancar uma vitória em Alvalade, provou que o Sporting está mais equipa e que as ligações entre os vários sectores estão mais rotinadas e com isso aparecem mais oportunidades de golo e jogadas com outra profundidade.
O Sporting teve a sorte de se adiantar no marcador e de ampliar o mesmo ainda no decorrer da 1ª parte, mas também fez por merece-lo. Na segunda parte com a entrada de "dois pesos pesados ", futebolisticamente falando está claro.. Carlão e Silas,o União reagiu e chegou mesmo ao golo através do já referido Carlão, que ainda viria a ter outra oportunidade soberana para marcar mas que Rui Patricio conseguiu negar.Último destaque , mas merecido para Rui Patricio que voltou a mostrar todo o seu enorme valor, através de uma bela exibição..calma e segura..


Rio Ave - Nacional.......... 1-1
Jogo bem disputado entre duas boas equipas ( entendo que as boas EQUIPAS do nosso campeonato têm sempre obrigação de proporcionar bons espéctáculos e de jogarem com o pensamento na vitória, independentemente do nome do adversário ).
As duas equipas em confronto proporcionaram um jogo entretido e de boa qualidade , na obstante de o mau estado do terreno de jogo não oferecer as melhores condições para a práctica do bom futebol e do clima não ajudar. O Rio Ave foi sempre o melhor conjunto dentro de campo e se houvesse justiça ( onde pára a justiça em Portugal.. ) seria um justo vencedor.
  
Guimarães - SL Benfica . 1-1
 Na cidade berço de Portugal, foi disputado um jogo que esteve para ser adiado devido á intempéride que assolou Guimarães e o relvado do Dom Afonso Henriques em particular. Mas foram analisadas as condições do "green" pela equipa de arbitragem e chegaram à conclusão que o mesmo oferecia condições.
Iniciou-se o jogo em Guimarães, mas os jogadores do SL Benfica, deveriam estar a pensar que o jogo tinha sido adiado, tal era a sua displicência e falta de concentração, deixando por isso as despesas do jogo entregues aos valentes guerreiros do Minho.
Foi uma boa 1ª parte do Vitória contrastando com a exibição pálida oferecida pelos comandados de Jesus, em que só conseguiram perturbar o guardião Serginho aos 35 minutos num remate de Ramires e em que os comandados por Paulo Sérgio dispuseram de várias oportunidades para inaugurar o marcador, sobressaindo o seu goleador Douglas. Destaque para as estreias algo timidas por parte do regressado. após aventura na Rússia , Fábio Felicio e para Éder Luis ( jogador bem referenciado ..).
No inicio do segundo tempo ,o Vitória adiantou-se mesmo no marcador através de Douglas , aproveitando um erro de Maxi Pereira ( aqui a Pereira também deu frutos , mas para o vizinho do lado.. ), tendo o Benfica com as entradas de Aimar e Cardozo e com o aparecimento de Coentrão em jogo, subido de  rendimento e equilibrado a contenda, embora o golo do empate, só tenha surgido aos 75 minutos de jogo através do inconformado e irreverente Fábio Coentrão ( o melhor do Benfica na noite tempestiva de Guimarães ).
A partir dai e até ao final destaque para várias perdidas de golo, de ambas as partes e para o lance polémico ocorrido na área Benfiquista, tendo como intervenientes o guardião Júlio César ( a manchar uma excelente exibição ) e o avançado Vimaranense Roberto e do qual resultou a invalidação de um golo que daria a vitória para o Guimarães, dando a ideia que o lance foi mal anulado pelo árbitro Carlos Xistra, atendendo á reacção tardia de Júlio César e verificando que Roberto salta mais alto e só toca no guardião Benfiquista quando está no movimento descendente, após ter cabeceado a bola para dentro da baliza.

Para recordar, carregar no link ( viagem ao passado ) e depois é só ver as diferenças......


Viagem ao passado......





Declarações a quente ..........












 Jesualdo Ferreira ( treinador do FC Porto )
Para o técnico portista, «não foi um jogo bem jogado, nem foi bom tecnicamente». O motivo? «O estado difícil do relvado».
Eu não disse que a chuva serve para desculpar muita coisa..pois é...
........................................................................................


André Villas Boas ( treinador da Académica )
«Foram duas partes diferentes, estivemos e jogámos muito bem na primeira e na segunda não conseguimos manter o mesmo nível , até pelo crescimento do F.C. Porto. Vamos ver o que acontece [na última jornada].» 
Duas partes diferentes..crescimento do FC Porto.........isto cheira-me a melancia...preto por fora mas azul por dentro .....
..................................................................................


Gaspar ( defesa central do Rio Ave )

«O campo estava muito difícil, mas foi pena este resultado. Com estas condições deu para ver que o Rio Ave é forte. Somos fortes esteja sol, chuva, com o relvado impraticável...Só foi pena o resultado, mesmo.»                                                                                                                                                                                            

Somos fortes, contra tudo e contra todos...quantos são..quantos são.....
.................................................................................
Carlos Brito ( treinador do Rio Ave )                                                                                                      « ...... Na segunda parte o Nacional cortou o que havia para cortar. Há alguma frustração e tristeza porque podíamos ter dado um passo grande no grupo mais forte desta competição». 
                                                   
Cuidado com os Vila Condenses..cortam tudo e mais alguma coisa....
..................................................................................
Paulo Sérgio ( treinador do V.Guimarães )                                                                                                                                

"..não quis realizar o jogo porque o relvado não apresentava as melhores condições. Fizemos ver isso às pessoas, mas houve quem quisesse jogar e por isso não percebo que agora se queixem das condições do campo, parece-me um paradoxo''. 
                                                                                                                                      
 Paulo, assino por baixo...
.................................................................................

Lito Vidigal ( treinador da U.Leiria )                                                                                                      

"......O Sporting fez mais golos e quem ganha é sempre um justo vencedor".                                       

Homem sábio, este Lito Vidigal.....

 

 






 

3 comentários:

Anónimo disse...

Caro Matos:

Eu sei que deve ser dificil para si ter que fazer estas analises semanais sobre os jogos do seu clube, dificil no sentido de não poder dizer a verdade sobre aquilo que vê (penaltys, espulções, tuneis, pressões, telefonemas intimidatórios e outros etc..) agora por favor não nos chame ceguinhos (a quem o visita)porque isso é que não somos.
Analise e fale em tudo o que vê porque este seu (nosso) espaço só tem a ganhar com isso, e a isso chama-se CREDIBILIDADE.
Por isso deixo uma pergunta no ar.
SERÁ CREDIVEL FAZER UMA ANÁLISE AO GUIMARENS/benfica E NÃO FAZER REFERENCIA AO LANCE EM QUE O aimar PENSA QUE ESTÁ NUMA AULA DE KARATÉ?

O OBSERVADOR

Anónimo disse...

Olá amigo Matos:

Como leitor atento do que o amigalhaço escreve, segui o seu concelho e fui ver o link que nos aconcelhou e de facto sou obrigado a concordar consigo, os lances são parecidos mas não têm nada a ver um com o outro escepto uma coisita é sempre o mesmo a ser benificiado, "e esta hen..) como diria o PESSA.

O ATENTO

Anónimo disse...

Sai um João Ferreira por favor!
AI...desculpe enganei-me e um Porto Ferreira para comomerar mais uma roubalheira.
TOU FEITO UM POETA DO CARAGO!

ISTO SÓ VAI AO SITIO QUANDO O BRAÇO ARMADO QUE AMEDRONTA O PAIS VIZINHO PASSAR A FRONTEIRA E COMEÇAR A LIMPAR UNS QUANTOS.

HAJA VERGONHA!!!!!!!!

jardim madeirense