segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Rescaldo da 16ª Jornada...

Segunda, 18

Liga Sagres
16ªJornada











Concluida a 1ª Jornada da 2ª volta da nossa Liga Sagres, podemos adiantar que existiram duas equipas que foram penalizadas no decorrer da mesma : FC Porto e Nacional, visto que ambas perderam algum terreno em relação aos seus perseguidores na escalada da tabela classificativa. O FC Porto ficou mais distante de  SC Braga e SL Benfica e viu ainda a aproximação do Sporting  acontecer de forma silenciosa mas com alguma acutilância na perseguição ao 3º lugar.em termos pontuais. No que diz respeito ao Nacional, perdeu claramente a "batalha" do 4º lugar, a favor de um "Leão" cada vez mais de garras afiadas..
Os dois primeiros classificados, lá continuam coladinhos , sem darem sinal de quebra , com vitórias categóricas e apresentando argumentos que indiciam uma luta sem tréguas até à recta final do campeonato, sendo que em anos anteriores , o mesmo só era visivel no tetracampeonissimo FC Porto...

Resultados :
16ª Jornada



Olhanense

1 | 0

Naval









V.Guimarães

2 | 2

V.Setúbal









Porto

1 | 1

P. Ferreira









Sporting

3 | 2

Nacional









Belenenses

1 | 3

Leixões









Rio Ave

0 | 2

Leiria









Académica

0 | 2

Braga









Marítimo

0 | 5

Benfica




Classificação :




1
Braga
39



2
Benfica
39



3
Porto
33



4
Sporting
27



5
Nacional
24


Subiu 1 posição
6
Leiria
23


Desceu 1 posição
7
V.Guimarães
23



8
Rio Ave
19



9
Marítimo
19


Subiu 2 posições
10
P. Ferreira
16


Desceu 1 posição
11
Académica
16


Desceu 1 posição
12
Naval
15


Subiu 1 posição
13
Olhanense
14


Subiu 2 posições
14
Leixões
14


Desceu 2 posições
15
V.Setúbal
13


Desceu 1 posição
16
Belenenses
11

...................................................................................

Olhanense - Naval ................ 1-0
Jogo entre equipas do mesmo "campeonato"..em que foi notório o empenho da equipa algarvia de fugir aos últimos lugares da classificação , sendo que a recepção aos "Figueirenses" se apresentava como uma oportunidade de "virar de página" em relação à travessia no deserto que os comandados de Jorge Costa iniciaram à quatro meses atrás ( data da última vitória )....
Foi um jogo quase de sentido único, marcado pelos remates aos postes dos Dragõezinhos UKRA,RABIOLA e pelo espectácular golo de CASTRO aos 50 minutod de jogo.
Em relação à Naval..terceiro jogo sem ganhar..após a injecção de confiança e de vitórias iniciada com a chegada de Inácio, a Naval parece perder algum desse gás..


 V.Guimarãres - V.Setubal..... 2-2
Jogo entre "Vitórias" que se saldou com um empate....
Bom jogo do Vitória de Setubal, dando razão a quem acreditou no regresso de Manuel Fernandes, após aventura inigmática ( ainda muito por esclarecer... ) por Leiria. Foi um Setubal sempre um passo à frente da equipa de Paulo Sérgio, tendo a equipa de Guimarâes andado sempre atrás do prejuizo e dando-se muito feliz pelo empate conseguido já na recta final do encontro num desvio algo "sortudo" de Tiago Targino.
Embora o Vitória de Guimarães tenha tido o comando do jogo ( outra coisa não seria expectável.. ) e lhe tenha pertencido um maior número de oportunidades, acabou por ser um empate justo, face à entrega e espirito de equipa demonstrada pelos homens do "Sado".


FC Porto - P.Ferreira ............ 1-1
Este, foi sem dúvida o desfecho mais inesperado da jornada, tendo o FC Porto em Falcão o seu jogador mais inconformado e mais azarado, golos falhados de forma incrível, golo mal anulado ( como é dificíl a vida de um fiscal de linha...) e golo que valeu um  empate ao cair do pano numa fase de desespero da equipa azul e branca .
Aos 30 minutos de jogo, já o FC Porto tinha conquistado 8 cantos contra apenas 1 da equipa Pacence, o que diz muito do que se tinha passado até então, apesar do inicio de jogo algo apático do Dragão.
Na 2ª parte, vieram as emoções...

Agressão com envio da bola à cara de ozeia, por parte de Bellushi ( só assim se faz notar em campo.. ), sem ser sancionada, com amarelo ao jogador do P.Ferreira , por estar a impedir o lançamento...        

 Expulsão de ozeia ( bola no peito dá cartão ???   )..                                                                                   

Golo de Maikon aos 83 minutos e empate do FC Porto , num vôo picado de Falcão..         

Empate infeliz do FC Porto, à imagem do seu treinador...infeliz na gestão do jogo...
Sporting CP - Nacional ........ 3-2

30 mil espect. Em alvalade...sinal do aumento de confiança para os adeptos leoninos....                                                                                                                                                                                        
Postiga entra bem no jogo,tem presença mas falta-lhe um golo como quem precisa  de ar para respirar..2 boas oportunidades ( bela movimentação na 1ª  e boa cabeçada na 2ª.....)         
    O futebol é um desporto “madrasto”, sporting domina completamente os primeiros 20 minutos, mas o Nacional na 1ª oportunidade, marca num belo cruzamento de Edgar Costa para Ruben Micael .quem mais  poderia ser ..é impressionante a regularidade domédio madeirense,.. a jogar e a marca, mas quando todos esperavam por encontrar, a partir desse momento um leão desnorteado e atordeado, apareceu o grande remate de ..quem podia ser...O habitual do costume, Miguel Veloso, pois está claro.
Mas a noite não ficaria por ai e o melhor estava por aparecer ou melhor, para reaparecer e a "tarja" que refere ..Liedson resolve..acaba ser ser a maior das verdades para o universo leonino e  Liedson após ausência de 25 dias, entrou e passados 2 minutos marcou e voltou a marcar 15 minutos  depois, impressionante, não há igual no futebol português.
Destaque para a excelente exibição de Miguel Veloso coroada pela enorme ovação no momento da sua substituição  por Vukcevic, curiosamente a par de Izmailov, foram os marcadores dos golos os melhores em campo. Mas o Nacional, que andou algo adormecido ao longo do jogo , acordou aos 80 minutos para marcar numa jogada de insistência de Anselmo pelo corredor esquerdo e após embrulhada na área do Sporting, Edgar Silva, esticou a perna e marcou e a partir dai o Sporting tremeu de uma forma “masoquista” sem necessidade. Destaque ainda para uma grande defesa de Rui Patricio ( o miudo tem crescido imenso... ) a remate de cabeça de Tomasevic que levava o selo do empate .                         

Vitória justissima da melhor equipa em campo..e a onda de vitórias continua..já são 5.....pena que não tenham sido todas  para a Liga Sagres....
E no fim vou falar um bocadito de arbitragem...Bruno Paixão excelente....e esta hein...como diria o saudoso Fernando Pessa.

Belenenses - Leixões ............ 1-3  
                                                                                                                 

Entre aflitos, venceu a equipa de Matosinhos, dando um pequeno pontapé na onda negativa 
 de resultados e deixando a equipa de Belém, em maus lençois.                                                                                                                                                
Diakité, deu uma ajuda preciosa ao Leixões ao fazer falta para penalty sobre Pouga e expulsando-se do jogo, tendo aproveitado Hugo Morais para dar vantagem aos Nortenhos. Para dar um ar de "surrealismo" ao jogo, José Pedro desperdiçou um penalty ao cair do pano para intervalo.                                                               
Com o desenrolar da 2ª parte , o Leixões conseguiu chegar aos 0-3 e com isso selar uma vitória com sabor a "pasteis de Belém ", não servindo de nada, o golo de Yontcha em cima do final do encontro.

Rio Ave - U.Leiria ................. 0-2

   Jogo entre duas equipas, que têm dado boa conta de si neste campeonato, reflectindo-se por esse facto a sua classificação tranquila. Foi um União personalizado, aquele que se apresentou em Vila do Conde, donotando um "fio" de jogo bem desenrolado no seu sector intermédio, cimentado com a presença de dois bons avançados ( Cássio e Carlão ).No lado contrário apareceu um Rio Ave algo estático e sem idéias, surpreendendo todos os que presenciavam a partida do Estádio dos Arcos, visto ser exactamente o oposto daquele que se tem mostrado nesta Liga.
                                                                                                                      

Dando vantagem aos 15 minutos à sua equipa, Cássio demonstrou toda a sua eficácia como homem da área e nem mesmo um Rio Ave transfigurado no segundo tempo, conseguiu alterar o rumo dos acontecimentos, tendo sido mesmo a equipa da cidade do Líz a ampliar a vantagem, através de Ronny, aos 84 minutos.

Académica - SC Braga ........... 0-2                                                           

Quem espera , semana após semana por um deslize dos "arsenalistas" e consequeentemente uma queda na classificação, pode continuar à espera e bem sentadinho, porque a equipa de Domingos não desarma.                                                                                                             
  Esta visita à cidade dos estudantes até que era considerada uma visita difícil, considerando as prestações da equipa Conimbricence após a chegada de André Vilas Boas. Foi uma 1ª parte com algum equilibrio, contrastando com uma 2ª totalmente dominada pelos homens da cidade dos"arcebispos", chegando mesmo a sufocar a defesa Academista, devido aos sucessivos ataques à baliza de Nereu. O primeiro golo, marcado por Meyong na transformação de um penalty duvidoso ( o lance anterior que terminou com o defesa da Académica a cair como "peso morto" sobre o avançado bracarense , tinha mais razão de o  ser..)          

Destaque para a expulsão justissima de Rui Nereu, tendo dai resultado o 2º golo do Braga, apontado por Hugo Viana, já com o jogador Licá, a defender a baliza da Briosa.                                                  
Vitória justa da melhor equipa dentro de campo.

Maritimo - SL Benfica .......... 0-5  
Jogo que se antevia difícil para o Benfica, mas que bem cedo os jogadores do Maritimo tudo fizeram para o descomplicar, tendo o árbitro do encontro, João Ferreira cumprido o seu papel e decidindo disciplinarmente conforme mandam as regras do jogo, embora na parte final do encontro , não tenha acontecido bem assim, mas vamos à história do jogo :
   Primeiros 30 minutos com uma boa entrada em jogo por parte do Maritimo, com envio de uma bola ao poste e a dar um sinal de querer alcançar algo mais..mas a partir dai deu :
» Expulsão de Oberdam por supostas palavras dirigidas ao àrbitro
» mais um golo de “el conejo” Saviola
» Lance contestado pelos Madeirenses  por suposta entrada dentro de campo após assistência de DiMaria, com a devida autorização de João Ferreira..a culpa pois claro é do jogador do Maritimo que faz o passe para aquela zona de acção.
» Penalty com expulsão de Robson
»A 2ª parte começou com um auto golo do Maritimo...para não faltar nada a este jogo....pois está claro....
» golo de Luisão ( copy - paste )
» Penalties por assinalar num corte de Maxi na area com o dedo e numa falta clamorosa sobre Aimar..acho que um penalty é para marcar , independentemente do resultado e os cartões também, os últimos 20 minutos do Maritimo foram bem durinhos..                                                                                                                        
Num jogo com elevada dificuldade de gestão para o árbitro, João Ferreira acaba por não se "afogar" nas águas da bela ilha da Madeira e teve a actuação que os jogadores quiseram.                                                   
Justissima vitória do Benfica e está ultrapassada uma fase nada fácil com duas vitórias em campos tradicionalmente dificeis ( Rio Ave e Maritimo ).
O braço de ferro com os Bracarenses para a disputa do 1º lugar, segue dentro de momentos..convêm não esquecer que o FC Porto continua à espreita no "virar da esquina"..

Declarações a quente............

 


           



............................................................................................................                                                                                                                    


Paulo Sérgio ( treinador do V.Guimarães )

«Vamos continuar a trabalhar para continuar o grupo da frente.» 
..discurso de ciclista..
  
............................................................................................................
Manuel Fernandes ( treinador do V.Setúbal )

«O Vitória já não é uma equipa de coitadinhos»
Bem vindo à Liga Sagres..terra do bom carrapau..

............................................................................................................
Jesualdo Ferreira ( treinador do FC Porto )

«A conclusão a que estamos a chegar é que é preciso haver mais do que o penúltimo defesa e que os jogadores do FC Porto precisam de estar dois ou três metros atrás da linha de fora-de-jogo»
A conclusão que todos nós estamos a chegar, é que o Prof. , mexe , mexe e volta a mexer e a sopa sai sempre sem sal........ 
............................................................................................................
André Vilas Boas ( treinador da Académica )

 ..«Sabemos que são bons nas bolas paradas e apresentam uma excelente organização em campo.»
Licá, que o diga..sentiu na pele a frustração de um guarda redes ?? ao ver a bola a entrar dentro da baliza.. 
  
............................................................................................................
Peçanha ( guarda redes do Maritimo )


«O que fizeram connosco foi brincadeira» 
E para a festa contribuiram os "meninos" Oberdam, Robson, as obras do Estádio dos Barreiros, o tradicional bailinho da Madeira, um árbitro atento ás regras do jogo até fechar os olhos para que a festa não acabasse mais cedo e pois está claro ,já me estava a esquecer da outra equipa que equipava de preto..SL Benfica .
............................................................................................................
Carlos Carvalhal  ( treinador do Sporting CP ) 
«..Liedson , só marcou 1 golo.. »
E ainda criticam os bloguistas deste pais , por se esquecerem de referir alguns lances ocorridos num jogo de futebol...sem comentários..

  



  

1 comentário:

Anónimo disse...

Carlos Carvalhal ( treinador do Sporting CP )

«..Liedson , só marcou 1 golo.. »

E ainda criticam os bloguistas deste pais , por se esquecerem de referir alguns lances ocorridos num jogo de futebol...sem comentários..

Caro bloguista! Tá enganado, as criticas não são feitas (em concreto neste blog) pelo esquecimento de referencia a alguns lances em jogos de futebol, mas sim por alguns "artistas" blogers não fazerem referencia a lances dos jogos do clube do coração (slb) e o exemplo real é este mesmo comentário ao carvalhal quando a algum tempo atraz se deixou passar em claro aquela atitude inqualificavel do jesus no jogo com o nacional.

A COERENCIA,HONESTIDADE (futebolistica) E A VERDADE ASSIM O EXIGEM.

O ATENTO