quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Sinal Vermelho......

paixaodabola nos porquês ....

Quinta, 09



Após o milagre de...LACAZETTE , que ditou a continuação do SL Benfica na Liga Europa, muitos foram aqueles que falaram, escreveram e dissecaram sobre o actual momento da equipa campeã Nacional.
Em post´s anteriores tive a oportunidade de realçar algumas virtudes ( poucas ) e defeitos ( anormalmente muitos...) deste Benfica versão 2010/2011, nos quais apontei entre outras a capacidade de J.Jesus como lider extremamente dedicado , chegando mesmo a "cansar" o comum adepto de tanta proactividade em torno do jogo, sendo que,  para constatar tal atitude, deveremos recuar alguns meses, durante a caminhada triunfal e imaculada rumo ao titulo Nacional de futebol.
Na presente época futebolistica fica retida a imagem de um treinador algo amargurado e  resignado, fisicamente presente mas algo distante em termos mentais, contagiando a própria equipa com tamanha postura de todo incomprrensivel para quem detinha uma energia do tamanho do...mundo.
Se esta é de facto uma imagem de marca deste SL Benfica, não poderá também dissociár-se a apatia geral que se abateu imcompreensivelmente sobre uma equipa, que tinha tudo para dar certo nesta época de regresso à Liga Milionária, contando com a previsivel vantagem  de ter o mesmo treinador e de ter mantido a generalidade da sua estrutura, à excepção de Di Maria e Ramires ( peças importantes ,é  verdade, mas não insubstituiveis...).
Portanto, se recuarmos no tempo e pararmos na semana que antecedeu a Supertaça, podemos facilmente extrair um aspecto consensual, que passava pelo enorme favoritismo atribuido à equipa de J.Jesus, com o FC Porto de Villas Boas a ser olhado com muita desconfiança. Agora pergunto eu : Será que a derrota na Supertaça ante o arqui rival e a forma como aconteceu ( supremacia azul e branca ) marcou irremedialvelmente a época encarnada ?
Creio que foi um dos factores mas não terá  sido o único, podendo desde já apontar alguns que contribuiram de forma directa para tal facto :

» Saida de dois elementos desiquilibradores ( Di maria e Ramires..já referidos ..)
» Derrota já referenciada na Supertaça
» Entrada desastrosa de Roberto na baliza encarnada
» Vários jogadores com ambição de saida para grandes clubes Europeus, que ficaram algo "amuados " com alguns "abortos" ocorridos no que diz respeito à sua condição de saida do clube.
» Mudança comportamental de J.Jesus na liderança da equipa .
» Algumas arbitragens com forte tendência para prejudicar uma só cor.
» O facto de algumas "pedras" importantes da equipa participarem no Mundial na Àfrica do Sul, tendo tido défice de descanso, estando agora a pagar a "factura"...Maxi/ Coentrão/ Cardozo/Luisão....
» A chamada de David Luiz ao escrete canarinho de forma assidua, tendo despertado a cobiça de muitos "tubarões" do futebol Europeu, ficando agora o jogador refém do factor psicológico.

Enfim , misturando tudo isto poderemos obter algumas das respostas que nos levem a perceber este momento tão interrogativo que nos oferece a equipa e não me canso de referir...CAMPEÃ NACIONAL.
A verdade é que mesmo perante tal cenário, apenas duas competições estão descartadas : A Supertaça e a Liga dos Campeões, sendo que a Liga ZON SAGRES ainda "mexe" ( e mais mexeria se não tivesse havido..el "mano" no Dragão...) com o SL Benfica a oito pontos do lider incontestável , mas não imbativel, como ficou bem patentiado ainda este passado fim de semana.
Em relação à Liga Europa e depois do supra citado milagre LACAZETTE, a equipa encarnada parte em igualdade com as restantes, no que toca a ambição de chegar longe na competição ( sabendo de antemão que deverá alterar a sua ..atitude competitiva ), ficando a Taça de Portugal guardada para este fim de semana que se aproxima ante o "colega de carteira" da Champions, de seu nome SC BRAGA e a Taça da Liga ( onde é bi detentor do troféu... ) para outras "guerras"...
Mas o mais curioso disto tudo é que retirando a "mediocre" participação encarnada na Liga milionária, teremos de olhar com alguma frieza para os números e fazendo tal exercicio, verificamos que em relação à época passada o SL Benfica apenas dista três pontos, sendo que a grande diferença passa por um Super Porto ( arbitragens à parte...) e pelo nivel exibicional, pois claro..
Mas para clarificar tudo isto, passo a apresentar alguns números para que possamos entender tudo isto..

SL Benfica
Informação relativa à jornada nº 13 da Liga Zon Sagres nas últimas 3 épocas.


2010-2011      
2009-2010      
2008-2009   


Posição               
2
1
2


Pontos
27
30
26


Nº jogos
13
13
13


Vitórias
9
9
7


Empates
0
3
5


Derrotas
4
1
1


Golos
Marcados
22
37
24


Sofridos
12
9
12


Cartões
Amarelos
41
33
30


Duplos amarelos
0
0
3


Vermelhos
2
2
1




Nota : A diferença está nos golos marcados, já que na época transacta o ataque encarnada estava de facto demolidor e pásme-se ou não!! , a enorme diferença no que diz respeito à amostragem de cartões aos jogadores encarnados, sendo que nos restantes aspectos susceptiveis  de comparação não se vislumbra grandes diferenças....

Classificação

Informação relativa à jornada nº 13 da Liga Zon Sagres nas últimas 3 épocas.
 2010-20112009-20102008-2009

     ClubePts             ClubePts            ClubePts     



     
1Porto35Benfica30Porto27



2Benfica27Braga30Benfica26



3Sporting22Porto29Sporting26



4V.Guimarães22Nacional21Leixões25



5Leiria21Marítimo19Braga23




Curioso é o facto de mesmo estando em "crise" exibicional, os campeões Nacionais conseguem manter a liderança no que diz respeito ás assistências nesta Liga ZON SAGRES ...

      Clube         Nº Espectadores



Benfica  
267.752
Porto
264.513
Sporting
152.915
V.Guimarães
106.207
Braga
68.711



Para finalizar dizer apenas que sou da opinião que uma equipa deverá ter a máxima estabilidade estrutural e humana possivel, já que são elementos fundamentais para o sucesso, mas não comungo a opinião que foi eternamente celebrizada por J.E.B., de que um treinador deverá ser ...FOREVER, sendo que embora tenhamos de reconhecer todos os méritos que J.Jesus recolheu á frente do SL Benfica , não deveremos santificar o treinador eternamente, já que nesse capitulo quem mandará, certamente serão os....resultados.
Tente então encontrar as diferenças :










.........................................................................

2 comentários:

Anónimo disse...

Carissimo amigo Matos:

Curioso este seu post sobre o seu clube do coração, curioso porque não percebo as suas justificações, é que quem vive o fenomeno do futebol sabe que não passam de balelas demagogicas, porque no futebol só duas coisas interessam, quem ganha e quem perde.
Mas mesmo assim existem alguns pontos que gostaria de dissecar consigo.
1º- A santificação do treinador.

Se bem me lembro o meu caro amigo tambem foi um dos que contribuiu para essa santificação (basta ver posts antigos)ou já se esqueceu das amenas cavaqueiras que tivemos sobre o que voce considerava ser quase um deus e aqui o amigo lhe dizia naõ ser bem assim.

2º- Saida de dois elementos desiquilibradores.

Não será antes um desiquilibrador e um equilibrador, é que ramires nunca foi nem sera um sobredotado é sim um jogador muito inteligente, com grande cultura tactica, que equilibrava a equipa nos aspectos mais elementares do jogo.
Recuperação da bola, qualidade de passe, e transições ofensiva e defensiva.

3º- Arbitragens?

Entao não era voce que dizia que os arbitros em portugal eram bons, que os atrasados dos lagartos andavam sempre a arranjar desculpas com os coitados dos arbitros, o que mudou? (para alêm de nos ultimos anos alguns dos vossos amigos terem deixado a arbitragem, paraty, p.henriques, p.costa, lucilio batista etc...) eu digo! estão a perder não é, e quando se perde vale tudo para justificar as derrotas, até cair no ridiculo.

Todos os outros pontos são desculpas esfarrapadas.


Mas ainda lhe faltou analizar uma coisa no seu post. (se calhar foi estrategico)

A politica de aquisições, porque não focou esse aspecto?

o atento

gmattiollo disse...

Legal fazer essas comparações, mostra se o time está evoluindo, ou não. Muito bom mesmo.

http://gremista-sangueazul.blogspot.com