quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Liga ZON SAGRES - 14ª Jornada

paixaodabola na jornada...natalicia.

Terça, 21









LIGA ZON SAGRES
14ª Jornada

Resultados :









Braga5 | 0Académica




Benfica5 | 2Rio Ave




Beira-Mar3 | 2V.Guimarães




Marítimo1 | 1Portimonense




Naval0 | 3Leiria




Olhanense0 | 0Nacional




P. Ferreira0 | 3Porto




V.Setúbal 0 | Sporting





Classificação :





















JVEDGMGS

Pts


1Porto







14    12   2     0     32     5       

38


2Benfica







1410042714

30


3Sporting







147432013

25


4Leiria







147341714

24


5V.Guimarães







146441917

22


6Nacional







146351415

21


7Braga







146262519

20


8Beira-Mar







144731718

19


9Académica







145362025

18


10Marítimo







143741310

16


11Olhanense







143741113

16


12P. Ferreira







143651218

15


13Rio Ave







143561520

14


14V.Setúbal







14347817

13


15Portimonense







142391325

9


16Naval







141211727

5

Próxima Jornada :
15ª Jornada








Portimonense | V.Setúbal07/Jan20h15

Porto | Marítimo08/Jan19h15

Sporting | Braga08/Jan21h15

Rio Ave | Olhanense09/Jan16h00

Nacional | Beira-Mar09/Jan16h00

Académica | P.Ferreira09/Jan16h00

V.Guimarães | Naval09/Jan18h00

Leiria | Benfica09/Jan20h15

..............................................................................................

Rescaldo dos...candidatos



Braga 5 | Académica

Os guerreiros e os...caloiros
Após dois desaires algo traumáticos para as hostes "Arsenalistas" ( Leiria e SL Benfica ), este seria o jogo da redenção dos Bracarenses, embora do outro lado se posiciona-se uma "Briosa" que tem estado em bom nivel nesta Liga Portuguesa ( excepção feita ao jogo ante o Maritimo...).
Quando logo nos minutos iniciais, Paulo César deu vantagem no marcador aos Minhotos, a plateia presente no "frigorifico" da Pedreira, respirou bem fundo, como que deitando para fora alguma tensão entretanto absorvida, sinal de clube grande com...ambição, pois claro..
O segundo golo obtido por Paulão, após excelente cabeceamento , apenas veio confirmar a excelente "transformação" obtida pela equipa comandada por Domingos Paciência, traduzindo em termos numéricos a supremacia evidenciada pelos "reds boys".
Ainda antes do descanso, Keita entrou em "cena" e bateu inepelavelmente o inconsolável guardião Françês da Académica pela terceira vez, ficando apenas referenciado um remate de Hugo Morais á trave do SC Braga..
Na segunda parte do desafio, o SC Braga não se conformou com tamanha vantagem e voltou a dominar completamente uma Briosa algo combalida e sem dar sinais de..retoma.
Então apareceram os golos de deram expressão a uma inesperada goleada, através do "pouco utilizado" Meyong e do ofuscado...Hugo Viana.
Vitória mais do que justa da única equipa dentro de campo....equipa no verdadeiro sentido da palavra..



Benfica 5 | Rio Ave

Churrasco...Argentino
Após inicio de temporada ... arrepiante a todos os niveis, a àguia tende em estabilizar o seu voo ( embora agora não haja...vitória, nem ..Barnabé), tendo como baluartes do seu futebol, os jogadores provenientes do Pais das...pampas.
Como principal interveniente nesta paisagem, aparece o heroi improvável...Sálvio, após ter feito um jogo quase perfeito no aspecto ofensivo , dando objectividade e sentido prático ao flanco algo inoperante da àguia ao longo destes ultimos meses, entretanto decapitado após a saida de Di Maria e Ramires, tendo como cumplice, o vituoso Gaitan, que embora não seja um jogador de "linha", compensa tal défice com o seu jogo de penetração interior, causando descompensação no eixo da defesa adversária.
Complementando este duo, aparecem os "senhores dos aneis..." ...Aimar e Saviola, que têm o dom de transformar em ouro, aquilo que somente se assemelhava a...pedra.
Com Aimar a construir e com Saviola a finalizar, completa-se então uma paisagem outrora acinzentada, com tons...vermelhos.
Com Aimar a inaugurar o marcador e com Saviola a contribuir decisivamente para o 2 a 0, parecia tarefa fácil, aquela que os Campeões Nacionais tinham pela frente, tendo em consideração os brilhantes 35 minutos, do melhor que se viu nesta época.
Mas João Tomás, não quis participar na onda vermelha e fez pela vida ao reduzir o marcador para a vantagem minima, já bem perto do intervalo, trazendo alguma injustiça ao marcador.
No segundo tempo, apareceu Sálvio em grande, dando a marcar a Saviola e marcando mesmo na sequência de um centro da esquerda do ataque encarnado com o jovem Argentino a cabecear vitoriosamnete para o fundo de Morais.
Com a equipa de Jesus a recriar o espirito Natalicio, oferecendo um show de bola aos quase 40 mil presentes na Catedral, haveria de reentar novamente em cena o suspeito de Vila do Conde a quem um dia chamaram...Jardel de Coimbra, para reduzir a vantagem encarnada após lance passivel de grande penalidade de Coentrão em plena grande área.
Mas o jogo ainda não tinha findado, tendo Sálvio cabeceado novamente para golo numa estirada vitoriosa de fora da área Bracarense , sem hipóteses para o incrédulo guardião Arsenalista.
Bem perto do final, registe-se a auto-expulsão de Coentrão ( para limpeza na Taça da Liga ), bem ao jeito de ...Mourinho.
Sem Barnabé e sem àguia, não faltou a....VITÓRIA.




P. Ferreira 0 | Porto

Artur tem...dias


Este FC Porto, apresenta alguns sinais de fadiga, mas não desarma, continuando a sua odisseia vitoriosa nesta época desportiva de 2010/2011, impondo uma dinâmica impar no contexto competitivo cá no burgo Lusitano.
E os campeões, fazem-se nestes momentos, em que aparecem algumas fragilidades mas são rapidamente compensadas pelo querer, pela sorte e pelo factor x , no qual ..x é uma variável estável com sentido único, seja ele..el Mano ou  simplesmente... referência de ...calendário.
Mas uma coisa é certa, o FC Porto é lider incontestável, apresentando uma maior regularidade exibicional e de resultados, mas a vantagem pontual deixa muitas dúvidas no ar, podendo a mesma ser alvo de muita...especulação.
Neste jogo em particular, os azuis e brancos entraram decididos a ganhar e por via disso marcaram bem cedo por intermédio do seu melhor defesa central...Otamendi, ganhando logo ai um elan importante para o resto da partida  e como diz o velho ditado. candeia que vai à frente ilumina duas vezes....
Foi  uma primeira parte dominada quase por completo pelo FC Porto, sucedendo-se algumas oportunidades flagrantes de golo, quer por Hulk , quer por Falcao.
No segundo tempo, Walter substituiu o irrequieto goleador colombiano e o FC Porto quase que desapareceu do desafio, aparecendo então um Paços determinado a dar a volta a contenda, partindo para cima dos "Dragões", trocando os papeis anteriormente atribuidos.
Com Helton a prestar serviço de qualidade, apareceu então o sr. tem ..Dias, a desiquilibrar a "balança" para a "encosta do Douro", após invenção nua e crua de uma suposta grande penalidade inexistente, que Hulk transformou em golo bem perto do minuto 90.
Para dar maior injustiça no marcador, Walter encostou para dentro da baliza de Càssio, fixando o placard nuns incriveis 1 a 3 .
Vitória lisonjeira para os Dragões, que assim somam a 36 partida sem perder nesta época verdadeiramente denominada...André no País das Maravilhas.....






V.Setúbal 0 | Sporting

Carapaus sem...espinhas

O velho ditado que refere..não há duas sem três não se aplica ao Leão, sendo que após duas derrotas embaraçosas do conjunto  orientado por Paulo Sérgio ( eliminação da Taça e derrota ante o Levski Sófia..) reapareceu a revigorante e impulsionadora...vitória... não estou a falar da ex.àguia do SL Benfica, não... estou a referir-me a algo que esta época tem escasseado na "esfomeada" equipa Leonina.
Este jogo serviu para acerto de contas com o indefectivel Sportinguista Manuel Fernandes, já que no jogo da Taça o Manuel teve o desplante de tirar uma das poucas aspirações verde e brancas para esta época a todos os niveis desastrosa.
Mas, se algo não poderá ser considerado desastroso, será este jogo do Bonfim, numa exibicão anormalmente consistente do Sporting, o  qual apresentou o desiquillibrador Yannick no lugar de Postiga, servindo o outrora....Liedson ..decide .
Com o Vitória Setubalense a apostar num jogo excessivamente viril, o Sporting logrou ganhar vantagem no marcador através de Yannick e do improvável ...Abel, dando justiça ao marcador, premiando a única equipa que verdadeiramente fez por jogar algum futebola, tendo João Capela perdoado ( estamos a falar de factores religiosos...) a expulsão de Miguelito e de Valdomiro após entrada violentissima sobre João Pereira.
Depois do intervalo, no reino do Sado, nada de novo , tendo Yannick bisado á passagem dos 55 minutos dando uma vantagem confortável e merecida ao Sporting, colocando a equipa do Visconde de Alvalade num lugar de consolo na tabela da Liga ZON SAGRES, ocupando agora a terceira posição, passando assim um Natal ligeiramente reconfortante.

...............................................................

Declarações a quente....













Jorge Jesus ( Treinador do SL Benfica )
«Tivemos 35 minutos diabólicos, podíamos ter feito três ou quatro golos.»
 Pena é ... não terem aparecido nesta primeira metade de época, muitas mais vezes, esses tais...minutos diabólicos.


Domingos Paciência ( Treinador do SC Braga )
«Quando tivemos de fazer golo, fizemos. Isso ajudou muito.»
Ora, ora...quem haveria de dizer, que marcar golos num jogo de futebol...ajuda. GANDA DOMINGOS.


Jorge Costa ( Treinador da Académica )
«Estamos em época natalícia, mas eu não sou o Pai Natal.»
Ó Jorge, mas olha que tu podes não ser o Pai Natal, mas tens estado à altura...10 golos no saco em dois jogos é sinal de.... prenda da grande....

Rui Vitória ( Treinador do P.Ferreira )
«Sinto algo esquisito.»Bem, fica lá descansado que não deves ser o único....


Liedson ( Avançado do Sporting )
«Eu tenho sempre fome de golos, estou sempre a querer marcar.»
Mas com esse apetite, não deverias estar noutra ...."mesa"..

..........................................................................................

7 comentários:

Miguel Angelo disse...

Bons rescaldos, caro Mattos pois concordo com tudo aquilo que disse, até o facto de Otamendi ser o melhor central do porto, algo que ja venho dizendo desde o principio da época.

olhe já agora: como você faz esses resultados da jornada, com os simbolos dos clubes ao lado e isso?

Se me pudesse responder no meu blog, agradecia.

http://imperiofutebolistico.blogspot.com/

abraços

Miguel Angelo disse...

Como o ano está a acabar, o Império Futebolístico decidiu fazer uma especie de retrospectiva do ano de 2010, fazendo para isso uma selecção dos 10 momentos mais marcantes deste ano que está a findar.

Comente e faça as suas escolhas sff.

Abraços

gmattiollo disse...

A tempo que os quatro grandes não ganhavam na mesma rodada né Mattos. E de goleada.
Acho que a disputa do título vai se limitar entre Benfica e Porto.
Mas para as Copas Europeis, muita briga vai ter. O rebaixamento está quase definido?

Abraço

http://gremista-sangueazul.blogspot.com

Gabriel Campi disse...

O Porto está fazendo uma bela campanha, e vamos ver se agora o Benfica engrena de vez para botar fogo no campeonato.

Te desejo um Feliz Natal e um 2011 repleto de realizações!

Abraços!

www.blogfutebolnaveia.blogspot.com

Mattos disse...

Caros....

Neste momento de viragem da Liga Portuguesa, fica aqui expresso um desejo:

Que a segunda volta traga uma outra competitividade ao campeonato e que o campeão apenas seja decidido na última jornada ( sim, é verdade que o FC Porto está a realizar um campeonato irrepreensivel...), para cada vez mais sentir a emoção a rimar com CAMPEÃO...

Grande abraço

Manuel Oliveira disse...

Grande vitória e mais nada!

Amigo Mattos, desejo-te um Feliz Natal e tudo de bom!

Abraço.
Blog do Manuel

Rodrigo Carvalho disse...

Feliz Natal e Feliz Ano Novo pra vc e toda sua família!

Um abraço.Que Cristo os acompanhe e os abençoem por onde andares!

http://www.digaofutebol.blogspot.com/