segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Liga ZON SAGRES - 9ªJornada

paixaodabola na liga tuga....

Liga ZON/SAGRES
9ªJornada

 






Resultados :









Benfica2 | 0P. Ferreira






Rio Ave2 | 0Braga






Académica0 | 1Porto






Nacional1 | 0V.Setúbal






Beira-Mar3 | 1Naval






Olhanense1 | 1Marítimo






Leiria1 | 2Sporting






V.Guimarães     vsPortimonense01/Nov20h15


Classificação :




















J   VED   GMGS

Pts
1Porto







9    8   1   0204      

25
2Benfica







9603136

18
Subiu 4 posições3Sporting







943297

15
Desceu 1 posição4Académica







94231511

14
Desceu 1 posição5Braga







94231411

14
6Olhanense







934298

13
Subiu 4 posições7Nacional







94141112

13
Desceu 3 posições8V.Guimarães







833298

12  -1 jogo
Desceu 1 posição9V.Setúbal







933358

12
Desceu 1 posição10P. Ferreira







9252910

11
Subiu 1 posição11Beira-Mar







925289

11
Desceu 2 posições12Leiria







9324711

11
Subiu 1 posição13Marítimo







914447

7
Desceu 1 posição14Portimonense







8215813

7    -1 jogo
Subiu 1 posição15Rio Ave







9135510

6
Desceu 1 posição16Naval







9117516

4



Rescaldo dos candidatos ...


Benfica2 | 0P. Ferreira

Aimar à .....Maradona
Jogo disputado em fim de semana com muita chuva e temporal, que fez mossa na baixa Lisboeta , tendo poupado a zona da Luz , onde Benfica e Paços disputaram um jogo interessante perante 30 mil adeptos que preferiram enfrentar a intenpérie em vez do comodo lugar de...sofá.
Na antevéspera do jogo supra-importante no que diz respeito à ilusão do titulo Nacional ,a disputar no próximo fim de semana no Dragão ante o inquebrável FC Porto, o SL Benfica de J.Jesus apresentou-se em busca da sua quinta vitória consecutiva para a Liga ( pois claro... ) com a equipa a denotar estar cada vez a aproximar-se dos parâmetros que fizeram da mesma a equipa acutilante e entusiasmante da época transacta. Perante um Paços que jogou ao gosto dos encarnados, num futebol de peito aberto e sem grandes marcações individuais, o SL Benfica teve uma primeira parte bem conseguida assente numa excelente dinâmica de jogo, apoiada pelo futebol perfumado do mago Argentino...Aimar, que fez aquilo pelo qual vale ainda a pena pagar 40 €, 50 € !!!! num estádio de futebol...um golo de fazer levantar o estádio, num arranque impressionante do seu meio campo até desfeitar o guardião Cássio num remate em jeito que só parou quando balançou as redes Pacenses....momento mágico...
Uma palavra ainda para definir aquele que tão massacrado foi no inicio de época encarnada , de seu nome Roberto Jimenez, que está à cinco jogos sem sofrer qualquer golo para a Liga Sagres e consegue aquilo que à bem pouco tempo atrás parecia impossivel de obter, a consonância positiva em termos das suas ultimas prestações por parte da maioria dos" homens do futebol", sendo que agora Roberto defende com convicção  e mostra a segurança necessária para tranquilizar os defesas encarnados, os adeptos e o próprio ....Roberto.
No segundo periodo , nota de destaque para o excelente arranque da equipa Pacence, onde pontificou uma agradável surpresa , de seu nome..Nuno Santos ( a seguir com alguma atenção.. ) e o incisivo Maikon que por si só , quase colocaram o número de remates em situação de igualdade entre as equipas, aparecendo sempre com muito perigo junto à área de Roberto com o Espanhol a denotar ...enorme tranquilidade.
Tempo ainda para o árbitro Bruno Esteves ( convêm sublinhar este nome..) fazer história ao assinalar a primeira grande penalidade a favor da equipa encarnada ao fim de 810 minutos, sendo que outros elementos que ousam equipar-se de negro, evitaram ou simplesmente não quiseram ver em lances muito mais evidentes que este que envolveu Coentrão na área Pacense.
Foi portanto uma vitória normal da melhor equipa dentro do terreno de jogo, ficando uma palavra elogiosa para a equipa que viajou da capital do móvel que fez jus à sua fama de equipa lutadora e que joga sempre até ao limite em busca de algo mais do que a ...derrota.
Para a semana, temos então o escaldante FC Porto vs SL Benfica na invicta cidade do Porto, que poderá mexer com o rumo desta Liga Portuguesa...




Rio Ave2 | 0Braga

Os últimos também...ganham
Este jogo apresentáva-se como uma autêntica armadilha para a equipa de Domingos Paciência , já que  em termos meramente classificativos, a deslocação ao reduto do último da Liga ZON SAGRES não seria de todo problrmática, mas e há sempre um mas, este Rio Ave  de Carlos Brito era de facto como se veio a comprovar um obstáculo de respeito para o pseudocanditato SC Braga...
Até aos 27 minutos , o jogo já se apresentava algo indegesto para uma equipa Bracarense que denotava défice competitivo para estas novas andanças , que agora saltita entre a desgastante Liga dos Campeões e esta Liga Sagres onde tem rótulo de equipa sensação da época transacta devido à sua excelente prestação ( 2º lugar...).
Com a expulsão de Moisés , num lance onde travou o isolado Yazalde, o Braga acabou por destapar um sector defensivo onde tem claro factor menos , sendo que fica distante da qualidade evidenciada pelos restantes sectores da equipa e mesmo assim , vale-se muito dum guardião chamado...Filipe...
No meio do azar da expulsão do seu melhor defesa , deu sorte no penalty falhado por João Tomás ou defendido por Filipe, conforme o ponto de vista..., que deixou tudo na mesma em termos de resultado..pois claro, já que quanto ao resto , nem por isso..
A partir deste momento só deu mesmo  Rio Ave e ...Filipe, num claro dominio dos homens Vilacondenses , aproveitando a falta de recursos humanos de qualidade na equipa Bracarense para colmatar a saida de Moisés, brilhou o guardião Brasileiro , tendo apenas aparecido pontualmente Matheus em alguns raids no ataque Arsenalista...
Aos 73 minutos, finalmente aconteceu aquilo que Filipe tanto adiou, o golo inaugural por parte do improvável ..Zé Gomes, tendo aparecido descaido pela direita , fuzilando a baliza do supracitado guardião do SC Braga.
Até final , nota ainda para o 2 a 0, pela autoria do inevitável..João Tomás, que apareceu desmarcado em plena grande área , onde é o seu local de eleição, para elevar a contenda e dar finalmente a primeira vitória nesta Liga ZON SAGRES para o Rio Ave .
Num desespero total, Elderson ainda atirou à barra de Paulo Santos , mas não passou de ameaças em fase terminal , este final de jogo para o vice campeão, que vê cada vez mais como uma autêntica utopia a repetição do feito alcançado na época transacta.




Académica0 | 1Porto

Um tiro no......pantanal
Num relvado completamente encharcado, mais convidativo para chapinhar do que para jogar futebol, o FC Porto , pese embora tenha tido uma prestação algo precária no primeiro tempo, à excepção do grande golo de Varela, que fez regressar o "sol do futebol" ao Municipal de Coimbra através de um pontapé à meia volta,  execução só ao alcance dos  predestinados, fez por merecer uma vitória sofrida mas justa tendo em consideração a segunda metade do encontro onde dominou por completo uma Académica que deixou de saber contornar as dificies condições do relvado, deixando mesmo de aparecer diante de um Helton, surpreendentemente tranquilo na sua baliza outrora ameaçada.
Aos 75 minutos de jogo, João Moutinho ( a a maça podre de Alvalade... ) falhou o 2 a 0 , numa suposta grande penalidade a punir um desvio de Helder Cabral com o braço , num movimento em que o defesa Academista só tenta baixar o braço !!!
Até final , pese embora o completo dominio do FC Porto e do adormecimento algo inexplicável por parte dos estudantes, parecendo padecer do mesmo mal que tomou conta os Leirienses no Dragão a passada semana, a equipa Coimbrã ainda teve o lampejo final para através de um livre directo batido por Hugo Morais , fazer estremecer e acordar o adormecido guardião Helton, tendo no seguimento da jogada falhado incrivelmente a ...recarga.
Final de jogo quente numa noite encharcada e vitoriosa para os Dragões, que assim partem com a confortável vantagem pontual de sete pontos para o encontro da 10ª Jornada ante o arqui rival...SL Benfica, num jogo que poderá pesar nas contas finais do titulo Nacional.



Leiria1 | 2Sporting

A história de um Chileno...endiabrado
Este jogo de Leiria poderia ser contado tendo por base e em consideração a magnifica exibição do Chileno "resgatado" não dentro de uma mina qualquer, mas do campeonato Italiano , mais propriamente da Atalanta de Bérgamo.
Mas falar deste encontro do Magalhães Pessoa e não realçar o feito do Chileno e dos seus dois magnificos momentos de inspiração seria injusto para quem
ainda por cima não tem sido opção principal na equipa Leonina. Valdés , abriu a contagem no marcador bem cedo, após centro milimétrico de Postiga, com o Chileno a parar de peito e a rematar de primeira perante a impotência de Gottardi.
Logo após o golo Leonino, apareceu a jogada envolvente de Panandetiguiri pela direita a deixar para trás o Argentino Torsiglieri e a cruzar para o remate de Carlão para o empate.
Ainda antes do intervalo, nota de destaque para o momento mais alto da noite com Valdés a rematar descaido da esquerda do ataque verde e branco e a colocar a bola bem junto ao poste do guardião Leiriense que nada pode fazer perante os 100 Km/hora do remate inspirador do Chileno.
Após o intervalo, apareceu muito mais Sporting do que U.Leiria, tendo a equipa Lisboeta desperdiçado algumas boas oportunidades para aumentar o "score", com Postiga, Maniche e compª na linha da frente.
Perto do final, aconteceu o momento "menos" da partida com Marco Soares a cair mal e a sair lesionado ( suspeita de perna partida..), deixando a U.Leiria a jogar com menos um elemento nos instantes finais da partida.
Final de encontro com a vitória a assentar bem ao Sporting, sendo que muito deste mérito tem de ser atribuido a...Valdés.


................................................................

Declarações a quente ...












Sálvio ( avançado do SL Benfica )
«.. Recuperámos bem depois das três derrotas que já temos na liga, estamos mais fortes e estamos no bom caminho »
Vê lá, é se não aparece nenhum Javali pelo caminho.......


Rui  Vitória ( Treinador do P.Ferreira )
«Não estivemos muito bem nos primeiros 15 minutos e aquela entrada do Aimar foi determinante e não devia ter sido permitida.»
Protesto veemente...aquela jogada à Maradona deveria ser ...obrigatória...





Carlos Brito ( Treinador do Rio Ave )
«Os jogadores do Rio Ave fizeram tudo para ganhar, como sempre fizeram. Desta vez conseguiram.»
Como é ténue a distância entre a derrota e a ...vitória...



Domingos Paciência ( Treinador do SC Braga )
«Se tivermos noites como estas, é difícil ganhar»
Mas ó Domingos, não é obrigatório haver noites como esta para perder, pode também haver...tardes






André Villas Boas ( Treinador do FC Porto ) 
«Jogo emotivo mas...pobre».
Pior seria.... chocho mas.... rico 



Jorge Costa ( Treinador da Académica )
«Acabámos por perder, num lance fortuito, num jogo de totobola.»
Pena, a inspiração de ...Varela, para desespero do Jorge e gáudio dos amantes do...futebol.





 Pedro Caixinha ( Treinador da U.Leiria )
 «Justificámos que podíamos ter feito mais qualquer coisa.»
 Pois é..Caixinha, podiam ter jogado mais, rematado mais, enfim terem marcado mais golos do que o ...Valdés ( por exemplo...)




Valdés ( médio ofensivo do Sporting C.P.)
«Depois de tanto tempo a jogar longe do meu melhor tinha que dar uma resposta»
Penso que dentro desta equipa do Sporting, ainda vais bem a ...tempo. 

 EXTRA...

Manuel Machado ( Treinador do V.Guimarães )
«Se eu mandasse no futebol as balizas já teriam mais um metro para cada lado e meio metro para cima...»
Olha lá ó Manel, tu tás mesmo bem...pergunta ai ao Nilton , se ele concorda contigo...coitados dos guarda redes... 


.....................................................





Nesta nova rúbrica no paixaodabola, onde semanalmente iremos "premiar" os artistas que estiveram pela positiva e pela negativa no fim de semana desportivo, temos como referência o grau de relevância do "artista" em termos futebolisticos, comentários e afins...sendo que este prémio será um excelente incentivo para que o sortudo volte ao mundo real num fim de semana que foi ....surreal...

BOTA em CIMA

Três artistas da bola, com momentos de inspiração que fazem do futebol um desporto apaixonante.....








AIMAR - grande jogada culminada com golo à ...Maradona
VALDÉS- dois golos fantásticos que valeram a vitória em Leiria
VARELA- Soberba execução que deu a vitória ao FC Porto no pantanal de Coimbra


BOTA em BAIXO

Manuel Machado e o fait  divert em torno da dimensão das balizas...não havia necessidade sr.professor















Jogo !!! .. Académica vs FC Porto com relvado imprópio para jogar ...futebol



..................................................................................

5 comentários:

Pudget disse...

Gostei muito da nova rubrica, aliás, acho que hoje em dia no contexto blogueiro da web existe tanta oferta que as pessoas já se se focam em duas ou três linhas. texto a mais é só mesmo para aqueles fãs do blog que acabam por visitá-lo todos os dias porque realmente gostam da análise.

Continuação de bom trabalho!

gmattiollo disse...

quem para o FC Porto?
SC Braga parece não ter mais jeito, só dando vexame na Liga dos Campeões e perdendo para um dos últimos do campeonato!
SL benfica se aproximando do topo!

QUE JGO NA PRÓXIMA RODADA HEIM!
BENFICA X PORTO, VAI SER DE ARREPIAR, VOU ASSISTIR!

Cleber Soares disse...

E ai Mattos, blz.
parceria aceita, que alias sempre é bem vinda, sabe como é, propaganda é a alma do negócio, rsrs.
Já estou como seu seguidor e seu link já esta add no meu blog.
Muito obrigado pelos elogios e parabéns pelo blog, bem montado e bem escrito.
Um abraço e nos teclamos por ai.

Anónimo disse...

É disto que o povão gosta, politicos trapasseiros, responsaveis desportivos curruptos, e bloguistas .......................................................................................................................................................................................................(não é preciso explicar pois não?)

Mattos disse...

Caro Anónimo, gostaria de o tratar de outra forma, já que embora neste espaço que pertence a todos os que o queiram visitar , não é obrigatório a identificação ou mesmo a moderação dos comentários ( regra que foi assumida tendo em vista a liberdade expressiva de cada um .. ),não deixa de ser uma opção algo defensiva para quem deixa uma afirmação algo "dejá vu" , culminando o texto com uma interrogação insipida ...
De qualquer das formas, mesmo considerando que estou aqui frontalmente e sem a capa do anonimato ( sublinho...regra aceite mas evitável neste tipo de comentários... ) a responder para um ilustre visitante chamado...anónimo.., não deixarei de sugerir que leia com atenção os post´s publicados com o tema..PENSAMENTOS À SEXTA, nos quais os assuntos em causa foram dissecados de uma forma objectiva e em prol de um futebol cada vez mais...transparente e positivo.
Quanto à interrogação final, sim,...gostaria que completá-se o seu racciocínio, já que no paixaodabola, enquanto blog concebido para os amantes do desporto e do futebol em particular, tem todo o gosto em agregar o maior número de pontos de vista sobre os mais diversos temas.


Um abraço

BLOGUISTA MATTOS
paixaodabola.blogspot.com