sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Pensamentos à.... sexta

paixaodabola nos...porquês..

Os meios de comunicação social ao longo dos tempos têm aumentado o seu poder persuasivo sobre o comum consumidor. Falo em persuação, já que neste instante somos bombardeados pelo que queremos e pelo que nunca pedimos, já que  muitos dos conteúdos que nos chegam diáriamente à nossa casa, nem nos interessam minimamente, mas  somos ... forçados a ler, ver e ouvir.
Estes conteúdos são projectos de marketing, que colocados em "pacotes" puramente comerciais, visam apenas alimentar os "barões" que se implementaram na nossa"praça" no momento certo, sendo que tiveram o mérito de terem sido bafejados pelo dom do " visionamento antecipado " , conjugado pois claro pela detenção de um  extracto bancário acima do comum cidadão.
Este negócio que tem no plano desportivo o seu grande "dono" denominado... Olivedesportos, pertença do "magnata do charuto "..Joaquim Oliveira, tem o condão de controlar o futebol profissional em Portugal , de uma forma fundamentalista e quase..Salazarista, sem que os poderes institicionais que governam o nosso pequeno Pais, possam inverter uma situação que mistura interesses económicos com interesses...pessoais.
Certo que alguns clubes Nacionais, vivem (sobrevivem ) ainda nos dias de hoje em função das receitas deste Império que lhes permite respirar no presente, antecipando receitas futuras, mas como tudo na vida tem um fim, o diagnóstico destes mesmos clubes será idêntico ao de um doente que estando agarrado à máquina , apenas lhe resta esperar pela .....EUTANÁSIA.
No meio de tudo isto , ficam muitas pontas soltas :
O porquê dos campeonatos Nacionais estarem refêns da Olivedesportos , com a Liga a acenar afirmativamente aos horários dos jogos , que lhe são nitidamente impostos, sendo que algumas vezes são colocados a horas sem nexo, que afastam cada vez mais, quem tem ainda a coragem de entrar num estádio de futebol em Portugal. Quando será que o futebol sai desta enorme teia e recomeça a ter horários condinzentes com a sua raiz , indo ao encontro do público e não do...EURO.
O porquê deste Monopólio sem igual nos restantes Paises da Europa, o qual é aproveitado para colocar à disposição do grande público que ama verdadeiramente o desporto rei, os referidos "pacotes" da  Liga  ZON / SAGRES, a preços que estão ao alcance de ...alguns, ficando a grande pergunta a consideração ( embora todos nós saibamos a ..resposta ) : Quando chegará ao nosso Pais o ..PAY PER VIEW, sendo que aqui quem é favorecido é o consumidor , que ficaria com a opção de comprar apenas o jogo que lhe interessa e evitaria ter um canal que apenas é sintonizado de ..sexta a ...segunda.
Outro assunto que salta à vista desarmada é a exorbitância do preço dos ingressos, continuando a prevalecer o conceito de ter pouco publico a 35 € , do que estádios cheios a 15 € o bilhete....juro que continuo a não perceber esta politica....
Sabendo que o passado pertence ao...passado, não poderei deixar de recordar com alguma nostalgia os jogos disputados ao Domingo à tarde, onde familias inteiras se deslocavam para ver apenas...bom futebol.
 Termino este texto com uma frase que merece alguma...reflexão .....

Quem luta com monstros deve velar por que, ao fazê-lo, não se transforme também em monstro. E se tu olhares, durante muito tempo, para um abismo, o abismo também olha para dentro de ti.

4 comentários:

gmattiollo disse...

esse texto vai profundamente heim! não sei nem como explicar! hehehe
parabéns!

http://gremista-sangueazul.blogspot.com/

Anónimo disse...

http://escoltavermelha.wordpress.com/

Visita!

Rodrigo Carvalho disse...

Estádio da Luz>

http://digaofutebol.blogspot.com/2010/10/estadio-da-luz_30.html

Manuel Oliveira disse...

Muito bom post, caro amigo Mattos.
Já está disponível o Bolão da liga dos campeões no Blog do Manuel

Abraço.