sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Pensamentos à ...sexta

paixaodabola ..........

Sexta, 19


Resolvi elaborar um texto em busca do sentimento que invade o comum adepto do futebol ao longo de um dia, de um mês, de um ano ou de uma vida , chamado....paixão da bola.
Esse estado de espirito passa pela necessidade de ver, ouvir e falar de futebol durante o seu dia a dia, quer seja no âmbito pessoal , quer seja no profissional , sendo que isto por vezes é diagnosticado pelos menos entusiastas pelo desporto rei como.... doença, obcessão ou simplesmente uma necessidade absurda e sem valor acrescido.
Confesso que como doença, pode ser equiparado a um virús contagioso, já que quando o assunto é colocado em cima da mesa de uma sala, de um café ou simplesmente no meio da rua, ele facilmente contagia tudo e todos em seu redor, mesmo aqueles que nunca se interessaram pelo mesmo e aos quais lhes transtornam a alma ao verem vinte e dois jogadores, mais um homem vestido de preto ( amarelo...) a correrem dasalmadamente atrás de uma bola.
Como obcessão, poderá ter algum sentido se olharmos para a necessidade dos apaixonados por este desporto vibrante e aglutinador de "massas" em direccionar no decorrer do seu dia a dia por alguns momentos a sua atenção, para um jornal que transcreva algum assunto relacionado com bola ou para uma qualquer televisão , nem que seja aquela que está situada numa qualquer superficie comercial, coincidindo com um qualquer jogo de ...futebol.
Já em relação à necessidade considerada absurda e sem valor acrescido, penso que será algo muito discutivel, porque à imagem de uma outra actividade de entretenimento, o futebol ocupa o seu espaço como " libertador de tensões" criando um separador saudável entre o aspecto puramente profissional que é causador de algumas "maleitas psicológicas" e o lado inebriante, de estar ansiosamente à espera de ver uma bola a passar uma simples linha de...cal.
Quem tem o "vicio" pela redondinha, saberá explicar ou...não, o incontornável estado de espirito que percorre o adepto do futebol no dia que joga a sua equipa de eleição ou mesmo os demais rivais, sendo que o mesmo é facilmente alterado de acordo com o resultado obtido no jogo em questão, ficando em caso de derrota um vazio interior , pigmentado por cores acizentadas e no caso de vitória um sorriso contagiante com reflexo...... infinito.
Portanto poderemos concluir que, ler, ver ou escrever sobre futebol é acima de tudo uma necessidade autoinduzida, tendo como objectivo o preenchimento de um espaço vazio que noutras esferas se preenchem com música, dança ou ...religião. A grande diferença estará na mediatização de um desporto que ainda consegue despertar a emoção da incerteza e da....surpresa, embora por vezes caia em algumas "teias" inerentes ao seu estatuto de um negócio de ...milhões.
Deixo-vos com duas frases que exemplificam na perfeição a razão de ser da .....paixao da bola.

O futebol não é uma questão de vida ou de morte. É muito mais importante que isso...
Bill Shankly

Nunca pense que está sozinho quando você vive futebol,respira futebol.Isso significa que você faz parte dessa paixão mundial pela bola porque futebol além de um esporte é um ideal de vida.
Vinícius
  ................................................................................................

5 comentários:

gmattiollo disse...

O Futebol é a alma humana, ninguém nunca vai morrer sem interagir com o futebol.
Eu particularmente, adoro assistir e jogar futebol.

Muito bom texto Mattos.

http://gremista-sangueazul.blogspot.com

Rodrigo Carvalho disse...

Sobre o Ituiutaba,que vc havia perguntado:

Mattos.realmente não sei o real significado da palavra,mas vou pesquisar e lhe mando a resposta qdo encontrar,mas eu creio que pela sonoridade da palavra,na minha opinião deve ser uma palvra de origem indígena.

Ituiutaba é uma cidade do interior do Estado brasileiro de Minas Gerais.

Aqui no Brasil chamamos de Estados,em outros países dizem-se províncias.
Minas Gerais é um dos maiores e mais importantes Estados do Brasil e o 2º mais populoso.
Os times: Cruzeiro,Atlético Mineiro,América Mineiro,Ipatinga,Uberlândia,Ituiutaba,Villa Nova-MG,Caldense,Mamoré,Uberaba,Guarany de Divinópolis-MG,Democrata(Gov. Valadares-MG),Tupy...dentre outros são de cidades do Estado de Minas Gerais,cuja capital é Belo Horizonte,a 4ª maior cidade do país,menor apenas que S.Paulo,Rio de Janeiro e Salvador.

Os clubes mais importantes de Minas Gerais são: Atlético Mineiro,Cruzeiro e América Mineiro.
A Sigla MG quer dizer Minas Gerais e a expressão Mineiro é a definição de quem nasce em Minas Gerais.

Boa semana,abraço!

www.digaofutebol.blogspot.com

Mattos disse...

Rodrigo, excelente a tua descrição sobre o Estado de Minas Gerais e suas principais equipas de futebol...
O Brasil , realmente é um mundo e no que diz respeito ao futebol é quase o...universo.

Abraço

Pudget disse...

Grande texto, homem! Gostei essencialmente de duas partes: "Já em relação à necessidade considerada absurda e sem valor acrescido, penso que será algo muito discutivel, porque à imagem de uma outra actividade de entretenimento, o futebol ocupa o seu espaço como " libertador de tensões" criando um separador saudável entre o aspecto puramente profissional que é causador de algumas "maleitas psicológicas" e o lado inebriante, de estar ansiosamente à espera de ver uma bola a passar uma simples linha de...cal." e "Portanto poderemos concluir que, ler, ver ou escrever sobre futebol é acima de tudo uma necessidade autoinduzida, tendo como objectivo o preenchimento de um espaço vazio que noutras esferas se preenchem com música, dança ou ...religião."

Eu vejo o futebol de uma forma quase única, passe a arrogânicia. para mim é onde a física, a química, a estatística e a matemática se unem para dar um denominador comum absolutamente fantástico.

Mattos disse...

Caro Pudget..
Independentemente do ponto de vista de como se vê o futebol, seja de forma emocional ou puramente numérico, o que fica sem sombra de dúvida é a magia da...redondinha , que é insubstituivel.


Grande Abraço