terça-feira, 16 de março de 2010

Rescaldo da 23ª Jornada...


paixaodabola....

Segunda, 15

Liga Sagres
23ª Jornada









Disputada a jornada 23, da Liga Sagres, podemos extrair que : Os quatro primeiros classificados ganharam e mantiveram distâncias entre si, cavando um pouco mais o fosso que os separa do 5º classificado ( V.Guimarães ).
O Braga ganhou com alguma dificuldade é certo, mas ganhou, tendo o SL Benfica sentido as mesmas dificuldades na sua deslocação à Choupana, onde venceu pela margem minima o sempre difícil Nacional da Madeira. Quanto ao FC Porto, lá retomou a senda das vitórias e logo num campo onde a Briosa não costuma facilitar, tendo no dia seguinte o Sporting despachado o Vitória de Guimarães com três golos em 20 minutos numa clara imitação aos seus vizinhos da segunda circular...Leão habituou-se a golear....








Resultados :








Naval1 | 0Leiria




Braga1 | 0Rio Ave




Académica1 | 2Porto




Olhanense1 | 3Belenenses




Leixões1 | 2V.Setúbal




Nacional0 | 1Benfica




Sporting3 | 1V.Guimarães




P. Ferreira    1 | 0       Marítimo





Classificação :

                   J      V   E    D   Pts





1Benfica23184  1  58
2Braga23174  2  55
3Porto2314    5  4  47
4Sporting23    108  5  38
5V.Guimarães2396  8  33

6   P.Ferreira2388  7  32

7Leiria2386  9  30

8Naval2385  10  29
9Nacional2385  10  29
10Rio Ave23610  7  28
11Marítimo2376  10  27
12Académica2366  11  24
13Olhanense23311   9  20
14V.Setúbal2348  11  20
15Leixões2336  14  15
16Belenenses2328  13  14
                                                             
..................................................

Rescaldo :

Naval - U.Leiria .................. 1-0
Jogo de confirmação para a Naval, que está a realizar a melhor época desde que chegou à liga Sagres, com o mérito a recair para Augusto Inácio, que soube incutir mentalidade ganhadora aà equipa da Figueira. A vitória sobre o União aconteceu num lance mal ajuizado pelo árbitro do encontro em que Diego Angelo não se fez rogado e atirou para golo na conversão de uma grande penalidade.
Nota de destaque para o número de espectadores ao nivel de um ..Pego - Alferrarede da Divisão Honra da A.F.Santarém  ( ~ 400 ) , incrivel .....

SC Braga - Rio Ave ............. 1-0
Mais uma final para o Braga, que teima em não dar descanso ao SL Benfica, sendo que desta vez foi tarefa complicada ganhar a este Rio Ave, muito bem comandado por Carlos Brito.
Foi um jogo em que o mesmo começou como acabou, ou seja com o dominio dos Vilacondenses a pôr em sentido os "guerreiros do Minho" até ao apito final do árbitro.
Contra a corrente de jogo, Andrés Madrid colocou o Braga na posição de vencedor através de um remate feliz com a bola a resaltar num defesa verde e branco e a entrar na baliza de Carlos.
Jogo equilibrado, com a diferença a estar refletida no remate feliz do Argentino.

Académica - FC Porto ......... 1-2
 A Académica tentou aproveitar-se da ansiedade presente nos jogadores portistas, após os maus resultados que vinham a alcançar nos últimos jogos, e aos 33 minutos inauguraram o marcador.
Bruno Alves terá feito falta sobre Éder e o árbitro assinalou a respectiva grande penalidade, que foi devidamente aproveitada por Sougou. Só que três minutos depois o FC Porto restabeleceu a igualdade. Após um livre, Orlando desvia mal a bola e Bruno Alves, de cabeça, empatou o jogo.
Na segunda parte o jogo continuou repartido e tudo levava a crer que o resultado estava encontrado. Só que aos 87 minutos, Varela assistiu Rodríguez, que entrou em velocidade na área e rematou de forma violenta, com Rui Nereu totalmente batido.
No período de compensações o FC Porto ainda teve uma clara oportunidade para marcar, com Falcao a sofrer falta na área, o árbitro assinalou grande penalidade, mas o  goleador rematou por cima.
Jogo algo sonolento, tendo a equipa Portista a sorte do seu lado e com isso voltar à senda das vitórias após três jogos para esquecer.....ou recordar, que deitaram por "terra" quase todas as aspirações nesta época...pelo menos as mais importantes....







Olhanense - Belenenses ..... 1-3
Jogo de " vida ou morte " para o Belenenses, que jogava em Olhão a cartada decisiva em relação à sua permanência no escalão maior do futebol Português.
E poderá dizer-se que o jogo correu de feição aos azuis do Restelo, que somaram a sua segunda vitória nesta temporada ( última vitória em Agosto 2009 !!! ) e que mantiveram a luz acesa ao fundo do túnel, restando acreditar que até final ainda é possivel. 
Destaque para os dois golos de Lima e da fenomenal jogada de Barge a correr meio campo para rematar para dentro da baliza de Ventura. Quanto ao Olhanense, foi um revés na sua caminhada tendo em vista ...não regressar à divisão secundária , de onde saiu na época transacta.

Leixões - V.Setúbal ............. 1-2
Mais um desaire para Fernando C.Santos, que teima em ..não ganhar, ficando como nota de registo o empate alcançado na estreia ante o FC Porto.
O Setúbal de Mané Fernandes, está aos poucos a estabilizar e com esta vitória distanciou-se do seu adversário de hoje, aumentando  para 5 pontos o fosso existente entre ambos, sendo esta referência para a linha que define a descida de divisão.  
Mérito para o Vitória que soube virar o resultado de 1-0 para o 1-2 final. 

Nacional - SL Benfica ........ 0-1
Jogo de elevada dificuldade para Jesus e seus pares , que tinham nesta deslocação à Choupana um dos testes mais difíceis até final da Liga Sagres, para defrontar uma equipa algo inconstante mas que tem nas suas fileiras um bom lote de jogadores que jogam um futebol agradável, combativo e acima de tudo competitivo, refletindo um pouco a imagem do seu treinador Manuel Machado. 

Benfica apostado nas transições rápidas para o ataque, com especial incidência em termos organizativos em Pablo Aimar, ficando o Argentino responsável pela colocação da bola junto dos avançados encarnados.
Com Di Maria em excelente momento, o lado esquerdo do ataque Benfiquista fica com 80% das investidas do SLB, apoiando-se no bom entendimento entre o Argentino e  Coentrão.
Jogo equilibrado, mas com o meio campo defensivo do Nacional,  a ser alvo de maior ocupação por parte dos jogadores intervinientes na partida.
Ramires a aparecer muito em jogo, através do seu estilo “brigão” e de jogador que nunca dá por perdido um lance.
Inicio do segundo tempo prometedor, com Coentrão a dar sinal de inconformismo do SLB.
Aos 60 minutos, grande penalidade falhada ( mais uma... ) por Oscar Cardozo.
Logo de seguida após investida de Amorim pela direita, com o Português a cruzar rasteiro para Cardozo marcar e com isso redimir-se da grande penalidade falhada anteriormente.
Á medida que o tempo avança, o Nacional aparece com maior insistência no ataque, quiça reflexo do desgaste dos jogadores encarnados no jogo com o Marselha, disputado na quinta feira. Foi numa dessas investidas que Quim fez uma defesa para Queirós ver e reflectir.... salvando o Benfica do empate, sendo que são defesas dastas que fazem toda a diferença no desenrolar do encontro. 
Vitória importantissima do SL Benfica, na jornada que antecede o escaldante SLBenfica vs Braga, que irá decidir muito do que falta desta Liga Sagres, partindo para esta partida, o SLB com alguma margem de manobra em virtude de dispor de três preciosos pontos de vantagem.

 



Sporting CP - V.Guimarães .... 3-1

 E o que dizer deste Sporting que aos 20 minutos de jogo já vencia esta interessante equipa que viajou desde Guimarães por 3 a 0 e que acabou com a estratégia de Paulo Sérgio, fosse qual fosse a que o treinador Vimaranense tivesse "montado" para Alvalade.
Este jogo tinha a curiosidade de colocar em causa o 4º lugar na classificação geral, já que as equipas em confronto se encontravam separadas por. apenas dois pontos.
Primeiro tempo dominado a seu belo prazer pelo Leão, sendo que apenas na segunda parte o Vitória encurtou distâncias no marcador ( Valdomiro aos 67 minutos ) e na exibição com os Vimaranenses a disporem de várias oportunidades para marcar.
Realce para mais uma excelente exibição de Liedson , mais um golo para a galeria dos melhores da Liga Sagres com uma execução perfeita a colocar a bola no "canto onde dorme a coruja".
Claro que não podemos dessociar este bom momento do Sporting à excelente forma patenteada por Pedro Mendes, a recuperar o tempo perdido após lesão contraida na terra do belo "Whisky".
Continuo a questionar ....onde esteve "enterrado" este Leão que ressuscitou para o último terço da temporada a tempo de ????. 
Se há um tempo atrás, escrevesse esta seguinte frase, chamavam-me louco e alucinado mas agora não tenho dificuldade em dizer que o Sporting é a par do SL Benfica a equipa que pratica o futebol mais atractivo deste campeonato....





 P.Ferreira - Maritimo.............. 1-0
 Surpreendente este Paços de Ulisses Morais, que nesta segunda volta apenas perdeu na Luz contra o Líder incontestável desta Liga e que ganhou em Guimarães e Vila do Conde.
Neste momento ocupa um incrivel sexto lugar da classificação a um ponto do quinto classificado ( Guimarães ) e espreita um lugar na Europa do futebol para 2010/2011.
Com uma equipa que aparentemente apresentava várias lacunas e que estava deficitária em termos de qualidade no seu plantel, agravadas com a saída do seu melhor executante ( Cristiano, para o PAOK de Fernando Santos ), tem sido meritório e assinalável o trabalho executado por Ulisses.
Neste jogo em particular, valeu o golo de De Paula e as defesas de Coelho para garante dos três pontos.
Quanto ao Maritimo, continua a dificuldade em amealhar pontos fora da Ilha da Madeira.
....................................
Declarações a quente ..





Carlos Brito ( Treinador do Rio Ave )
«Fizemos um bom jogo, mas por alguma razão o Sp. Braga luta pelo título. Isso faz toda a diferença»
Sem dúvida que a motivação que existe para chegar ao sonho, faz...toda a diferença....e o sonho ali tão perto.................

Domingos Paciência ( Treinador do SC Braga )
«Estou satisfeito acima de tudo pela vitória.»
..Ganhar para ??  Já sei...somar 3 pontos para manter vivo o sonho de uma região.....

André Villas Boas ( Treinador da Académica )
«Pensámos que um ponto nos servia e fizemos alterações nesse sentido»
Quem ..um quer.....três perde..

Jesualdo Ferreira ( Treinador do FC Porto )
«As vitórias trazem ânimo e moral à equipa. Mesmo não tendo jogado bem, precisávamos de ganhar este jogo.»
Aplicada a velha máxima....ganhar para animar a malta.......

Óscar Cardozo ( avançado do SL Benfica )
«Foi um triunfo muito importante»
Olha lá ..Tacuara, falhar mais um penalty podia ter sido ainda mais importante..mas ao contrário, se é que me percebes !!

Manuel Machado ( Treinador do Nacional )
«A diferença entre as duas equipas esteve ao nível das individualidades e num desses momentos fizeram a diferença»
Ó Machado, mas existiram muitas mais diferenças ... o nivel dos jogadores, os adeptos, as camisolas, os calções, as meias, as chuteiras...etc....

Jorge Jesus ( Treinador do SL Benfica )
«O Benfica ganhou porque fez uma segunda parte fantástica, de querença.»
Bem, foi sem dúvida uma boa segunda parte, mas trocava a “querença” por “raça e ambição”....soa  melhor..

Ulisses Morais ( Treinador do Paços Ferreira )
«Não podemos querer passar a comer o que não podemos.»
Afirmação interessante esta de Ulisses....dá que pensar....
 

6 comentários:

O BARÃO VERMELHO disse...

MESMO COM A CRISE QUE ESTÁ A SUFOCAR PORTUGAL,VER O SLB EM PRIMEIRO E OS LAGARTOS EM QUARTO É SINAL QUE NEM TUDO ESTÁ MAL NESTE PAIS E QUE CADA UM SO TEM O QUE MERECE.

Anónimo disse...

Pois pensando bem o "BARÃO" é capaz de ter razão!
Convem a muita gente (politicos, governo, policia, comunicação social, etc..) que as galinhas andem em primeiro, pois assim, pelo menos 6 milhões de parolos andam cegos e nem se apercebem da crise.
Abram os olhos cambada de atrasados mentais.

o sindicalista

Papa lagartichas disse...

Á grande Benfica ... hoje calaste 30 milhões de franceses, 4 milhões de anti B e 5 arbitros eslovenos cegos como a noite ... esta semana a venda de rennies e kompensans vai ser descomunal com tanta azia dos anti B.... CARREGA BENFICA

O apreciador disse...

Estas triste?
Estas deprimido?
Fala com alguem
SOS LAGARTOS
Tenho muita pena mas agora
SÓ DÁ É BENFICA por isso senhores lagartos e dragoes por uma vez na vida sejam do BENFICA pelo menos na liga Europa sim saudaçoes desportivas para todos os amantes do bom futebol

O apreciador disse...

Estas triste?
Estas deprimido?
Fala com alguem
SOS LAGARTOS
Tenho muita pena mas agora
SÓ DÁ É BENFICA por isso senhores lagartos e dragoes por uma vez na vida sejam do BENFICA pelo menos na liga Europa sim saudaçoes desportivas para todos os amantes do bom futebol

Anónimo disse...

Resposta ao carissimo apreciador de um portista muito orgulhoso do seu clube.

Para paneleiros (entenda-se fazedores de panelas como é obvio)ja chegam os 6 milhões de jumentos que proliferam neste país.

mas quem será!
mas quem será!
o pai da mariana!
eu sei lá sei lá! eu sei lá sei lá!