sexta-feira, 12 de março de 2010

Semana Europeia ..Champions / Europe League ..1/8 final

paixaodabola

Quinta, 11

Competições da UEFA
Liga dos Campeões / Liga Europa
1/8 final

Concluidos os três jogos que incluiam as equipas Portuguesas ainda em competição na Europa, podemos concluir que houve resultados para todos os gostos, ficando apenas uma certeza....o FC Porto, acabou em Londres a sua caminhada na Europa do Futebol no que diz respeito à época 2009/2010, com uma goleada das antigas diante do Arsenal.
Em relação ao Sporting, obteve mais um resultado positivo, desta vez em Madrid diante do sempre dificil Atlético de Madrid de Simão, Aguero e companhia, acabando o jogo com nove jogadores.
O SL Benfica tinha proventura o seu maior desafio nesta época ante o Olimpique de Marselha, que tinha em Lucho, Niang ...adversários de respeito, os quais confirmaram tudo aquilo que à partida se conhecia desta equipa Francesa, tendo deixado a capital Portuguesa com um saboroso empate obtido no cair do pano.

Liga dos Campeões
1/8 Final










Arsenal - FC Porto ...................5-0

 Este era à partida um jogo que iria servir para testar o estofo deste FC Porto, após dois jogos para esquecer ante o Sporting e Olhanense.
Claro que  seria sempre um jogo complicado, ante um poderoso adversário recheado de estrelas do futebol Europeu, como.... Fabregas ( de fora deste encontro , devido a lesão ), Nasri, Brentner, Eboué, Rosicky, Arshavin, VanPersie ( lesionado ).....
Mas o FC Porto, também dispunha de algumas armas para conseguir no minimo o empate que lhe daria a qualificação para os ¼ final, como Ruben Micael, Meireles, Falcao, Varela, Bruno Alves e Hulk ( este fresquinho que nem uma alface... ), mas o que se passou no Emirates Stadium em Londres é que o FCP, praticamente não existiu, apenas alguns fogachos para Almuria e Companhia, agravado com a displicência de alguns dos seus jogadores como Fucile a defender e Hulk a atacar.
Depressa se pode constatar, que esta noite seria madrasta para os azuis e brancos, devido à velocidade imposta pelos Londrinos , aliada com uma excelente dinâmica de jogo à qual os Dragões nunca souberam responder.
Apesar de em alguns momentos o FC Porto , ter tido as suas oportunidades, a verdade é que além dos cinco golos sofridos, poderiam ter sido alguns mais , tal foi a passadeira estendida aos “Gunners” no pós Óscares de Hollywood.
Maré baixa para Jesualdo e seus pares, que afundam algum do crédito tido até à data, tendo nestes três ùltimos jogos ficado com o “score” de 2 – 8 em golos e criado a sensação de que estamos de facto na presença do pior FC Porto dos últimos anos...Jesualdo que se cuide, que deverá ter o “ Bobby” e o “ Tareco” à sua porta não tarda......
Algo de estranho se passa no reino do Dragão, pois não é normal ver jogadores como Bruno Alves e  Meireles ( marcas registadas no Dragão.. ) tão resignados com os acontecimentos e com tão pouca chama.....  







Resultados :
( Terça feira.. 09/03 )
Arsenal - FC Porto .....................5-0
Fiorentina - Bayern Munique...  3-2
 
( Quarta feira .. 10/03 )
Real Madrid - Lyon .................... 1-1
Man. United - Milan .................... 4-0

 ( Terça feira 16/03 )
Chelsea - Inter Milão
Sevilla - CSKA Moscovo
( Quarta -feira ..17/03 )
Barcelona - Estugarda
Bordéus - Olimpiakos
a vermelho, as equipas já apuradas para os 1/4 final
.........................................................................................
Liga Europa  
 ( 1/8 final ) 
 




Atlético Madrid - Sporting ... 0-0

Sporting com prova de fogo em Madrid, ante o Atlético da Simão, Forlan, Aguero e Companhia, num encontro que confirmará o bom momento da equipa de Carvalhal na única competição onde reune algumas possibilidades de sucesso na presente temporada.
Inicio de jogo com o Atlético a instalar-se no seu meio campo ofensivo como era expectável, tendo o Sporting apostado num sistema de contenção apoiado em transições rápidas para o ataque.
O atlético de Madrid, embora tivesse o dominio de jogo , algo consentido pelos Leões, só aos 25 minutos conseguiu criar uma verdadeira oportunidade de golo com Aguero numa jogada individual a atirar ao lado.
Resposta imediata do Sporting, com Liedson a atirar à trave numa “chapelada” à baliza do Atlético após passe de Pereirinha.
Perto da meia hora surgiu a grande contrariedade para a equipa Leonina com a expulsão de Grimi após entrada impetuosa e já “carregado” com amarelo aos 8 minutos de jogo.
Até ao intervalo, sinal mais para a equipa Madrilena, mas sem causar muitas mossas.
Segunda parte a  iniciár-se com o Atlético a avançar novamente para cima do Sporting mas a ter o mesmo problema da primeira parte, ou seja, domina o jogo mas sem conseguir causar qualquer tipo de problema para a defensiva Leonina.
Esperáva-se bem mais desta equipa comandada pelo ex. Treinador do SL Benfica, que nunca arriscou demasiado, mesmo tendo um elemento a mais ( aonde é que eu vi isto...na Luz em  2008/2009 ?? ).
Sporting a conseguir conter o futebol ofensivo mas inócuo dos Madrilenos e a ficar a jogar com nove  jogadores a partir dos 89 minutos devido ao vermelho directo exibido a Tonel após agressão a Kum Aguero.
Acabou por ser um excelente resultado da equipa Portuguesa, tendo em conta as duas expulsões .
Melhor Carvalhal que Quique no aspecto  táctico do jogo -

 
  





SL Benfica - O.Marselha ..... 1-1
Equilibrio na primeira parte com excelente espectáculo e boas ocasiões de ambas as equipas, sendo que o Marselha dominou os acontecimentos até aos 25 minutos , sob a batuta de Lucho González com o jogador Argentino a desperdiçar duas boas oportunidades ,  com um Benfica algo passivo e encolhido.
Até ao intervalo o Benfica regressou ao habitual e numa sequência de lances rápidos e bem delineados, poderia ter obtido o golo inaugural, com destaque para DiMaria e Pablo Aimar.
Na segunda parte, quer Marselha, quer Benfica contribuiram para um excelente jogo de futebol em que as equipas tiveram como principal objectivo aquilo que os adeptos  amantes de futebol chamam....golo.
Quer através das investidas de Di Maria pela esquerda e de Maxi Pereira pela direita, o Benfica  tentou sempre explorar a velocidades dos seus alas para colocar em sentido Mandanda e seus pares, tendo ainda  Ramires desempenhado um trabalho de valor acrescentado com o seu espirito lutador e insaciável.
Quanto ao Marselha provou que é a par do SL Benfica, das melhores equipas da competição e que tem nas suas fileiras interpretes do melhor que existe na Europa do futebol e tendo em Lucho, Niang, Brandão, Diawara,  excelentes executantes. O Marselha conseguiu ter na sua qualidade de passe ( acima da média ) a sua grande “arma “ no jogo desta noite na Luz e poderia mesmo ter ganho vantagem após cabeçada de Niang para a defesa a dois tempos de Júlio César ( grande estirada do Brasileiro ).
Sem dúvida que a equipa Francesa, até ao momento foi a melhor equipa que pisou o relvado da Luz nesta temporada e que tem qualidade no seu plantel para discutir até ao apito final a passagem desta eliminatória .
Nota para o golo inaugural aos 76 minutos por Maxi Pereira, a colocar a bola no fundo da baliza Francesa  de uma forma feliz mas eficaz, após trabalho de Di Maria pela esquerda.
Pensou-se então que seria o golo que daria a vitória aos encarnados, faltando apenas quinze longos minutos para o términus da partida, sendo que a “bomba” de Ramires à trave serviu para dar uma ilusão de jogo ganho para o SLB, mas o Marselha é uma equipa que nunca desiste e numa investida pela direita, Ben Arfa de cabeça acabou por dar justiça ao marcador.
Grande noite Europeia na Luz, com grande espectáculo, grandes equipas, grande público, excelente equipa de arbitragem...tudo bom, à excepção do resultado para os comandados de J.Jesus, que partem em desvantagem para o jogo da segunda mão a ser disputado no Vélodrome de Marselha mas ainda faltam 90 minutos de jogo.....







 ......................

 



 Resultados :
 1ª mão 


Terminado HAMBURGO             3-1   ANDERLECHT
Terminado RUBIN KAZAN         1-1   WOLFSBURGO


Terminado LILLE                            1-0    LIVERPOOL


Terminado PANATHINAIKOS   1-3    STANDARD LIEGE
Terminado JUVENTUS                 3-1     FULHAM
 Terminado VALÊNCIA                1-1     WERDER BREMEN





























...............................................
Declarações a quente..




 

Jesualdo Ferreira ( Treinador do FC Porto )
«Há jogos que não são fáceis de explicar....»
Discordo, Sr.Ferreira, este jogo é muito fácil de explicar...Um super Arsenal contra um Dragão em miniatura....

Nuno A. Coelho ( Defesa do FC Porto )
«O mister já vinha a falar comigo sobre isso há algum tempo...»
Nuno, sou da opinião que todos merecem uma oportunidade, mas meter-te a jogar a trinco, de inicio nos 1/8 Final da Champions em Londres perante o Arsenal , sem ritmo competitivo.......não lembra ao Diabo...

Arséne Wenger ( Treinador do Arsenal )
«fizemos o que queríamos do jogo e garantimos a continuidade na Liga dos Campeões..»
..Foi você que pediu um Porto Ferreira ??



Carlos Carvalhal ( Treinador do Sporting )
«A nossa organização defensiva e a capacidade de manter a bola longe da baliza permitiram um bom resultado.»
Concordo , Carlos  e já agora relembrar que neste jogo tiveste muito do mérito atribuido ao excelente empate do Sporting em Madrid.

Quique Flores ( Treinador do Atlético de Madrid )
«..causámos alguns problemas ao Sporting, mas fica a sensação de que actuámos com pouca intensidade»
Qique..Quique, este jogo faz-me recuar a um passado recente em que contigo ao leme,  o SLB não carburava muito bem....

Jorge Jesus ( Treinador do SL Benfica )
«Vamos tentar dar a volta em Marselha porque este Benfica faz golos em qualquer lado»
Tudo bem Jesus, mas convêm faze-los no sitio certo...........na baliza  e de preferência que seja a do adversário.

 
Deschamps ( Treinador do Marselha )
«Este golo recompensa os nossos esforços num verdadeiro jogo europeu»
Sem dúvida que o empate foi o resultado mais justo num jogo...verdadeiramente..à antiga.

Sem comentários: