terça-feira, 30 de março de 2010

Rescaldo da 24ª Jornada...

paixaodabola, na recta final da Liga Sagres......
centésima publicação ..uma paixão que teima em não se apagar....

Segunda, 29

Liga Sagres
26ª Jornada








Estamos a entrar na recta final da Liga Sagres e ao fundo vislumbra-se um pôr do Sol avermelhado com o tom azul do céu a dar uma última imagem de que .....já era.
Esta introdução serve para retratar a entrega do títúlo por parte do FC Porto, que a seis jornadas do fim já dista onze pontos da liderança e apronta-se para entregar o rótulo de campeão a um clube que traja de vermelho, sendo que após esta jornada em que o SL Benfica venceu o SC Braga por 1 a 0 colocou-se numa situação previligiada nesse objectivo que invade a alma do comum adepto de futebol, que passa por ver o seu clube a festejar o titulo máximo do futebol Português.

Resultados :


Marítimo3 | 2Sporting



V.Guimarães1 | 0Académica



Benfica1 | 0Braga



Rio Ave1 | 5Olhanense



Leixões1 | 0Naval



V.Setúbal2 | 1Nacional



Leiria2 | 1P. Ferreira



Belenenses0 | 3Porto





Classificação :
                         J    V   E     D    Pts







1Benfica24194   161
2Braga24174   355
3Porto2415   5   450
4Sporting24108   638
5V.Guimarães24    106   836
6Leiria2496   933
7P. Ferreira2488   832
8Marítimo2486  1030
9Naval2485  11     29
10Nacional2485  1129
11Rio Ave24610   828
12Académica2466  1224
13Olhanense24411   923
14V.Setúbal2458  1123
15Leixões2446  1418
16Belenenses2428  1414

................................................


Maritimo - Sporting ................ 3-2
Jogo sem grandes motivos de interesse, olhando para a situação tranquila na tabela de ambas as equipas, apenas lutando pelo brio profissional dos seus jogadores e pelo respeito de sócios e amantes do futebol.
Começou melhor o Maritimo  que aos 15 minutos se via na liderança do marcador por intermédio de um dos seus reforços de Inverno ..Tchô.
O Sporting acabaria por alcançar o empate pelo mais que improvável João Pereira ainda antes do intervalo, ficando a idéia errada que na segunda metade do encontro haveria mais Leão.
Numa partida em que deu sempre a sensação, que muito dificilmente o Sporting levaria os três pontos da Madeira, o Maritimo aproveitou as debilidades psicológicas de uma equipa que não sabe bem ao que anda...
Cimentados num objectivo de equipa de segundo plano, parece que os próprios jogadores desligaram a tomada da corrente e que esperam de uma forma sádica que a bateria se gaste por completo...
Não foi por isso surpreendente a obtenção do segundo e terceiro golo por parte dos verde rubros, mesmo tendo em consideração que o 1-2 foi alcançado por um dos homens do jogo..Pongolle que fez a proeza sempre digna de registo, de marcar aos dois guarda redes de serviço...
Resultado justo pelo que se pode observar em campo, não servindo de desculpa as ausências de dois dos jogadores mais influentes deste Sporting em termos de condução e distribuição de jogo..Moutinho e Veloso....

V.Guimarães - Académica ...... 1-0
Vitória justa da única equipa que fez por merecer tal sorte. O Guimarães foi sempre a equipa mais esclarecida dentro do terreno de jogo, ficando registadas as duas bolas devolvidas pelo poste da baliza defendida por Nereu.
Com Nuno Assis em plano de evidência mais uma vez a comandar as tropas Vitorianas, era esperar pelo golo que tardou em surgir, só aparecendo nos dez minutos finais pelo jogador dos golos de fora da àrea ( já tinha repetido a graça ante o Sporting ..), de seu nome Rui Miguel , mas com Rui Patricio a ficar mal na fotografia..
Vitória arrancada a ferros ante uma Académica algo apática,à espera que o céu lhe trouxesse algo de bom...
Com esta vitória o Guimarães volta a relançar a discussão do 4º lugar, posicionando-se a apenas 2 pontos do Sporting CP..vai ser até ao fim...

SL Benfica - SC Braga............. 1-0 
Muitos o baptizaram de ...jogo do titulo, mas que sem duvida este foi um jogo que serviu para dessamarrar as cordas do cordão que prendiam estas duas equipas que teimossamente não se largavam...
Foi mais feliz o Benfica, mas diga-se em abono da verdade que foi a equipa que mais fez por merecer tal felicidade.
A primeira parte ficou marcada pela inclinação do relvado que pendia claramente para o meio campo defensivo dos bracarenses sem que a equipa minhota tivessse alguma possibilidade de apontar à baliza de Quim....muita contenção com pouca intenção.....
Foi já passados quinze miseros segundos do tempo de desconto dados por Pedro Proença ( desculpados à posterióri pela entrega das insignias da FIFA do próprio a Domingos Paciência !!! ) que Luisão , esse mesmo , o bom gigante que gosta de entregar titulos às águias, resolveu rematar para dentro da baliza do desalentado Eduardo após ressalto de bola na pequena área arsenalista....
Na segunda parte o Braga ainda esboçou algumas ( poucas ) tentativas de golo, sendo que a desperdiçada por Moisés a rematar de cabeça para a baliza quase deserta foi a mais escandalosa.
O SLB, quer através do bom simulador Argentino, quer através do Paraguaio descalibrado poderia ter feito algo mais para anular o confronto directo emtre as duas equipas, visto que na cidade dos Arcebispos se registou uma vitória por dois a zero para o SC Braga..
Estatistica do jogo a pender claramente para o SL Benfica que sem fazer um grande jogo, jogou o suficiente para ganhar esta importante batalha... e só faltam seis com o Braga a distar de seis pontos de atraso...já cheira a titulo Nacional...




 









Rio Ave - Olhanense ............... 1-5
A grande surpresa da jornada, tendo por base de análise a classificação de ambos e a componente competitiva dos dois conjuntos ao longo da época com os pratos da balança a penderem para os homens de Carlos Brito...
Mas como se sabe sobejamente de lógica o futebol tem pouco e para provar tal coisa os homens de Olhão não se fizeram rogados e apesar de estarem a perder por 1 a 0, resolveram partir em cacos a defesa do Rio Ave que tão boa conta de si tem dado nesta temporada.
Vitória com sabor a mel para os homens de Jorge Costa a quererem dar um sinal de presestes e que podem contar com o representante Algarvio no escalão maior da Liga Sagres.
Para o Rio Ave, resta dormir sobre o pesadelo e retomar a vida..

Leixões - Naval ...................... 1-0 
Vitória preciosa esta que o Leixões alcançou ante a Naval que contribui e de que maneira para os Matosinhenses olharem para cima e pensarem que afinal...ainda é possivel e que irão continuar a acreditar na manuntenção na Liga Sagres até à última jornada.
 A Naval que navega em águas tranquilas , ainda tentou contrapor ao melhor futebol apresentado pelo Leixões, mas não teve arte nem engenho para retirar justiça ao marcador.

V.Setúbal - Nacional................ 2-1
Qualquer semelhança entre este Vitória de Setúbal de Manuel Fernandes e o apresentado pelo Azenha no inicio de época é equação de dificil resolução, visto que é comparar uma equipa que sabe o que quer e luta desalmadamente por esse objectivo e uma outra que mal sabia ocupar os espaços no terreno de jogo.
Mérito para M.Fernandes que ainda foi a tempo para pinçelar um pouco a sua equipa com a entrada de Ricardo Silva e Neca que troxeram alguma seguranca e criatividade..
O Nacional apresenta-se no sentido inverso em que desde que aconteceu a infelicidade a Manuel Machado que o obrigou a baixa obrigatória, que o Nacional transfigurou-se para pior, em que uma equipa bastante equilibrada e coesa que patenteou bom futebol no primeiro terço da Liga Sagres se desconexou e actualmente dá a idéia de ser uma equipa à  deriva..quiça orfã do seu melhor jogador entretanto perdido para o FC Porto..Ruben Micael.

 U.Leiria - P.Ferreira ............... 2-1
 Perspectiváva-se um bom jogo no Muicipal de Leiria, tendo em consideração a carreira das duas equipas nesta Liga Sagres onde têm merecido vários elogios, com os homens do Liz a terem nota de destaque na excelente primeira volta do campeonato e para os Pacences o excelente 6º lugar, reflexo da sua performance nesta recta final...
Foi mais feliz o União que teve em dois jogadores inspirados a sua melhor arma. Silas num jogo para mnais tarde recordar a ter promenores deliciosos a fazer jús à sua reputação de excelente técnicista e Cássio a deixar marca como marcador de serviço.
No Paços , mais uma vez teve em Coelho a sua melhor arma !!!!!, que serviu para adiar o quase inevitável e com isso aumentar o grau de confiança da equipa.

Belenenses - FC Porto.............. 0-3
Jogo de confirmações em que o Belenenses não fez mais do que desenhar aquilo que todos nós já vimos...esta equipa não tem estofo de escalão principal e que os nove pontos que a separam da linha de àgua não são mais que o espelho da sua actual condição..último na tabela classificativa.
O FC Porto aproveitou da melhor maneira para passar por cima deste pastel sem canela e espreita o Braga por um canudo..mas invertido a cinco pontos de distância, tornando possivel o que já parecia uma utopia...a ida à Champions League.
Com o regressado Hulk a dar mostras de " fome de bola " e a ter no seu pé canhão a sua melhor arma, provando que não sendo modelo de regularidade , acaba por ser um jogador que pode marcar a diferença se conseguir ultrapassar alguma dose de amnésia de jogo colectivo ...
Com Bruno Alves mais sereno e com Falcão a rapinar  novamente e a marcar posição aos calcanhares de Cardozo pela conquista de melhor marcador da Liga, não foi terefa dificil de cumprir esta do FC Porto no Restelo..
 






..................................
Declarações a quente ..

 





 
Carlos Carvalhal ( Treinador do Sporting )
«..o primeiro tempo ainda "houve equílibrio", mas depois do intervalo o Sporting "não encontrou o jogo, não encontrou o adversário".»
..não encontrou o jogo nem o adversário ?? mas porquê , não digam que a Madeira está assim tão diferente depois da tragédia que assolou a ilha......

Van der Gaag ( Treinador do Maritimo )
 «É um triunfo muito importante para o grupo. Nos últimos jogos demonstrámos atitude mas tivemos azar. Hoje arriscámos tudo, jogámos com sacrifício.»
..Quem não arrisca não petista, já tens tempo de sobra em Portugal para saberes isto ó Mitchel...e petiscos é cá com os Tugas.....


Domingos Paciência ( Treinador do SC Braga )
«A grande oportunidade do Benfica é na primeira parte um erro de Filipe e depois surge um golo fortuito ao minuto 45, ou 46, ou 47, que aconteceu quando já passavam 15 segundos da hora. O árbitro não adivinha. Não vou dizer que o árbitro premeditou, pois ninguém adivinha que vai ser golo...»
..15 segundos da hora ??? Olha lá Domingos, convêm seres um pouquito mais preciso...passavam 15 segundos ,  30 milissegundos e 20 ioctossegundos .......valha-nos Jesus.......

Luisão ( Defesa do SL Benfica )~
«...As duas equipas deram o seu melhor e acho que demos um passo decisivo»
Eu cá acho que tu é que deste um pontapé decisivo......


Jesualdo Ferreira ( Treinador do FC Porto )
«Este saiu no dia certo para acalmar o seu interior de grande revolta. Hoje foi um jogador calmo, está mais maduro e, por isso, creio que está melhor jogador. Fez um jogo muito bom se pudermos comparar com outros».
Bem vistas as coisas, o castigo só lhe fez bem...razão tinha o conselho de disciplina da Liga....

António Conceição ( Treinador do Belenenses )
«a equipa vai continuar a trabalhar, na esperança de no futuro ganhar e encurtar a distância para os adversários directos».
Mas o pior é que a distância já é de 9 pontos..este fim de semana todos ganharam menos o Belenenses...a Liga Vitális fica ali ao lado......







.................................

9 comentários:

Anónimo disse...

ser benfiquista neste momento é viver com a sensação que somos das melhores equipas da europa e a melhor de portugal,se já eramos em grandeza agora somos em futebol jogado e atençao,encher em cinco dias a catedral com 130.ooo não é para todos,pelo menos em portugal só mesmo o glorioso.
quinta feira,vamos viver mais uma noite europeia e representar o pais para o mundo.
Carrega benfica

águia vitória

O estica o fio lol disse...

Boas noites ja que o SLB está em grande no campeonato e em numero de espectadores está tambem na hora de apostar nas camadas jovens como o nosso eterno rival SCP que tem a melhor academia do mundo e acho que era o que o nosso presidente e director desportivo deveriam pensar para que no futuro as nossas camadas jovens podessem vir a darnos alegrias e tambem nos ajudava a fazer encaicho financeiro, pois nao gastavamos balurdios em contrataçoes que nao deixao de ser necessarias mas seriam em menor quantidade

Anónimo disse...

Mas porque é que eu sempre que aqui venho fico com a sensação de que estou no meio de vigaristas, intrujoes e de pessoas mal formadas que teimam semana apos semana em não dizer a verdade sobre o que vêm, lêm e ouvêm.

É triste que apos uma semana a "malhar" no Bruno Alves sobre o que ele fez na final da taça da vergonha ñao se "malhe" agora na vergonha que foram os acontecimentos e incidencias do jogo da luz.
- simulações de agressões
- pernas partidas
- anti desportivismo
- simulações de faltas, penaltys

É triste não ter a coragem de ao analizar os jogos de equipas rivais não focar golos fora de jogo, agressões etc...

É muito triste e feio tudo isto principalmente quando feito por uma pessoa inteligente que cego pela paixao clubistica e pela onda de vitórias (escassas nos ultimos anos) se prodisponha a fazer este papel de ceguinho.

o atento

Anónimo disse...

carissimos aguia vitoria e estico fio:

Existem dois ditados antigos que gostaria de vos lembrar.

1º- o maior cego é aquele que não quer ver

2º- todos os burros comem palha é preciso é saber dar-lha

Penso (desculpem se estiver enganado) que o segundo vos assenta como uma luva porque comem tudo o que vos dão e ainda pedem mais, ao contrario de nôs que escolhemos o que comemos.

o grifo

o grifo

O Estica o fio disse...

Boa noite

Numa casa onde nao há pão
todos ralham e ninguem tem razão.
E voce está na mesma que critica certas e determinadas coisas sem ter motivos para isso.
Como por exemplo a lesão do jogador do SCB Mósoro que foi apenas um lance de futebol e voce como entendido de bola devia era de estar calado quando diz que o jogador do SLB (Carlos Martins) o fez de proposito se o diz deve saber de alguma coisa pois foi la no seu clube que ele apareceu para o futebol e deve ter sido la que ele aprendeu a fazer isto.
Ainda mais, peço-lhe que compare o nomero de cartões e de espulsões quando estava em Alvalade e agora na luz ( dá que pensar nao dá? )
E quanto ao burro pode ter a certeza que nao como gato por lebre sabe porque?
Eu digo-lhe nao como lebre e alem do mais nao falo de cor ja devia saber disso e tambem nao falo para dar agradar ninguem pois voçe
sabe-o muito bem, tambem tiro as minhas proprias conclusões das coisas se é que me faço entender.
Eu sou uma pessoa que respeito tudo e todos e nao gosto de de ofender nem desrespeitar ninguem e alem do mais para afogar as minhas magoas afogoas numa boa queca em vez de mal tratar os meus amigos sim caro grifo sem pelo

O Apreciador quase campeão disse...

Para o senhor atento

Na taça da vergonha so podem ir á final clubes com dinheiro e é por isso que voces nao podem ir pois nao têm dinheiro para pagar as ciomas a que os clubes têm que pagar devido as claques

Anónimo disse...

Carissimo BURRO (ESTICA O FIO) AGORA SIM CHAMO-LHE BURRO porque antes não o tinha feito apenas lhes lembrei frases antigas que vos assentam que nem uma luva(não a si em particular mas ao universo galinaceo) e dentro de um contexto que já percebi o carissimo tem dificuldade em decifrar.
Obviamente que vou ter mais cuidado de futuro para nao ferir a sua honrrabilidade nao percebendo no entanto onde o fiz no comentário publicado.
Quanto aos temas que aborda é obvio que não os vou discutir consigo como bem sabe porque entendo não estar ao seu nivel(que é altissimo)para falar de futebol.
Mas há uma coisa que queria ainda discutir consigo, já que é uma pessoa tão bem formada nunca lhe ensinaram que é falta de educação meter-se em comentários alheios, porque se bem percebi(li)o comentário do meu amigo "o atento" era dirigido ao "bloger" de serviço, nao percebendo eu agora se foi ele que o mandou responder ou se é uma "chicoespertisse" sua.

o grifo

Anónimo disse...

Cuidado caro bloger, olhe que quando se quer comer de varios tachos ao mesmo tempo, pode-se acabar empanturrado.

o bufo

Anónimo disse...

Colinho é tão bom!


a tarada