terça-feira, 9 de março de 2010

Rescaldo da 22ª Jornada...

paixaodabola

Segunda, 8

Liga Sagres
22ª Jornada









No encerramento da 22ªjornada desta nossa Liga Lusitana, poderemos tirar algumas ilações no que diz respeito ao andamento da mesma :
SL Benfica - Jornada extremamente positiva para os encarnados de Lisboa, visto que ganharam o jogo em disputa com o Paços de Ferreira e viram os seus opositores directos a derrapar com dois empates algo comprometedores.
SC Braga - Derrapagem em Setúbal, embora tenha ainda no seu horizonte o titulo Nacional e o lugar de acesso para a pré da Champions League...a poder fazer história.
FC Porto - Mais um desaire , este em pleno Dragão ante o Olhanense a deixar o FC Porto a incriveis 11 pontos da liderança e a ver o Penta como uma autêntica miragem...
Sporting CP - A dar razão aos conhecidos provérbios populares : Depois da tempestade vem a bonança.... Não há fome que não dê em fartura.

Resultados :










Leiria2 | 1Leixões



Porto2 | 2Olhanense



Rio Ave0 | 0Naval



V.Setúbal0 | 0Braga



Marítimo0 | 0Académica



Belenenses0 | 4Sporting



Benfica3 | 1P. Ferreira



V.Guimarães2 |0 Nacional






Classificação :

                    J    V     E      D     Pts







1 Benfica 22174155
2 Braga 2214252
3 Porto 2215       444
4 Sporting 229       8535
5 V.Guimarães 2296733
6 Leiria 2286830
7 P. Ferreira 2278729
8 Nacional 2285929
9 Rio Ave 22610628
10 Marítimo 2276927
11  Naval 2275     1026
12Académica 22661024
13Olhanense 2231820
14V.Setúbal 22    3    81117
15Leixões 223613     15
16Belenenses 22181311


.....................................................

Rescaldo :


U.Leiria - Leixões .................. 2-1
Jogo entre equipas com objectivos diferentes nesta época, sendo que os Leirienses buscam um lugar na Europa do Futebol enquanto os Leixonenses tentam sair do "buraco " onde cairam esta época, após o "brilharete" alcançado na época anterior com José Mota onde foram a sensação da prova.
Neste jogo em particular, prevaleceu o factor casa, visto que o União foi sempre a melhor equipa dentro de campo , tendo Carlão aos 85 minutos dado justiça ao resultado ao obter o 2 a 1 final.
Muito trabalho até final da época para Fernando Castro Santos


FC Porto - Olhanense ............. 2-2
Jogo de cariz quase decisivo para as aspiraçoes Portistas na Liga Sagres e não menos para a Olhanense nessa luta ponto a ponto para evitar a descida de divisão.
A equipa de Jorge Costa com os seus quatro " Dragõezitos " no onze inicial, entrou no jogo de uma forma tão alucinante que deixou o Dragão atordoado com o atrevimento patenteado por Djalmir e companhia. Aos 16 minutos, já o Olhanense vencia por 2 a 0 com o Brasileiro Djalmir a merecer nota de destaque em virtude dos dois golos alcançados.
 E num FC Porto que se apresentou sem Meireles , Rolando e Fucile em clara poupança para o jogo de Terça feira em Londres ante o Arsenal, confirmou-se o esperado, que esta equipa não está devidamente formatada para manter a mesma bitola sempre que sucedem alterações substânciais no seu núcleo. Claramente Miguel Lopes, Maicon e Bellushi estão um passo atrás em relação aos trés habituais titulares, ficando a dúvida se Jesualdo acreditaria que a Olhanense não seria obstáculo para os novos rebentos...mas foi.
Na segunda parte, após dois remates ao poste e à trave, finalmente apareceu o ansiado golo azul e branco através do inevitável Falcão ( 17º golo nesta Liga Sagres ), tendo o empate surgido quando ninguém acreditaria em tal feito , à excepção de Varela ( grande trabalho pela direita ) e do herói acidental...Guarin.
Porto a evitar a derrota mas a não evitar o quase..adeus ao agora utópico pentacampeonato, e ao apuramento para a pré eliminatória da Champions League, algo inédito para o Dragão....











Rio Ave - Naval........................ 0-0
Resultado enganador este que resultou do confronto entre Vilacondenses e Figueirenses, sendo que a vitória esteve sempre mais próxima da Figueira da Foz do que de Vila do Conde.
Rio Ave irreconhecivel , perante uma Naval dominadora e empreendedora em que apenas ficou a faltar o justo prémio de tal enpenho que seria a vitória.



V.Setúbal - SC Braga ............... 0-0
Jogo entre equipas de extremos, um Vitória que tenta a todo o custo a salvação no escalão maior e para isso todo o pontito é bem vindo  e um Braga que tem sido Bragão até à data, lutando lado a lado com o Benfica para destronar o tetracampeão do topo Lusitano.
Pra o Braga esta tem sido sem dúvida uma época de sonho, onde nem os mais positivistas sonhariam em tal feito, já que o Braga nunca foi equipa de ambições tão desmedidas, tendo apenas de quando em vez algumas intromissões nos lugares Europeus.
Neste jogo , curiosamente foi a equipa que esteve mais próxima de vencer mas sem ter feito muito para obter os três pontos, já que deu sempre uma imagem de ser uma equipa que estava à espera que algo caisse do céu e todos nós sabemos como é que o mesmo se tem apresentado.....nubloso e cinzento.
Faltou um pouco daquela raça e querer que fizeram do slogan do clube : os guerreiros do Minho...um slogan com sentido.
Para o Vitória foi mais uma etapa num conjunto que nada tem a ver com o que se via no inicio desta Liga , tendo em Manuel Fernandes o seu grande reforço.

Maritimo - Académica..............0-0
Num jogo marcado pelo simbolismo do gesto de solidariedade que varre o Arquipélago da Madeira, teve no gesto da direcção Insular uma resposta positiva por parte dos Madeirenses : quem se apresentá-se com cores.. Vermelho / Verde ou Azul / Amarelo..cores Maritimistas e Madeirense, tinha  entrada gratuita.
Mas como a Académica vinha para jogar à bola, começou por dar aviso à nevegação logo aos 3 minutos com um remate de Orlando à trva.
Foi quase sempre um Maritimo algo desorientado e sem rumo o que se viu nesta partida , ao invés de uma Briosa organizada e esclarecida.
Na etapa complementar os verde rubros entaram com outra atitude , atirando por Bába uma bola ao poste e aumentando um pouco a velocidade de jogo, beneficiando com isso o espéctáculo
Empate que acaba por se aceitar, pela boa primeira parte dos comandados por Vilas Boas e pela boa resposta do Maritimo no segundo tempo.


Belenenses - Sporting CP ........ 0-4
Jogo fundamental para os homens de Belém, visto a situação dramática que se encontram na tabela classificativa, onde ocupam o indesejado último lugar.
Tempos difíceis para o histórico Belenenses, que mais uma vez se encontra numa posição delicada, que nada tem a ver com a sua enorme história no futebol Português.
Para o Sporting, era um jogo para provar que não tinha sido obra do acaso as duas excelentes vitórias ante adversários respeitáveis e ambos despachados com três bolas no "saco". Sendo o quarto posto, o objectivo definido por J.E.B, poderemos dizer com toda a justiça, que o mesmo está a ser defendido com unhas e...garras, visto que após tal afirmação , este Leão está muito diferente para muito, mas muito melhor, chegando a imitar os vizinhos da segunda circular no que diz respeito ás tão afamadas...goleadas .
Com Liedson a fazer o seu primeiro ...Poker em Portugal, e ficando mais alguns por marcar, tal foi a diferença entre os conjuntos Lisboetas, acabou por ser confrangedor a debilidade defensiva dos azuis de Belém que resultou em quatro golos de diferença , mas que poderiam ter sido cinco ou seis.
Não retirando inteiro mérito ao Sporting, que o teve e à imagem do que tinha sido ante Everton e FC Porto, apresentou-se com um futebol na plenitude do relvado em que sobressaiu um jogador leve, leve...levezinho e um outro de seu nome Pedro Mendes que veio trazer alguma da organização entraetanto perdida, foi um Belém muito macio e estaladiço que dava vontade de ...trincar e saborear o bom do pastel..fazendo analogia com o afamado pastel de Belém.
Vitória indescutivel do Sporting, que arranca agora numa dinâmica , nunca vista no decorrer deste campeonato, mas que agora já pouco resta dele para feitos de relevo...fica a Liga Europa para poder...sonhar.....










SL Benfica - Paços Ferreira ..... 3-1
Benfica motivadissimo, derivado dos empates averbados pelos seus adversários directos ( Braga e FC Porto ), dando aos encarnados a possibilidade de alargarem a distância dos rivais para 3 e 11 pontos respectivamente.
Mais uma boa asssitência na Luz , fazendo prevalecer a ideia de que atrás de uma equipa vencedora vêm sempre muitos e muitos apoiantes e desta vez foram mais de 40.000 a puxar pelo SLB.
Começou bem o Benfica, com a obtenção de dois golos nos primeiros 16 minutos que deram a ideia..errada que seria mais um passeio com nota "artistica" para os comandados por J.J.
Foi um jogo dividido em várias fases, sendo que a primeira foi amplamente dominada pelo Benfica e durou até à meia hora de jogo, tendo os Pacences alterado um pouco o rumo dos acontecimentos a partir desse instante e obtendo o seu devido prémio através de um golo de belo efeito apontado por William.
No inicio do segundo tempo, continuou-se a ver o amarelo como cor mais destacada no relvado, até que surgiu Cardozo para tirar algumas dúvidas que pairavam no ar, com um remate feliz a trair o desamparado guarda redes Pacence... Coelho.
Até ao final do encontro só deu mesmo Benfica, ficando os encarnados mais próximos do quarto golo , do que os provenientes da Capital do Móvel do segundo.
Nota de destaque para a gestão do plantel apresentada por Jesus, a deixar de fora...Aimar, Ramires , que juntamente com o castigado Javi Garcia foram peças importantes fora do xadrez Benfiquistas, sem que a qualidade de jogo e a estrutura da equipa se fizessem ressentir, ao invés o seu homólogo Jesualdo  ao fazer semelhante gestão se viu " Grego" para sair ileso da mesma.
Nota final para a arbitragem deste jogo, que foi dirigido por Artur Soares Dias que teve algumas decisões nada fáceis de tomar em virtude dos lances ocorridos com Maxi ( ombro ou braço..fica a dúvida ..) e derrube de Saviola dentro da área ( simulação ?? não pareceu, mas da fama não se livra ..el conejo ).
Vitória justa do Benfica, pese boa réplica do Paços que já não perdia há sete jornadas ( ainda não havia perdido nesta segunda volta), ficando o Benfica a depender apenas de si mesmo para conquistar o ansiado titulo Nacional.























V.Guimarães - Nacional ......... 2-0
Jogo de Europeus, que teve o Vitória de Guimarães como vencedor em virtude de ter realizado uma partida quase perfeita em que previligiou a velha máxima de que ..quem tem a bola em seu poder tem menos chances de sofrer golos e por contrário, vê aumentadas as suas possibilidades de obtenção de golos. Foi um Vitória com muita bola e um Nacional a cheirá-la, tendo para isso contribuido o irreverente Nuno Assis, que mais uma vez encheu o campo ( para Queiroz ver...mas duvido porque o homem já provou sofrer de..falta de visão ).
Com os dois golos a serem apontados no primeiros tempo, através de Roberto e Desmarets, ficou o Nacional refêm da gestão de jogo do Vitória e isso foi feito na perfeição pela equipa da cidade do Conquistador .
Com este resultado, o Guimarães chega-se ao Sporting ( 2 pontos ), aquecendo a luta pelo quarto lugar...promete..

................................................

Declarações a quente..










Lito Vidigal ( Treinador do U.Leiria )
«Vamos continuar a alimentar esse sonho. Acreditamos que é possível e vamos continuar a trabalhar da mesma forma que temos feito até ao momento»
..Lito, não te esqueças que para alimentar bem esse sonho é preciso........juntar na “panela” ...vitórias e uma dose q.b. de ..sorte.


Jesualdo Ferreira ( Treinador do FC Porto )
«..Todos os jogos que faltam, do campeonato e outras competições, vão ser tratados da forma série e com objectivo único que é ganhar.»
Tudo bem Prof., mas os objectivos nos últimos jogos têm.... resvalado mais para o empate e para a derrota....

Jorge Costa ( Treinador da Olhanense )
«A minha primeira responsabilidade é fazer com que o clube se mantenha na Liga. Depois é fazer com que muitos dos meus “meninos” cresçam......»
..Ó Jorge, que cresçam sim senhor, mas bater no Pai é que não vale......

Hugo Viana ( médio do SC Braga )
«...Vamos continuar com este caminho e este sonho»
Bem , Hugo..este caminho no minimo levará o Braga à pré eliminatória da Champions e todos nós sabemos que a Champions é o sonho de qualquer equipa...ou estás a falar de outro sonho ??

Nuno Santos ( guarda redes do V.Setubal )
«este ponto é ouro, ainda por cima contra o Sp. Braga»
Realmente esta época não são muitos a poder dizer o mesmo..

Carlos Carvalhal ( Treinador do Sporting CP )

«Vou só fazer um comentário ao jogo e não vou responder a mais nada, em solidariedade com a estrutura do Sporting.» 
..mais nada..mas ó Carlos, agora que vences e convences podias aproveitar estas oportunidades para pores outra cassete...solidariedade, bem neste momento a palavra está mais direccionada para a Madeira do que para Alvalade..ou será que por lá também aconteceu alguma catástrofe daquela dimensão ???




 Jorge Jesus ( Treinador do SL Benfica )

«Foi um jogo fácil para o árbitro, mas curiosamente escolheu os três jogadores que estão à queima... O jogo não teve casos, ele é jovem...»
Bem Ó Jesus...em relação às escolhas do árbitro, haja liberdade de escolha ( democracia na sua plenitude )
..em relação a não ter havido casos ( casos não..mas que existiram dúvidas isso lá existiram.. )
.. por último ..ele é jovem, pois, pois é jovem, não pensa, logo............

.................................................. 

2 comentários:

O apresiador disse...

Lucho avisa companheiros do Marselha: «O Benfica é uma das melhores equipas da Europa.
comesta conversa deve de estar con vontade de voltar para portugal nao o que acham?

BARÃO VERMELHO disse...

CLASSIFICAÇÃO A MOSTRAR O ATUAL PODERIO DAS EQUIPAS NO CAMPEONATO PORTUGUES. SLB FOREVER CARREGA BENFICA