segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Carlsberg Cup..fase de grupos..3ª Jornada

Segunda, 25










Fase de Grupos
3ª Jornada

Resultados e Classificações

Grupo A

Estoril - FC Porto ........................ 0-2
Leixões - Académica .................. 0-1


Classificação :
  1. FC Porto ......................... 7 Pt
  2. Académica ..................... 7
  3. Leixões ........................... 1
  4. Estoril ............................. 1
Grupo B

Trofense - Sporting CP ............  0-1
SC Braga- U.Leiria .................... 4-1

Classificação :
  1. Sporting CP .................... 9 Pt
  2. Trofense ......................... 4
  3. SC Braga ......................... 3
  4. U.Leiria ..........................  1
Grupo C

 Rio Ave - SL Benfica.............. 1-2
  Nacional - V.Guimarães ...... 1-0

Classificação :
  1. SL Benfica ..................... 7 Pt
  2. Rio Ave .......................... 4
  3. Nacional ........................ 4
  4. V.Guimarães ................. 1

Após o términus da 3ª e última jornada da fase de grupos da Carlsberg Cup, ficaram definidas as equipas apuradas para as meias finais  da competição. Assim apuradas ficaram : FC Porto, Sporting CP, SL Benfica ( vencedores de grupo ) e Académica ( melhor 2º classificado ), sendo que FC Porto e Sporting ficam com a vantagem de jogarem o jogo pertencente à meia final em "casa" ( excepção, se o sorteio a realizar esta 3ª feira , ditar um confronto entre ambos ) , como consequência de terem sido os melhores 1ºs classificados, restando ao SL Benfica e Académica, a condição de equipas visitantes.
 Em relação aos jogos de ontem , não aconteceu nenhuma surpresa , sendo que os principais favoritos venceram os seus jogos com maior ou menor dificuldade.

Estoril - FC Porto ................ 0-2
Jogo interessante, este disputado no Estádio Coimbra da Mota no Estoril, em que, em virtude da equipa que Jesualdo escalonou para o onze inicial ( Nuno A. Coelho, Miguel Lopes, Maicon, Ruben Micael, Orlando Sá..) , aproveitou o Estoril para entrar com outra perspectiva e ambição para o jogo em disputa. Entrada a todo o gás da equipa Estorilista  com destaque para o Brasileiro Lulinha ( um talento a navegar na Liga Vitális.. ), sendo que nos primeiros 45 minutos , não se notaram as diferenças naturais que poderiam existir entre as duas formações. Após o intervalo e com Jesualdo a ter de mudar algo na sua equipa, olhou para o banco de suplentes e fez entrar Falcão e Alvaro Pereira e a partir dai tudo se alterou e com isso apareceram os golos:  Belluschi..um grande golo na marcação de um livre directo ( será que afinal temos jogador ??, dos melhores do Porto em jogo )  e Orlando Sá, após um erro tremendo da defesa Estorilista,  mas nem por isso existiu menos Estoril, porque os "canarinhos" nunca viraram a cara à luta e lutaram sempre por outro resultado, mas também em abono da verdade, nesta 2ª parte houve muito mais Porto e só assim se pode justificar a justiça da vitória.

Leixões - Académica ........... 0-1
 Venceu a equipa que apenas dependia de si para seguir rumo ás meias finais e a equipa que entrou em campo com mais ambição e objectividade. Foi de facto mais um bom jogo da Briosa e verdade seja dita , esta equipa de Vilas Boas não tem nada a ver com aquela equipa apática e sem alegria do inicio de época, então comandada por Rogério Gonçalves.
A equipa Conimbricense carimbou o apuramento através de uma grande penalidade convertida por Sougou, mas esse golo só veio trazer justiça ao marcador, tal era a diferença de andamento patentiada por ambos os conjuntos. A partir do golo o Leixões tentou balancear-se para o ataque mas isso só veio benificiar a equipa de "negro" visto que tirou da cartola a sua arma favorita, o contra ataque. Foi portanto mais que justo este triunfo para os Estudantes que assim se juntam aos trés grandes no sorteio de terça feira e a partir daqui...o sonho comanda a vida.....


Trofense - Sporting CP ........ 0-1
E pronto, já vão em 7, as  vitórias consecutivas do Sporting e nem mesmo os recentes acontecimentos ocorridos, entre o seu ..ex. Director Desportivo,  Sá Pinto e o seu goleador mor, Liedson,  retirarão o sabor de mais uma vitória, esta a carimbar o mais que esperado apuramento para as meias finais da competição. Mesmo não fazendo uma exibição de encher o olho, o Sporting fez o suficiente para garantir os trés pontos  apesar da boa réplica dos homens da Trofa, que apesar de terem mais remates e de recorrerem menos à falta que os seus parceiros de Alvalade, nunca conseguiram o dominio do jogo, sendo que esse sempre pertenceu aos Leões.
E que melhor resposta ao sucedido no final da semana passada , do que agradar ao Patrão, com mais um golo decisivo , apontado com a cabeça que tão maltratada tinha sido por Sá Pinto. Liedson é de facto um jogador ímpar  no panorama actual do futebol Português.
O Sporting com a inclusão da sua melhor equipa ( excepção feita à entrada de Matias para o lugar de Izmailov ), deu a credibilidade  que a competição merece , porque apesar de alguns  " velhos do restelo" a quererem menosprezar, e de a própria competição ainda estar numa fase de afinação no que diz respeito ao seu quadro competitivo e por esse facto, por vezes dar alguns "tiros" nos pés, é uma competição que vem preencher um vazio que existia no calendário Nacional.  
Foi uma vitória justa do Sporting, que nunca foi posta em causa  pela equipa da Trofa e na qual a equipa Leonina fez vincar a sua maior eficácia e controle do ritmo de jogo.


SC Braga - U.Leiria ......... 4-1
Foi um Braga, de segunda linha o que se apresentou na "Pedreira", em que da equipa que normalmente é apresentada por Domingos Paciência , apenas se vislumbrava dois habituais titulares, Rodriguez e Matheus. 
E nem o golo madrugador apontado por Cássio , a colocar o União na liderança do marcador fez  resfriar as ambições deste "novo" Braga que queria a todo o custo sair da última posição do grupo e alcançar a primeira vitória nesta fase.
 Foi a partir do golo sofrido que o Braga, partiu para cima do Leiria e veio a ter excelentes resultados dessa sua caminhada através da obtenção de trés golos até ao intervalo, com particular destaque para o espectacular remate de Pena  de fora da area .
Realce para jogadores como Adriano ( longe vão os tempos do FC Porto... ), Osvaldo e pois claro vindo directamente da Venezusava e ela .. Pena.
O União de Leiria, que até tinha a equipa mais perto da utilizada na Liga Sagres, acabou por dar uma pálida imagem do seu real valor e nem a ausência do seu melhor marcador, Carlão, pode justificar  esta actuação cinzenta, que não fez sorrir certamente o seu treinador, Lito Vidigal. Já Domingos, saiu com novas perspectivas em relação ao futuro, porque afinal o Braga não é só constituido por bons onze jogadores, há mais matéria prima no " arsenal " do Minho.


Rio Ave - SL Benfica .......... 1-2
 Jogo de risco elevado, para os encarnados, visto que só a vitória interessada para seguir em frente na Carlsberg Cup, e o empate nada garantia. Para os Vilacondenses, só bastava o empate para assegurarem a ida ás meias finais. E foi com estas certezas que as equipas entraram dentro do Estádios dos Arcos e o decorrer do jogo assim o provou, com uma primeira parte da partida a ser dominada por algum equilibrio, ficando o zero a zero ao intervalo como resultado mais condizente com o futebol apresentado por ambos.
Logo no reatar do segundo tempo, Carlos Martins ( belo jogo.. ) apontou o golo que deu vantagem ao Benfica através de um pontapé " canhão" que fez estremecer as redes defendidas por Mora. Mas ainda o Benfica estava a saborear o tento obtido, já a impetuosidade de David Luiz estava a fazer das suas , com uma entrada no limite sobre o jogador do Rio Ave, Tarantini ( dúvidas a pairar no ar, mas tratando-se de um lance protagonizado por David Luiz, é de imediato alvo da mais alta condenação por alguns ilustres da nossa "praça" ).
Mérito para o SL Benfica, que vendo o seu apuramento em risco ( com este resultado estava fora da meia final ) , puxou dos galões e foi com um passe de Cardoso ( o homem das assistências neste jogo !! ) que Di Maria marcou o golo decisivo para o Benfica, num remate cruzado a bater o desamparado Mora.
Destaque para algumas decisões da equipa de arbitragem :
  • Penalty, que deu origem ao golo do empate do Riuo Ave ( David Luiz a cortar impetuosamente o esférico para canto.. )
  • Toque com os cabelos do braço, de Gaspar na área Vilacondense.
  • Expulsão perdoada a Coentrão ,após entrada durissima sobre Bruno Gama ( já tinha amarelo.. )
Vitória justissima da melhor equipa em campo, com o Rio Ave, orfã de João Tomás, a dar a réplica possivel.
Uma palavra final para a aparição de Kardec, a fazer-se notar pela sua excelente pontaria ( duas bolas ao poste, seguidas, não é para todos, agora é só desviar ligeiramente a mira.. ), a rever............


Nacional - V.Guimarães ... 1-0
Jogo de expectativa, perante o cenário que lhes era apresentado antes do seu inicio, em que ambas as equipas tinham apenas hipóteses remotas no que diz respeito ao apuramento. E foi uma primeira parte algo nebulosa, quase sem grandes oportunidades de golo, a qual as sete centenas de espectadores presentes na Choupana puderam assistir. Na segunda parte , apareceu o golo do Nacional através da cobrança de um livre diorecto apontado pelo regressado Juliano, golo esse que acabou por marcar a diferença no desenrolar do jogo.
Este resultado acaba com uma série algo negativa , do Nacional da Madeira que lhe vem trazer algum alento para o confronto com o Campeão Nacional, FC Porto,  a ser realizado este fim de semana.
O Vitória, foi sempre uma equipa sem muita chama e só através de Roberto conseguiram trazer algum perigo à baliza de Bracalli.

 ...........................................................
Equipas apuradas para as meias finais :

  • FC PORTO
  • SPORTING CP
  • SL BENFICA
  • ACADÉMICA
.............................................................

Declarações a quente 

 

 

 





Jokanovic ( Treinador do Nacional ) 
« Foi um bom jogo e gostei da minha equipa. Foi sofrido mas justo, pois o V.Guimarães também tem boa equipa... » 
Se o V.Guimarães tivesse uma má equipa, podia ter sido sofrido mas não justo, ou então justo mas não sofrido........ganda Joka...

Carlos Brito ( Treinador do Rio Ave )
« .. O Rio Ave apresentou-se de forma personalizada e sem o autocarro à frente.. » 
O famoso autocarro, costuma aparecer nos jogos do Benfica, mas pelos vistos não apareceu em Vila do Conde...

Luisão ( defesa do SL Benfica )
«..conseguimos passar a eliminatória , assim continuamos a lutar em trés frentes. »
Luisão, realmente lutar em trés frentes é bem melhor que lutar em trés traseiras.....assino por baixo....

Liedson ( avançado do Sporting CP )
«..tenho a cabeça centrada no que faço...»
..ás vezes está centrada bem demais, que o digam, Marco ( guarda redes do Trofense ) e Sá Pinto ( ex.director desportivo do Sporting ).

Domingos Paciência ( treinador do SC Braga )     
«Saio da prova satisfeito. »  
Ainda há quem se satisfaça com pouco...fica a vitória mas sobram duas derrotas....

Jesualdo Ferreira ( Treinador do FC Porto )
«Ruben Micael foi capaz de interpretar da melhor maneira o que se pretendia. Fê-lo de uma forma séria,equilibrada e escorreita» 
..Escorreita...ó prof, não havia necessidade de utilizar estes termos.. para os curiosos e leigos como eu que ficam um pouco atrás do prof. Jesualdo, aqui vai o sinónimo ( mas continuo a não perceber o Prof... ) :


Escorreita

1.
que não tem defeito nem lesão
2.
de boa compleição física; que tem bom aspecto
3.
que revela correcção; apurado
 in Dicionário da lingua Portuguesa ( Porto Editora )

 

16 comentários:

Anónimo disse...

Liedson ( avançado do Sporting CP )
«..tenho a cabeça centrada no que faço...»
..ás vezes está centrada bem demais, que o digam, Marco ( guarda redes do Trofense ) e Sá Pinto ( ex.director desportivo do Sporting)

Ó Matos um bloger tão bem informado como o amigo é, e não sabe que existem pessoas no futebol portugues que conhecem bem melhor a centração da cabeça do "extra terrestre" que as indicadas por si.
Eu dou uma ajuda pode voçe não se lembrar ou fazer-se esquecido.
- o que melhor o conhece - LUISÃO
- dos que sentiu mais vezes - QUIM
- o que teve mais tempo para apreciar - DAVID LUIS
- o que viu e não gostou - QUIQUE FLORES (fogo que o homem ia partindo o banco ao murro)
- os que que lhe tem mais pó - ADEPTOS do slb (pudera 10 golos em 12 jogos é obra)
adeus amigo tenha uma boa noite e cuidado que estará sempre alguem ATENTO

Anónimo disse...

"Escorreita
1.que não tem defeito nem lesão
2.de boa compleição física; que tem bom aspecto
3.que revela correcção; apurado
in Dicionário da lingua Portuguesa ( Porto Editora"

ké isto! e que tal deixar-se de questões laterais e ter-se mas era referido aos apedrejamentos de que o fcp foi alvo. isso é que era de valor, mas não! não interessa não é ia ter de engolir mais uns sapos e eles já sao tantos que dá dó.

KGB

Anónimo disse...

PARA MEDITAR:


A boa e a má justiça e os talibãs

Um invertebrado é um invertebrado, um verme e por isso, há quem ache que não se devia perder muito tempo e dar muita importância, ao Freteiro Delgado. Não penso assim. Muito do que se está a passar neste momento, refiro-me às vergonhosas campanhas contra o F.C.Porto, seu Presidente e seus profissionais, que depois têm consequências, como se viu ontem, quando a comitiva do Tetracampeão foi atacada à pedrada a caminho do Estoril, têm origem em locais bem determinados. Desde logo no pasquim da queimada, e aí, o Freteiro leva a bandeira. Para o faccioso e sectário "jornalista", há a boa e a má justiça: a boa justiça é a que a que condena o F.C.Porto, seus dirigentes, técnicos e jogadores. A má é que decide em sentido contrário. Há semanas atrás o Freteiro, enquanto fazia mais um, dos muitos artigos elogiosos em relação à C.Disciplinar da Liga - pudera! -, dizia entre outras coisas, que, tudo começou a melhorar na Liga, disciplinarmente falando, com o Juíz Pedro Mourão na presidência do orgão disciplinar. Ora, a primeira foto, mostra o homem que começou a mudança, o dito Juíz Pedro Mourão, onde?...Pois é meus amigos, na Luz, na Tribuna da Luz e em amena cavaqueira com quem?...Com o Joe Berardo e Luís Filipe Vieira!... Este é um exemplo concreto de uma boa justiça, para o Freteiro, pois na Tribuna da "Catedral" não há promiscuidade, nem relações perigosas...é tudo gente boa. Até apetece perguntar: será que no futuro o pavão vermelho, depois de sair da CD, também vai frequentar a Tribuna da Luz? Que acham?


Mas outro dos responsáveis por este clima, é o petição pela vergonha desportiva, o anão Rui Santos - é curioso, mas o Benfica até é capaz de unir pessoas que nem se podem ver, como é o caso do Anão e do Freteiro... Este artista, que deu uma cambalhota de 180 graus e de crítico feroz de Vieira, passou a ser um dos que mais elogiam o presidente do Benfica - porque será? -, semanalmente, sozinho e durante uma hora não faz outra coisa senão atacar o F.C.Porto, sem pudor, sem vergonha e principalmente, sem contraditório - o jornalista da SIC que o acompanha, ridiculamente, só faz figura de corpo presente.

Finalmente, temos a Benfica Talibã TV, onde todos os dias se viola a lei e se pomove o ódio que gera violência, contra o F.C.Porto. Alguém conhece alguma TV de clube, no mundo, mesmo onde existem grandes rivalidades, que faça uma coisa igual? Não há de certeza absoluta! Mas o curioso é que ninguém diz nada, no entanto, se as claques do F.C.Porto cantam "SLB...filhos da p...SLB", aí, lá vêm as virgens ofendidas, algumas das quais assentam arraiais no Dragão, clamar, dizer que não há direito, que isto, e mais aquilo...Deixem-se de tangas, de conversa, não vêem o que está a acontecer? Não vêem que vale tudo, que eles deitam mão a tudo, para nos derrubar? Vamos agora armarmo-nos em anjinhos e dar a outra face? Há anos a nossa equipa de Hóquei em Patins foi violentamente agredida à saída do Pavilhão da Luz e só por acaso, por mero acaso, o nosso capitão, Filipe Santos, não morreu; o autocarro da nossa claque foi incendiado em Lisboa; o nosso Presidente é insultado; e ontem, fomos agredidos à pedrada. O que mais será preciso acontecer neste país, para que o F.C.Porto seja tratado com o respeito que merece? Parem de nos provocar. A nossa paciência tem limites!

FONTE (DRAGÃO ATÉ A MORTE)

Anónimo disse...

Como o prometido é devido e para calar alguns lagartitos que dizem que está quase podem-me pasar com essa conversa pelos culhões e para os dragoes sem chama mas com apito dourado e com presidente castigado
aqui fica o meu primeiro comentario a a pedido do amigo José Matos Benfiquista do coração como Eu.
Ai temos mais um derbi dos lagartos contra o Benfica Glorioso que todos mordem porque este ano está poderoso, espero do coração que fação como nos e libertem tambem a vosa mascote nas vosas bancadas para eu poder apresiar a verdadeira garra do leao perque o que tinha garra arreou no 31 e ficaram com mais um.
E para os dragoes ladroes e trapalhoes envolvam mais uns milhoes para fazer contratações porque o petroleo esta na luz mas o voso presidente esta m ais interesado em escolher os arbitros para as partidas e a pedir sumarisimos para o antigo jogador fasam-se á vida e procurem reforsos porque os castigos estao agora a comesar e ainda falta muito para a epoca terminar e este ano nao vao la com mauzinhas nem pedidos para favoreser determinadas equipas ta certo tenham vergonha saudaçoes desportivas para todos os amantes de futebol que gostam de ver o futebol e nao ser anti BENFICA.
Até o meu regreso.

Anónimo disse...

Caro Matos:

Pensava eu que o amigo fazia uma certa seleção sobre quem convidava para escrever neste seu espaço que de a umas semanas a esta parte está com um nivel nunca visto (porque será) mas este ultimo comentário deixou-me preocupado não pela tendencia clubistica mas pelos termos usados proprios de pessoas mal formadas que a falta de argumentos para rebater as opiniões com que não concorda parte para a estupidez e o palavriado a roçar a falta de educação.
Por isso peço ao anonimo do comentário anterior para ter moderação porque deste lado tambem estão pessoas que se for nesseçario tambem sabem escrever umas coisitas em termos de ofenças e acho que não há nessecidade de estragar um espaço que todos os dias dá muito trabalho ao amigo Matos.

O FURÃO

Anónimo disse...

E claro que sim que temos que ser umildes para tudo o que se passa no nosso dia a dia e respeitar o Blog do nosso caro e amigo Matos pois o que eu escrevi nao foi para ofender ninguem porque eu tenho educaçao. Essas palavras que escrevi foram apenas para dar um pouco de ambiente á coisa como para os derbis que ai vêm e se ofendi alguem aqui ficam as minhas sinceras desculpas um Abraço a todos os leitores deste nosso Blog paixaodabola até á prosima e novamente pesso desculpa por alguma palavra que disse boas noites.

Anónimo disse...

Saber admitir quando erramos é uma virtude que por vezes não está ao nivel de todos mas sim de pessoas com caracter, bem vindo para esta troca de opiniões desportivas caro lampião sem ofensa obviamente.

o furão

o disse...

Entao vossa escelencia tambem tem que admitir que nao é apenas um mero comentador deste blog mas tambem sente algum carinho pelo nosso SLB alem de ser seportinguista ferranho voçe la no fundo do seu coraçao está algo do Benfica ou estou enganado. Tanta arrogancia a falar assim do SLB so pode ser paixao e saber admitir é uma virtude como disse no seu ultimo comentário, seja umilde e confese, valá vai ver que se vai sentir muito melhor

Anónimo disse...

Ó carissimo lampião se eu alguma vez tivesse de gostar de um clube de corruptos e ladrões, com HUMILDADE e INTELIGENCIA certamente optava pelo fcp porque ao menos esses têm classe, não são pilha galinhas e sempre vão ganhando alguma coisa e não são como alguns que por ai andam que festejam (nao sei o que) antes de ganharem (ou será que já sabem que vão ganhar?)

o furão

Anónimo disse...

Epá tambem tens um fraco gosto em relação ao clube ke escolheste eu sou do S.C.P. com muito orgulho mas trocer pelo F.C.P. antes queria morrer tu como sportinguista devias era trocer pelo Sporting. Penssa um pouco não vamos ganhar odio pelo vizinho

O apresiador disse...

BOAS NOITES A TODOS

Ainda bem que o amigo admite que o fcp é um clube corrupto cpmesando pelo presidente que foi corrido do futebol frances nao é caro amigo e depois caiu no clube dos anjinhos e subornou tudo e todos mas isso sao coisas pasadas o que interesa é o presente e eu como bom apresiador de futebol que sou gosto mais do seu scp do que do fcp e espero do fundo do coraçao que ganhem hoje

Anónimo disse...

Amanhã o almoço da Gertal é aureulas de Leão- prato de carne e perú com legumes- dieta

Anónimo disse...

Cuidado não vá alguem enquanto tás entretido a degostar esse almoço almoçar a tua casa

o montanelas

Anónimo disse...

Preocupa-te mas e com a tua e deixa a dos outro???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

O Apresiador disse...

Boas noites
Ainda dizem que o scp é um clube onesto mas nao é comesando pelos jogadores e a acabar no presidente.
Os jogadores dizem que nao têm nada contra certos ex. diretores desportivos mas sabe deus a raiva que eles sentem em nao conseguir retribuir a cabesada que levou, e acabando no presidente que selebra acordos de palavra com o eterno clube rival e depois nao os cumpre tenha vergonha senhor presidente e assuma as coisas a que se comprometeu e nao arrajem desculpas para tudo e mais alguma coisa esta bem.
Mais uma cisa o SLB este ano está forte e nao sabemos se ganhamos alguma coisa mas tambem andámos pelas ruas da amargura alguns anos e so espero que isto se aguente por muito tempo porque gosto de ver o meu clube a praticar um futebol agradavel como gostei de ver o scp naquela epoca em que ia ganhando tudo e nao ganhou nada, mas tambem espero que recupere rapidamente para que possam proporcionar bons momentos de futebol do primeiro ao ultimo minuto porque é isso que as pessoas querem ver ( espétaculo no futebol).
Estas palavras que aqui escrevi nao são para provocar ninguem mas sim para fazer transpareser a claridade desportiva e o que de melhor eziste no futebol.
espero que gostem do que aqui a cabei de resitar porque é sincero e saiu-me do coração tudo de bom para todos e que o futebol portugues possa vir a apareser nas luzes da ribalta pelos bons motivos e nao pelos maus como muita gente assim o que fazer transpareser, muito boas noite e até uma prosima.

O apresiador disse...

Boas tardes apresiadores do bom futebol estamos a poucos minutos de mais um derbi e espero que seja um jogo bem disputado de ambas as partes mas espero que o glorioso saia vitorioso deste desafio é claro tanto neste como em qualquer outro.