quinta-feira, 9 de maio de 2013

Um olhar sobre o Duelo Eterno entre Dragões e Àguias..

Paixaodabola na antevisão do escaldante jogo do titulo entre Dragões e Àguias..


Quinta, 09


Duelo Eterno
Liga ZON SAGRES
29ª Jornada

Ai está "ele" à porta e à disposição de todos os amantes do futebol, sejam Portistas, Benfiquistas ou demais apreciadores deste eterno clássico do futebol Lusitano.
O jogo entre FC Porto e SL Benfica é muito mais do que um simples jogo de futebol, já que simboliza o "confronto" territorial entre Norte e Sul, entre "tripeiros" e "alfacinhas" e tendo o aspecto social a separar os dois emblemas, pois se o emblema Portista "representa" numa perspectiva redutiva o "tecido industrial e económico" do Pais com a "colagem" a figuras de relevo tais como Belmiro de Azevedo ( Sonae ), Américo Amorim ( Grupo Amorim ) .... , o emblema encarnado tem no estrato social de base ( o povo...) o seu enorme contingente, "fotocopiado" em figuras "populares" como o omnipresente Barbas, o taxista Jorge Máximo e no agora transformado em "Bispo da benção encarnada", o qual transporta a "fé" gloriosa dentro da esfera benfiquista.
A grande diferença poderá estar no aspecto dimensional dos dois emblemas, já que enquanto o azul e branco partir de um território bairrista e regionalista, alcançando nestes últimos anos uma outra visibilidade à "custa" dos êxitos tidos em território Nacional e em titulos conquistados além fronteiras com Mourinho a ser o seu grande "benemérito", o emblema encarnado viveu anos a fio encostado às glórias de um passado algo distante, com as décadas de 60 e 70 a serem "expremidas" ao máximo e com Eusébio a virar "embaixador" e referência incontornável num clube de dimensão global, já que dividia à data o dominio do futebol Europeu com um "senhor" chamado...Real Madrid.
Mas se o FC Porto tem no passado recente a sua ascenção como clube e como instituição desportiva, o seu arqui rival SL Benfica, aos poucos vêm-se libertando das "lembranças" do passado, começando a "viver" o seu próprio presente com vitórias e ...conquistas.
O Campeonato Português 2012/2013, pode por isso resumir  muito bem estas minhas ultimas frases, já que o emblema da Luz chega ao final desta época desportiva numa "onda" de vitórias e de possiveis conquistas, algo raro no historial recente do emblema da Àguia e o Dragão como a não querer perder o protagonismo que tem patentiado ao longo das ultimas decadas, tenta ao máximo "agarrar" uma Àguia que parece cada vez mais querer ....deslocar.
E assim sendo e tendo tido a preciosa "ajuda" de um "Super Estoril" na passada segunda feira na Luz, o qual arrancou um empate que volta a colocar este duelo eterno como um jogo impróprio para cardiacos, prometendo parar um Pais mergulhado numa crise económico-social , no qual a "bola" intervém como "agente analségico" às 20:30 do próximo Sábado, ficando então sem espaço na sua "cabeça" para pensar em Troikas, nem em Portas com Passos ou Passos com...Portas, nem mesmo em coisas "superfulas" como são o desemprego e os recentes cortes anunciados na função pública.
Com a arbitragem do melhor árbitro do mundo !!! em 2012 ( Pedro Proença) e com apenas dois escassos pontos a dividir FC Porto e SL Benfica , fica a certeza que o Estádio do Dragão e a A1 terão nesse dia direito a destaque nos pasquins do nosso "jardim à beira mar plantado", faltando apenas saber o motivo e a cor dessa mesma publicação.
Deixo-vos em baixo o video do jogo ocorrido em Janeiro passado no encontro da 1ª volta da Liga Portuguesa, apenas como....... "aperitivo"



3 comentários:

Patryck Leal disse...

E aê beleza?!

No meu ponto de vista, o maior clássico de Portugal, envolvendo as duas equipes mais fortes do país, e um dos grandes clássicos europeus.

Abraços.
FC Gols - 2ª era:
http://fcgols.weebly.com/

RF disse...

O país vai parar. E esta semana não se fala de outra coisa. E para a semana não se falará de outra coisa, mesmo no meio desta crise dos diabos em que estamos. Que seja um grande jogo, sem casos, sem violência e que no fim que ganhe o Benfica. Também acho que este é um dos maiores clássicos europeus e é positivo Porto e Benfica andarem equiparados nos últimos tempos. Dá mais emoção.

Mattos disse...

Boas...

Caro "Pelé"

De facto, não me lembro de ver um campeonato com este nivel de emoção e a ser decidido num confronto directo a duas jornadas do seu final com as emoções ao rubro.
Mesmo quando da conquista encarnada que se decidiu na última jornada, isto em 10/05/2010 ( Dois golos de Cardozo ao Rio Ave garantiram a festa no Estádio da Luz e no Marquês de Pombal, mas também por todo o país e mundo. O 32º título nacional ficou confirmado aos 78 minutos de jogo, o Braga haveria de empatar a um golo na Choupana ..), não houve esta disputa num frente a frente deveras palpitante.
Sem dúvida alguma que todo o meu Portugal vai parar a partir das 20:00 e irá estar sob uma enorme "nuvem de ansiedade" neste Sábado que promete ser....explosivo.

Grande Abraço