sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Pensamentos à ...sexta

paixaodabola .....

Sexta, 15

Pensamentos à ...sexta



A razão da publicação deste post, vêm na necessidade de expressar a minha desilusão em relação ao que considero ser o espancamento público deste nosso futebol que tanto nos apaixona na sua verdadeira essência , semana após semana, ano após ano.
Este tipo de automutilação acontece quase diáriamente de uma forma escandalosamente normal e impávida sem que os autores de tais actos se apercebam de tamanha atrocidade, sendo que estes ultimos meses têm sido pródigos em situações que refletem esses mesmos actos mutilantes por parte de responsáveis dos maiores clubes Portugueses.
Situações como a que aconteceu em torno de Queiróz e suas incidências e consequências, declarações e reacções resultantes de casos polémicos que deveriam ter sido investigados e resolvidos em tempo útil como o caso Apito Dourado.., declarações e incitamentos à não comparência de adeptos nos jogos fora de casa em vez de incitar e ajudar na criação de condições para  lotar o seu próprio estádio, criticas e meas culpas encapuçadas e desvirtuadas, após acto irrefletido de quem deveria ser ponderado e proactivo.... num actor principal de um espectáculo que ajuda a pagar o seu vencimento, castração da informação e regimes internos a roçar o militarismo exacerbado...e muito mais...
Isto tudo são factores que destabilizam e descrebilizam  o futebol no seu todo  e como dizia um bom amigo durante o dia de hoje :
" O futebol Português tornou-se num assalto permanente ao poder institicional, independentemente de se ter o melhor plantel , a melhor estrutura e os melhores adeptos...."
Sou obrigado a concordar com este comentário, que resume de uma forma sucinta o lado que deveria estar completamente às escuras, em vez de estar no centro dos...holofotes , já que no centro do palco deverão estar os jogadores e demais intervenientes que promovem o espectáculo de uma forma ..POSITIVA.
Portanto apoio sim...Futebol com estádios cheios, comentários em prol da melhoria continua de um negócio que deveria incidir num conteúdo positivo e apelativo, Julgamentos céleres nos locais próprios e eleições transparentes com gente que tenha paixão em vez de tentação...
Amanhã será dia de Taça, onde os ditos grandes do futebol Português encontram ou reencontram equipas de menor dimensão que fazem do espectáculo que é o futebol ainda uma...festa, potencializando um dia diferente e criando uma sensação de paz aparente.......
Termino com um provérbio que traduz um pouco daquilo que acabei de comentar :

"Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo de plantamos"

9 comentários:

Pudget disse...

O grande problema do futebol português é o adepto português. O adepto português é tendencioso, faccioso, aceita a corrupção desde que seja para o seu lado, explora o pré-jogo, desgasta o pós-jogo, critica sem argumentos plausíveis, aceita que o tratem como mero pagador de quotas comedor de bifanas e bebedor de minis, prefere um futebol regionalizado, ruralizado, analfabeto, a uma liga profissional de competências e responsabilidades comerciais de alta monta; assiste impávido e sereno à destruição da arte enquanto aplaude agressões em assembleias gerais, ofensas verbais em tribunais; aponta o dedo aos demais, defende a sua tribo mesmo quando a mesma lança pedras a autocarros, é vítima da ridicularização em público e sorri como se fosse o centro do universo. O adepto português não reclama profissionalismo por parte dos agentes do futebol, reclama-o da equipa de arbitragem. o adepto de futebol não reclama dignidade aos dirigentes do seu clube, reclama-o á equipa de arbitragem. Quer ganhe ou perca o adepto de futebol tem 3 inimigos, o adversário em campo, toda a massa adepta do adversário e, por excelência, a equipa de arbitragem.

O nosso futebol tenta desesperadamente o profissionalismo... que só virá quando o adepto desejar ser adepto profissional. Até lá, o adepto português é a causa da destruição da sua arte porque ele é em si autodestrutivo e viral.

Mattos disse...

Caro Pudget, esta tua análise vem provar que o nosso espaço Bloguista está povoado de adeptos incondicionais do futebol puro sem ervas daninhas, sendo que gostaria de ver expandido esse teu indicador relacionado com a passagem do adepto do assobio e das minis para o adepto do aplauso e omnipresente que vê, vai e regressa satisfeito com a arte e a magia dos jogadores sem se preocupar com o folclore dos engravatados, de fatiotas e de avôs carentes..
Excelente comentário de quem respira futebol, comprovado com o inagualável blog...contingente tuga....

gmattiollo disse...

frase clássica essa em negrito e itálico heim

Ninguém pára o Grêmio! Sonho segue vivo graças a virada heróica sobre o líder
http://gremista-sangueazul.blogspot.com/
ACESSE E COMENTE!

jose cesar costa disse...

Caro amigo Matos estou totalmente de acordo com o seu pensamento, e subescrevo as palavras do carissimo pudget,mas falta qualquer coisa nas vossas validas analises.
Quem são os culpados?
Quem quer controlar o futebol e as suas instituições?
Quem vibra com vitórias viciadas?
Quem leva arbitros a casa para beber café com leite?
Quem diz publicamente que é preferivel ganhar as eleições para a liga do que comprar um grande jogador de futebol.
Quem são essas pessoas ou clubes ? Tenhao coragem ou têm medo de ficar com as orelhas a arder.
Como diz o povo á mulher de Cesar não basta parecer séria, tem de o ser.


Jose Cesar Costa

Pudget disse...

@ José César Costa:

Se me permitir gostaria de deixar aqui a minha opinião e resposta às suas perguntas. Mas não sem antes lhe dizer que sou adepto portista desde sempre, com pai benfiquista, mãe benfiquista e irmã benfiquista. Por eles e por todos os benfiquistas tenho um enorme respeito, porque apesar de saber que muitas vezes a pessoa que está ao leme de um clube é vista como o reflexo dos apoiantes do clube, eu tenho que discordar e até de lhe dar um exemplo em jeito de questão - Será que todos os portugueses se revêem no José Sócrates, na sua personalidade e nas suas políticas?

Agora respondendo às suas perguntas.

Quem são os culpados?
Os culpados somos nós, todos. Desde o adepto acusador ao adepto que faz o papel de vítima. Não consigo olhar para ninguém deste trio de ataque e defesa criado por Pinto da Costa, LF Vieira e Bettencourt e ver em qualquer um deles pessoas sérias. Por muito que me custe eles são o reflexo de um futebol e de uma maneira de estar no mesmo que já não se coaduna com as necessidades da arte em si. Eles são o reflexo de um regime que viveu como saprófito às custas de uns e outros, de uma facção que usou meios ilícitos para atingir fins desportivos e financeiros e de meio par de tolos que anda no futebol pelo dinheiro e não pela paixão. A culpa obviamente recai em cima daqueles, nós!, que aplaudimos, argumentamos e defendemos estes energúmenos como se dessa atitude dependesse a nossa vida e a nossa dignidade.


Quem quer controlar o futebol e as suas instituições?
O adepto de futebol português. Essa coisa básica que acorda de manhã e sem sequer ter visto as imagens defende com base numa paixão doentia, sem noção legal do que ainda nem sequer viu, que explora até ao mínimo detalhe situações que nem as máquinas mais preparadas conseguiriam descortinar e esforça-se por rever milhares de conceitos e premissas analíticas que fomentam apenas a discórdia, a palhaçada, o ridículo, enquanto que os senhores da bola (os verdadeiros senhores da bola), se sentem protegidos por esta amálgama de inconsciências a trabalhar no terreno para eles.

Quem vibra com vitórias viciadas?
O adepto português, de qualquer clube. Quem sabe realmente que vitória não foi viciada. Quem? Quem é que pode dizer que acredita piamente que este ou aquele é um vencedor digno? Ninguém. Quando chegamos a esse ponto resta-nos olhar para o futebol português jogado no campo e que fica no campo, que não vive do antes nem do depois. Mas isso ninguém faz porque a arte já está tão contaminada de ervas daninhas que já não se consegue acreditar em ninguém.

(continua)

Pudget disse...

Quem leva arbitros a casa para beber café com leite?
O adepto português é por norma uma mulher histérica com veleidades de menstruação. Perdoe-me quem se sentir ofendido, mas o adepto de futebol português nunca está satisfeito sejam as circunstâncias a favor dele ou contra, responde mormente com agressividade e facciosismo, é extremamente temperamental e raras vezes sabe que o que diz é baseado em factos numéricos ou argumentos factuais. Mas apressa-se a comprar a próxima edição desportiva que não fala do jogo jogado em campo, mas da novela triste de bastidores que vem sempre à baila quando os jornais já vendem pouco.

Quem diz publicamente que é preferivel ganhar as eleições para a liga do que comprar um grande jogador de futebol.
Quem são essas pessoas ou clubes ?
Não sou economista, sou Toxicólogo e vejo o futebol de um prisma muito pessoal. A paixão do desporto, os números e a estatística. Não me preocupo com quem esteja na liga, na federação e se me perguntar por nomes sei quase todos os nomes dos bons jogadores do universo futebolístico, mas de dirigentes nem sequer me preocupo em saber... eles pouca ou nenhuma falta fazem ao futebol que eles próprios criaram. Gosto dos agentes activos dentro das 4 linhas, jogadores, técnicos e até o árbitro que é a terceira equipa e que nos merece consideração. Dentro deste mundo existe gente podre, como em todas as áreas em que rola muito dinheiro. Se estivessem duas sandes de queijo e 4 maçãs em jogo ninguém parava para subornar ninguém, ganhava-se como se tem de ganhar, nas 4 linhas.

Medo de ficar com as orelhas a arder têm os adeptos que continuam a julgar o mundo do futebol como um universo de tráfico de influências. Porque desengane-se quem andar perdido nessa atmosfera de acusação, tirando a bola ao poste e à trave, tudo pode ser questionado. Se alguém disser que o meu clube é corrupto, eu digo que sou adepto do futebol e que não me revejo nessa corrupção. Se me disserem que o Benfica durante largos anos também corrompeu, eu digo que não me interessa, quero é ver o próximo jogo, falar da táctica, comunicar em comunidade como o faço aqui no blog do Mattos, por exemplo, que é benfiquista e me merece todo o respeito.

(Continua)

Pudget disse...

Alguém já parou para pensar se o Luis Filipe Vieira, o José Eduardo Bettencourt ou o Pinto da Costa alguma vez partilhou convosco os milhares de milhões que arrecadam todos os anos à custa da carolice patética dos adeptos de futebol? Não, porque é como eu digo, o adepto de futebol português é autodestrutivo e viral.

No meu blog somos todos portugueses e foi essa a razão de não ter criado mais um blog virado para a defesa cega de um clube. Estou infelizmente longe do meu país, da minha família e é mais importante para mim falar da essência orgânica das coisas do que apoiar telenovelas sob as quais tenho controlo zero e que apenas me colocam no cerne de um ridículo ao qual não me quero sujeitar.

Seja corrupto quem quiser, promovam e acusem quem quiserem, prendam quem bem quiserem, desçam de divisão quem quiserem. Eu não sou do Pinto da Costa, sou do FC Porto, o Mattos não é do LF Vieira é do SL Benfica. As pessoas falecem e desaparecem, as instituições subsistem com pessoas novas e ideias modernas que é isso que falta ao nosso futebol. Carácter! Mas acima de tudo para o adepto, que é a força inicial de qualquer personalidade que deseje ter nas suas mãos o rumo de um clube.

Para concluir, o nosso país está na merda... na merda!!! Eu não deixei de ser português por ter saído de lá, mas também não quero ser confundido com a merda que o governa.

Desejos de muitas vitórias para todos.

Mattos disse...

Carissimo Pudget, ao colocar este post sabia de antemão que o mesmo tinha ..."pano para mangas" já que extrapola aquilo que o comum adepto visualiza sentado no...sofá.
A minha esperança, vai ao encontro da tua...o refrescar dos corpos dirigentes deste Pais, sendo que da "velha guarda" corroída de vicios intratáveis, certamente que não veremos grandes mudanças de gestão e de ideologias.
Homens como Rui Costa, Figo, Baia, Fernando Couto e mesmo de alguns que povoam a nossa praça desportiva que sem terem sido jogadores denotam a paixao pura sem sinal cancerismo ..pelo futebol de uma forma liberal e abrangente.
Aguardemos pois pela reforma ( tardia ) de alguns velhos do "Restelo " e de outros fundamentalistas do...SISTEMA.
Que saudades eu tenho dos jogos de rua com duas pedras a fazer de baliza e sem ..árbitros....já nem isso se vê nos nossos jovens ( sinais dos tempos.... )

Pudget disse...

Adorava esses jogos de rua interrompidos a cada 15 minutos para deixar o carro passar, eheheheheheh!

Agora e tudo playstation e ritalin!!!