segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Torneio do Guadiana e de ... Paris

paixaodabola nos torneios de pré época de SL Benfica e FC Porto.....

Segunda, 02


Se as derrotas de pré época não deverão ser interpretadas de forma depressiva, tendo em atenção à fase inicial de preparação, que inclui vários vectores associados à.....forma , entrosamento, disciplina táctica, etc........ fica sempre a avaliação de evolução do conjunto através desta fase, sabendo de antemão que as vitórias trazem aspectos positivos como a ...motivação, espirito de vitória , etc....
Esta nota introdutória apenas serve para realçar que ao contrário da maioria do ilustre povo Lusitano, não gosto de passar do 8 para o 80 , nem vice versa, contudo aprecio a dinâmica demonstrada pela equipa encarnada e fico algo desconfiado em relação às duas derrotas averbadas no Torneio de Paris pelo FC Porto, acrescidas de várias fragilidades defensivas patenteadas pelos agora pupilos de Villas Boas...



Torneio do Guadiana 2010











Benfica - Aston Villa ..................... 4-1
Mais uma demonstração de enorme poderio da equipa comandada por J.Jesus, que após a goleada imposta na passada sexta feira aos Holandeses do Feyenoord por 4 a 1 , resolveram encarar a disputa deste troféu de pré época de forma séria e profissional, sendo que o resultado acabou por ser .....nova goleada, desta vez à equipa proveniente de Birmigham por números exclarecedores ...novamente chapa 4.
O SL Benfica apresentou-se com a dupla habitual no eixo defensivo ( Luisão e David Luiz..), ficando a lateral muito bem entregue ao irreverente Coentrão e ao disciplinado Amorim, com Airton a ficar na posição 6 no lugar que na época passada pertenceu a Javi Garcia, tendo em Carlos Martins  e em Aimar a dose artistica necessária para "pintar" o relvado do Municipal de Vila Real de Stº António e em Saviola, Cardozo e Jara para actos de pura....finalização....ops e já me esquecia do jogador preferido dos adeptos Portistas e Sportinguistas, o mal amado....Roberto .
Uma coisa é certa , este Benfica , versão 2010/2011 é sem sombra para dúvidas mais forte do que o que a época passada ganhou apenas a Taça da Liga e a Liga Sagres e nesta altura da época já consegue imprimir niveis bastante semelhantes de dinâmica de jogo e de finalização.
Entrada em jogo a um ritmo elevado com a posse de bola a ser usada como aspecto importante para o dominio no jogo e fazendo dos últimos 30 metros de relvado a sua zona de....acampamento, cabendo ao Aston Villa o papel de espectador atento à espera de algum desvaneio colectivo ou individual que pudesse acontecer ao conjunto Lisboeta.
Foi com naturalidade que surgiu o primeiro golo encarnado marcado pelo "menino bonito " dos adeptos encarnados..David Luis através de um remate de longe com a bola ainda a ressaltar no "durinho"...Dunne.
Até ao intervalo , tempo ainda para o golo da ordem de "el conejo" e para a transformação magistral de Cardozo para o terceiro tento benfiquista num livre directo de belo efeito.
Logo após o regresso dos balneários Saviola tirou mais um coelho da cartola e aumentou a contagem para 4 a 0 de forma escandalosamente ...normal.
Ai entrou Jesus, fazendo as substituições da ordem e com isso a ganhar rotatividade na equipa mas a tirar alguma dinâmica à mesma com as entradas de Kardec, Gaitan, Luis Filipe, Sidnei, Javi Garcia e César Peixoto ( faltando ainda Ramires...) , nada mau para apresentação de um banco de suplentes....
Para alegrar os ingleses presentes em terras algarvias, surgui o tento de honra do Villa , com Carew a rematar em contra-pé para dentro da baliza de Roberto..
Mais um troféu para a sala de honra da Luz, sendo que a este ritmo a mesma precisará de obras de expansão para albergar tamanhas conquistas.























..........................................................


Torneio de Paris


 
 










Bordéus - FC Porto ...................... 2-1
O FC Porto acbou o Torneio de Paris como...começou ou seja com mais uma derrota, desta vez ante o Bordéus por 2 a 1.
Numa primeira parte do desafio disputada a um bom ritmo com as oportunidades de golo a aparecerem em ambas as baliza, foi a equipa Portista que dominou nesse capitulo com Sapunaru e Walter em plano de destaque com o guardião Françês Olimpa a contrariar intenções reveladas pelos jogadores azuis e brancos.
Mas foi através de uma jogada protegonizada pelo reaparecido Varela pela esquerda do ataque azul e branco que Walter ( estreia a titular do mais recente reforço portista, proveniente do Internacional de Porto Alegre.. ) atirou algo enrolado com o pé esquerdo para dentro da baliza Francesa.
Na segunda parte do desafio Ayité marcou o empate para os homens de Bordéus, após péssimo alivio de também recém contratado Souza ( ex.Vasco da Gama ), apesar de ter feito falta grosseira sobre Sapunaru para ganhar posição na área Portista.
Até final ainda estava para vir mais um presente defensivo do FC Porto ( algo nada habitual no reino do Dragão nestas ultimas épocas.. )que resultou no golo que deu a vitória para o Bordéus e consequente conquista do Troféu por intermédio de Ciani.
Torneio de má memória para o FC Porto, que decerto terão outra resposta no dia 7 em Aveiro, diante dos Campeões Nacionais para a disputa do primeiro troféu da época futebolistica Portuguesa.

Sem comentários: