segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Liga ZON SAGRES - 1ª Jornada

paixaodabola no arranque da Liga Portuguesa 2010/2011.....








Resultados :
1ªJornada








Braga3 | 1Portimonense





Marítimo0 | 1V.Setúbal





Naval0 | 1Porto





P. Ferreira1 | 0Sporting





Rio Ave0 | 1Nacional





Beira-Mar0 | 0Leiria





Benfica1 | 2Académica





Olhanense       vs     V.Guimarães *





* Disputa-se amanhã ( Segunda feira às 20:15 h )



Classificação :
                                                                     J    V      E     D    Gm  Gs   +/-   Pontos 










1
Académica 1 1 0 0 2 1 1    3  

2
FC Porto 1 1 0 0 1 0 1 3

3
Nacional 1 1 0 0 1 0 1 3

4
Paços Ferreira 1 1 0 0 1 0 1 3

5
Sp. Braga 1 1 0 0 3 1 2 3

6
V. Setúbal 1 1 0 0 1 0 1 3

7
U. Leiria 1 0 1 0 0 0 0 1

8
Beira Mar 1 0 1 0 0 0 0 1

9
Olhanense 0 0 0 0 0 0 0 0

10
Guimarães 0 0 0 0 0 0 0 0

11
Portimonense 1 0 0 1 1 3 -2 0

12
Rio Ave 1 0 0 1 0 1 -1 0

13
Marítimo 1 0 0 1 0 1 -1 0

14
Sporting 1 0 0 1 0 1 -1 0

15
Benfica 1 0 0 1 1 2 -1 0

16
Naval 1º Maio 1 0 0 1 0 1 -1 0


Rescaldo dos jogos dos...4 candidatos

SC Braga - Portimonense ...................3-1

Vitória à ........Braga
Estreia auspiciosa do vice campeão Nacional a deixar boas indicações para a Liga ZON SAGRES e a deixar recado para os andaluzes do Sevilla no embate para a ultima pré eliminatória de acesso à Liga milionária.
Com Lima ( reforço adquirido ao Belenenses ) a marcar posição e com o guardião Brasileiro a exibir-se em bom plano, foi um Braga à imagem do que fez na época passada o que se apresentou na passada sexta feira para defrontar o recèm primodivisionário Portimonense, num regresso após largos anos de ausência à primeira Liga.
Com o Braga a incutir uma boa dinâmica de jogo, logo de inicio, foi com alguma naturalidade que se assistiu ao inaugurar do marcador por intermédio de Matheus , após excelente cabeçada !! no interior da área algarvia.
Mas não se pense que foi uma primeira metade tranquila para Domingos ( treinador Bracarense ), já que os homens de Portimão foram sempre uma equipa desprendida e conseguia soltar o seu futebol a espaços com os Moçambicanos Palembe e Jumisse com a companhia do irrequito Ivanildo em destaque.
Perto do intervalo e após assistência de Lima para Paulo César surgiu o segunto tento bracarense que veio penalizar uma equipa de Portimão que até então tinha dado boa conta do recado.
Após o intervalo e repondo alguma da justiça entetanto perdida , apareceu o golo de Elias fazendo então presupor que os guerreiros do Minho iriam ...tremer.
Mas nada disso aconteceu, pese embora a equipa algarvia tenha disposto ainda de duas boas oportunidades para empatar o desafio .
Já perto do final do desafio e com o Braga a dominar as operações, apareceu o reforço Nacionalista Salino a rematar cruzado e a elevar o placard para três bolas a uma.
Vitória amplamente justificada pelo Braga , embora a margem minima revelasse melhor o filme deste desafio interessante.


Naval - FC Porto ............................... 0-1

À lei da ..............mão
Em equipa que ganha não se mexe e foi isso mesmo que pensou Villas Boas na altura de escalonar a equipa Portista para o encontro da Figueira da Foz , diante da sempre "chata" Naval.
Mas como não existem dois jogos iguais e como a motivação estava a anos Luz da que se apresentou no passado fim de semana em Aveiro para defrontar o Campeão Nacional, assitiu-se pois está claro a um desafio completamente ...diferente por parte dos azuis e brancos.
Numa primeira parte pautada por algum equilibrio e com poucas oportunidades de golo, fica o registo da má prestação dos Dragões que apresentaram nesse periodo um futebol desligado e sem objectividade.
A Naval embora tivesse mostrado um futebol com alguma lucidez , pecou pela falta de alguma audácia ofensiva, não tendo tirado frutos do vento que estava a seu favor e que poderia ter sido um bom aliado.
No segundo tempo e já com o vento a favor, tudo mudou e com Hulk a dinamizar todo o futebol ofensivo dos azuis e brancos e com a entrada de Guarin por troca com o desinspirado Varela, o FC Porto partiu para cima dos Navalistas, que nada mais faziam do que defender o seu forte das investidas do Dragão, entretanto renascido.
A única oportunidade de relevo para a Naval surgiu quando Previtali na cara de Helton, deixou-se antecipar no remate pelo corte oportuno de Alvaro Pereira.
Aconteceu então a mão de......Jonathas para Hulk  pura e simplesmente fuzilar o incrédulo guardião Figueirense Salin e selar a vitória Portista na jornada inaugural desta Liga 2010/2011, ficando a dúvida da intenção, uns dirão que sim é penalty indiscutivel, outros dirão que foi um penalty tirado à lei da .....mão.



Paços Ferreira - Sporting CP ............ 1-0

Leão renovado...igual resultado
Treinador novo, geralmente significa nova injecção de moral e de motivação para quem anda à procura do caminho certo para voltar ao trilho das vitórias e dos titulos, mas no caso desta nova versão 2010/2011 do Leão, à primeira vista e pelo resultado alcançado na capital do móvel direi...nada de muito novo em relação à decepcionante época transacta dos Leões nesta equipa denominada de .....melhores jogadores do mundo pelo seu treinador Paulo Sérgio 
( entende-se o estimulo que pretendia dar à sua equipa, mas atenção aos exageros descontextualizados .....).
Paulo Sérgio resolveu inovar logo no seu primeiro jogo ao serviço do Sporting nesta Liga ZON SAGRES ao deixar o centro da defesa entregue a Polga e a Nuno André Coelho e a colocar Carriço a servir de tampão na posição 6 !!! , só se entende na perspectiva de querer dar maior solidez defensiva à sua equipa, mas será que seria de todo necessário diante de uma equipa do Paços que é claramente inferior à equipa Leonina , deixando o até à data senhor dessa posição André Santos no banco ao lado do reforço Zapater...enfim, opções e claro ...discutiveis...
Mas curiosamente nem foi por ai que o Sporting perdeu esta partida, já que a derrota pode ser facilmente explicada pela constrangedora ineficáfia na finalização que os verde e brancos patentearam com especial incidência na primeira parte do desafio onde foram claramente donos e senhores do jogo.
Neste periodo de jogo, nota de destaque para o remate à trave por intermédio de Postiga e pelos lances desperdiçados por Liedson e Polga, sobrando apenas dois lances com algum perigo para o Paços.
Na segunda metade, inverteram-se os papeis e o Paços virou....Leão , dominando a seu belo prazer a partida, tendo o jovem venezuelano Rondon marcado mesmo o golo que fixou o placard aos 60 minutos de jogo num desvio oportuno a centro de Manuel José , a não dar qualquer hipótese a Rui Patricio.
Realce para o jovem Caetano do Paços de Ferreira a demontar que o talento não se mede aos palmos, já que o jovem médio Pacence apenas tem 1,65 , mas dispõe de potencial para outros voos...para acompanhar ao longo desta Liga.
Na recta  final do desafio e já com toda a artilharia em campo ( Liedson, Postiga, Yannick, Vukcevic e Saleiro ) só serviu para provar que não é o numero de avançados em campo que define a capacidade ofensiva de uma equipa...  



SL Benfica -Académica .................. 1-2

Campeão.....chumbou
Com os comandados por Jesus a entrarem nesta Liga ZON SAGRES com o escudo de campeões Nacionais no braço e com o apoio de cerca de 50 mil adeptos nas bancadas da Luz na ânsia de verem a equipa encarnada a vencer, estariam criadas as condições para um aumento de confiança e da auto estima entretando abalada na Supertaça perdida para o arqui rival ...FC Porto.
Mas disso tudo, estariam completamente a leste os homens agora comandados por Jorge Costa, já que sabiam de antemão que iriam ter tarefa dificil, mas não impossivel e que por vezes basta procurar um pouco pela sorte que ela...aparece.
 Entrada algo apática do SL Benfica a ter imensas dificuldades na circulação da bola e a não conseguir estender o seu jogo pelas alas , denotando alguma orfandade em relação ás saidas de Di Maria e de Ramires, embora na esquerda se encontre um Coentrão ao mais alto nivel, com alguma subtração na ala recuada com Peixoto a não cimentar da melhor forma o seu papel defensivo.
Em relação àla direita, surgem entretanto os maiores problemas para Jesus, já que Maxi Pereira ainda está numa fase primária de pré época no pós Mundial e Amorim não é o desiquilibrador e o mexe com tudo...que Ramires ostentava no corredor direito ofensivo.
Sendo assim , poucas bolas chegam a Cardozo e a Saviola e a avalanche ofensiva revelada a época transacta revela-se pouco mais do que...uma miragem.
A Académica  revelou-se uma equipa à imagem do seu treinador ( fria e calculista ), alicercando o seu futebol num bom preenchimento dos espaços e na rápida circulação de bola, ficando na expectativa do erro do adversário para marcar posição.
Destaque nesta primeira parte para a excelente defesa de Roberto a remate do meio da rua Addy, com o gurdião Espanhol do Benfica a revelar-se ...atento. 
Aos 26 minutos , golo da Académica com Manuel Fidalgo a antecipar-se a Sidnei e a atirar para dentro da baliza encarnada.
Inicio da segunda parte com Jesus a optar e bem pela troca do desinspirado Peixoto pelo raçudo reforço Argentino...Franco Jara, tentando alterar o rumo dos acontecimentos , colocando o avançado ao lado de Cardozo e Saviola num tridente ofensivo que deu alguns bons resultados na pré época encarnada. 
Logo depois aconteceu o disparate de Addy, com o jovem Ganês a carregar Saviola à margem das leis em dois lances seguidos, fazendo-se expulsar da partida.
Parecia então relançada a partida para as águias, que a jogarem em superioridade núnérica partiram então para cima dos estudantes a fim de virar o rumos aos acontecimentos entretando ocorridos e que eram de todo indesejados.
Surgiu então o golo do empate com Jara a finalizar na área após cruzamento da esquerda de Coentrão.
Depois desse lance, que parecia ter dado outro tónico à equipa encarnada, ocorreu na zona defensiva um outro mas de teor reprovável, já que David Luiz cotevolou ostensivamente Sougou na barriga com o Senegalês a cair redondo no relvado , ficando claramente o vermelho por mostrar por parte do árbitro da partida ...Cosme Machado.
E com David Luiz em campo e a comandar quase todo o futebol ofensivo da equipa Lisboeta !!!!! bem acompanhado pelo inspirado Coentrão que se adivinhava o golo a qualquer instante para os encarnados, tal era o dominio imposto no meio campo Academista, ficando apenas na retina a oportunidade flagrante de Coentrão num remate cruzado e um suposto derrube em falta sobre Saviola à entrada da área da Briosa, fazendo gesto de...... siga o baile por parte de Cosme Machado, embora tenham ficado algumas...dúvidas.
E quando os adeptos encarnados já estariam resignados com o empate na estreia da Liga 2010/2011, surgiu do nada a enorme ....chapelada de Laionel a dar a vitória à equipa que viajou desde Coimbra.
Vitória algo fortuita da Académica a castigar alguma falta de sentido de jogo por parte do SL Benfica, caindo assim o Campeão Nacional logo na jornada inaugural...


 ................................................................ 


Declarações a quente..........
 













Domingos Paciência ( Treinador do SC Braga )
«Foi um resultado sofrido, mas nada que não estivéssemos à espera, porque quando temos a obrigação de vencer, o adversário fica mais tranquilo»
Bem, Domingos encontrou a formula para o sucesso....é só ficar à espera...



Litos  ( Treinador do Portimonense )
«Entramos bem, não demos muito espaço e acontece o primeiro golo num lance em que erramos.»
...Acontece o segundo porque Paulo César ...ACERTOU e o terceiro porque Salino se inspirou..... 


Villas Boas ( Treinador do FC Porto ) 
«Vimos uma Naval bastante organizada, que cria sempre grandes dificuldades e que gosta de jogar bom futebol e  o forte vento foi  responsável pela má prestação  no primeiro tempo»
Ainda bem que o vento não mudou na segunda parte, já que o Dragão soprou um pouco com mais força....



Victor Zvunka ( Treinador da Naval ) 
«Durante uma hora tivemos uma boa prestação, o FC Porto colocou-nos em dificuldades a partir dos 60 minutos. Assim estou decepcionado, tivemos uma boa ocasião pelo Previtali e do outro lado teve o Hulk. De qualquer maneira, julgo que quero ver melhor os lances mais polémicos» 
Ó Zvunka, não é preciso veres nada, eu explico-te...bola na mão na área da Naval dá penalty...mão na bola na área do Porto ás vezes dá penalty....bem vindo a Portugal.... 

Paulo Sérgio ( Treinador do Sporting )
 «O jogo dividiu-se em duas partes e na segunda andámos aos papéis»
Mas não deveriam andar atrás de uma bola !!!!


Rui Vitória ( Treinador do Paços Ferreira )
«Essa perspectiva de vencer está sempre na nossa cabeça. Sabíamos que era difícil e começámos a ganhar quando reconhecemos quer as nossas limitações»
Desculpa lá, Ó Rui mas quanto a mim começaram a ganhar quando Rondon marcou o 1 a 0........

Jorge Jesus ( Treinador do SL Benfica )
«Na segunda parte, massacrámos. Na primeira dividimos o jogo e sofremos o golo de um lance de bola parada, o que não é muito normal»
Atenção Jesus, massacraram na segunda parte a jogar com mais um jogador e não digas que sofrer golos de bola parada neste Benfica versão 2010/2011 não é normal !!!!, já que tem sido um hábito pouco saudavel.... são apenas pequenas correcções de interpretação.....



Jorge Costa ( Treinador da Académica )
«Segredo? Conhecemos bem o Benfica»
Ai ...ai...se isto se alastra, coitado do Jesus.... 

1 comentário:

Gigante Colorado disse...

O Benfica perdeu né :Ç
Que chato! Quando a fase não é myo boa, a vitória não vem :S
Pois é, não deu tempo postar nossos palpites pra essa rodada, mas pra próxima nos postaremos aquii :D
É que estamos MTO cheias de coisas, MTO MESMO! Mas estamos tentando da conta...
Logo logo arrumo os banner's que vc me pediu igual ao de cima ;)
Correriaaaaaaaaaaaaa
:*
(Lia)