terça-feira, 2 de março de 2010

Rescaldo da 21ª Jornada...

paixaodabola

Segunda, 01

Liga Sagres
21ª Jornada









Faltando disputar apenas o jogo Nacional vs Belenenses ( adiado para terça feira... devido ao nevoeiro ) para encerrar esta vigésima primeira jornada da Liga Sagres , podemos concluir que existiram dois clubes que aproveitaram os três pontos resultantes das vitórias dos respectivos jogos ( SL Benfica e SC Braga ) para aumentarem o "fosso" para o terceiro classificado ( FC Porto ) que já dista  9 pontos.  Benfica e Braga aumentaram assim os seus créditos para a discussão do titulo maior do Campeonato Português, já em relação ao FC Porto com a derrota expressiva em Alvalade ante o Sporting, retirou alguma da esperança em alcançar o almejado "Penta", mas..... ainda estão 27 pontos em disputa e até final tudo pode acontecer...
No que diz respeito ao "Reino", as vitórias registadas nos dois últimos jogos ante o Everton e FC Porto, contribuiram para desanuviar o pesado ambiente que pairava sobre Alvalade e para evitar um final de época que se antevia penosa...acordaram mas ....agora já é tarde de mais, sendo que ganhar, sempre é melhor que perder ou empatar......onde é que já ouvi isto ??

Resultados
Liga Sagres

Jornada nº 21






Leiria0 | 1V.Guimarães



Naval2 | 1Marítimo



Braga3 | 1Olhanense



Leixões0 | 4Benfica



P. Ferreira5 | 3V.Setúbal



Académica0 | 1Rio Ave



Sporting3 | 0Porto



Nacional | Belenenses




adiado para Terça 02/03 , devido ao nevoeiro



Classificação :


                                  J      V    E     D    Pts  
      





1Benfica21   164      1      52

2Braga2116     3251

3Porto21     134443

4Sporting2188532

5V.Guimarães2186730

6P. Ferreira2178629

7Leiria2176827

8Rio Ave2169627

9Nacional2075826

10Marítimo2175926

11Naval21741025

12Académica21651023

13Olhanense21310819

14V.Setúbal21371116

15Leixões21361215

16Belenenses201811 11     


Rescaldo :

U.Leiria - V.Guimarães ................ 0-1
Jogo para lugar na Europa entre equipas similares, que têm apresentado rendimento idêntico ao longo da temporada.
Inicio prometedor do Vitória balanceado no ataque, querendo ganhar a vantagem no marcador, sendo que do outro lado só através de bola parada é que o União causava algum perigo.
Mas contra todas as previsões, devido ao dominio de jogo ter passado para o lado Leiriense , surgiu o único golo da partida na coversão de um penalty algo dúvidoso que resultou na expulsão de Helder Godinho ( Havia substituido Djuricic ) tendo o guardião júnior Mika ficado entre os postes para o que restava da partida.
O jogo não haveria de se alterar em termos de resultado final, ficando a sensação que pelo menos o empate seria sinónimo de alguma justiça pelo que se passou no relvado..mas , ganha quem marca e nesse capitulo os de Guimarães marcaram posição.


Naval - Maritimo ......................... 2-1
Maritimo com possibilidades de se chegar aos lugares que dão acesso a lugar para a Europa na próxima época e Naval a fazer pela vida na ânsia de fugir aos lugares do fundo da tabela .
E foram os homens da Madeira que fizeram balançar as redes pela primeira vez através de Kléber ( ultimamente tem sido o marcador de serviço... ).
A Naval verdade seja dita nunca deu por adquirida a derrota e partiu em busca de algo mais, tendo alcançado os seus propósitos com a obtenção de dois golos ( Alex e Marinho ), sendo que o empate surgiu ainda antes do intervalo e o golo que deu os três pontos perto do final do encontro.
O Maritimo ainda esboçou algumas tentativas de golo através do inconformado Pitbull, mas que se mostraram inconsequentes para alterar o resultado.


SC Braga - Olhanense .................. 3-1
Quantos não pensaram que após o golo obtido por Djalmir na fase inicial da partida, que o Braga não conseguiria inverter o rumo dos acontecimentos, tendo em consideração o resultado ( goleada ) trazida do Dragão no passado fim de semana.....pelo menos 6 milhões de Benfiquistas ..pois claro.
Mas podem esperar sentados, porque este Braga está a revelar-se uma equipa teimosa e lutadora, sendo que irá certamente brigar por um lugar no topo da classificação até ao final desta Liga Sagres.
O jogo de Sábado apenas serviu para confirmar as suspeitas ( a equipa de Domingos dura e dura....à imagem das pilhas Duracell...).
Se no inicio deste jogo dominaram as cores algarvias, com Djalmir ainda a rematar á barra antes do golo alcançado, as tropas arsenalistas trataram de impor algum respeito com a obtenção da reviravolta no resultado operada ainda antes do intervalo, através de dois golos obtidos por Matheus e Evaldo ( de cabeça !! ).
No reatamento Meyong ( pois claro ), acabaria por assinar também ele o livro de ponto com o registo do terceiro e derradeiro golo do Braga que confirmou a vitória mais que justa neste encontro.


Leixões - SL Benfica .................. 0-4
Após o empate registado no último confronto com o FC Porto, na estreia de Fernando Castro Santos ao leme deste Leixões à base de muito anti jogo e de um penalty perdoado num claro derrube de Ruben Micael, pensaria o treinador Espanhol que proventura poderia fazer o mesmo ante o Benfica....mas uma coisa é pensar, outra é fazer.....e este Benfica não é de todo idêntico ao Porto de Jesualdo Ferreira....
Jesus primou por alterar o onze inicial e surpresa das surpresas..em vez de optar pelas inclusões de Carlos Martins e Ruben Amorim para as vagas de Aimar ( indesposição ) e Javi Garcia ( suspenso (...sumarissimamente... ) colocou Airton ( zero minutos na Liga Sagres ) e Éder Luis.
Registe-se o acto simbólico de Jesus na entrada dos jogadores para o relvado , num toque no simbolo da águia, envergado pelos jogadores benfiquistas a querer incutir ...paixão e dedicação aos seus jogadores.....e pelos vistos conseguiu na plenitude .
Logo aos 3 minutos de jogo David Luiz, cabeceou ao poste da baliza Leixonenense, como a querer deixar um aviso à navegação.
Logo posteriormente a essse lance, surgiu a grande contrariedade para Castro Santos com a lesão do central Bruno Gallo.
A outra contrariedade haveria de ocorrer para as bandas dos homens comandados por Jesus, mais concretamente para o artista da bola TRIMARIA, com a anulação de um golo perfeitamente legal, dando razão aqueles que apelidam Lúcilio Baptista e seus pares de amigalháço Vermelho....ó pois é.....
Note-se que aos 25 minutos de jogo já o Benfica tinha como registo ....17 ataques efectuados !!!.
Ainda antes da meia hora de jogo, aconteceu o esperado golo do SLB, com alguma dose de sorte através de um remate efectuado por Èder Luis de fora da área , com a bola a bater num jogador Leixonense e
com Diego a ver a bola passar para dentro da sua baliza...
Intervalo a chegar com nota positiva para as surpresas da noite ( Airton...bom posicionamento e alguns promenores.. / Éder Luiz...a não dislumbrar mas a fazer da velocidade a sua arma...)..a rever.
Na segunda parte acentuou-se o desnivel do terreno de jogo com o Benfica a instalar-se por completo no meio campo defensivo do Leixões, tendo ainda perdido algumas ocasiões flagrantes de golo por Di Maria e Cardozo.
Foi um Leixões completamente desorientado , sem rumo e a contar apenas com as investidas do Havaiano Jean Sony e pelo combativo Pouga .
Aos 60 minutos de jogo apareceu o primeiro de Di Maria, com o Argentino a rematar descaido pela esquerda e com Diego a desviar para o interior da baliza por si defendida.
Sublinho o excelente entendimento entre Coentrão ( Grande jogo a mostrar a Queirós que pode e deve contar com o talentoso esquerdino... ) e a vedeta mor Di Maria, que tranformaram o corredor esquerdo do ataque encarnado numa autêntica passadeira vermelha.
A faltar um quarto de hora para o final surgiu o três a zero com o suspeito do costume a facturar num chapéu a Diego que só assentou no fundo das redes Matosinhenses.
Ainda antes do quarto tento encarnado, nota para um remate rasteiro portentoso de César Peixoto a pôr à prova o guardião Diego ( sem sombra de dúvida, o melhor jogador Leixonense.. ).
Para a consumação de nova goleada, apareceu o inedetismo do HAT-TRICK de Di Maria, num remate fortissimo à entrada da área sem hipótese de defesa para o desconsolado Diego.
Foi um Benfica de gala , este que apresentou em Matosinhos a aumentar a intensidade da sua chama numa nova goleada ( 12ª ) com o pecúlio interessante de ter alcançado 93 golos nesta época desportiva.



 







P.Ferreira - V.Setúbal................... 5-3
Não é normal assitir a oito golos num jogo de futebol em Portugal, mas foi isso que presenciaram os adeptos que tiveram o bom senso de se deslocar à Mata Real para este festival de golos.
E bem cedo se viram golos  em Paços Ferreira, para  o Vitória de Setubal com Keita a facturar logo aos dois minutos de jogo.
Galvanizados pelo tento inaugural , pertenceram aos Sadinos as melhores oportunidades no decorrer da meia hora inicial, embora as tenham desperdiçado.
Foi perto dos trinta minutos que Pizzi tratou de dar outar cor ao marcador de jogo e imaginem lá, o rapaz pintou o placard de amarelo e verde ( estava consumado o empate ).
Mas não tardaria o 2 a 1, para os da casa tendo William através de um penalty obtido a reviravolta no resultado, havendo ainda tempo para  Maykon elevasse a contagem para 3 a 1 com um pontapé cruzado.
À imagem da primeira parte entraram melhor os Sadinos com Hélder Barbosa a reduzir num forte remate fora de área.
Danielson e Regula ainda deram maior expressão ao resultado com o mesmo a fixar-se num 4 a 3...mas ainda não tinha acabado esta serenata à chuva, havendo ainda tempo para Willliam bisar na partida e pôr um ponto final deste jogo louco.
Paços eem grande..quem diria , já a espreitar um lugar ao sol da Europa, num impressionante 6º lugar na tabela classificativa a somente três pontos do Sporting CP.

Académica - Rio Ave ................... 0-1
 Jogo entre duas das revelações desta época, estando ambos os conjuntos separados apenas por um ponto.
Foi quase sempre um jogo de claro dominio Academista, que tentaram de todas as formas bater o inspirado guardião Vilacondense Carlos, que negou o golo da Briosa até ao findar da partida , ficando associado à boa vitória do Rio Ave , conjuntamente com o marcador do único golo da partida ...Wires.

Sporting - FC Porto ..................... 3-0
E ao sétimo dia o Leão...ressuscitou e após ter estado completamente "morto" e "enterrado"ergueu-se e num abrir e fechar de olhos despachou sem mesericórdia o Everton e o FC Porto ambos por 3-0.
Este jogo ficou marcado logo aos sete minutos com a obtenção do golo que deu vantagem ao Sporting, através de Djaló que rematou cruzado sem hipótese de defesa para Heltos.
Aos dez minutos de jogo, Falcão atirou-se para a piscina de Alvalade ( relvado encharcado ) num salto quase perfeito, só não foi perfeito porque não conseguiu iludir o árbitro da partida...João Ferreira.
Logo de seguida, Liedson quase marca num remate defendido de forma e pelo guarda redes Portista,  desiquilibrando o jogo em relação ás oportunidades de golo e dos remates efectuados por ambas as equipas.
Ainda antes do intervalo, tempo para Izmailov colocar o Sporting a vencer por 2 a 0 após corte de Bruno Alves para zona proibida , com o Russo a rematar forte para o fundo das redes .
Intervalo a chegar com o Sporting a efectuar 8 remates contra apenas 1 dos Dragões.
Registe-se o claro dominio do meio campo Leonino, com Pedro Mendes e Miguel Veloso a dominarem as operações a seu belo prazer.

 





No inicio do segundo tempo, Jesualdo procedeu a duas mexidas no xadrez azul e branco, numa tentativa de " terapia de choque" para despertar a sua equipa que se tinha apresentado completamente ........ inócua no primeiro tempo, apostando nas entradas de Rodriguez e Guarin , fazendo sair os desinspirados Ruben Micael e Mariano.
Logo no reinicio e antes que o Porto pudesse reagir, Miguel Veloso tratou de fazer o 3-0, após remate cruzado de Liedson ao poste de Helton.
Muito mérito do Sporting no "estrangulamento" do jogo azul e branco com uma marcação cerrada e intensa que fez com que o Dragão nunca passasse  de uma figura " Mitológica " em Alvalade.
Aos 60 minutos de jogo, registe-se o claro dominio verde e branco com o total de 12 remates efectuados à baliza de Helton contra apenas dois do FC Porto...esclarecedor.
Para  se perceber melhor este resultado averbado pelo FC Porto , e não tirando o grande mérito que o Sporting teve nesta vitória, não gostaria de deixar de realçar o desaparecimento das pedras essencias do FC Porto no decorrer desta época que pura e simplesmente estiveram.."ausentes " no que diz respeito ao futebol produzido por parte dos comandados de Jesualdo, falo pois está claro de .. Varela, Ruben Micael, Falcão......
Nota de destaque no Sporting para o irreverente e imprevisivel DJALÓ, grande jogatana a transformar e de que maneira o jogo ofensivo da sua equipa, agradecendo Carvalhal e pois está claro..os adeptos Leoninos.....5 estrelas para Yannick  , não menosprezando o labor de Moutinho, Veloso, Izmailov e Liedson.
Vitória mais que justa da melhor  e única equipa em campo...excepção feita à equipa de arbitragem, quem foi o árbitro..quem...??).








 

 




Declarações a Quente ... 



 








Lito Vidigal ( Treinador do U.Leiria )
«Apesar de de tudo estou feliz porque fizemos um jogo interessante, com situações várias e oportunidades para concretizar. Hoje senti que estava a jogar em casa, senti-me acarinhado, apoiado, e também por isso a nossa reacção quando ficámos a perder, acreditámos que no mínimo podíamos empatar. O público manifestou-se quando se sentiu prejudicado, e fê-lo muitas vezes, o que é bom»
.. Lito, hoje finalmente sentiste-te a jogar em casa com o apoio do público.....e eram só 1300...O que dirá Jesus.... uns contentes com tão pouco..outros  com tanta fartura.......

Diego ( Guarda redes do Leixões )
«O Benfica é uma equipa fortíssima. Tentámos tudo para os deter, mas não tivemos êxito. Eles são os mais fortes da competição e nos temos de tentar alcançar resultados positivos nos próximos jogos».
..Diego, toma nota : Quem diz as verdades não merece castigo...e tu simplesmente foste o melhor da tua equipa...

 
Jorge Jesus ( Treinador do SL Benfica )
«Desde que entrei neste clube convenci-me de que o Benfica tinha todas as possibilidades para ser campeão. Neste momento, mais confiança tenho»
Jesus a fazer renascer aquela velha máxima entretanto perdida que....quem vem para o Benfica arrisca-se a ser campeão....


Carvalhal ( Treinador do Sporting CP )
«Quando estamos em espiral negativa é uma coisa, mas quando a espiral é positiva, a resistência da equipa é outra.»  Pena é que a espiral tenha surgido tão tarde, nunca esquecendo que uma espiral gira em torno de um ponto e que tanto roda para dentro como para fora...e agora Carlos ficas ou vais ????



Jesualdo Ferreira ( Treinador do FC Porto )
« O FC Porto ainda é o campeão.. »
Tudo bem Jesualdo, mas por quanto tempo ainda.....

 
......................................













     































5 comentários:

Anónimo disse...

Jorge Jesus ( Treinador do SL Benfica )
«Desde que entrei neste clube convenci-me de que o Benfica tinha todas as possibilidades para ser campeão. Neste momento, mais confiança tenho»

Comentário do amigo MATOS

"Jesus a fazer renascer aquela velha máxima entretanto perdida que....quem vem para o Benfica arrisca-se a ser campeão"

E agora comento eu:

Curiosa esta tese do meu estimado amigo bloger, é que se a minha memoria não me falha este era o lema dos vossos amigos de estimação (fcp) até nisso voces os copiam ja naõ chegava comprar arbitros, observadores, jornalistas, prostitutas para oferta, ainda tinham de gamar o lema.
Haja paciencia para tanta falta de decoro!
"DIFERENTES SÓ NA COR"

O ATENTO

Anónimo disse...

ATENTE-SE A ESTES COMENTÁRIOS


"A incapacidade de Di Maria em se assumir como um jogador equilibrado e competitivo porque não basta ter talento, sendo necessário também alguma dose de maturidade e de astucia competitiva"
15 DE DEZEMBRO DE 2009



2Sublinho o excelente entendimento entre Coentrão ( Grande jogo a mostrar a Queirós que pode e deve contar com o talentoso esquerdino... ) e a vedeta mor Di Maria, que tranformaram o corredor esquerdo do ataque encarnado numa autêntica passadeira vermelha"
01 DE MARÇO DE 2010

COERENTE NÃO É? ATÉ DÁ VONTADE DE RIR.

O ATENTO

Anónimo disse...

Ó Matos e que tal trocar as molas do sofa?

o grifo

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.