quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Benfica: rescaldo da pré-época e arranque da temporada 2014/2015

O campeão nacional tem este Domingo o primeiro jogo oficial da época 2014/2015, defrontando o Rio Ave para a Supertaça de Portugal.

A pré-temporada dos encarnados não correu da melhor forma: muitas derrotas, pouco futebol, muitas saídas de jogadores, más contratações e acima de tudo uma grande falta de planeamento.

Resultados dos jogos amigáveis: 


Taça de Honra: Benfica-Estoril, 1-0 
Taça de Honra: Benfica-Sporting, 0-1 
Benfica-Marselha, 1-2 
Benfica-Ajax (Eusébio Cup), 0-1   
Benfica-Sion, 2-0  
Benfica-Ath. Bilbao, 0-2  
Arsenal-Benfica (Emirates Cup), 5-1   
Benfica-Valencia (Emirates Cup), 1-3 


O Benfica realizou 8 jogos, dos quais perdeu 6 e venceu os restantes. Quem acompanha o dia-a-dia benfiquista não ficou de todo surpreendido com este péssimo arranque e passo a explicar porquê.
 - Os adversários escolhidos não foram os melhores (numa primeira fase deviam ter sido escolhidos emblemas secundários como o Porto e Sporting fizeram para ganharem ritmo competitivo)
- Muitos jogos em curtos espaços de tempo, o que acumulado com os treinos muito exigentes fisicamente deixaram os jogadores de rastos
- Lesões em jogadores importantes para a equipa como Luisão e Jardel
- Muitas saídas de jogadores para outros clubes, o que rendeu um valor a rondar os 100 M aos cofres da luz (apesar de parecer um bom número houve maus negócios por parte do Benfica)
- Entradas de jogadores sem qualidade para serem indiscutíveis na equipa encarnada (na minha opinião só Derley e Benito têm qualidade para dentro de algum tempo serem boas opções para Jesus)
- Situação do BES parece ter contribuído para a pouca capacidade financeira demonstrada (a SAD benfiquista está em clara contenção orçamental, contratando jogadores por baixos valores e com baixos ordenados)
- Grande indefinição no plantel (a esta altura a equipa já deveria estar 95% definida, o que está longe de acontecer)


Principais contratações: Candeias; Benito; César; Derley; Luís Filipe; Talisca; Eliseu; Bebé


Principais saídas: Garay: André Gomes; Markovic; Rodrigo; Siqueira; Oblak; Cardozo 

O plantel encarnado está muito longe de estar fechado. Gaitán e Enzo devem estar próximos de sair e para piorar a situação o próprio JJ já ameaçou sair caso saiam mais jogadores (embora essas declarações fossem proferidas com risos à mistura).
Como JJ disse falta contratar um Guarda-redes, um Médio Defensivo e um Avançado Centro de qualidade indiscutíveis e caso os 2 argentinos saiam vai ser necessário substituí-los .

Tendo por base que Gaitán e Enzo permanecem na luz e alguns nomes apontados como possíveis reforços,  deixo aqui um possível plantel para a equipa encarnada ser candidata ao título e fazer boa figura na Champions, não esquecendo o rigor orçamental imposto.

Plantel 2014/2015 

Guarda-Redes: Karnezis (Panathinaikos); Karius (Mainz); Paulo Lopes
Defesas Direitos: Maxi; Sílvio; Cancelo
Defesas Esquerdos: Benito; Eliseu
Defesas Centrais: Luisão; Lisandro; Jardel; César
Médios Defensivos: Fejsa; André Almeida; Jordy Clasie (Feyenoord)
Médios Centro: Enzo; Amorim; Talisca; João Teixeira
Alas: Salvio; Gaitán; John; Sulejmani; Pizzi
Avançados: Lima, Derley, Bebé; Eduardo Vargas (Nápoles)

Notas:
- Bernardo Silva tem grande talento, mas parece que não conta para Jesus. No esquema de JJ, penso que o melhor lugar para ele seria na ala esquerda ou mesmo como 2ª avançado
- Nelson Oliveira apresentou qualidade e empenho na pré-época, mas é outro que parece não estar nos planos de JJ
- Jara teve muitos minutos nestes jogos e deve ficar na equipa, apesar de na minha opinião não ter qualidade suficiente
- Banega (Valência) e Taison (Shakhtar) podiam ser bons substitutos de Enzo e Gaitán, caso deixem o clube

O Benfica vai ter que montar uma equipa praticamente nova, pelo que nos primeiros jogos vão ter algumas dificuldades adicionais. Esta situação só não compromete de imediato os objectivos encarnados porque o Porto atravessa uma fase semelhante (embora com muito melhor organização e com grandes contratações) e o Sporting tem novamente um plantel com poucos jogadores que façam a diferença nos grandes jogos.

1 comentário:

Mattos disse...

Boas...

Tiago, parabéns pela excelente análise e mais uma vez contribuiste com um post de elevado nivel.