sexta-feira, 17 de agosto de 2012

"El derbi español"

paixaodabola a tentar desvendar o grande mistério do século XXI...Quem é melhor, o Real Madrid ou o Barcelona?

17/08


A Liga espanhola arranca já este Sábado com o jogo Celta de Vigo-Málaga, mas as atenções estarão todas viradas para Domingo, quando os intervenientes do "El Clásico" efectuam as suas estreias oficiais na época 2012/2013.
O Real Madrid recebe o Valência, enquanto o Barcelona recebe o Real Sociedade.
Todos os anos se gera uma grande discussão acerca de quem estará mais forte, o Real Madrid ou o Barcelona?
  A resposta é praticamente impossível de dar, mas hoje faço um confronto dos dois plantéis com o objectivo de nos elucidarmos um pouco melhor acerca desta questão.


 

 

 

 

Real Madrid


Plantel

Guarda-redes: Casillas,Adán, Jesús Fernández
Defesas: Pepe, Sergio Ramos, Marcelo, Fábio Coentrão, Arbeloa, Albiol, Varane
Médios: Nuri Sahin, Khedira, Kaká, Ozil, Granero, Xabi Alonso, Lass Diarra
Avançados: Cristiano Ronaldo, Benzema, Higuaín, Callejón, Di María, Morata

Treinador: José Mourinho

Barcelona

Plantel

Guarda-redes: Valdés, Pinto, Francesc Vilanova
Defesas: Daniel Alves, Piqué, Puyol, Bartra, Alba, Montoya, Abidal, Adriano, Fontás, Muniesa
Medios: Fàbregas, Xavi, Iniesta, Thiago Alcântara, Jonathan dos Santos, Mascherano, Busquets, Afellay
Avançados: Messi, Villa, Tello, Alexis Sánchez, Pedro, Cuenca

Treinador: Tito Vilanova


Comparação entre os titulares e treinadores


Guarda-redes: Casillas vs Valdés
O guardião do Real Madrid ganha claramente este duelo, já que é o número 1 espanhol, enquanto Valdés é o número 3/4 espanhol. Mas ambos têm imensa qualidade e fazem as suas equipas ganharem muitos pontos com enormes intervenções.

Defesa direito: Arbeloa vs Dani Alves
O brasileiro é superior ao espanhol. Embora Arbeloa seja titular na melhor selecção do mundo, não tem a velocidade, qualidade atacante e de remate que Dani Alves possui.

Defesa esquerdo: Coentrão/Marcelo vs Alba
Qualquer um dos do Real é superior ao espanhol do Barça. Alba é titular na selecção espanhola, mas ainda não está ao nível quer de Coentrão quer Marcelo, que actualmente são os melhores do mundo na posição. Alba ao afirmar-se no Barcelona e ao melhorar alguns aspectos, principalmente a nível defensivo, atingirá o nível do rivais.

Defesa central lado direito: Ramos vs Puyol
O espanhol catalão está na fase descendente da carreira, enquanto Ramos, desde a chegada de Mourinho, transformou-se num jogador completamente diferente (para melhor) e tem como principais atributos a disciplina táctica, a rapidez, o bom jogo aéreo, é tecnicamente evoluído e em suma é um jogador super completo. Ramos é nesta fase claramente superior a Puyol.

Defesa central lado esquerdo: Pepe vs Piqué
Neste duelo não dá para escolher um vencedor, embora goste mais de Pepe. São os dois melhores da actualidade, têm todas as características necessárias para se ser um central de top mundial e distanciam-se de todos os outros da mesma posição.

Médio defensivo: Khedira vs Busquets
O médio catalão é superior. É titular na selecção espanhola e apresenta uma grande qualidade na recuperação de bolas e na ocupação de espaços. O alemão é superior a sair para o ataque, mas no geral está um pouco abaixo do espanhol.

Médio Centro: Xabi Alonso vs Xavi
Um confronto de jogadores de características diferentes, embora sejam os dois indispensáveis e determinantes nas suas equipas. Por esta razão, não há vencedor neste duelo, mas Xavi é um jogador de que dá mais gosto ver jogar e tem um talento superior.

Médio ofensivo: Ozil vs Iniesta
Mais uma vez é muito difícil definir um vencedor, mas neste momento Iniesta está um pouco acima, por estar no top 3 mundial, por ter sido o melhor jogador do europeu e por ser mais regular. A médio prazo Ozil vai passar o seu adversário, para isso basta ser mais regular e ter a cabeça bem assente no futebol.

Extremo esquerdo: Ronaldo vs Pedro
Ronaldo vence sem dúvidas nenhumas. Pedro é talentoso, mas está muito longe do madeirense e nunca atingirá o nível de Ronaldo. Ronaldo é o jogador mais completo da actualidade, tem uma média de golos extraordinária e só não é todos os anos o melhor do mundo porque teve o azar de um rapaz de nome Messi ser da sua geração.

Extremo direito: Messi vs Di Maria
Messi, como todos sabemos, é um melhor a par de Ronaldo, é um jogador do outro mundo e não existem palavras para o descrever. Di Maria também é muito talentoso e poucos fazem o que ele consegue fazer com aquele "objecto redondo", mas ainda está uns degraus abaixo de Messi e provavelmente nunca lá chegará.

Ponta de Lança: Benzema vs Villa
Mais uma vez é um duelo com dois dos melhores da actualidade, mas Benzema é neste momento superior em virtude da grave lesão de Villa no ano transacto. Benzema mostrou ser um avançado humilde, trabalhador e talentoso, o que lhe valeu o lugar de segundo melhor marcador da equipa, logo atrás de Ronaldo. Mas atenção a Villa, o rapaz vem com "fome de bola" e este ano pode ser o ano dele.

Treinador: Mourinho vs Vilanova
O duelo que menos dúvidas deixa. Vilanova vai estrear-se na 1ª divisão, enquanto Mourinho já ganhou 4 das principais ligas europeias e a Liga dos Campeões, o que faz do "Special One" um claro vencedor.

paixaodabola : Veredicto final

Como foi possível observar e como dito anteriormente é muito difícil dizer quem realmente é melhor, se o Barcelona comandado por Messi, se o Real Madrid comandado por Cristiano Ronaldo. Mas como opiniões são diferentes de verdades absolutas, elegemos o Real Madrid como vencedor deste duelo. O Real conta com um treinador claramente superior, que consegue transformar equipas muito boas em equipas do "outro mundo", tem uma defesa mais segura e organizada e conta com um ataque jovem e irreverente, muito difícil de parar. O Barcelona tem vantagem em relação ao rival no centro do terreno, onde possui mais talento e entrosamento, mas a equipa de Madrid cada vez se entende melhor e com toda a certeza vai ao mercado reforçar o meio-campo (Modric é dado como praticamente certo em Madrid), o que pode reforçar a vantagem do Real. Assim na nossa opinião, esta época a equipa de Mourinho vai juntar mais um titulo de campeão espanhol ao muitos que já tem.
A luta entre a equipa da capital da Catalunha e a equipa da capital espanhola, mais uma vez vai deixar os adeptos de todo o mundo deliciados e em êxtase, tal é a qualidade futebolística apresentado pelas duas formações. Vão-se encontrar directamente na 7ª jornada (6 e 7 de Outubro) e na jornada 26 (2 de Março).







1 comentário:

Mattos disse...

Excelente post com enorme qualidade , sendo que é bastante elucidativo e demonstrativo da força destes dois clubes que actualmente são do melhor que existe neste nosso "planeta ...bola".