segunda-feira, 10 de maio de 2010

Rescaldo da 30ª Jornada...

paixaodabola no dia mais vermelho de Portugal............

Segunda, 10

Liga Sagres
30ª Jornada 









Ponto final na Liga Sagres com a festa vermelha a transbordar da Catedral da Luz ( 65 mil espectadores ) para as ruas e avenidas deste nosso Pais, onde milhões de benfiquistas deram voz e cor a um imenso e inanarrável mar vermelho.
Este foi um titulo ( 32º ..) que pecou por tardio, tal foi a superioridade da equipa encarnada ao longo da temporada, onde espalhou a arte de bem jogar à bola, acumulando vitórias, exibições de gala e goleadas como há muito não se via em Portugal.
Claro que haverão alguns anti-benfiquistas primários que darão voz a sub refúgios de promenor a fim de retirar brilho a uma conquista plena de sentido de justiça, num campeonato marcado incontornávelmente por um Super Benfica e por um Bragão, que valorizou até à ultima jornada a vitória encarnada.
E um Campeão é sempre incontestável, como foi o FC Porto de Mourinho, F.Santos, Jesualdo e o Sporting de Inácio e Boloni. E este Benfica de Jesus não fica nada atrás em relação aos demais....pelo contrário.....
Perante um FC Porto que acabou por se quedar num algo surpreendente terceiro posto, que atirou a equipa Tetra Campeã Nacional, para fora da Liga dos Campeões, o que não deixa de ser registo inédito nos ultimos anos na Liga Portuguesa.
Porém, diga-se em abono da verdade que uma classificação que fica definida ao longo de trinta jornadas, não pode deixar de refletir o que de verdade se passou neste campeonato. E se olhar-mos para os quatro primeiros classificados em particular, observamos que estão na posição correcta em virtude do que mostraram ao longo da época e mesmo em termos pontuais, a separação abismal existente entre os dois emblemas da segunda circular, apenas refletem a distância  exibicional e motivacional que identificaram os dois conjuntos.
Surpreendente, foi a conquista do lugar de acesso à Liga Europa por parte do Maritimo em pleno Estádio D.Afonso Henriques que deixou os adeptos Vimaranenses à beira de um ataque de nervos e para Paulo Sérgio, certamente não foi a despedida que desejava antes de rumar a Alvalade.
Nos lugares de descida, nota para a ultrapassagem do Belenenses ao Leixões num sprint final inexplicavel ou talvez não, atendendo ao retirar de pressão nos ultimos dois jogos, que valeram duas vitórias aos azuis do Restelo e os colocaram novamente no lugar de espera à porta da secretaria da Liga.
Parabens aos regressados, Beira Mar ( Aveiro merece ter uma equipa no esclão maior do futebol Português.. ) e Portimonense ( regresso saudado 20 anos depois.. ) que coloca o Algarve novamente com duas equipas no mapa do futebol Lusitano.









































Resultados:


Leiria1 | 4Porto





Leixões1 | 2Sporting





V.Setúbal1 | 2Belenenses





P. Ferreira2 | 2Olhanense





Nacional1 | 1Braga





Naval0 | 1Académica





V.Guimarães1 | 2Marítimo





Benfica2 | 1Rio Ave






Classificação Final :

                                  J     V     E    D    Pts








1     Benfica   30   24   4    2     76

2Braga30225371

3Porto30215468

4Sporting30139848

5Marítimo301181141

6V.Guimarães301181141

7Nacional301091139

8Naval301061436

9Leiria30981335

10P. Ferreira308111135

11Académica30891333

12Rio Ave306131131

13Olhanense305141129

14V.Setúbal305101525

15Belenenses304111523

16Leixões30561921



Estatisticas finais :

Golos do campeonato
601 golos
Média por jogo
2,50 golos
Média por jornada
20,03 golos
Cardozo
Benfica
Golos: 26
..........................
Falcao
Porto
Golos: 25
.........................
Liedson
Sporting
Golos: 13
........................







Maiores séries consecutivas - Liga Sagres 2009-2010
Sport Lisboa e Benfica
Vitórias consecutivas: 10
.............................................

Golos marcados - Liga Sagres 2009-2010

Sport Lisboa e Benfica
78 golos 
.............................................
Golos sofridos - Liga Sagres 2009-2010
Sport Lisboa e Benfica
Golos sofridos: 20
Sporting Clube de Braga
Golos sofridos: 20
.......................................
Posse de Bola - Liga Sagres 2009-2010
Futebol Clube do Porto
Média: 29 min
.......................................
Total de cartões - Liga Sagres 2009-2010
Sporting Clube Olhanense
Total de cartões: 101
.......................................
Maiores vitórias - Liga Sagres 2009-2010

1Benfica - V.Setúbal     Jornada nº 3       8 - 1
2Benfica - LeixõesJornada nº 65 - 0
3Benfica - NacionalJornada nº 86 - 1
4Marítimo - BenficaJornada nº 160 - 5
5Sporting - Rio AveJornada nº 255 - 0
6Benfica - OlhanenseJornada nº 285 - 0

......................................






Jogos com mais cartões - Liga Sagres 2009-2010














JogoJornada AmarelosDuplos amarelosVermelhosTotal

1Olhanense - Benfica        Jornada nº 13     10              03                 13
2Braga - V.GuimarãesJornada nº 2571311

3Porto - BenficaJornada nº 29101011


......................................
Total de jogos arbitrados 

1Duarte Gomes14
2João Ferreira14
3Jorge Sousa14
4Carlos Xistra14

.......................................

Rescaldo da 30ª Jornada

U.Leiria - FC Porto ...................... 1-4
Num jogo onde o maior ponto de interesse residia em saber quantos golos apontaria Falcão, na luta pelo primeiro posto de melhor marcador da Liga Sagres, teve um inicio prometedor da União que conseguiu ser a melhor equipa dentro do Magalhães Pessoa até ao intervalo, tendo inclusive ganho vantagem no marcador através de Cássio.
No regresso dos balneários, veio outro FC Porto e num ápice deu a volta ao marcador por intermédio do reforço de final de época de seu nome...Freddy Guarin e pelo inevitável Falcão a bisar e a ficar com a legitima esperança de alcançar o almejado titulo individual, não esquecendo pelo meio do golo do irrequito "cebola" Rodriguez.
Goleada sem sabor da equipa azul e branca que assim fechou o pódio da Liga Sagres.

Leixões - Sporting CP .................. 1-2
E quando tanto se discute o serviço ?? publico prestado pela RTP, na aquisição das sobras que a Sporttv dispensa...o que dizer aos corajosos espectadores que se lembraram de assistir ao jogo que punha frente a frente o despromovido Leixões e o acomodado quarto classificado da Liga Sagres.
No jogo de despedida de Carvalhal, valeram os golos de Veloso e do inspirado Pedro Silva, contrapondo com o obtido por João Paulo, para dar algum sal a um jogo que até teve algumas pinceladas de interesse no meio de um quadro acinzentado apresentado por ambos os conjuntos, resultante de uma época para esquecer....
No deve e haver, ganhou e bem o Sporting, mas esta vitória tem algum peso na caminhada espinhosa e amargurada que a equipa Leonina percorreu nesta Liga Sagres....certamente que não, mas contudo ...ganhar é bem melhor que perder....

V.Setúbal - Belenenses ................ 1-2
Bem, este Belenenses lembra-me aquele condenado que mostra arrependimento no momento da execução.... ou seja depois do mal estar feito e de não haver volta a dar à situação, é que se lembra de por a mão na consciência...pois é, mas já não dá, só se existir outro milagre de secretaría........
Num jogo que até começou bem para os comandados de Manuel Fernandes, com a obtenção do golo  inaugural do polaco Kazmierczak, acabou da pior maneira possivel com a reviravolta no marcador efectuada por Romário e André Almeida.
Vitória moral dos azuis do Restelo, que saem inglóriamente para a Liga Vitális, quando aos Sadinos, objectivo cumprido e ponto final.


P.Ferreira - Olhanense ................. 2-2
Mais um jogo para cumprir calendário, já que as equipas envolvidas tinham o seu lugar garantido para a próxima edição da Liga Sagres.
Num jogo algo monótono, sobressaiu o voluntarioso avançado algarvio de seu nome...Djalmir que conseguiu através dos seus dois golos, levar para a cidade de Olhão um pontinho que parecia distante de alcançar, olhando para o caudal ofensivo patenteado pela equipa de Ulisses Morais, especialmente na primeira metade do encontro.  

Nacional - SC Braga .................... 1-1
Num jogo de premonição de Domingos Paciência, aconteceu o esperado, passo a explicar :
» Empate entre duas boas equipas da Liga Sagres
» Boas exibições de dois dos melhores guarda redes da Liga
» Golo do Nacional a ser apontado pelo inevitável Edgar Silva
» Um lance duvidoso ( fora de jogo numa jogada que acabou em golo para o SC Braga )
» Não acabou a jogar contra dez
»Adeptos do Nacional a festejar os golos do Maritimo
»Adeptos do SC Braga a ficarem desolados com os golos de Cardozo
e para finalizar ..a cereja no topo do bolo:
»Domingos Paciência a fazer o discurso , quiça encomendado pelo seu próximo patrão, no qual refere que " O benfica fez um campeonato a jogar contra dez, enquanto nós tivemos dois jogos nessas circunstâncias..." Há momentos na vida de um homem que o silêncio vale OURO.....
No restante, nota para a segunda parte alucinante em que ambas as equipas pura e simplesmente mandaram os seus treinadores às favas e jogaram, como se trata-se de um jogo..rua contra rua, à boa maneira antiga, imperando o futebol livre de tácticas, com as oportunidades de golo a acontecerem de forma natural . 
Parabéns ao SC Braga, pela época sensacional que realizou e que só não deu titulo Nacional, porque apareceu Jesus com o SL Benfica ao colo de grandes exibições e bom futebol.
Para o ano, volta-se a escrever história com a ida à pré-eliminatória da Champions League e que bom era para o nosso futebol, o SC Braga acompanhar o SL Benfica na fase de grupos da milionária competição.




Naval - Académica ...................... 0-1
Derby regional, com a Brisa a puxar dos galões numa altura de queima das fitas, num jogo que já nada decidia em termos classificativos com a Naval a alcançar a melhor classificação de sempre ( 8º lugar ) e a Académica a quedar-se pelo 11º posto.
Com Fábio Jr, mais uma vez a ser nota de destaque por parte da Naval, foi Bruno Amaro ( regresso após paragem de 8 meses.. ) que teve nota máxima, já que entrando a 11 minutos do fim, teve o engenho de marcar na primeira vez que tocou na bola e com tal feito dar a vitória aos estudantes.


V.Guimarães - Maritimo ............. 1-2
Quando aos 15 minutos de jogo, Valdomiro deu vantagem ao Vitória num jogo onde somente necessitava de um empate para garantir a Liga Europa, poucos pensariam que tal objectivo não fosse alcançado...todos menos a equipa do Maritimo e o seu jovem treinador Van der Gaag.
E nem as ausências de dois pilares da equipa Vimaranense ( Gustavo e Nuno Assis ) servarão para explicar o desairo sofrido em pleno D.Afonso Henriques.
Mas nesta ponta final de campeonato, quem têm Kléber , tem quase tudo e o avançado brasileiro mais uma vez marcou e decidiu a favor dos Madeirenses, pese embora a confusão gerada pela expulsão de Peçanha ao cair do pano e com Paulo Jorge a calçar as luvas de guarda redes.
Prémio justo este 5º lugar para o Maritimo ? Talvez não, já que o mesmo foi pertence quase em exclusivo da equipa Vitoriana ao longo da época, mas acaba por ser um justo prémio à boa recta final dos Maritimistas.


SL Benfica - Rio Ave .................. 2-1
Acabou por não ser um jogo bem conseguido por parte do SL Benfica, mas derivado ao peso que o mesmo tinha, em termos de decisão do titulo Nacional, não seria de esperar algo diferente.
O SL Benfica sabia com que linhas tinha de "cozer" e que para a costura sair perfeita, apenas lhe bastaria um empate para ser campeão e não depender de terceiros.
E quando Cardozo inaugurou o marcador aos três minutos de jogos, já se ouvia o champanhe a correr por esse País fora, sabendo que muito dificilmente o 32º titulo da história encarnada lhe fugiria e nem as premonições de Domingos Paciência e dos milhões de adeptos do Rio Ave,  poderiam evitar tal destino.
E quando aos 11 minutos, Wires resolve dar razão a Domingos e coloca a sua equipa a jogar com dez, fruto de uma entrada a "matar" ás partes de Ramire( Ó Domingos, devias de estar na pele do Ramires para saboreares o momento.... ), quase que acaba com o jogo e sublinho o quase.....
O quase aconteceu, porque o SL Benfica nunca teve a arte e engenho que tanto usou ao longo da época para dar a estocada final nos irrequietos Vilacondenses e com isso viveu bem Ricardo Chaves que aos 72 minutos desviou oportunamente uma bola para o fundo das redes de Quim, fazendo o empate e lançando alguma reticências na partida.
Mas como Cardozo é tido como um avançado algo teimoso e como tinha um Falcão para retirar do poleiro, não demorou mais que seis minutos para que o Estádio da Luz rebenta-se de alegria , dando inicio a uma festa a todos os niveis inesquecivel, que culminou com o primeiro lugar da Liga para o SLB e o topo dos marcadores para Cardozo.....dobradinha saborosa.....
Nota de destaque para os grandes baluartes desta conquista, que tiveram em Vieira, Rui Costa, Jesus, David Luiz, Di Maria , Saviola e Cardozo os expoentes máximos, não retirando brilho a uma equipa que o foi na verdadeira ascenção da palavra ao longo duma época marcada por grandes exibições, goleadas e muito , mas muito bom futebol......
Em relação à festa do titulo...palavras para quê, vejam as imagens impressionantes , impares em termos Nacionais e apetece-me perguntar.....O País parou ? Terá sido uma greve dos camionistas ? Terá chegado Bento XVI ? NÃO E NÃO....O BENFICA FOI CAMPEÃO.................

em Lisboa :



















































           














e em Abrantes :
















..........................................
O cromo da semana ..

 E o cromo da semana é ............por unânimidade
Sub comissário da PSP ( Marco Almeida ) - «Não houve quaisquer estilhaços e ninguém ficou ferido. Fizemos tudo de forma a precaver esses incidentes e eles não se verificaram»

Isto tudo depois de 10 milhões de Portugueses terem visto, via TV exactamente o contrário......
...........................................

Declarações a quente ......









Jorge Jesus ( Treinador do SL Benfica )
« Senti que festejaria no último encontro»
E não é que isto das premonições pegá-se....a diferença é que Domingos tenta adivinhar e Jesus adivinha mesmo....coisas divinas....

Carlos Brito ( Treinador do Rio Ave )
« Marcamos na única vez que fomos à baliza »
Meus senhores....gravem esta frase, que este tipo de honestidade não se lê todos os dias...


Aimar ( médio do SL Benfica )
« Impressionante, nunca pensei que fosse assim »
Parabéns Pablo, estás no maior clube Português e num dos maiores do mundo......

 
David Luiz ( defesa do SL Benfica )
« Ficarei no Benfica » 
Era bom, era......mas a ver vamos, a cláusula é só de 50 milhões..........


Domingos Paciência ( Treinador do SC Braga ) 
« Somos Campeões »
Nem na Play Station, ó Domingos.......... 


Paulo Sérgio ( Treinador do V.Guimarães )
«Estamos tristes mas não envergonhados»
Então espera só pelo próximo campeonato...........


Falcão ( avançado do FC Porto )
« Há coisas estranhas no futebol português, coisas que têm de mudar para o campeonato ser melhor».
Concordo plenamente, deveriam substituir :  as bolas de golfe por palmas , a fruta por algo mais doce, o Rodriguez pelo Di Maria, o Proença pelo Calheiros....só não te substituia a ti, porque de facto és um grande goleador........






Carvalhal ( Treinador do Sporting CP )
«Devido a tudo o que aconteceu saímo-nos bem. Levámos a nau a bom porto».
Sem comentários............ 

.................................................... 

5 comentários:

BARÃO VERMELHO disse...

E PARA O ANO GRITAREMOS, SÓ , SÓ, SÓ MAIS UM. ESTE CAMPEONATO FOI O PRIMEIRO DE MUITOS MAIS.
PARA O ANO NÃO TEMOS O BRAGA DE CERTEZA A MORDER NOS CALCANHARES, NEM DE CERTEZA O SPORTING MAS TEREMOS O FCPORTO A LEVAR OUTRA VEZ COM A POEIRA QUE LARGAMOS NA NOSSA CAMINHADA PARA O 33 CAMPEONATO NACIONAL.
PARA O ANO NA LIGA DOS CAMPEÕES NÃO SERÁ DIFICIL FAZER MELHOR DO QUE O FCPORTO NÃO FEZ ESTE ANO.
O CAMINHO ESTÁ TRAÇADO E AGORA NEM A AZIA DE QUEIROZ PARA O SLBENFICA FARÁ PARAR ESTA ONDA VERMELHA.
AS ESTATISTICAS DIZEM TUDO E ESTE ANO O CAMPEONATO FOI O BENFICA MAIS 15.

Anónimo disse...

Á meia noite será divulgada a entrevista exlusiva do portuguesesnoestrangeiro com um jogador..

vem ver!

http://portuguesesnoestrangeiro.wordpress.com

Anónimo disse...

agora só me apetece gritar bem alto

campeões,campeões,nós somos campeões,campeões,campeões,nós somos campeões.

slb,slb,glorioso,slb,glorioso,slb

Papa Bento 32

Nuno Matos disse...

Sim senhor, já não vinha aqui há bastante tempo e fiquei muito surpreendido com a evolução desde excelente blogue. Magnifico trabalho e viva ao Benfica.
Agora com mais tempo irei visitar mais regularmente. Parabéns!

Um grande abraço

águia vitória disse...

isto de ser campeão tem a seus beneficios.
di maria-40 milhões
david luis-50 milhões
cardozo-30 milhões

em relação ao porto,qual a sua melhor oferta?só o bruno alves e mesmo assim fala-se em 20 milhoes.
sporting,só o veloso é que pode dar alguma coisita e para o miguel era o euromilhões sair dali para fora.
carrega benfica