segunda-feira, 17 de maio de 2010

Final da Taça de Portugal......

paixaodabola na festa da Taça.....

Domingo, 16

Taça de Portugal
Millennium Cup
FINAL









E pronto, já chegou ao fim a época futobolistica em Portugal, com a realização da festa do povo, que têm como ponto alto a final do Jamor, sendo que é de facto o local indicado para este grande evento no panorama desportivo Português. O ambiente que se respira antes da grande final na mata do Jamor é único e dá um colorido diferente, ao que todos nós denominamos e bem...a Taça das Taças em Portugal, e que bonita foi a festa mais uma vez, com a singularidade de este ano o Jamor acolher as gentes boas de Trás os Montes, que tão bem sabem estar no desporto e penso que nem os mais de 400 Km que tiveram de percorrer os demovia de estar presentes no palco mitico desta final.
 Para as gentes de Chaves, foi um momento único e inesquecível por certo. Para os da cidade invicta,  foi a grande oportunidade de festejarem algo de importância nesta época, verdadeiramente  para esquecer.


 





FC Porto - D.Chaves ..................... 2-1
Num jogo que se esperava de dificuldade menor para os azuis e brancos, teve no seu inicio algo de inesperado, já que a grande oportunidade de golo pertenceu ao D.Chaves por intermédio de Edu ao atirar ao poste após saida algo atrapalhada do agora titular da baliza Portista Helton ( o guarda redes convocado para o Mundial no banco....normal, está mais que visto, afinal só tinha jogado 3 jogos esta época ..).
Á melhor entrada do D.Chaves respondeu o FC Porto por Guarin, que descaido pela direita teve no seu pé "quente" e na falta de habilidade de Rego ( Guardião Flaviense ) o contributo necessário para alcançar o golo da vantagem do FC Porto.
Logo  dez minutos passados deste incidente, já aparecia Hulk descaido pela direita ( bela autoestrada... ) que só teve de cruzar rasteiro para Falcão encostar para golo, dilatando a contenda e com isso dar a ideia de "game over" no Estádio Nacional.
E até ao intervalo, bem os Portistas poderiam ilustrar o marcador com outros números, tantas foram as oportunidades desperdiçadas, principalmente por Hulk, sendo que a mais escandalosa foi em cima do descanso com Falcão a fazer aquilo que não costuma ser seu hábito: falhar um golo de baliza aberta ...incrivel.
Intervalo a chegar com o dois a zero a ser resultado algo escasso para tanto desperdicio azul e branco, mas acabou por ser um mal menor para um conjunto que veio de Chaves ( acabadinho de descer à II B ) e que aqui e acolá tentou contrariar o poderio Portista.
Na segunda metade, o FC Porto, tirou um pouco o pé do acelerador e á passagem dos 80 minutos o D.Chaves  empatou o jogo por intermédio do recém entrada Clemente, que aproveitou uma displicência de Bruno Alves no eixo da defesa azul e branca.
Até ao final motivo de preocupação para Jesualdo, que viu o conjunto de Tulipa a acreditar que poderia ser possivel o empate ante os Dragões e de repente um jogo que parecia estar morto à nascença, ganhou motivo extra de interesse e até final...sinal mais para o D.Chaves, que tentou mas não conseguiu o milagre do Jamor.
Antes do apito final de Pedro Proença, destaque para as expulsões de Ricardo Rocha por parte do D.Chaves e de Bruno Alves pelo FC Porto, ambos com duplo amarelo.
Vitória merecida mas algo sofrida nos instantes finais de um FC Porto, que mostrou o melhor e o pior que tinha apresentado esta época e perante uma equipa Flaviense claramente inferior, seria de esperar bem...bemmm...melhor.
Parabens ao FC Porto pela conquista da sua 15ª Taça de Portugal e para o D.Chaves, uma palavra de apreço para uma equipa, que sendo David contra Golias, quase que deitava o gigante ao chão, pelo menos nunca se deu como vencida e lutou estoicamente até ao derradeiro minuto.
Uma palavra final para o "fair play" patenteado pelos adeptos presentes no Jamor, que viveram a final da Taça como ela deverá sempre ser vivida.....uma enorme festa do desporto.
Para os adeptos encarnados, que tinham sido alvo de inúmeros "ataques" e provocações nos dias que antecederam à conquista do titulo Nacional e no próprio dia da consagração.....uma palavra...exemplar, a provar que o receio que entretanto foi estampado na comunicação social na véspera da viagem da comitiva azul para o Jamor, foi apenas fogo de artificio........





























.................................

O Cromo da semana ........

O Cromo da semana é......( 63 % ) de votos

Domingos Paciência _ « O benfica fez um terço do campeonato a jogar contra dez...»


Parabéns Domingos pelo prémio mais que merecido,  já que com esse discurso certamente agradarás ao Pápa D.Nuno .




....................................

Declarações a quente ....















Jesualdo Ferreira ( Treinador do FC Porto )
«Vocês não me querem mesmo aqui»
Ó Jesualdo, parece que afinal descobriste a pólvora........




Hulk ( atacante do FC Porto )
«Somos a melhor equipa de Portugal»
Pronto, agora é que ele se passou de vez,  e .....não foi em nenhum túnel... 


Tulipa ( Treinador do D.Chaves )
«Após o nosso golo ainda acreditámos...»
Pena,  ter acontecido a  5 minutos do final ..mas valeu a intenção.....


Clemente ( jogador do D.Chaves )
«Acreditei porque quando marquei faltavam poucos minutos e até podia ter empatado, mas não tivemos sorte.»
Sorte até tiveram ..nas oportunidades falhadas pelo FC Porto, não tiveram foi equipa, mas também era pedir muito a quem acabou de descer a II B. 


Laurentino Dias ( Secretário estado da juventude e desporto )
«Neste estádio, a final da Taça de Portugal é sempre uma festa bonita sejam quais forem os clubes que a estejam a disputar.»
Assino por baixo.....contra os velhos do restelo...perdão, do norte... 

.......................................

3 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns pelo blog está muito bom.

Acompanha também:
http://onossofuteb0l.blogspot.com

O Nosso Futebol

Anónimo disse...

Obrigado o também gostei do vosso blog e vou aparecer neste espaço sempre que me seja possível.
Também já coloquei o vosso link na minha lista de blogs.

Saudações desportivas

Manuel Oliveira disse...

Caro Mattos, a festa foi bonita como sempre naquele espaço. Pena um dos clubes intervenientes teime em querer tirá-la de lá. Eles bem tentam todos os anos, mas felizmente neste item não lhe dão ouvidos.
Abraço.