quarta-feira, 28 de abril de 2010

Rescaldo da 28ª Jornada...

paixaodabola na hora das decisões na Liga Sagres.....

Terça, 27

Liga Sagres
28ª Jornada








Jornada chave para limar algumas arestas em relação às grandes decisões na Liga Sagres.
Nada ficou verdadeiramente decidido, visto que os três primeiros classificados venceram e mesmo o Sporting com o empate em Leiria, apenas adiou  o tão almejado quarto lugar. A titulo definitivo, só a descida anunciada do Belenenses para a Liga Vitális em virtude da sua derrota em Guimarães.
As maiores decisões  ficaram adiadas, quiça para o próximo fim de semana, onde o SL Benfica ao visitar o Dragão, apenas necessitará de um empate para se sagrar pela 32ª vez Campeão Nacional ( pode perder desde que o SC Braga não ganhe na recepção ao Paços Ferreira... ).
Para o SC Braga, embora continue com ténues esperanças em alcançar o feito quase utópico do titulo Nacional, pode diante da equipa Pacence, garantir o segundo posto e respectivo acesso à pré eliminatória da Champions League..
No que diz respeito ao Dragão resta vencer o arqui rival SL Benfica, para tentar atenuar o estrago duma época que não correu nada bem para os lados da Cidade Invicta, na qual após vários anos a ter participação garantida na maior competição da Europa , se vê na iminência de a ver por fora e com a agravante do clube substituto ter sido um parceiro no despejar dos excedentes do Dragão...ironias do destino.....
Em relação ao Sporting, nada de relevante a acrescentar, já que apenas cumpre calendário...














Resultados :










Rio Ave0 | 0Marítimo




V.Setúbal2 | 5Porto




Benfica5 | 0Olhanense




Leixões1 | 3Académica




Nacional1 | 1P. Ferreira




Naval0 | 4Braga




Leiria1 | 1Sporting




V.Guimarães2 | 0Belenenses





Classificação :

                                       J      V      E    D    Pts                                      







1Benfica              28      23     4     1       73
2Braga28214367
3Porto28195462
4Sporting28129745
5V.Guimarães281171040
6Nacional281071137
7Marítimo28981135
8Leiria28981135
9P. Ferreira288101034
10Naval28961333
11Rio Ave286121030
12Académica28781329
13V.Setúbal285101325
14Olhanense284131125
15Leixões28561721
16Belenenses282111517

.............................................................
Rescaldo :

Rio Ave - Maritimo ...................... 0-0
Jogo que garantiu a manutenção do Rio Ave na Liga Sagres, e que terminou em branco na obstante das várias oportunidades de golo desperdiçadas por ambas as equipas. Pertenceu aos Vilacondences a melhor das oportunidades, com Wires a atirar ao poste na conversão de um livre directo e a Djalma a possibilidade de levar a vitória para a Madeira, tendo o avançado Maritimista ficado admirado com tanta facilidade no frente a frente com o guardião do Rio Ave, tendo rematado ao lado de uma forma displicente.


V.Setúbal - FC Porto ..................... 2-5
Resultado volumoso, este que se registou no Bonfim em que a equipa Portista, aproveitou os momentos chave do jogo para se superiorizar e para marcar a diferença, sendo que a fase inicial até pertenceu aos homens do Sado, ficando quebrada com o golo de Falcão aos 15 minutos. Até ao intervalo, destaque para o primeiro golo do jovem central azul e branco Maicon, que ao elevar-se mais alto que toda a defesa Sadina, aproveitou para levar o FC Porto em vantagem por duas bolas a zero para intervalo.
Após o recomeço do jogo, apareceu  o golo do Vitória com o Brasileiro Henrique a encostar para o fundo da baliza de Beto ( substituiu Helton ), dando a ideia que o jogo estaria relançado, ideia essa que Guarin de pé quente, fez questão em contrariar com a obtenção do 3 a 1.
Até ao quarto golo foi uma questão de minutos, mais precisamente treze, tendo em Bellushi o seu marcador, após bela assistência de Guarin.. ( em grande o colombiano... ).
O FC Porto nesta altura dominava o marcador e o encontro a seu belo prazer, com o Setubal a tentar remar contra a maré....
E só mesmo o inconformado Henrique, para reduzir novamente o marcador em cima dos noventa minutos, estava feito o 2 -4, sendo que não seria o último da tarde/noite do Bonfim, já que Falcão deixou novamente a sua marca, quiça injustiçado pelo cartão amarelo que levou por encostar a mão em Ricardo Silva, após entrada dura do experiente central , sem que a mesma tenha sido objecto de amostragem de cartão por parte de Pedro Henriques, ficou penalizado com a ausência no escaldante FC Porto vs SL Benfica.
Nota pela negativa para Jesualdo Ferreira, que pela primeira vez na sua longa carreira foi expulso na sequência do lance protegonizado por Falcão....não havia necessidade de manchar o curriculum....
Não deixa de ser uma grande perda para o FC Porto e para o espectáculo, já que só com os melhores em campo, se poderá  valorizar uma competição que se espera sempre competitiva e atrativa para os espéctadores e Falcão é sem dúvida uma mais valia para a Liga Sagres..fica adiada a escaldante luta pela liderança dos melhores marcadores com Cardozo para a última jornada..... 
Em suma, Porto cumpriu com a obrigação de levar os três pontos de Setúbal, não tendo a ajuda da Naval para encurtar distâncias para os Bracarenses e o segundo lugar já parece tão distante............


SL Benfica - Olhanense ................ 5-0
Ambiente impressionante num Estádio da Luz quase cheio ( 62.400 espectadores) na ânsia de nova vitória e goleada dos encarnados, que poderia resultar no titulo de Campeão Nacional, caso o SC Braga não vencesse na Figueira da Foz.
Neste jogo foi ultrapassado o milhão de espectadores em jogos na Luz nesta temporada...impressionante.
Logo aos dois minutos Cardozo deu expressão no marcador, na conversão de uma grande penalidade, que ingénuamente Delson provocou ao colocar o braço na bola em plena grande área Algarvia.
Com Di Maria endiabrado no corredor esquerdo do ataque encarnado, Delson transformou-se em Anjinho no Inferno da Luz e saiu ...queimado, após entrada intempestiva sobre o Argentino, sendo que  Lucilio Baptista nada mais poderia fazer, do que mostrar o segundo amarelo e consequente vermelho ao brasileiro do Olhanense.
Se à  partida os pratos da balança já estavam desiquilibrados em virtude da diferença de valores dos dois conjuntos, muito mais ficaram, a partir deste momento irrefletido de Delson.
Pouco depois Di Maria, tirou um "coelho" da cartola no interior da área Algarvia e com uma soberba simulação de corpo ..plantou a defesa do Olhanense e atirou para o dois a zero.
No entretanto, Luisão com uma simulação de braço mal feita..acertou com o membro na cara de Djalmir e viu o amarelo laranjado de Lucilio Baptista.
Nesta altura, já o SL Benfica dominava completamente o jogo, acumulando perigo em cada investida à área dos homens de Jorge Costa,
Com Javi ao centro, Ramires na direita e Di Maria na esquerda bem apoiados por Amorim e Coentrão, os encarnados prensavam os doces do Algarve, sem que nada os impedisse de tal acto gastronómico.
Intervalo a chegar com o resultado a pecar por escasso face a diferença existente entre os dois conjuntos neste primeiro tempo marcado pela expulsão de Delson.
E o que dizer do terceiro golo encarnado, apenas.........soberbo, após quandrigulação entre Javi-Weldon-Di Maria e Cardozo a facturar, sendo que o passe do argentino foi mesmo de ....letra.
E quando ainda se festejava o terceiro golo, surgiu o quarto com os suspeitos do costume envolvidos, Di maria cruza para Cardozo encostar e facturar novamente para o seu 24 golo e ultrapassar Falcão na luta pelo titulo de melhor marcador.
Ambiente verdadeiramente apoteótico na Luz com os adeptos encarnados a cantarem..Campeões...Campeões, em jeito de antecipação para o que acontecerá, salvo algum golpe de teatro....
Tempo ainda para Aimar fazer o gosto ao pé, na sequência de uma tabela atabalhoada na área Algarvia .
A cinco minutos do fim, mais um contratempo para a Olhanense, que fica reduzida a nove jogadores após lesão de Lionn num lance disputado com Maxi Pereira, sendo que Jorge Costa já tinha esgotado todas as substituições.
Até final, nota para o regresso de Nuno Gomes e para os artistas da noite.....Cardozo pelos golos  e Aimar e Di Maria pela magia que espalharam no relvado da luz.




Leixões - Académica .................... 1-3
Jogo de grande importância para o Leixões, visto que tenta a todo o custo evitar o que parece inevitável...a sua descida à Liga Vitális e este jogo apenas confirmou esse facto, já que nunca os Matosinhenses pareceram ter argumentos suficientes para levar de vencida uma Académica, que com esta vitória se salva das incertezas referentes ás duas últimas jornadas e garante desde já a sua merecida permanência no escalão maior do futebol Português.

Nacional - Paços Ferreira ............. 1-1
Oportunidade desperdiçada por parte dos comandados por Manuel Machado em manter distãncias ( 1 ponto ) para o V.Guimarães na luta pela quinto lugar, que dá acesso à Liga Europa.
Num jogo onde o Nacional poderia ter alcançado a vitória, face ás ocasiões de golo que desperdiçou e que o árbitro anulou ( dúvidas no golo que daria o 2 a 0, numa suposta falta de Edgar Silva ), foi o Paços que teve a Dona sorte do seu lado, tendo empatado o jogo numa altura que os adeptos alvi negros já festejavam a vitória na Choupana.


Naval - SC Braga ............................ 0-4 
Sejamos justos, se não fosse a super época do SL Benfica, este Braga mereceria ser Campeão, porque lá raça, teimosia e qualidade não falta aos guerreiros do Minho.
Num jogo, onde os adeptos benfiquistas, trajados a rigor assistiam ansiosamente no sofá , na ânsia de um desaire dos arsenalistas na Figueira que viesse a dar de mão beijada o titulo de Campeão aos encarnados de Lisboa, viu-se um não menos SuperBraga que não deu a mimina hipótese à Naval de Augusto Inácio, que não fez mais do que render-se ás evidências da superioridade dos Minhotos.
Num Estádio pintado de vermelho...impressionante o apoio da massa adepta Bracarense, teve em Luis Aguiar o seu principal artista, com o jovem Uruguaio a encher o campo e tendo em Andrés Madrid a sua preciosa muleta para manusear a transição ofensiva da sua equipa.
Destaque ainda para a pequena traição do ex. Navalista Paulão, que apontou um golo à sua anterior equipa.
Razão tem Domingos para dizer que aconteça o que acontecer, o SC Braga este ano é um verdadeiro Campeão, porque no inicio de época, quem apontasse a equipa Bracarense como capaz de discutir o titulo até ás derradeiras jornadas, decerto seria conotado como alucinado.
Verdade seja dita que a classificação actual e respectiva pontuação refletem com rigor o que se passou ao longo da temporada e são um espelho para o desempenho da equipas envolvidas nesta competição.






 







 U.Leiria - Sporting CP................. 1-1
Num jogo  disputado em território Leonino, tantos são os adeptos do clube de Alvalade na cidade do Liz, nada melhor que repartirem o "osso" pelos dois conjuntos.
Começou da melhor forma o Sporting, com Liedson..não a decidir como antes, mas a facturar e a colocar o Sporting em vantagem importante, tendo em vista o tão ambicionado quarto lugar da classificação.
Até ao intervalo, quase só deu Sporting , não tendo havido reacção significativa por parte do Leiria ao golo dos Leões e caso Yannick Djaló não estivesse tão distante do jogo e não tivesse desperdiçado tamanhas oportunidades, poderia a vantagem ser com outros numeros.
No Leiria apenas André Santos tentou a sua sorte sem grande sucesso, mas deixou um pequeno aviso para o que poderia acontecer a tanto desperdicio.
No segundo tempo, Cássio repós a igualdade e desvirtuou um jogo que estava balançado para os verde e brancos.
Até final oportunidades para ambos os conjuntos, tendo sido o guardião Leiriense o baluarte do empate alcançado pelo União, já que susteve o impeto ofensivo do Sporting até ao apito final.


V.Guimarães - Belenenses............ 2-0
Jogo que ditou a primeira grande decisão da edição 2009/2010, desta nossa Liga Sagres e que redundou na despromoção do emblema histórico de Belém pela quarta vez no seu imenso historial.
Foi uma morte anunciada, numa equipa construida para a Liga Vitális, com pequenos toques à posteriori que não conseguiram evital o inevitável.
Erros, certamente muitos, responsáveis alguns, pois apenas se confirmou em campo este ano, o que a secretárias tinha salvo em épocas anteriores e esse facto comum não é normal e transparece alguma falta de rigor e de responsabilidade para quem está ao leme de tão ilustre emblema lusitano.
Este jogo em Guimarães, perante um treinador motivado e uma equipa que está ás portas da Liga Europa, não foi mais que a confirmação de mais uma derrota, sendo que nem o plano de destaque da cruz de Cristo....Lima´, conseguiu inverter.
O Vitória teve novamente em Andrézinho e Nuno Assis os seus principais artilheiros e artistas, dando a idéia que são seguramente valores dificeis de segurar no final da época.....não esquecer que Paulo Sérgio tem passaporte para Alvalade.












..............................................

O Cromo da semana ............


 




Desta vez, não temos um, mas temos dois cromos que ficaram empatados na votação semanal......
E como nesta rubrica não pode haver empatas....o prémio vai para :

Figo : Ver Messi a jogar é como ter um orgasmo.....
que grande cromo me saiste ó Figo........e a Helen como fica ?? 

......................................................

Declarações a quente .......
  







J.Jesus ( Treinador do SL Benfica )
« Preferia ser campeão a jogar, no Dragão ou diante dos nossos adeptos.» 
Jesus disse e fez-se a vontade a nosso senhor............. 


Jorge Costa ( Treinador da Olhanense ) 
«Estratégia foi por àgua abaixo com a expulsão » 
Mas ó Jorge, no Inferno da Luz e com aquele anjinho não poderia haver milagres.........


Jesualdo Ferreira ( Treinador do FC Porto ) 
« Alguma vez havia de ser a primeira.. » 
Caro professor, diz-se por ai que a primeira é sempre a melhor.......... 


Manuel Fernandes ( Treinador do V.Setubal )
« Adversário em cada tiro, deu melro..»  
Têm tudo a ver com o atirador e com a espingarda, pois tá claro........ 


Luis Aguiar ( médio do SC Braga ) 
« O objectivo é ser campeão. Ainda não está nada decidido, há mais dois jogos, seríamos medíocres se lutássemos apenas pelo segundo lugar.»
Eu bem digo que este Braga é Bragão e não é Braguinha.......


Carlos Carvalhal ( Actual Treinador do Sporting CP )
«Este foi um jogo que não vencemos por manifesta infelicidade e ineficácia.»
Mais um, a juntar ao rol............




Lito Vidigal ( Treinador da U.Leiria )
«Ao intervalo equilibrámos o meio-campo e com sorte fizemos o empate. Foi um resultado justo.»
Em relação ao discurso......Boa largada , mas despistáste-te na ultima curva

......................................................

6 comentários:

Anónimo disse...

Benfica pode perder 9 pontos



A situação é a seguinte:

- Alan Kardec jogou o seu último jogo pelo Vasco da Gama no dia 2009-08-29 .
- Alan Kardec jogou o seu último jogo pelo Internacional no dia 2009-11-01 .
- Alan Kardec jogou o seu primeiro jogo pelo Benfica no dia 2010-01-24 .
- Resumindo: jogou por 3 clubes na época desportiva de 2009/2010 .

Nos regulamentos está o artigo 5º que diz o seguinte:
3. «Os jogadores podem ser inscritos por um máximo de três clubes durante o período compreendido entre 1 de Julho e 30 de Junho do ano seguinte. Durante este período, o jogador só é qualificável para participar em Jogos Oficiais por dois clubes .»

Anónimo disse...

Noticia de ultima hora :
Benfica pode perder mais 9 pontos.
circula na net .

"Filipe Menezes, jogador do Benfica,actuou em 3 clubes no ano civil de 2009 (Paulista, Goiás, e Benfica)... a Federação Portuguesa de Futebol diz que não é possível actuar num terceiro. Pedia que alguém explicasse este dado, ou me diga se tenho razão, e há caso, e desta forma, punir o clube em questão ! BRAGAAAAAAAAAAAAAAA"

Bem por este andar o SLB vai acabar atrás do sporting.
é só fazer contas
28-18 = 10
só falta tirar mais 10 pontos
uma dica, ouvi dizer que o MANTORRAS esta época já jogou por 4 clubes = - 12 pontos
assim já dá, vá lá, bufem e denunciem.

o contabilista

Anónimo disse...

ó contabilista tu es roto, não?
entao tu não sabes que os maiores bufos deste país são os lampiões meu grande anormal.
e como vivemos num país de corruptos tá descançado que não á perigo.

" um burro mesmo que seja contabilista será sempre um burro "

Anónimo disse...

O presidente do Sporting, José Eduardo Bettencourt, reconheceu esta quinta-feira que o Benfica, se conquistar o título, será um "justo campeão" e negou "uma revolução" no futebol leonino, mas apenas "três ou quatro ajustes".

Quem diz a verdade não merece castigo.
Bettencourt FOREVER.

o amigo da segunda circular

Anónimo disse...

vocês querem que o benfica não seja campeão mas este ano não têm hipóteses seus dragões e lagartos malucos.só têm é inveja do grande benfica.e por último vocês de matematica percebem pouco ou nenhum.

BARÃO VERMELHO disse...

COMO ESTÃO BONITAS AS ROTUNDAS EM PORTUGAL.
TODAS RESERVADAS PARA A MAIOR FESTA DO ANO.
DOMINGO VAI SER DE ARROMBA, MESMO QUE FIQUE ADIADO PARA A SEMANA QUE VEM NÃO FAZ MAL, É DA MANEIRA QUE FESTEJAMOS EM FAMILIA.
SERIA ENGRAÇADO A PASSAGEM DE TESTEMUNHO NA CASA DO ANIMAL MITOLÓGICA.
CARREGA BENFICA
CHOREM DRAGÕES E LEÕES.