terça-feira, 20 de abril de 2010

Rescaldo da 27ª Jornada...

paixaodabola nas decisões da Liga Sagres......

Segunda, 19

Liga Sagres
27ª Jornada








Quando se aproxima o final desta Liga Sagres, que se adivinha ser pintada de vermelho nos lugares cimeiros da classificação final, tendo o SL Benfica e o SC Braga como protagonistas principais  e FC Porto e Sporting como actores secundários.
Com Pinto da Costa a disparar em todas as direcções, desesperadamente a tentar tirar mérito aos adversários directos , desviando o olhar dos erros ocorridos em território do Dragão e com o "novelo embaraçado" em redor de Alvalade, sobram para a cidade do " Bom Jesus" ( analógia interessante... ) e para o bairro de Benfica que um dia se mostrou ao mundo e por lá ficou .... sinais de bonança para tempos vindouros......























Resultados :

Olhanense1 | 2Marítimo



P. Ferreira1 | 3Naval



Braga3 | 1Leixões



Nacional2 | 0Leiria



Belenenses0 | 0Rio Ave



Académica2 | 3Benfica



Porto3 | 0V.Guimarães



Sporting2 | 1V.Setúbal




Classificação :

                                     J    V    E    D    Pts







1Benfica   27224  170
2Braga   27204  364
3Porto   2718    5  459
4Sporting   27128  744
5V.Guimarães   27107  1037
6Nacional   27106  1136
7Marítimo   2797  1134
8Leiria   2797  1134
9Naval   2796  12    33
10P. Ferreira   2789  1033
11   Rio Ave   27611  1029
12Académica   2768  1326
13V.Setúbal   27510  1225
14Olhanense   27413  1025
15Leixões   27    56  1621
16Belenenses   27211  1417


Rescaldo :


Olhanense - Maritimo .................. 1-2 
Jogo importante para o Olhanense, como serão todos até final da época onde terá de fazer pela vida em busca da ambicionada manutenção na Liga Sagres.
Inicio desastroso da equipa Algarvia, tendo ficado reduzida a dez jogadores após expulsão do seu guarda redes Ventura num lance faltoso sobre o Maritimista Bába na grande área do Olhanense, não sendo aproveitado pelo avançado Insular ao falhar a grande penalidade.
Pior ficou quando o teimoso Bába inaugurou o marcador e pôs o seu Maritimo na frente.
No inicio da segunda parte, Kléber ( goleador do Maritimo nesta recta final... ) fez o 2 a 0 e colocou Olhão num clima gelado.
Mas quem tem esperança quase sempre alcança..e Djalmir alcançou o 1 a 2 , num remate certeiro à baliza de Peçanha e por via desse facto, o treinador Jorge Costa resolveu arricar tudo, mas de nada serviu, pois apenas faltavam quatro miseros minutos para o final da partida.. 
Resultado justo e a luta pela manutenção terá jogo escaldante daqui a quinze dias...data da visita do Leixões a Olhão.....

P.Ferreira - Naval ......................... 1-3
Na Mata Real, destaque para um Real valor do Campeonato Português de seu nome Lazaroni, que encheu o campo através da sua omnipresença e de outro cujo apelido é Real mas com João como nome próprio.
A Naval fez um jogo matreiro mas inteligente, já que chegou ao fim da primeira parte a vencer com dois golos de avanço através do recurso ao contra ataque que se revelou venenoso com os mesmos a serem obtidos por Fábio Jr. , e por João Real.
Na segunda metade, apenas dois autogolos para dar alguma nota de destaque ao jogo.
Depois de uma fase cinzenta no Campeonato e na Taça de Portugal ( eliminação ante o D.Chaves ) aparece o melhor Naval numa fase crucial.
Para o Paços, que até vinha a fazer uma segunda volta meritória, volta a cair na irregularidade exibicional e de resultados.

SC Braga - Leixões ........................ 3-1
Jogo de extremos onde prevaleceram as figuras habituais em ambas as equipas.
Com os dois golos obtidos pelo inevitável Alan e com o golo Leixonense a ser alcançado através de uma cabeçada certeira de Pouga, traduziu-se em lógica o espectro que existia em torno de alguma surpresa que pudesse vir a acontecer no Estádio Axa em Braga.
Num jogo que foi amplamente dominado pelos guerreiros do Minho e onde só a espaços se viu a alma perdida dos Leixonenses, foi com naturalidade que ficou diferenciado a diferença existente entre os dois conjuntos quer através dos seus valotes individuais, quer no futebol apresentado.
Numa consistência de jogo que tem sido a imagem de marca deste Braga ao longo desta Liga Sagres, onde dá a sensação de querer direccionar os seus adversários para uma "estrada sem saida" na qual serão alvo de uma emboscada à boa maneira de Robin dos Bosques.....
Com este resultado e a faltarem apenas três jornadas para o términus do Campeonato, quase que cheira a Liga dos Milhões para os comandados por Domingos Paciência, ficando o sonho de se tornarem pela primeira vez como Campeões Nacionais à distância de um Super Benfica.....
Quanto ao Leixões e estando neste momento num dos lugares de descida à Liga Vitális, não lhe resta outra alternativa que não seja ....acreditar que ainda é possivel.......


Nacional - Leiria ........................... 2-0
Jogo entre Europeus, no qual a equipa de Manuel Machado pode retirar mais proveitos, com os três preciosos pontos alcançados.
Valeram os reforços de Inverno, Oldoni e Barcellos que através da sua contribuição para o "sal" do futebol com os dois golos por si obtidos, mantiveram a rota Nacionalista no rumo Europeu.
A U.Leiria tudo fez para contrariar a vantagem do Nacional, mas nem através de penalty ( carga de Bracalli a Carlão ) conseguiu deixar a sua marca, tendo Marco Soares, falhado a sua conversão.
Lito bem tentou por a "carne toda no assador" com as entradas de Silas e Ronny na perspectiva de dar maior profundidade ao jogo Leiriense, mas..........nada resultou......




Belenenses - Rio Ave ..................... 0-0
Este proventura terá sido o "harakiri " ( utilizado pelos guerreiros samurais para limparem a honra após acto menos licito... ) do Belenenses, já que a partir daqui nada mais lhe resterá que não seja honrar a camisola do clube e atirar para trás uma época recheada de enganos e de infelicidades....
Num jogo que parecia ter ser escolhido a dedo, visto que apanhava pela frente um adversário que navegava numa onda de maus resultados, antevia-se um final feliz para os lados de Belém .
Mas a felicidade transformou-se em conformismo e os 8 pontos que separam o Belenenses da Liga Sagres acabam por dar razão ao "velho do Restelo" que profanava os objectivos azuis nesta época ( mais uma... ) que nem a secretaria salvará.
Num jogo de pendor ofensivo azul e branco em que Lima e Zé Pedro, remaram bravamente num mar revolto sem que tenham por alguma ocasião alcançado a margem, que permitisse de alguma forma, obter alguma vantagem nos resultados negativos dos seus adversários directos, foi sem surpresa que terminou o jogo a zeros.
Terá sido penalizado o Belenenses, certamente que foi, mas o mal já vem de algum tempo a esta parte, numa equipa que nunca conseguiu soltar-se da camisa de forças que tem prendido o Belenenses num lugar nada condizente com o seu estatuto no futebol Português.


Académica - SL Benfica ............... 2-3
Mais um jogo ganho por uma equipa que tende em ofuscar o senhor dos túneis ( desculpem lá, mas o homem não fala noutra coisa ) e que apesar de ser considerada a melhor equipa deste campeonato, é perseguida todos os fins de semana por protagonistas que gostam de aparecer como mestres da ilusão.....falo pois do Exmo Presidente da Briosa, que teve a amabilidade de nos presentiar com mais um número hilariante após o apaixonante Académica - Benfica , com declarações sobre o túnel de Coimbra ( qual Pinto da Costa... ) e com afirmações estonteantes , tais como.....Fernando Gomes é a pessoa mais isenta que conheco para assumir a Presidência da Liga !!! .
Com os bastidores do futebol Português a terem enorme agitação  nesta fase do campeonato, olhemos para o mais importante que ocorreu no Municipal de Coimbra que foi a maior enchente desde o Euro 2004, deixando para trás o maior número de espectadores tidos nesta temporada ( 9 mil no Académica vs Sporting ) e para o jogo jogado dentro das quatro linhas que terminou com o vencedor habitual....SL Benfica, apesar da excelente réplica dada pela Académica, dando sempre a sensação que tinham raça e querer para dar e vender tal foi a tenosidade com que se apresentou de principio ao fim da partida.
Começou da melhor maneira o SL Benfica com Weldon a encostar a cabeça num movimento em que acreditou no ressalto de bola originado pela "rosca" do defesa Academista para fazer o golo inaugural aos 2 minutos de jogo.
Haveria de chegar o empate através de um remate feliz de Diogo Gomes, após ter receccionado a bola no encaixe do ombro com o braço, tendo a bola sido desviada pelo infeliz Sidnei traindo o guardião Quim.
Numa fase de parada e resposta, foi novamente Weldon que tratou de desatar o nó e rematou mais uma vez para o interior da baliza de Nereu.
Intervalo a chegar com o Benfica em vantagem e com Weldon a marcar a diferença.
Na segunda metade, nota de registo para uma cabeçada oportuna de Éder ao poste da baliza encarnada e para uma bomba ( mais uma... ) de Carlos Martins a tirar tinta do poste da equipa Coimbrã,  ficando o jogador benfiquista como sendo o melhor atirador de meia distância desta Liga Sagres..
E como ainda não tinha referido o nome do jogador que cria os maiores desiquilibrios nesta Liga, aproveito o lance por si protagonizado pela esquerda do ataque encarnado a servir Rubem Amorim para o 3 a 1 , para elogiar o excelente momento de forma de recém convocado para o Mundial 2010, de seu nome DI MARIA.
Tempo ainda para Tiero , borrar a pintura de Quim e com um remate de fora da área colocar em sobresalto o coração de todos os benfiquistas até final do encontro.
Vitória justa da melhor equipa em campo, ficando em reserva no Marquês de Pombal a festa do já quase certo..titulo de campeão Nacional 2009/2010, à imagem do gesto proporcionado por um conjunto de adeptos do SL Benfica que colocaram uma faixa a reservar espaço naquela zona histórica da bela cidade de Lisboa.
E no próximo fim de semana , basta o SL Benfica fazer melhor resultado que o SC Braga para poder festejar o titulo por antecipação, sendo que depois vem ai o sempre escaldante FC Porto- SL Benfica.......  



FC Porto - V.Guimarães ................ 3-0

Num jogo marcado por mais um golo de Radomel Falcão e pelas declarações de alguns intervenientes por parte do V.Guimarães por supostos lances não sancionados na área Portista, fica um certeza, o FC Porto corre para um objectivo que dificilmente alcancerá, pese embora o espirito combativo que tem apresentado sem nunca dar tréguas ao sensacional SC Braga.
Apesar da entrega do troféu de Campeão Nacional da época passada, ter sido entregue antes do inicio do jogo, fazendo deste acto algo de aberrante, potenciado pelo facto do FC Porto ter acabado matemáticamente com alguma esperança em renovar o ceptro...não foi motivo de inspiração, tendo talvez contribuido para alguma resignação em torno do ambiente que se vivia no estádio do Dragão.
Até ao intervalo, apenas a destacar a obtenção de mais um golo do "incrivel" Hulk num jogo algo pachorrento onde nenhuma das equipas em confronto se revestia de motivação para proporcionar um espectáculo que respeita-se o publico presente.
Na segunda parte, apareceu mais uma vez o renascido Guarin com um remate que ainda fez tabela num defesa vitoriano para se anexar na baliza do desamparado Nilson, fazendo o 2 a 0.
Até final nota para a já referida grande penalidade convertida por Falcão que vem dar um motivo extra de competição pela luta do melhor marcador a par de Cardozo, sendo que ombream ambos com 21 golos marcados nesta época.
Fica na retina uma bicicleta vistosa do Colombiano que embelezou o pobre espectáculo que se assistiu, tendo o Vitória sido convidado a ter o papel de equipa passiva que apostou sempre no erro do adversário ao invés de arriscar por sua própria conta, tendo ficado com o justo prejuizo no final do repasto.....


Sporting CP - V.Setubal................. 2-1
No final da noite, surgiu a noticia ( record, bola e demais meios de comunicação social.. ), que Paulo Sérgio ( Treinador do V.Guimarães ) seria o novo treinador para a equipa Leonina, tendo inclusive contrato por dois anos.
Fiquei, confesso, algo surpreendido pela noticia, devido a acreditar que para o Sporting ter exito  nos tempos vindouros, este não será o melhor nome em cima da mesa, convicto que apenas com um treinador experiente e com maturidade competitiva assegurará alguma tranquilidade  no seio do universo Leonino e que o perfil ostentado por Paulo Sérgio não trará algo de novo para o emblema verde e branco, trazendo consigo muitas reticências que nada favorecerão o equilibrio desejado....ficamos a aguardar confirmação dos factos relatados......   
Quanto ao jogo da noite, este iniciou-se com uma entrada à Leão por parte do V.Setúbal, que aos onze minutos de jogo já se encontrava a vencer por 1 a 0 , através de um cabeceamento de Collin em que o Francês apareceu completamente só à entrada da área a fuzilar Rui Patricio.
Collin no festejo do golo fez um gesto a apontar para a sua cabeça, como a indicar a arma usada para tal feito, arma essa que nunca foi devidamente usada pelo Sporting na primeira parte, porque apesar de ter tido maior número de ataques ( 30 contra 4 ) e de maior posse de bola ( 68% vs 32 % ), nunca conseguiu materializar o seu volume de jogo.
Inicio da segunda parte, já com Matias Fernandez em campo ( o tal que não cabe no esquema táctico de Carvalhal...) a demonstrar que em Alvalade também se encontram excelentes mergulhadores.
Aos doze minutos do segundo tempo, Collin resolve dar uma ajuda ao Sporting e derruba claramente Saleiro na grande área Setubalense com Moutinho a encarregar-se de empatar a contenda.
Empate esse, que em abono da verdade já sabia a pouco e onde já se via um Vitória encostado ás cordas.
Não foi surpresa a btenção do segundo golo por parte dos homens de Carvalhal , já que dominavam o encontro a seu belo prazer, surpresa foi o marcador de serviço, já que Postiga trazia ás costas um jejum de um ano sem saborear tal feito.
Antes do términus do encontro, apenas um nota de resalva para um lance dúvidoso ocorrido entre Carriço e o avançado Sadino Rui Fonte, em que o defesa Leonino  bate ostensivamente na perna do Vitoriano sem que Jorge Sousa tenha achado que o lance suscitava a marcação de uma grande penalidade...duvidas ficaram....
Fianl do desafio com o Sporting a vencer justamente um Vitória que prometeu muito mas que acabou por sair dominado pelo Leão. 




















 ....................................................................
Declarações a quente ..... 
 







Carlos Carvalhal ( Treinador do Sporting CP ) 
«.....contexto extremamente difícil para levar a equipa até final da época, mas prometo dedicação até ao último segundo».
E mais não podem pedir ao homem, já que o objectivo do quarto lugar está praticamente alcançado..


Manuel Fernandes ( Treinador do V.Setúbal )
«Por isso, vamos pensar que temos sempre possibilidades de fazer algo positivo»
Olha Manel, o Carvalhal também pensa como tu ...dedicação até ao ultimo segundo.....


Jesualdo Ferreira ( Treinador do FC Porto ) 
«Título? Não fomos tão competentes como nos últimos anos...»
Apetecer gritar bem alto.......Aleluia....Aleluia.....


Nilson ( Guarda redes do V.Guimarães ) 
«Contra o V. Guimarães é impressionante, não há dúvida. É chover no molhado, não vale a pena falar mais disso. Até ao fim do campeonato de certeza que ainda vamos levar com mais penalties. Em três jornadas foram cinco penalties, acho que são penalties a mais e por vezes não existentes.»
Ó Nilson, chover no molhado é em Abril....como diz o ditado popular....em Abril águas mil...




Jorge Jesus ( Treinador do SL Benfica )
«Era importante hoje o Benfica não perder aqui. Ganhando continuamos com a vantagem de seis pontos.»
Ó Jorge, então já te vi com mais inspiração....vá lá deita cá para fora, tudo o que te vai na alma.....


André Vilas Boas ( Treinador da Académica )
«Frustração por não ganhar. Sofremos um golo muito cedo, condicionou um bocado o jogo. Conseguimos crescer e ser superiores, mas é difícil contra o Benfica, quando resolvem individualmente.»
Alguém que diga ao menino André, que antes de ganhar um jogo, tem de o empatar.....

...............................................................

 O cromo da semana........








Chegou ao fim a votação para a nova rubrica do paixaodabola ....Qual o cromo da semana ??? e o vencedor foi :

Pinto da Costa ( Presidente do FC Porto ) com a declaração :
 « Para o ano, ganhar tudo menos a Liga dos túneis.. »
Votos _ 85 % 


..................................................... 

6 comentários:

J. Jesus disse...

Caro matos o que me vai na alma é que esta jornada foi muito dura e a frescura dos jogadores não é a mesma que no inicio da época e pelo andar da carroagem vale mais ganhar assim mesmo contra o sistema onde o senhor que apitou o nosso ultimo jogo validou a jogada que deu origem ao golo mesmo dominando a bola com o braço.

BARÃO VERMELHO disse...

BENFIQUISTAS SERÁ IMPRESSÃO MINHA OU OS ATENTOS SPORTINGUISTAS E OS DESATENTOS PORTISTAS,ESTÃO TÃO DESOLADOS E AMARGURADOS QUE ENFIARAM A CABEÇA NA AREIA E DAI NAO A TIRAM ATÉ FINAL DESTA ÉPOCA GLORIOSA PARA O BENFICA E DESASTROSA PARA OS CLUBES QUE LUTAM POR UM LUGAR NA LIGA EUROPA.
PAULO SERGIO NO SPORTING FOI UMA BOA NOTICIA PARA O PAULO SERGIO,PARA O BENFICA,PARA O BRAGA,PARA O PORTO,PARA O BRAGA E RESTANTES CLUBES QUE PARA O ANO VÃO JOGAR NO CAMPEONATO,MENOS PARA O SPORTING,ISTO TUDO DÁ VONTADE DE RIR,EH,EH,EH,EH,EH,EH,EH,EH,

Anónimo disse...

paulo sergio no sporting.agora só falta ver como contrataçoes sonantes do clube do leao, floribela,manel carrapiço,zé cabra,zeze camarinha e o maior de todos mantorras.

o empresário

Falando Benfica disse...

Caro Mattos, boa análise da jornada. O Glorioso SLB está a um pequeno passo do 32º título para desespero dos azuis acima do Douro. Viram um penta voar e por isso toca a inventar histórias de túneis.
Abraço.

Anónimo disse...

Adeptos do benfica reservam o marquês de pombal para a festa do titulo.
Presidente do porto reserva o campeonato do ano que vem.
Director desportivo do sporting reserva paulo sergio como treinador antes que o real madrid o vá buscar.

águia vitória

J. Jesus prestes a festejar o titulo disse...

Boa noite a todos para o senhor empresario o manuel carrapiço tem um trabalho e voce tambem deve ter e o Mantorras nao é reforso de scp pois todos estao recordados daquela taça de Portugal onde o mesmo entrou e faturou por duas vezes e alem do mais ele até batia com a mão na relva e no calcanhar para afujentar o leao.
Alem do mais no ano que demos um jogador aos nossos vizinhos eles foram campeoes é isso que que é se é so tenho uma coisa a dizer DEIXEM JOGAR O MANTORRAS no scp porque ele mesmo manco faz melhor figura que alguns que no scp sao titulares e a floribela nao pode jogar se nao o yanic fica com a ancora agarrada ao fumdo como está o seu clube no fundo
tudo de bom e nao estraguem as businas quando fizerem a festa si

slb o grandioso da europa volta a brilhar