quarta-feira, 14 de abril de 2010

Rescaldo da 26ª Jornada...

paixaodabola no derby Lisboeta , onde a emoção se mistura com a razão............

Terça, 13

Liga Sagres
26ª Jornada









Concluida a 26ª Jornada da Liga Sagres, na qual o SL Benfica passou com distinção um dos seus maiores obstáculos  na caminhada para o quase...quase..titulo Nacional ( vitória ante o rival Sporting por 2 a 0 ) e onde o SC Braga com mais uma vitória tirada a ferros ( U. Leiria por 2 a 1 ), continua a ter o papel de gladiador do Minho, adiando a atribuição do ambicionado troféu ao emblema da Luz.
Para o FC Porto, fica ainda a ténue esperança de poder alcançar a segunda posição e por via desse facto atingir o lugar de acesso à pré-eliminatória da Liga dos Campeões...mas está tudo, menos fácil.
Nos lugares de descida, o Belenenses embora tenha alcançado um bom resultado na Madeira ( 3 a 3 ante o Maritimo ), vê cada vez mais perto a Liga Vitális, sendo que o Leixões com a vitória por 2 a 0 em Matosinhos ante o Paços Ferreira ainda se tenta salvar do naufrágio.......











Resultados :









Naval0 | 0Nacional




Leiria1 | 2Braga




Rio Ave0 | 1Porto




Marítimo3 | 3Belenenses




Leixões2 | 0P. Ferreira




V.Guimarães1 | 1Olhanense




V.Setúbal1 | 1Académica




Benfica2 | 0 Sporting





Classificação :

                               J     V   E     D    Pts







1     Benfica  26    214 167
2 Braga  26194 361
3 Porto  2617    5 456
4 Sporting  26118 741
5 V.Guimarães  26107 937
6 Leiria  26971034
7 P. Ferreira  2689 933
8  Nacional  269611    33
9 Marítimo  26871131
10 Naval  26861230
11 Rio Ave  26610   1028
12 Académica  26681226
13 V.Setúbal  265101125
14 Olhanense  26413925
15 Leixões  26561521
16 Belenenses  262101416


Rescaldo da Jornada :

Naval - Nacional .......................... 0-0
Jogo entre equipas sem grandes ambições nesta Liga Sagres, sendo que ao Nacional ainda lhe restava alimentar o sonho cada vez mais utópico de chegar à Liga Europa.
Com a Naval a poupar alguns dos seus habituais titulares tendo em vista o encontro relativo à segunda mão da Taça de Portugal ante o D.Chaves, nunca conseguiu ao longo da partida justificar algo mais que o empate.
As melhores oportunidades acabaram por dar novo empate com as bolas enviadas à trave por parte do central Diego Ângelo e por Egar Costa.
Empate justo, acabando por refletir o que se passou no relvado do Estádio Bento Pessoa.

U.Leiria - SC Braga ..................... 1-2
 Mais um jogo para o SC Braga escorregar...digo, mostrar toda a sua ambição e colocar em "brasa" o sempre escaldante derby Lisboeta.
Acabou por iniciar melhor o desafio a União, que através de um futebol apoiado, fazia transporte de bola para o ataque com André Santos a revelar-se peça fundamental para o esquema apresentado por Lito Vidigal.
Não se estranhou portanto que aos doze minutos de jogo, Cássio tivesse mesmo inaugurado o marcador e logo de seguida tenha tido boas hipóteses para ampliar a contenda.
Foi um inicio desastroso para os comandados de Domingos Paciência, que fazendo jûs ao apelido do seu treinador foram bastante pacientes, tendo reagido apenas à passagem da meia hora de jogo e que reacção !!! , com golos de Meyong e Renteria a deixarem petrificados os Leirienses e a colocarem em euforia os cerca de 7 mil adeptos Minhotos que acompanharam a sua equipa até à cidade do Liz, equiparando semelhante apoio aos "grandes" de Portugal.
Na segunda parte, verificou-se uma boa gestão do resultado  por parte do SC Braga, sem que tenha existido muitos motivos de interesse no desenrolar da partida.
Vitória suada dos Minhotos ..mais uma...mas jogo a jogo, provam que são de facto uma equipa dificil de bater e que tudo farão para discutir o titulo Nacional até ao último segundo.
 











Rio Ave - FC Porto ...................... 0-1
Reencontro após a primeira mão da meia final da Taça de Portugal onde o FC Porto desfeitiou a equipa de Vila do Conde por 3 a 1.
Neste jogo em concreto, nada de diferente no que diz respeito ao vencedor, mas com algumas nuances a diferenciar as duas partidas. Estava a ser mais um jogo condenado ao empate, não fosse a aparição de Farias, que tem o condão de marcar a diferença quando nada mais resulta para o FC Porto.
Com Helton a evitar entrada não autorizada da bola para dentro da sua baliza e com os restantes elementos azuis e brancos a revelarem tamanha apatia, só mesmo o Argentino mal amado para mudar o rumo dos acontecimentos e pôr de novo o FC Porto a suspirar pela obtenção do segundo lugar e pela competição que já faz parte da rotina anual dos ainda Campeões Nacionais.














Maritimo - Belenenses .................. 3-3 
Num jogo em que se alcançaram seis golos, o que por si só seria motivo de claro destaque, acabou por não agradar a "Gregos" nem a " Troianos" porque acaba por deixar a equipa de Belém a 9 pontos da Liga Vitális e o Maritimo a descolar do pelotão Europeu.
Começou melhor o Belenenses que aos dois minutos de jogo já se adiantáva no marcador por intermédio do ainda " Maritimista !!! " Miguelito. Aos dez, surguiu o empate pelo estreante Rafael Miranda e mesmo à beira do intervalo, Lima acabaria por dar nova vantagem aos azuis do Restelo.
Já em plena segunda parte, Djalma atira de longe..Bruno Vale defende e deixa escorregar a bola para o interior da baliza , num galaró a colocar num bom galinheiro..... 
Logo de seguida, o árbitro da Golegã..André Gralha apita para a marcação de grande penalidade com Paulo Jorge a falhar o castigo máximo.
E foi já com o Maritimo no controle das operações e a praticar um bom futebol que apareceu Taka para encher o pé e marcar um goláço..
Mas o jogo ainda não tinha terminado, havendo tempo para o restabelecer da igualdade por intermédio de Mustafá.
Num jogo intenso, calhou a fava a ambas as equipas e o brinde aos espectadores que tiveram o previlégio de assistir ao jogo na bela ilha da Madeira.

Leixões - Paços Ferreira .............. 2-0
Jogo quase de caracter decisivo para os Matosinhenses, que necessitavam de vencer para continuarem a ter esperança na manutenção no escalão maior do futebol Português.
E foi com esse objectivo no pensamento que Zé Manel, tratou de passar para o terreno de jogo logo aos dois minutos com a obtenção do golo inaugural.
Num Paços orfão do seu melhor artilheiro..William às avessas com os adeptos do clube Pacence, nunca conseguiu ameaçar a baliza do Leixões com muito perigo, ficando à mercê de algum rasgo de inspiração individual que nunca acabou por aparecer.
No reinicio da segunda parte do encontro, novo golo para o Leixões com Pouga a dar alguma tranquilidade ao conjunto orientado por Fernando C.Santos e com isso a ganhar algum tempo que poderá ser precioso nesta luta desesperada por um lugar ao sol na Liga Sagres.


V.Guimarães - Olhanense ............ 1-1
Num jogo presenciado por 26 mil adeptos Vitorianos, agradecendo a borla proporcionada pela direcção do Vitória de Guimarães, esperaria-se uma equipa revoltada com os acontecimentos ocorridos na última jornada ante o seu rival do Minho ( SC Braga ) e por via desse facto assistir a um encontro com garra e querer da equipa de Paulo Sérgio. Mas essa garra e querer só foi visivel no golo obtido por Rui Miguel perto do intervalo e pelo jogador que destoa dos restantes, de seu nome Nuno Assis que rubricou mais uma exibição de "encher o olho" e deliciou os muitos adeptos presentes no Afonso Henriques com as suas jogadas de toque curto e de rápida execução.
Para servir como castigo para os restantes colegas de equipa do Vitória, surguiu ao cair do apno o golo que gelou  Guimarães obtido por Ukra através de uma grande penalidade concedida pelo "verdinho" Renam.
Foi pois um pontinho importantissimo para os homens de OLhão, que aos poucos vão conseguindo amealhar tão importante somatória para fugirem aos lugares tenebrosos que dão acesso à Liga secundária.

V.Setúbal - Académica ................. 1-1
 Encontro de aflitos, este disputado no "mítico" Estádio do Bonfim em Setubal, tendo em consideração o lugar ocupado por ambas as equipas na tabela classificativa.
Com as equipas alinhadas a três e quatro pontos acima da linha de àgua antes da realização deste encontro e sabendo de antemão da vitória do Leixões, não deixava grande margem para derrapagens.
Num jogo marcado por algum equilibrio ao longo da partida, foi preciso esperar pelos instantes finais para visionarmos um final à Hitchcook, em que Éder aos 88 minutos de jogo viráva o marcador para a equipa Estudantil, dando a sensação de ter decidido o encontro para a Briosa...mas puro engano, já que Henrique tratou de repor os números da partida em cima dos noventa minutos com o golo que deu o empate merecido aos Sadinos.
Resultado que antevê muita luta até final para decidir a última vaga de acesso indesejável  à Liga Vitális...

SL Benfica - Sporting CP .............. 2-0 
Enorme expectativa na antevisão ao derby mais aguardado do ano no panorama do futebol Nacional, na obstante do fosso pontual existente à partida para este encontro entre ambos ser de 23 pontos !!!.
Na memória de todos os envolvidos estariam momentos como os vividos na época longiqua de 85/86, onde o Sporting tirou o ambicionado titúlo ao SL Benfica, ao vencer em pleno Estádio da Luz por 2 a 1, ou então os vividos pelos benfiquistas em 2004, quando Luisão se antecipou ao dseanparado guardião Leonino Ricardo para cabecear para a vitória dos encarnados na Liga que antecedeu o Euro 2004.
Mas tudo isto faz parte do passado e da rica história dos derbies Lisboetas.
Neste jogo em particular aconteceram vários erros que marcaram de algum modo este encontro :
» Erro de J.Jesus ao colocar Éder Luis em campo e dando meia parte de bandeja ao Sporting.
» Erro de julgamento por parte de João Ferreira ao analisar a entrada durissima de Luisão sobre Liedson, castigando o defesa encarnado com o amarelo !!!!
» Erro de julgamento de João Ferreira ao não assinalar um penalty sobre Cardozo em que o defesa Argentino Grimi pontapeia ostensivamente o avançado Paraguaio em plena grande área verde e branca.
» Erro na abordagem do Sporting CP, para a segunda parte do encontro em que acabaram por decidir unânimemente vetar a sua presença no relvado para disputar o resto do encontro, jogando apenas os primeiros 45 minutos da partida.
Foi uma partida que se iniciou com um bom Sporting e que acabou com um excelente SL Benfica e que se transformou e de que forma, com a entrada de Aimar no inicio da segunda parte , dando outra profundidade ao jogo encarnado que até ai se mostrava algo apático e sem ideias para desatar o zero a zero.
Grande destaque para a "fogosidade" de David Luiz, que mais uma vez empurrou a equipa para a frente com o seu espirito guerreiro e para os quilómetros percorridos pelo incansável Ramires.
Com a equipa de Alvalade a entrar melhor no encontro e a conseguir bloquear as pedras encarnadas, conseguindo mesmo no final da primeira parte ter maior números de remates, pese embora a inócuidade dos mesmos e com os comandados de Jesus a realizarem das piores primeiras partes que me recordo, transformaram este periodo num espaço de tempo morto e sem grande interesse.
Foi então que surguiu em cena " El Mago" Aimar e alterou o quadro que se apresentava algo cinzento. E foi  numa invenção de Rubem Amorim pela direita, com cruzamento para Coentrão disparar para o desvio do oportuno Óscar Cardozo que se inaugurou o marcador na Luz, para gáudio dos 60.000 adeptos presentes.
Dez minutos depois surguia Aimar na "cara" de Rui Patricio para ampliar a vantagem encarnada e dar expressão ao que se estava a passar no terreno de jogo, perante um Sporting completamente inexistente e a ver jogar à bola e a dar uma imagem de uma equipa sem rumo e sem qualquer ambição, simplesmente à espera que isto tudo acabe e depressa.....
Vitória merecida da melhor equipa dentro de campo , a justificaro resultado especialmente pela excelente segunda parte do desafio.
Com esta vitória e quando faltam quatro jogos ( Académica, Olhanense, FC Porto e Rio Ave ) e 12 pontos em disputa, resta ao SL Benfica gerir a vantagem de seis pontos que o separa do SC Braga e esperar pelas faixas de campeão Nacional..........



 










.....................................................................

Declarações a quente.....
 







Domingos Paciência  ( Treinador do SC Braga ) 
« É natural que toda a gente do Braga vá torcer pela vitória do Sporting. Boa sorte para o Sporting.»
 Ó Domingos, tudo bem..mas neste momento só sorte,  não chega para este Sporting...falta muito mais.....
 


Lito Vidigal ( Treinador da U.Leiria )
«Acho que fizemos um jogo muito bom, contra um candidato ao título».
Esta frase, deveria ficar pendurada na sede do SC Braga, para mais tarde recordar........não é um elogio para qualquer um....


Jesualdo Ferreira ( Treinador do FC Porto ) 
«O meu futuro? Se não houvesse estas notícias diariamente, morríamos de tédio. Não me parece que afecte o grupo, a mim muito menos.»
 Mas Ó Professor, o Jesualdo já não pertence ao grupo ???



António Conceição ( Treinador do Belenenses ) 
«O problema não é só o Leixões pois descem dois. Tem a ver com as outras equipas que estão acima da linha de água. Não vencendo as coisas ficaram ainda mais difíceis». 
Toni é bom de contas.......


Jorge Jesus ( Treinador do SL Benfica )
«Os jogadores do Benfica fizeram mais uma vez um jogo inteligente. Face aos resultados dos nossos rivais, sabíamos que era importante manter a vantagem de seis pontos».
Mas ó Jesus, tens uma tendência..... para a invenção de quando em vez ...Éder Luiz no onze inicial, não havia necessidade........


João Moutinho ( Médio do Sporting CP )
«Viemos fazer o nosso jogo, tentando uma vitória tal como acontece em todos os campos, mas o jogo resume-se aos dois minutos da segunda parte quando o Luisão tinha de levar cartão vermelho directo. Depois, com a sua qualidade, o Benfica teve a felicidade de fazer um golo, mas sempre com o campo inclinado»
Campo inclinado ??? Pronto João, está explicada a derrota do Sporting e os 26 pontos de atraso........



Luisão ( jogador do SL Benfica ) 
«Enquanto não formos campeões matematicamente não vamos descansar.»
Ó Luisão, descansa mas é um poucadito e come uma peça de fruta...tens para dar e vender......

.......................................................... 

11 comentários:

Paulo Silva disse...

Excelente análise, Parabéns!

Grande 2ª parte do benfica, vitória justíssima.

Cumprimentos,
http://portuguesesnoestrangeiro.wordpress.com/

Anónimo disse...

Boas.

Não conhecia o teu blog, mas acredita que estou a gostar muito, exemplo é a esta fantástica análise que fizeste.

Também vou adicionar o teu blog à minha lista.

Abraço

http://www.oladodofutebolquenuncaviram.blogspot.com/

Anónimo disse...

águia dá duas bicadas no leão e este foge que nem uma lagartixa pelo campo inclinado rumo ao zoológico para se juntar aos restantes animais domesticados.

o chapa quase...4

águia vitória disse...

slb,slb,glorioso,slb,glorioso,slb
cântico dos futuros campeões nacionais.
só eu sei porque não fico em casa a ver a rtp memória.
cântico dos futuros donos do excelente quarto lugar na liga sagres.

Anónimo disse...

A leitura da sentença do processo da claque não legalizada do Benfica No Name Boys, com 38 arguidos indiciados de associação criminosa, tráfico de droga, posse de armas e outros crimes, foi hoje marcado para 28 de Maio.

O julgamento na 5.ª Vara Criminal de Lisboa, no Campus da Justiça, que começou a 2 de Março, teve hoje as alegações finais, com os advogados dos arguidos, dos quais três se encontram em prisão preventiva e outros quatro em prisão domiciliária, a considerarem unanimemente que a investigação enferma de deficiências graves e que não foram provados muitos dos factos constantes na acusação.


Alguns mandatários referiram mesmo que as conclusões de escutas telefónicas realizadas a alguns dos 38 arguidos, reproduzidas nos autos como elemento de prova, escapam ao “senso comum” e que a Polícia, que procedeu à investigação, fez leituras que "não são conclusivas”.


De resto, um dos advogados de defesa apresentou um requerimento a suscitar a nulidade das intercepções telefónicas, peça que ainda não foi decidida pelo colectivo de juízes.


De acordo com o despacho de acusação a que a agência Lusa teve acesso, de 18 de maio de 2009, os acusados praticaram crimes "minuciosamente planeados e executados com superioridade numérica e mediante a utilização de meios especialmente perigosos", em nome dos No Name Boys, que se auto denominavam "Braço Armado do Benfica".


O Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa considerou que os No Name Boys agiam "motivados por ódio e intuitos de destruição, sem motivação relevante, contra elementos das claques" do Sporting e do FC Porto.


Alguns dos arguidos são acusados de acções violentas contra elementos afectos à claque do Sporting Juve Leo, tendo um sofrido "socos, pontapés e facadas" e ainda sido queimado "com uma tocha".


A violência era exercida igualmente contra "agentes da Polícia que sabiam em serviço" e "terceiros que circulavam na via pública e que eram abordados, agredidos e roubados de forma indiscriminada".


Os actos de violência do núcleo duro dos No Name Boys foram investigados pela 3.ª Esquadra de Investigação Criminal da PSP a partir de 2008 e o julgamento tem 16 processos conexos.


No final desse ano, mais de 30 pessoas foram detidas no âmbito da "Operação Fair Play", que permitiu a apreensão de armas brancas e de guerra, material pirotécnico e droga.


O relatório da Polícia foi concluído a 14 de Abril de 2009, com um total de 53 indiciados, número que foi reduzido para 38 no despacho de acusação do DIAP.

Manuel Oliveira disse...

Caro Mattos, é a 1ª vez que aqui entro. Gostei das análises aos jogos. Passei a"seguir" este blog. Se quiseres retribuir e trocar links, força.
BLOG DO MANUEL - http://manueloliveira2000.blogspot.com
Cumprimentos.

O Estica o Fio disse...

Boas noites
So tenho uma coisa a dizer se fosse um jogador do Benfica a fazer a mesma falta como o Miguel velo-so cometeu sobre o cardec a esta hora já havia pedidos de sumaricimos e muito mais como o Carlos Martins ao disputar um a bola com o mossoro e lhe fraturou o pronio.
Qual o jogador de Fotebol proficional que faria uma coisa desas de proposito sabendo que poderia estragar uma carreira?
A meu ver nimguem mas quem o pensar valha-me deu

BARÃO VERMELHO disse...

VITÓRIA NORMAL E PREVISIVEL DA MELHOR EQUIPA PORTUGUESA DE SEMPRE E A MELHOR DA ACTUALIDADE CONTRA UMA EQUIPA MEDIANA QUE ANDA A ARRASTAR-SE PELOS ESTADIOS DE PORTUGAL.
BENFICA NESTE MOMENTO É ALEGRIA,MAGIA E ESPETÁCULO.
SPORTING É TRISTEZA,CINISMO E COMO ELES CANTAM,SÓ EU SEI PORQUE NÃO FICO EM CASA A COMER UMA FEIJOADA EM VEZ DE IR VER O SCP.

Anónimo disse...

Coitado do Barão Vermelho!!!!
Não deve ter mais nada do que se possa orgulhar!!!!!!
Assim olha,fala do benfica como se fosse a unica coisa ao cimo da terra!!!
Por acaso fico com pena dele!!!

Tiago disse...

Mais uma vez o sporting desculpou-se da derrota com a arbitagem mas eu acho que o sporting perdeu bem e o árbitro esteve muito bem durante todo o jogo.o luisao podia ter levado o vemelho mas o carriço já antes tinha feito uma entrada parecida com a do luisao ao eder luis e nem amarelo levou.a segunda parte do benfica foi brilhante e deixou o sporting sem reacção para com a grandeza do benfica.
este ano o titulo ja esta ganho e acho que para a proxima epoca o benfica devia dispensar o eder luis e o julio cesar porque nao sao jogadores para a grandeza do benfica.
força chaves ganha ao porto porque eles pensam que a taça ja esta ganha e ontem na entrevista do pinto da costa ele disse que esta epoca tinha ganho 2 titulos e na verdade so ganhou um e mal ganho a supertaça.

Anónimo disse...

NUM PAÍS DE BURROS QUEM TEM BLOG É REI

ESTE PAÍS TÁ UMA MERDA E EU SEI DE QUEM É A CULPA. É DOS MOUROS LAMBOES, PROXENETAS, URZURPADORES, TRAFICANTES

O NORTANHO COM HORGULHO