terça-feira, 6 de abril de 2010

Rescaldo da 25ª Jornada...

paixaodabola, um espaço de quem gosta de comentar evidenciando regras básicas de respeito por quem comenta......
Comentar é escrever algo que traga valor acrescido ao "nosso" blog e não apenas atacar por hábito e vicío menosprezando ideias e pensamentos que deveriam estar ao dispor de todos os nossos visitantes e que por vezes são ofuscadas por investidas sem nexo e sentido...
.....................................................................................

Segunda, 05

Liga Sagres
25ª Jornada









Concluida esta noite a 25ª Jornada da Liga Sagres após o términus do Naval vs SL Benfica, que resultou em mais uma demonstração de força dos comandados de Jesus, que fizeram questão de marcar a época Pascal que atravessamos, através dum sofrimento inicial que "matou" a equipa encarnada nos primeiros quinze minutos, fazendo então renascer a mesma até ao intervalo com uma "ressureição" a todos os níveis assinalável , relembrando o sentido da Páscoa... para Jesus e seus seguidores...........
Antes deste jogo frenético, assistimos a uma vitória do Braga na sexta feira santa, que de santa teve muito pouca coisa , dando a sensação que algo espiritual pairava sobre a Pedreira....
Em Alvalade, só deu Yannick..perdão Sporting, que no fim de semana em que foi anunciado publicamente a não renovação de Carvalhal, deu para golear à antiga em homenagem ao treinador proscrito......
No Dragão, destaque para...Falcão que continua a voar para outros vôos, com golos para todos os gostos e até houve direito a aperitivo Japonês com Taka ...

Resultados :

Braga 3 | 2   V.Guimarães



Nacional 1 | 0Leixões



Sporting 5 | 0Rio Ave



Olhanense 2 | 2V.Setúbal



P. Ferreira 0 | 0Belenenses



Académica 0 | 0Leiria



Porto 4 | 1Marítimo



Naval 2 | 4Benfica





Classificação :

                                  J      V     E     D       Pts

                       




1Benfica25204164
2Braga25184358
3Porto2516     5453
4Sporting25118641
5V.Guimarães25106936
6Leiria2597934
7P. Ferreira2589833
8Nacional25951132
9Marítimo25861130
10Naval25851229
11Rio Ave25610     928
12Académica25671225
13V.Setúbal255     91124
14Olhanense25412 924
15Leixões2546 1518
16   Belenenses25     29 14      15


Rescaldo :

SC Braga - V.Guimarães .............. 3-2

Aguardáva-se um derby minhoto escaldante em virtude da rivalidade existente entre as duas equipas e este jogo não defraudou as expectativas.
Foi um jogo intenso, dentro e fora do terreno de jogo com muitos casos polémicos e com Artur Soares Dias a ter muito com que se preocupar na gestão do jogo ao longo dos 98 minutos.
Num jogo marcado pelo número anormal de penalties assinalados  ( quatro ) e um desmarcado e bem após intervenção do auxiliar, por não ter existido toque com a mão e sim com a cabeça por parte de Moisés, realce também para as expulsões consumadas ( quatro ),sendo que três foram para o Vitória de Guimarães , que acabou o encontro com apenas oito jogadores e uma para o SC Braga.
Dos penalties marcados ( desculpem estar a entrar por este campo, mas estes marcaram e de que maneira este jogo.. ), fica como nota negativa para o árbitro a marcação do golo do empate ( 1-1 ) para o SC Braga após remate ao braço do defesa Vimaranense sem que tenha existido movimento com intenção que justificá-se tal decisão.
Este jogo acabou por ser muito feliz para as cores arsenalistas, porque foi quase sempre uma equipa desinspirada e sem ligação , ficando órfã dos citados penalties e na maioria do tempo de jogo não lhe restando outra alternativa que não fosse olhar para a boa circulação do Vitória e para a entrega ao jogo dos seus briosos jogadores que não mereciam tal sorte.
Fica uma certeza, Domingos Paciência neste jogo não falará de golos marcados , segundos após o tempo de compensação..isto do futebol tem a sua graça….
Nota final, Artur Soares Dias até que faz parte dos árbitros que considero competentes e com capacidades para a arte do apito, hoje em Braga não teve tarefa fácil..mas não o seria para qualquer árbitro…….

















Nacional - Leixões ......................... 1-0
Ambições e objectivos algo diferenciados que acabaram por se refletir no resultado final em que o Nacional tirou vantagem da sua tranquilidade e do sentido de oportunidade do seu recém entrado avançado Edgar para vencer esta partida e recolocar-se na luta por um lugar Europeu.
Pior sorte teve o Leixões de Fernando C.Santos que se vê a afundar em direcção à liga Vitális sem que a mudança de treinador que culminou com a saida de José Mota tenha surtido os efeitos desejados.
P.Ferreira - Belenenses ................. 0-0
Jogo a zeros que traduz sádicamente a temporada dos azuis do Restelo que tendem em dar tiros nos pés , ficando a sensação que esperam novamente pelo milagre da secretaría , sabendo de antemão que os milagres não acontecem todos os anos e que Belém não é Fátima.
Quanto ao Paços, tendo como reflexo a excelente segunda volta que estão a realizar ocupam um honroso sétimo lugar na classificação que os deixa tranquilos para o que resta da temporada e ainda ficam a sonhar com algo mais.....

Sporting - Rio Ave .......................... 5-0
Noite de motivação ( derrota do V.Guimarães... ) e de confirmação ( a da saída de Carvalhal ) ficando sempre a dúvida se não se misturaram as duas, para justificar noite perfeita em Alvalade.
Yannick Djaló fez questão de deixar a sua marca e de gritar bem alto...Carvalhal por mim continua.....esquecendo-se que o plantel do Sporting vai muito para além de Yannick...
Sporting venceu e convenceu num jogo de sentido único, onde pode contar com os regressados Moutinho e Veloso e com o retornado Russo...Izmailov que foi brindado pelos associados Leoninos com uma monumental assobiadela, à qual o Russo fez questão de retribuir com a sua expulsão passados apenas dez minutos...
Foi um Rio Ave irreconhecivel, este que se apresentou em Alvalade,  em que semelhanças com a excelente equipa que se apresentou nos dois terços iniciais da Liga Sagres é completamente irreal, devido à enorme diferença no futebol apresentado que tive oportunidade de elogiar váriadas vezes...mas estes últimos resultados..  ( 1-3 FC Porto / 1-5 Olhanense / 0-5 Sporting CP )...mas onde pára o antigo Rio Ave ???
Para o Sporting fica esta goleada das antigas, que deixa a equipa ainda comandada por Carvalhal numa boa posição para o jogo que poderá salvar!! a época Leonina que será o confronto com o arqui rival SL Benfica, na terça feira 13 de Abril, que foi adiado devido aos compromissos Europeus do SLB e que para o qual existiu sentido Patriota do emblema Leonino num gesto que fica sempre bem entre emblemas rivais.... 
Realço ainda a postura de Cravalhal que tem passado com distinção e com elevação a  todas estas peripécias , ficando a imagem de um homem sereno e convicto que era dificil fazer melhor no meio das ondas que passaram por Alvalade....e não foram poucas.... 

Olhanense - V.Setubal .................. 2-2
Jogo de alta tensão em Olhão devido á posição inquietante dos emblemas envolvidos que travam uma luta ombro a ombro para evitar os lugares de descida.
Começou melhor o V.Setúbal que através de Keita se viu em vantagem por 2 a 0 e com o jogo aparentemente controlado.
Mas o Olhanense nunca se conformou e Djalmir fez questão de deixar a sua marca e Castro aos 95 minutos assinou o livro de ponto para igualar a partida e amealhar um ponto que parecia perdido para as Terras do Sado.

Académica - U.Leiria ..................... 0-0
Num jogo marcado pelo desperdicio em frente ás balizas adversárias, fica como nota de destaque o remate ao poste de Sougou após marcação de uma grande penalidade.
Com as oportunidades repartidas por ambas as equipas, sendo que na primeira parte a Académica dispôs das mais flagrantes e a U.Leiria na segunda..
Empate de penaliza a Briosa que continua sem conhecer o sabor da vitória nesta segunda volta em Coimbra e para a U.Leiria um ponto fora é sempre bem vindo e a Europa não está muito longe.....

FC Porto - Maritimo ...................... 4-1 
Quando o Japonês TAKA resolveu a pedido de Fernando atirar para o fundo da baliza de Helton aos 15 segundos de jogo e marcar novo recorde de rapidez na obtenção de um golo na Liga Sagres e estando Pinto da Costa a preparár-se para apitar...desculpem.... para sentar no camarote do belo Estádio do Dragão, decerto se pensaria que algo de surpreendente se iria passar.
Pura ilusão, já que Falção apressáva-se para deixar a sua marca através de um fenomenal pontapé de bicicleta que deverá constar nos melhores momentos desta Liga Sagres.
Sem tempo para respirar, quando surge volvidos apenas quatro minutos a reviravolta no marcador com Meireles a desviar de cabeça para o fundo da baliza de Peçanha.
Após o intervalo, novamente Falcão a voar como Jardel por entre os centrais e ultrapassa à condição Cardozo na liderança dos melhores marcadores ( titulo ambicionado pelo emblema azul e branco.. )
Na recta final da  segunda parte o incrivel Hulk, remata com o pé direito!!! para golo e deixa a dúvida..ai se eu não tivessse amassado aquele espectador no jogo com os Lampiões..... 
Resultado algo pesado para o Maritimo que ainda dispôs de algumas oportunidades de golo embora a vitória não seja alvo de contestação, ficando o FC Porto a igual distância do SC Braga numa luta pela vaga da Liga dos Campeões ( pré eliminatória.. ) que neste momento pende para os Arsenalistas, estando o FC Porto a pensar.....mas onde é que nós tinhamos a cabeça na altura de emprestar tantos jogadores ao Braga...vá lá ..vá lá...muitos ainda foram para Olhão....ó tempo volta para tráz.......

Naval - SL Benfica .......................... 2-4
Quem aos 15 minutos de jogo se lembrá-se de ligar a televisão e sintonizar a RTP1, procederia da seguinte forma :
» um grito de espanto aterrorizado ( adepto do SL Benfica )
» pagáva uma rodada ( adepto do SC Braga )
» pagáva duas rodadas aos amigos e conhecidos ( adepto do Sporting CP )
» Ficava a pensar na fruta.... ( adepto do FC Porto )
Mas está claro que tudo isto é pura ficção.....
Foi de facto uma entrada a todos os niveis notável, esta da Naval que aos dois minutos de jogo já vencia por 1 a 0 através duma investida pelo flanco direito a seu belo prazer de Fábio Jr. ( bom toque de bola..a rever... )a fazer uma cuequinha a Quim perante a passividade da defesa encarnada.
Passados apenas dez minutos, novo golo para a Naval com Fábio Jr., na jogada ao cruzar para Bolivia rematar para o interior da baliza, ficando Jesus em estado de choque e todos os adeptos benfiquistas que quase encheram o Estádio da Naval.
Nesta fase do jogo, via-se um Benfica completamente bloqueado no seu meio campo, adormecido e sem qualquer tipo de ligação entre sectores.
Foi então que Di Maria resolveu rematar de fora da área para defesa imcompleta de Peiser a ressaltar para Maxi e após nova defesa do Françês sobrar para o ressuscitado Weldon encostar para reduzir a desvantagem.
Ainda os adeptos encarnados festejavam tal feito, já Weldon bisava após pontapé de canto.
O jogo estava intenso e frenético com as emoções ao rubro e é já com o Benfica a comandar as operações em virtude da motivação extra de ter recuperado o estrago inicial que surge a reviravolta no marcador com Di Maria a desviar subtilmente de Peiser após desmarcação primorosa efectuada por David Luiz.
Elmano Santos, a mostar trabalho !! com a amostragem do amarelo a Maxi Pereira por este ter efectuado um corte com a clavicula !!!!! afastando o Uruguaio do derby Lisboeta.....
Primeira parte impressionante com cinco golos e com muitos condimentos à mistura por quem tem paixaodabola....
Após o intervalo e com apenas dez minutos decorridos Cardozo deixa a sua marca e obtêm o quarto golo do SL Benfica , depois de um bom remate de Amorim.
Os instantes seguintes ficam marcados por boas oportunidades de ambas as equipas, destacando sempre a vontade da Naval em alvejar a baliza de Quim, sendo que ainda houve tempo para Carlos Martins ( em grande forma... ) tirar tinta à trave numa execução de um livre directo.
Até  final , para o SL Benfica foi gerir a vantagem e começar a pensar no jogo de quinta feira em Liverpool para assegurar a passagem às meias finais da Liga Europa.
Se dúvidas ainda existissem, hoje na Figueira ficou provado que este Benfica tem mesmo estofo de Campeão...




















................................................. 

 Declarações a quente............
 









Van der Gaag  ( Treinador do Maritimo )
«Jogámos olhos nos olhos, gostamos de atacar, mas o FC Porto é muito forte. Começámos muito bem, depois faltou experiência, sofremos logo dois golos.»
E  para mais jogaste olhos nos olhos, vê lá se tivesses tirado os olhos do Dragão...até vos comiam.........
...............................
Jesualdo Ferreira (Treinador do FC Porto )
"Faltam 5 jogos para o final do campeonato e nós queremos ganhá-los todos.»
Mas ...isso querem todos não.....!!!
...............................

Domingos Paciência ( treinador do SC Braga )
«Não foi um jogo fácil, nem para os jogadores nem para o árbitro. Há casos para analisar. Em alguns fomos beneficiados, outros prejudicados.»

 Como é que é ??? foram prejudicados…onde ???  e já agora..eu não disse que o Domingos não falaria de golos nas compensações com segundos á mistura…..
...............................
Emidio Macedo ( Presidente do Vitória de Guimarães )
«…..amanhã vou dizer ao Andrezinho que tenho de lhe cortar o braço, porque, de facto, quando vejo marcarem um penalty daquela forma vou lhe mandar cortar o braço ».
Ó Sr.Presidente não faça isso, esconda antes os auxiliares de Artur Soares Dias e tire o apito ao homem…
.............................

Weldon ( Avançado do SL Benfica )

«Estou feliz por ter marcado dois golos. Entrámos um pouco desconcentrados no início do jogo mas encontrámos o caminho dos golos e conseguimos vencer.»
Ainda bem que encontraram logo o caminho ....mas que foi um grande susto, isso foi.....

.............................

Inácio ( Treinador da Naval ) 

«Espero que agora não falem em autocarros da Naval.»
..Mas ó Inácio, tens boa memória e olha que o que levaste à luz ficou em muito mau estado....

............................. 
 
 

5 comentários:

P.L. disse...

O director desportivo do Benfica, Rui Costa, foi suspenso por 40 dias e multado em 1 750 euros pela Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP)

Realmente se fosse o Bruno Alves ainda compreendia a mas esse e do fcp esta isento.
Ainda dizem que o BENFICA está a ser beneficiando.
Força SLb já falta pouco para conseguirmos o campeonato dos túneis .slb slb slb Glorioso slb

Anónimo disse...

Quem aos 15 minutos de jogo se lembrá-se de ligar a televisão e sintonizar a RTP1, procederia da seguinte forma :
» um grito de espanto aterrorizado ( adepto do SL Benfica )
» pagáva uma rodada ( adepto do SC Braga )
» pagáva duas rodadas aos amigos e conhecidos ( adepto do Sporting CP )
» Ficava a pensar na fruta.... ( adepto do FC Porto )
Mas está claro que tudo isto é pura ficção.....
SERÁ FICÇÃO ???
acho que é a realidade em que os golos sofridos ( poucos )e as derrotas ( apenas uma )deliciam as frustrações de quem vê o glorioso no topo de portugal e da europa.
carrega benfica

o chapa 4 , está de volta

P.L. disse...

viva o o chapa 4 , está de volta
valeu apena apertar com ele.
Bom regresso chapa 4 e espero que o arranjo do pc não tenha sido caro.

Anónimo disse...

ACHO PIADA A ESTA RUBRICA DAS "DECLARAÇÕES A QUENTE" COM PIADAS MUITO A PROPOSITO DO ESTIMADO BLOGER (TEM SENTIDO DE HUMOR O HOMEM), SÓ AINDA NÃO PERCEBI MUITO BEM O PORQUE DE NÃO TER APROVEITADO AS DECLARAÇÕES DO JOGADOR MOSSORÓ NA SEMANA PASSADA.
PORQUE SERÁ QUE NÃO FORAM APROVEITADAS?
- POR VERGONHA?
- POR ESQUECIMENTO?
- POR FALTA DE CORAGEM?
GOSTAVA MESMO DE TER LIDO AS PIADAS DO CARO AMIGO MATOS SOBRE BEIJINHOS, MULHERES, HUMILDADE (OU FALTA DELA)

O ATENTO
(VEJA LÁ SE EU ESTIVER A OFENDER ALGUEM, DIGA QUE EU CORRIJO O TEXTO)

Anónimo disse...

Há pois é que agora é moda apagar o verde e o azul podendo os vermelhos escreverem o que querem.

o grifo