sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Liga Europa....6ªJornada



















Quinta, 17


Liga Europa
6ªJornada

Disputou-se ontem e hoje, os jogos relativos à 6ªJornada e última desta fase, da Liga Europa com a participação das 3 equipas Portuguesas ainda envolvidas nesta competição sendo que o Nacional da Madeira encerrou no dia de ontem a sua simpática participação da melhor forma possivel  ou seja com uma vitória expressiva sobre os Austriacos do Áustria de Viena embora esse facto não tenha evitado a sua exclusão da prova.
Seguiram para os 1/16 avos de final as equipas da Capital Portuguesa ...SL Benfica e Sporting CP, com destaque para o 1º lugar do grupo por ambas alcancado, o que por si só é motivo de satisfação para os designios Nacionais.
Portanto resta-me desejar boa sorte a ambas as equipas para a fase seguinte na competição e já agora ...como era bonito um dia assistir-mos a uma final totalmente Portuguesa e um Benfica vs Sporting , era sem dúvida nenhuma uma final emocionante ....sonhar é permitido.............
.................................................................................................
Resultados e Classificações 
.................................................................................................
Grupo D

Hertha Berlim - Sporting CP ............................1-0
Heerenveen - Ventspils ...................................5-0

Classificação final :
  1. Sporting .......................................   11 pt
  2. Hertha Berlim ...............................  10
  3. Heerenveen ..................................    8
  4. Ventspils ......................................    3
.................................................................................................
Grupo I

SL Benfica - AEK Atenas ....................... ....... 2-1
Everton - BATE Borisov .................................0-1

Classificação final :

  1. SL Benfica ...................................... 15 pt
  2. Everton ...........................................  9
  3. BATE Borisov ................................    7
  4. AEK Atenas ...................................    4  
 ................................................................................................
Grupo L

Nacional - Áustria Viena ................................... 5-1
Ath.Bilbao - Werder Bremem .........................  0-3

Classificação final : 

  1. Werder Bremem .............................. 16 pt
  2. Ath.Bilbao ....................................... 10
  3. Nacional ..........................................  
  4. Àustria Viena  ..................................   2
 .................................................................................................
Rescaldo da participação Nacional nesta fase da Liga Europa :


SL Benfica
Esta foi sem dúvida uma participação bastante positiva do SLB , em que teve como única nódoa a derrota em Atenas por 1-0 num jogo pouco conseguido pela equipa de J.Jesus. 
No geral pudemos assistir a jogos de grande qualidade , com realce para os dois disputados com o Everton e nota de destaque para as 5 vitórias alcançadas em 6 jogos, totalizando 15 pontos em 18 possiveis  , só sendo suplantado por duas equipas nesta fase, a saber ..Werder Bremen com 16 pt e Salzburgo com 18 pt. 
Neste jogo de hoje em particular, tivemos o previlégio de assistir a um jogo marcado pelas muitas ausências dos principais jogadores do SLB , com a chamada 2ª linha a responder de forma bem positiva , pese o facto de serem jogares pouco rodados esta época e por isso com baixo ritmo competitivo.
Mas esse factor não pesou no resultado final , tendo mesmo servido para mostrar a dimensão actual do plantel benfiquista .
Hoje esteve em campo a melhor face do futebol de Di Maria, que é expressada pelo enorme talento deste jovem internacional Argentino, capaz de lances daqueles de levantar um estádio inteiro ( 2º golo executado de forma brilhante ), mas e há sempre um mas para Di Maria...mostrou mais uma vez a sua irreverência pincelada com alguns lances de individualismo excessivo e de show off..ou seja esteve no nivel EXCELENTE... 2 golos e jogadas de encantar e no nivel  INSUFICIENTE.... lance aflorado desnecessáriamente no golo obtido pelo AEK e algum egoismo acentuado...mas como os génios todos têm algo de louco...está por agora perdoado......
Resumindo, bons 80 minutos do SLB, com os últimos 10 minutos perfeitamente despensáveis, tal foi a inércia da equipa e o desligar do jogo..... 

Sporting CP 
O Sporting tinha em Berlim uma excelente oportunidade para começar a mudar o rumo da sua equipa , quer ao nivel exibicional quer em termos de resultados positivos ( embora não esquecendo a boa campanha efectuada nesta liga Europa, obstante a fraca oposição.... ).
Mas em Berlim viu-se mais do mesmo e nem boa posse de bola obtida pela equipa leonina assente numa boa circulação da mesma trouxe algo de benéfico para a equipa, porque para ganhar um jogo é necessário algo mais e a não convocação de Liedson para este jogo veio reduzir as probabilidades do SCP em alcançar um resultado positivo que pudesse de alguma forma catapulgar os "leões" para niveis de confiança tais que permitissem à equipa encarar os jogos com outra tranquilidade..
Sou da opinião que tal como Dias Ferreira afirmou aquando da avaria do avião que transportou a equipa para Berlim e passo a citar " Bom era que o Campeonato também pudesse voltar atrás..", que o SCP  tivesse a oportunidade de agora iniciar a pré época desportiva, porque dá a sensação que muitos dos jogadores ainda mal se conhecem, tal é a qualidade de jogo que coloca em campo....
Continuo a achar que o discurso de Carvalhal e de alguns jogadores do SCP no final dos jogos não passa de cassete em constante "replay" e que não é dessa forma que se motiva jogadores e muito menos se consegue alterar mentalidades. Mérito para Carvalhal em tentar romper com o passado e tentar... impor o seu próprio método, que tarda em dar alguns frutos, transparecendo mesmo alguma confusão no modo como alguns jogadores o estão a interpretar....
De qualquer das formas nesta Liga Europa , fica cumprido o objectivo proposto que era a passagem para os 1/16 avos de final , embora a 2ª metade deste percurso tenha deixado algo a desejar, fruto de dois empates com Ventspils e Heerenveen e com esta derrota em Berlim em contraste com a EXCELENTE 1ª parte da fase de grupos em que totalizou 9 pontos em 9 possiveis....

Nacional 

Depois de assistir a este último jogo confirmei o que anteriormente tinha aqui descrito acerca da carreira do Nacional nesta Liga Europa, ou seja a equipa tinha valor mais que suficiente para seguir em frente a par do Werder Bremen , não ficando nada atrás dos Espanhóis do Bilbao.
Mas o Nacional acaba por pagar a sua inexperiência nestas andanças , ficando para trás alguns jogos mal perdidos e pontos deixados ao desbarato sem que os seus adversários tivessem sido superiores.
Destaco a classe evidenciada pelo jogador Rúben Micael ( um passarinho disse-me ao ouvido que o mesmo irá parar ás fileiras azuis e brancas..e não estou a falar do Belenenses, pois tá claro... ).
Mas são estas participações descomplexadas que tornam uma equipa mais forte e dão confiança para enfrentaram os desafios futuros sem medo de nomes ou de camisolas e é destas equipas que cada vez mais fazem falta ao Campeonato Português...

Declarações a quente : 
 









Carlos Carvalhal..........«Fiquei contente com a equipa, especialmente em termos de qualidade de jogo e circulação de bola. Fizemos um jogo agradável, mas acabámos penalizados numa situação em o adversário faz o golo num ressalto».
Como já referi anteriormente ......discurso de "cassete replay "


Moutinho...................«Acho que fizemos um bom jogo, criámos bastantes oportunidades. O Hertha acabou é por ser mais feliz ao sair daqui com uma vitória», destaca o jogador leonino.
idem ..idem...aspas ..aspas...se a equipa estivesse tão sincronizada dentro de campo conforme estão alguns dos seus elementos fora dele,  o SCP estaria decerto a lutar pelos lugares cimeiros da Liga Sagres...........

Jokanovic...................«Fica um sabor amargo, porque em alguns jogos ficámos tristes, pois podíamos ter dado mais um bocadinho. Faltou sorte, houve alguma imaturidade, mas foi a primeira experiência e tenho a certeza de que se continuarmos assim, mais cedo ou mais tarde vamos voltar à Liga Europa».
Assino por baixo..............



Di Maria....................«Se fosse outro talvez chutasse com a direita, mas como só uso o pé direito para andar, quis fazer a «rabona» e como estava com uma luz diferente, quis fazer o golo.»
Por mim tudo bem, mas tenta fazer esse número apenas uma vez por jogo , tá...
 

Jorge Jesus ...........«Tirei muitas conclusões deste jogo. Vi que temos jogadores em quem podemos confiar e também foi importante termos ganho, apesar de alguma falta de ritmo. Se não marcássemos na primeira hora dificilmente conseguiríamos fazê-lo, porque nos últimos 15, 20 minutos os jogadores já estavam fatigados. O treino não dá intensidade. A equipa jogou a um nível bom enquanto teve capacidade física. Ganhámos muitos jogadores para o futuro".
J.J , concordo na generalidade, mas essa de ter ganho muitos jogadores para o futuro ?? trocava talvez por 1 ou 2.......

Restantes resultados e respectivas classificações finais dos grupos da Liga Europa : 

Grupo A
Ajax-Anderlecht, 1-3
D. Zagreb-Timisoara, 1-2

Classificação:
1. Anderlecht 11 pontos/6 jogos Q
2. Ajax 11/6 Q
3. Dinamo Zagreb 6/6
4. Timisoara 5/6
....................................................

Grupo B
Génova-Valência, 1-2
Lille-Slavia Praga, 3-1


Classificação:
1. Valência 12/6 Q
2. Lille 10/6 Q
3. Génova 7/6
4. Slavia Praga 3/6

...................................................
Grupo C
Hapoel-Hamburgo, 1-0
Rapid Viena-Celtic, 3-3

Classificação:
1. Hapoel Tel-Aviv 12 pontos/6 jogos Q
2. Hamburgo 10/6 Q
3. Celtic 6/6
4. Rapid Viena 5/6

.....................................................

Grupo E
CSKA Sofia - Roma, 0-3
Basileia - Fulham, 2-3

Classificação:
1 Roma 13 pontos/6 jogos Q
2 Fulham 11/6 Q
3 Basileia 9/6
4 CSKA Sófia 1/6
....................................................
Grupo F
Panathinaikos-D. Bucareste, 3-0
Sturm Graz -Galatasaray, 1-0

Classificação
1 Galatasaray 13 pontos/6 jogos Q
2 Panathinaikos 12/6 Q
3 D. Bucareste 6/6
4 Sturm Graz 4/6
.......................................................

Grupo G
Lazio - Levski Sofia, 0-1
Villarreal -Salzburgo 0-1

Classificação:
1. Salzburgo 18 pontos/6 jogos Q
2. Villarreal 9/6 Q
3. Lazio 6/6
4. Levski Sofia 3/6
.....................................................

Grupo H
Fenerbahce-Sheriff, 1-0
S. Bucareste-Twente, 1-1
Classificação:
1. Fenerbahçe 15 pontos/6 jogos Q
2. Twente 8/6  Q
3. Sheriff 5/6
4. Steaua Bucareste 4/6
.....................................................

Grupo J

Club Brugge - Toulouse, 1-0
Partizan - Shakhtar, 1-0

Classificação
1 Shakhtar 13 pontos/6 jogos Q
2 Brugge 11/6 Q
3 Toulouse 7/6
4 Partizan 3/6
.....................................................
Grupo K
Sparta Praga - Copenhaga, 0-3
Cluj - PSV, 0-2

Classificação
1 PSV 14 pontos/6 jogos  Q
2 Copenhaga 10/6 Q
3 Sparta de Praga 7/6
4 Cluj 3/6
...................................................
 

Sem comentários: